FHC volta à cena e defende Diretas Já | O Cafezinho

O Cafezinho

quinta-feira

15

junho 2017

111

COMENTÁRIOS

FHC volta à cena e defende Diretas Já

Escrito por , Postado em Luis Edmundo Araujo



Foto: Agência Brasil

A mídia, o mercado financeiro, todas as lideranças verdadeiras do golpe sabem que tudo poderia ter sido melhor, mais suave, sorridente.

Não seria preciso um impeachment sem motivo regido por um ladrão notório, presidente da Câmara no momento. As prisões sem prova nem culpa determinada, a tortura medieval do encarceramento até o sujeito falar o que quiserem dele, todo o estado policial atual, nada disso seria necessário se o poder fosse conquistado e mantido como antigamente, no voto.

O governo Michel Temer, primeira alternativa do golpe para tocar as reformas e tudo o mais que, de fato, interessa, definha na corrupção rasteira. A cada dia um fato inacreditável, uma denúncia escabrosa, do suborno confirmado ao ladrão notório, gravado, à aposentadoria em propina da JBS para o presidente, garantida por 30 anos.

Daí vem a revolta da população e para manter no cargo o presidente chafurdado em corrupção é preciso aumentar a repressão, o estado policial, chamando até, se preciso, o exército. A mídia, o mercado financeiro, todas as verdadeiras lideranças do golpe até fingem que não, mas sabem que, no fundo, desse jeito, a coisa pra eles não fica legal.

Muito melhor, sem brigas nem caça às bruxas, sem denúncias na imprensa, muito melhor era o tempo das vitórias nas eleições diretas. Mas o partido outrora vitorioso há 23, 19 anos, agora está abraçado ao governo corrupto, com seus líderes todos chamuscados e um deles, Aécio Neves, a três votos da prisão, a levar em consideração os cinco ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que em algum momento o julgarão.

O segundo colocado nas pesquisas eleitorais para a Presidência é Jair Bolsonaro e o nome mais cotado no PSDB é o prefeito de São Paulo, João Doria. Isso para enfrentar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder disparado que sobe mais a cada pesquisa, numa prova de que levar a sério denúncias relacionadas a pedalinhos, barquinhos, ou meros desenhos de bolotas com palavras dentro, também não é legal.

Eis então que ressurge no cenário aquele que já ganhou de Lula no voto, duas vezes. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso primeiro defendeu a “pinguela” que é Temer. Foi, voltou, mudou de opinião outras vezes e hoje publica nota no jornal O Globo na qual defende, como solução para o país, a antecipação das eleições.

Junta-se isso às pesquisas, à tibieza eleitoral em nível nacional de Alckmin, Doria e demais possíveis tucanos, ao tempo em que tudo era mais traquilo para a mídia, o mercado financeiro, para todas as lideranças do atual golpe em marcha. Junta-se isso tudo e vem a pergunta ainda um tanto inacreditável, de tão surreal:

Será que a mídia, o mercado financeiro, todas as lideranças do golpe nostálgicas de tempos de paz e desigualdade crescente, galopante, será que não poderiam apostar em FHC de novo, como o torcedor apaixonado aposta no treinador campeão há 23, 19 anos?

Poderia disputar o pleito, o ex-presidente tucano, como o “paladino das diretas”, agente desencadeador da entrega da decisão à vontade popular ou coisa parecida, qualquer outra versão atual do “caçador de marajás”. Será?

Abaixo, a íntegra da nota de FHC.

“A conjuntura política do Brasil tem sofrido abalos fortes e minha percepção também. Se eu me pusesse na posição de presidente e olhasse em volta reconheceria que estamos vivendo uma quase anomia. Falta o que os políticólogos chamam de ‘legitimidade’, ou seja, reconhecendo que a autoridade é legítima consentir em obedecer.

A ordem vigente é legal e constitucional (dai o ter mencionado como “golpe” uma antecipação eleitoral) mas não havendo aceitação generalizada de sua validade, ou há um gesto de grandeza por parte de quem legalmente detém o poder pedindo antecipação de eleições gerais, ou o poder se erode de tal forma que as ruas pedirão a ruptura da regra vigente exigindo antecipação do voto.

É diante desta perspectiva que os partidos, pensando no Brasil, nas suas chances econômicas e nos 14 milhões de desempregados, devem decidir o que fazer.

A chance e a cautela a que me refiro derivam de minha percepção da gravidade da situação. Ou se pensa nos passos seguintes em termos nacionais e não partidários nem personalistas ou iremos às cegas para o desconhecido.

A responsabilidade maior é a do Presidente que decidirá se ainda tem forças para resistir e atuar em prol do país.

Se tudo continuar como está com a desconstrução contínua da autoridade, pior ainda se houver tentativas de embaraçar as investigações em curso, não vejo mais como o PSDB possa continuar no governo.

Preferiria atravessar a pinguela, mas se ela continuar quebrando será melhor atravessar o rio a nado e devolver a legitimação da ordem à soberania popular.

É este o sentimento que motiva minhas tentativas de entender o que acontece e de agir apropriadamente, embora nem sempre no calor dos embates diários e de declarações dadas às pressas tenha sido claro nem sem hesitações.”

Luis Edmundo

editor associado em O Cafezinho
Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

quinta-feira

15

junho 2017

111

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

111 Comentários em "FHC volta à cena e defende Diretas Já"

Avise-me quando
avatar
Visitante

Esse é o chefe da quadrilha que vende o pre-sal e impoe a agenda da OCDE . Vergonha

arnaldo
Visitante

o plano de fhc é aproximar-se da juventude do psdb que quer o partido afastado de temer

Katia
Visitante
Esta criatura foi um dos articuladores do golpe. Não foi por acaso que aproveitaram a audiência do julgamento da chapa Temer/Dilma para fazer aquela “homenagem” a Joaquim Barbosa > que também aproveitou o ensejo para afirmar sua possível candidatura à presidência em chapa com Marina Silva. Logo após a derrota no 1°turno de 2014, Marina se reuniu com FHC para apoiar Aécio no 2°turno contra Dilma. Marina comprovou que é PSDB. Da mesma forma, a viúva de Eduardo Campos e o PSB também apoiaram Aécio. Há alguns dias, noticiaram possível chapa Dória/Viúva de Eduardo Campos. Estaria FHC com intenção de… Read more »
Visitante

Ridiculo FHC, senil e com alszaimer…

Visitante

Esse sujeito não vale o ar que respira, basta olhar para a história dos absurdos praticados contra o povo brasileiro.

Danilo Dantes
Visitante

https://www.youtube.com/watch?v=jWHH4MlyXQQ
A verdadeira face da elite moribunda hipócrita que criou esta criatura mediocre, FHC assim como Collor foram gerados pela Globo Golpes, Corrupção e Ilações Ltda.

Danilo Dantes
Visitante

O retrato perfeito do Brasil da Globo que gerou esta criatura mediocre e hipócrita, representante perfeito desta elite moribunda que esta dando seu ultimo suspiro, por isso agonizam em sua ultima tentativa de sobreviver.

https://www.youtube.com/watch?v=jWHH4MlyXQQ

Danilo Dantes
Visitante

Um velho doente para um publico cativo, a casa Grande. “Despudorada dada a danada agrada a andar semi nua, e continua”. FHC e’ um grande JOKE, daqui do mundo civilizado. Yep, FHC e’ um joke, um joke tupiniquim.

Visitante

FHC acha que é o único presidente do país, ele disse que Lula deveria renunciar, disse que Dilma deveria renunciar e agora diz que Temer deve renunciar, ele é um indivíduo pequeno que acha que os outros são menores que ele.

Visitante

Canalha Canalha canalha.

Visitante

Essa múmia joga para a torcida: se ele está dizendo isso é porque já tem certeza que a eleição direta não vai acontecer e fica fingindo que é um grande democrata.

Visitante

“Audácia da pilombeta”!

Visitante

Era uma vez, não faz muito tempo, o mundo nos respeitava…

Visitante

Quando o resto do mundo nos respitava!

mario
Visitante

A ponte para o futuro virou pinguela quebrada. FHC acha que vão atravessar a nado o lodo onde se enfiaram. Difícil, né?

rosa duarte
Visitante

Ate tu FHC? Por que nao te calas? Qual é o seu interesse em abalar mais, o ja tao combalido Brasil? Deixa o Temer terminar o mandato LEGAL que a Constituicao deu a ele. So nao ve que o governo dele éexcelente, os ignorantes ou os que querem seu lugar!NAO VENHA COM GRACINHAS. O POVO VAI SANGRAR VIU?Voce quer fazer igual a BENEDITA DA SILVA que ja instiga esse movimento?

Visitante

Manoel Barbosa

Visitante

INDIVÍDUO NÃO CONFIÁVEL…CUIDADO!

Clá
Visitante
É, só que nós, do campo social, precisamos ter a clareza que os pedidos de Diretas Já diferem em seus objetivos: 1) O campo social pede Diretas Já para possibilitar uma repactuação democrática, a derrota das reformas mortíferas e um referendo revogatório sobre todos os atos do “Postiço”. 2) A REDE GOEBBELS pede Diretas Já porque está babando sangue de tanta vontade de implementar as reformas mortíferas. 2) FHC pede Diretas Já porque ele já percebeu que a direita se atrapalhou com o golpe que deu. FHC quer Diretas Já para colocar o golpe de volta aos trilhos. Então, não… Read more »
Visitante

Tem alguma coisa por trás.

Visitante

oportunista.

Visitante

Hamilton Fernando Braga Alugaparaty Paraty

Visitante

Maldita a hora que a puta abriu as pernas… … ..,

Visitante

O pior de tds os governos. Esse velho rico. Roubou e nunca foi investigado.

Visitante

Bandido golpista

Roberta sampaio
Visitante

Lula, o maior dos bandidos!!! Cadeia nele.

Visitante

A hipocrisia encarnada, vergonha nem sombra. Vai sentar, FHC.

Visitante

velho safado, praga malígna

Visitante

É o quê? Bipolar só pode. Depois de aprimorar o golpe, vem com essa. Só vai óleo de peroba para passar na cara.

Visitante

Este não sabe o que quer! Ou então…..sabe bem!

Clá
Visitante

Sabe bem, pode ter certeza, Adriana.

Lopes Jr.
Visitante
Coisa de quem já se juntou a quem não pode vencer. FHC na verdade prevê a inevitável derrocada de Temer. É a senha ao tucanato para abandonar o barco golpista, ou pular da pinguela. Agora está com o congresso. Se entendi alguma coisa do que passa pela cabeça dele, FHC já dá como certa a realização das “reformas” e, por isso, Temer já é descartável. O discurso das “reformas” já está apropriado pelos congressistas. Se entendi, quer eleições para presidente, e não gerais. Se compreendi, FHC quer que o mesmo congresso permaneça. Um outro congresso significa ir atrás de Joesley… Read more »
Visitante

Eleições diretas e gerais são o primeiro passo. Precisamos brigar por uma Constituinte exclusiva, para uma reforma política de verdade, com referendo para aprovar as decisões tomadas. E com a proibição de que os constituintes disputem eleições por um prazo – no mínimo, a primeira eleição, ou, se for mantida a periodicidade atual (2 em 2 anos), as próximas 2 eleições, para cargos federais e para cargos municipais. A proibição é para evitar que os constituintes tenham a tentação de legislar em causa própria.

Visitante

Pra um tucano de alta plumagem, como FHC, pedir eleições diretas, é que a situação está muito mais que crítica, está caótica. Porque tucanos, como todo mundo sabe, são muito democráticos, mas acham que o povo só atrapalha… Quando querem que o povo se pronuncie, é porque estão mesmo totalmente perdidos.

Visitante

Pústula!

Visitante

FHC está mais perdido que cego no tiroteio!

Ralfo Penteado
Visitante

Novamente emerge do maconhal.

Visitante

Ele realmente não sabe o que quer… isso é o que se pode chamar de um vira-casaca contumaz

Visitante

Este vagabundo safado ainda não foi preso???

Visitante

fhc fdp

Visitante

É o vai-e-vem dos fracos de caráter

Visitante

Aí vem golpe

Visitante

Agora as mulheres papeleiras tá 8gual.esqurdopataa

Visitante

Eleições gerais antecipadas só teriam eficácia se os atuais governadores, senadores e deputados não concorrerem, até mesmo os que têm direito à reeleição.
Caso contrário não haverá renovação, não teria sentido.

Visitante
Eu defendo as “Diretas Já”, mas com uma única condição: somente se aceitarem uma disputa Lula x FHC. Sem apelações antidemocráticas, sem molecagens, sem aleivosias. Uma disputa decente, honrada, respeitando as regras do jogo. Uma eleição direta para presidente para decidir finalmente a dicotomia política que tomou conta do Brasil desde os anos 90 até hoje. PT e PSDB, numa batalha final. Quem decide é o povo brasileiro. Sem Lava Jato, sem MPF, sem Poder Judiciário. Eleições diretas, como nos velhos tempos. A velha e boa política de sempre de volta aos holofotes. Seria a melhor forma de resgatar a… Read more »
Visitante

Logo, dizer que FHC só ganhou do Lula por causa do plano real não significa nada, no fim das contas. Algum motivo sempre teria que existir.

Visitante

Mas ganhou. Duas vezes. Fato. A eleição presidencial de 2018 com FHC e Lula concorrendo iria tirar a dúvida se ganhou apenas por causa do plano real. SE bem que alguém ganha sempre por açlgum motivo. Lula ganhou porque se apresentou como “Lulinha paz e amor”. E depois se reelegeu por causa dos programas sociais, o maior carro chefe, o Bolsa Família. Ou seja, sempre é possível dizer que só ganhou por um motivo ou outro. Ninguém ganha sem ter nada a exibir.

Visitante

e o fhc só ganhou do Lula por que inventaram o plano real…foi a unica coisa que possibilitou a vitoria dele. Fhc nao é nada, é só um queridinho das elites

Visitante

hoje em dia lula ganharia de fhc fácil…se lula já é velho, imagina fhc…

Visitante

Muita gente respeitou e continua respeitando.

Visitante

Tipo aquela que rolou em 2014, mas q ninguém respeitou? ata

Carlos
Visitante

Que é isso filho de deus?Tá bebendo água do vaso?

Visitante
Pois eu acho que o maior problema é essa disputa de gato e rato. O PSDB foi uma promessa de modernização da política brasileira, assim como o PT, mais à esquerda. Houve até uma tentativa de fazer com que se aliassem: Bresser Pereira e o empresário Ricardo Semler, fundadores do PSDB, assim como vários integrantes do PT, tentaram isso. Bresser Pereira saiu do PSDB faz tempo, Semler jogou a toalha agora. Talvez ainda haja algum tucano sério que possa fazer esse acordo com os petistas. Luis Nassif se perguntou, em seu último “xadrez do golpe”, se ainda há quem tenha… Read more »
Visitante

Cara de pau lkkkkkkkkkkkk

Visitante

Já tenho caixas e mais caixas de rojão armazenadas em casa esperando este fdp esticar as canelas.

Visitante

Mentira

Visitante

Golpista mentiroso buscando popularidade.

Visitante

OPORTUNISTA!!!!! NOJO!!!

Visitante

FERNANDO 1°, O LOUCO rss

Visitante

Em razão do FHC defender as Diretas, a Janaína fez uma declaração dizendo que o FHC trabalha para o Lula.

Ter um momento de sensatez e opinar a favor da democracia é trabalhar para o Lula Janaína? Se for, então os 90% dos brasileiros que apoiam as Diretas Já trabalham para o Lula.

Eis a prova:
http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2017/06/pesquisa-cut-vox-populi-89-querem-eleicoes-diretas

Visitante

Desse canalha não compartilho nem o dia que morrer

vitorf
Visitante

Este velho gaga a poucos dias estava jogando pedra e agora esta pedindo agua. A lama esta soterrando os golpista.

Visitante
FHC devia se candidatar e fazer um match final com o Lula. Seria a única forma civilizada de resolver as diferenças entre o PT e o PSDB. Algo como se fazia na Grécia antiga: o melhor do seu exército contra o melhor do meu exército. E todos aceitarão o resultado do duelo. Eu aprovo. FHC já bateu Lula, duas vezes (1994 e 1998). É a revanche de Lula. O tira-teima. Seria uma ótima oportunidade para ver quem realmente é melhor avaliado pelo povo. E acabaria de vez com essa pendenga. E aí, Lula? Vai encarar ou tem medo de perder?… Read more »
Visitante

não se pode esquecer que o presidente do tse é gilmar psdb Mendes

Irion
Visitante

FHC está mais perdido que cachorro em tiroteio. De qualquer forma, DIRETAS JÁ E AGORA é o que o Brasil precisa. Os militares? Ora, esses entregam o Brasil por uma promoçãozinha, precisam de uma boa reciclagem.

Visitante

FHC calado é um poeta

Visitante

É QUE ELES MAIS QUEREM, TEM AS CHAVES E AS URNAS PARA FRAUDAREM COMO QUISEREM, UM TEM AINDA UM MONTE DE OTÁRIOS DE OPOSIÇ~ÇAÕ PEDINDO DIRETAS JÁ..!

Visitante

FHC devia se candidatar e fazer um match final com o Lula. Seria a única forma civilizada de resolver as diferenças entre o PT e o PSDB. Algo como se fazia na Grécia antiga: o melhor do seu exército contra o melhor do meu exército. E todos aceitarão o resultado do duelo. Eu aprovo. FHC já bateu Lula, duas vezes (1994 e 1998). É a revanche de Lula. O tira-teima. Seria uma ótima oportunidade para ver quem realmente é melhor avaliado pelo povo. E acabaria de vez com essa pendenga.

Visitante

Donde se conclui que Lula será inelegível em breve

Visitante

Daqui a pouco ele reaparede e desdiz isso. Tá marinando esse daí.

Visitante

este vagabundo se acha o rei do brasil mas eh o inimigo numero um da classe trabalhadora

Visitante

Tem certeza?? Afinal antes dele com a inflação o trabalhador andava com muito dinheiro né???

Visitante

Momentos de lucidez!

Visitante

Cara de pau golpista. FDP.

Visitante

Com licença, vou vomitar…

Visitante

A MIDIA E O GOLPE !!!!

Visitante

Há sinceridade nisso? Óbvio que não! FHC velho entreguista neoliberal sabe que, pelo voto, jamais a direita chegará ao poder no Brasil. Conclusão, Temer e o governo ideal para o PSDB.

Visitante

Isso não pode cada dia o senhor toma posição diferente o povo tá cansado

Visitante

Esse tá perdido!!!

Visitante

Boca molhe , o seu tempo também passou.

Visitante

Tentando confundir o povo, verme velho.

Visitante

Foi um Corrupto quando era Presidente .

Visitante

Palhaço!

Visitante

Fgaga golpista mor

Visitante

FHC é um crápula da pior espécie

Carlos
Visitante

Ferrados!

Este Cretino entreguista devia estar na cadeia por crime de lesa-pátria.
Assim como Lula,Temer,Aécio,Gilmar Mendes,Carmen Lúcia, Dilma……………………………………………………….
Fechar o congresso ,depor Temer e mandar STF ,STJ e todos os canais de TV para o inferno!
O BRASIL está cercado.
Ou vamos para a PORRADA ou vamos perder nosso país.
Cadê as Forças Militares?

Danilo Dantes
Visitante

Discurso de tucano revoltado. Tira a Dilma e o Lula desta sua lista fascistoide de merda.

Visitante
Visitante

mas é de um cinismo haha

Visitante

Estão caindo na própria arapuca

Visitante

É um pau mandado do mercado e da mídia.
Fora FHC e leve sua pior herança: Gilmar Mendes.

Visitante

Eles alegam que as denúncias contra Temer são frágeis! Então contra Lula elas não existem !

Gerson
Visitante

FHC um dia diz uma coisa, no outro dia diz outra coisa completamente ao contrário da anterior…ou está senil ou só quer confundir mesmo.

Visitante

Querem estancar a sangria :)

Visitante

…Não convence…

Visitante

Esse senhor esta caduco.

Visitante

Ta fumando muita maconha

Visitante

Safado!

Visitante

Esse velho gagá não sabe mesmo onde colocar o bico dele ,uma hora e a favor outra hora e contra …. enquanto o povo fica aí na pindaíba .

Visitante

Se esse papudo está pensando em abocanhar mais…cai fora corrupto

Visitante

Cafezinho, vcs colocando essa foto do FH e dizendo isso à primeira vista parece que estão fazendo campanha pra tucano.

Visitante

Que nojo desse golpista

Visitante

Esse cara é mesmo um picareta de marca perigosíssimo! É muito cara de pau e oportunista!!

Visitante

A cara de FHC! Gosta de pegar carona! Diretas já, já!? #Diretasjá E Fooooooraaaaa Golpistas!

Visitante

Golpista desprezível !

Visitante

Pra isso terão que entregar Aécio e Temer. PSDB está disposto?

Visitante
Visitante

Esse é um cachorro.

Visitante

Morram abraçados com o seu golpe.O povo tenho certeza vai lembrar.

Visitante

paiaço

Visitante

Viu que o bicho tá pegando né velho.Pulou antes que o barco afunde.

wpDiscuz