Menu

A íntegra da pesquisa do DataPoder360

Para quem se interessar, segue a íntegra da pesquisa feita pelo Datapoder360, a “divisão” de pesquisas do blog Poder360. Pesquisa Política Junho 2017 de Miguel Rosario Tem muito material aí para a gente analisar. Como toda pesquisa, não é um documento isento ou imparcial. É um documento político, com objetivo político. Cumpre ao internauta, portanto, […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Para quem se interessar, segue a íntegra da pesquisa feita pelo Datapoder360, a “divisão” de pesquisas do blog Poder360.

Tem muito material aí para a gente analisar.

Como toda pesquisa, não é um documento isento ou imparcial. É um documento político, com objetivo político. Cumpre ao internauta, portanto, avaliar o material com espírito crítico.

O Poder360, compreensivelmente, quer ocupar um lugar do centro político. Para isso, precisa jogar conforme as regras do status quo. Várias perguntas da pesquisa são um tanto estranhas ou direcionadas, como a pergunta sobre: “você vai participar de alguma manifestação?”

Ora, a característica marcante de manifestações políticas são seu caráter de comoção. E isso muda de hora em hora. Além do mais, em qualquer lugar do mundo, manifestações são sempre uma maneira de expressão essencialmente jovem. Quando a pesquisa enfia pessoas com mais de sessenta anos no meio, os números ficam distorcidos.

Os números de rejeição partidária, mostrados no início do relatório, trazem PT e PSDB empatados, o que também é normal, apesar do blog descrever a situação com um pouco de sensacionalismo. A metade do Brasil que simpatiza mais com o PT, não votaria “de jeito nenhum” no PSDB. E vice-versa. Essa divisão do país é uma característica normal de democracias de massa.

A diferença mais marcante entre PT e PSDB é a vantagem petista no quesito da preferência nacional: 17% dos eleitores votariam “com certeza” num candidato do PT, enquanto apenas 6% votariam “com certeza” num tucano.

Esses números ressaltam o carácter antidemocrático do golpe. A presença do PT na presidência da república tinha respaldo popular. A maioria do povo votou no PT para presidente por quatro vezes consecutivas e a maioria do eleitorado ainda prefere o PT ao PSDB. E, no entanto, quem governo hoje o Brasil é o PSDB, através de uma manobra parlamentar criminosa patrocinada pela mídia e chancelada pelo judiciário.

Eleições indiretas seriam uma violência contra os brasileiros. Olhem esse gráfico:

No caso do nordeste, apenas 1% dos entrevistados disseram preferir eleições indiretas, contra 90% que querem eleições diretas.

O interesse por política está ligado diretamente ao grau de instrução, o que é razão pela qual a mídia consegue manipular tanto as informações; está ligado também à juventude.

Quanto ao posicionamento político, a direita está na frente, e com muita força na juventude. A esquerda tem ligeira vantagem sobre a direita, no entanto, entre quem possui ensino superior: 25% X 23%.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Carlos

23/06/2017 - 10h36

Prefiro aguardar o Vox Populi, tem tido credibilidade.
Se Lula subir na próxima pesquisa para pelo menos 32% na classe média (está em 29%) eu tenho esperança de que venha a ter maior apoio desta, o que é fundamental para seu eventual governo futuro.
No momento 70% da classe média está com a cabeça totalmente envenenada em ódio contra Lula, resultado do forte veneno insuflado pela Mídia. Globo à frente.
Aproveito para pedir que não os chamem de “coxinha”. Isto é palavra de ódio, provavelmente “plantada” pelos marqueteiros (muito bem pagos) que trabalham contra Lula.
São vítimas da Mídia, melhor chamá-los de “cabeças envenenadas”

Miguel F Gouveia

22/06/2017 - 20h59

Qual a credibilidade deste instituto?

Jose Antonio

22/06/2017 - 16h31

Em um país que a desinformação é tamanha que parte da direita acredita que o nazismo era de esquerda e com pastores pilantras insuflando uma parte considerável de manipulados fundamentalistas, colocar ideologia em uma pesquisa perde o sentido. Falar em distribuição de renda automaticamente é rotulado de Esquerda. É um nivel primario de cogniçao ideológica. Mas não subestime a presença de maiores de sessenta em manifestações. Quem reagiu em Brasilia também foi a velha militancia sindical. Não estamos mortos. Pelo contrário. Professores universitários e a juventude militante e teologos como frei Gilvander na lupa contra a especulação da terra. Nunca será a idade que pautará quem é parte do povo brasileiro.

Raphael Sanches

22/06/2017 - 16h22

Mais de Direita – Ensino Fundamental: 29% … Tá explicado !!!!!!!!!!!!

Maria De Fatima Chaves

22/06/2017 - 18h35

Cm dizem os nortista. Mais tem abestado.


Leia mais

Recentes

Recentes