Menu

Votação para eleger lista tríplice para a PGR acontece hoje

No site da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) Lista Tríplice para PGR: Eleição ocorrerá nesta terça-feira, 27 Oito subPGRs estão concorrendo Amanhã [hoje], 27, das 9h às 18h (horário de Brasília), a ANPR promoverá consulta aos membros do Ministério Público Federal para a formação da Lista Tríplice para o cargo de Procurador-Geral da […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No site da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR)

Lista Tríplice para PGR: Eleição ocorrerá nesta terça-feira, 27

Oito subPGRs estão concorrendo

Amanhã [hoje], 27, das 9h às 18h (horário de Brasília), a ANPR promoverá consulta aos membros do Ministério Público Federal para a formação da Lista Tríplice para o cargo de Procurador-Geral da República. A eleição ocorrerá por meio de sistema eletrônico, em computadores registrados para receber os votos, localizados na Procuradoria-Geral da República, nas Procuradorias Regionais da República e nas Procuradorias da República nos estados e nos municípios de todo País.

Oito subprocuradores-gerais da República registraram candidatura para o pleito: Carlos Frederico Santos (www.carlosfrederico.net), Eitel Santiago de Brito Pereira (bit.ly/EitelSantiagodeBritoPereira), Ela Wiecko Volkmer de Castilho (elawiecko.wordpress.com), Franklin Rodrigues da Costa (facebook.com/FranklindaCosta), Mario Luiz Bonsaglia (www.mariobonsaglia.com.br), Nicolao Dino de Castro Costa e Neto (www.nicolaodino.com.br), Raquel Elias Ferreira Dodge (www.raquel-dodge.com) e Sandra Verônica Cureau (sandracureau.com).

Mais de 1.200 membros do MPF, da ativa e aposentados, podem participar da consulta. A votação é secreta, facultativa e plurinominal (cada eleitor pode votar em até três nomes para compor a lista). O resultado será divulgado às 18h30, por meio de release para a imprensa e pelo site www.anpr.org.br.

Tire dúvidas sobre o processo de votação: http://bit.ly/ComoVotar_LT

Saiba mais – A ANPR iniciou a consulta para elaboração da Lista Tríplice para PGR em 2001. O resultado da votação vem sendo acatado desde 2003 pela Presidência da República, a quem compete fazer a indicação do nome do Procurador-Geral da República.

Conforme prevê a Constituição Federal, depois de o Presidente da República fazer a indicação, o nome escolhido passa pelo crivo do Senado Federal, com sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e votação no Plenário da Casa, onde é necessário obter a maioria absoluta dos votos.

A Lista Tríplice para PGR feita pela ANPR com os três nomes mais votados será entregue aos presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como ao Procurador-Geral da República e ao Conselho Superior do MPF.

O reconhecimento da escolha dos procuradores da República para o cargo de chefe do órgão é um avanço institucional por conferir liderança e independência ao ocupante do posto de Procurador-Geral da República. Trata-se de um processo importante para os membros do MPF e reconhecido por todas as forças políticas brasileiras. O presidente da República Michel Temer, por duas vezes, já manifestou sua intenção de acatar a lista.

Conheça o histórico completo da Lista Tríplice para PGR em www.anpr.org.br/listatriplice.

Os seis debates entre candidatos à Lista Tríplice promovidos pela ANPR estão disponíveis na TV ANPR:

São Paulo: www.youtube.com/playlist?list=PLK2NqFxr4J7gEXMWtppCpYXON_zVkbsMK

Porto Alegre: www.youtube.com/watch?v=BkCiZPnS4LQ&t=11510s

Belém: www.youtube.com/playlist?list=PLK2NqFxr4J7iz39Mju4hCdr2y-UlxDWEe

Recife: www.youtube.com/watch?v=8CyPRPDdq5o&t=3206s

Rio de Janeiro: www.youtube.com/watch?v=hHTqyCVBDMA

Brasília: https://www.youtube.com/watch?v=SdPE8VaSC1Y&t=1s

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Olaf Mendonca

28/06/2017 - 11h03

Tem que por um representante do povo pobre nessa joça do MPF.

Gisele Silva

27/06/2017 - 23h23

Quem serão os novos fazedores de favor.

João Sapucaia

27/06/2017 - 16h22

Luiz Carlos P. Oliveira

27/06/2017 - 10h39

Temer é obrigado por lei a escolher um PGR da lista tríplice ou pode escolher outro nome? Essa é a questão. Se pode, alguém tem dúvida que escolherá alguém que faça parte da sua quadrilha?


Leia mais

Recentes

Recentes