Menu

Cafezinho Econômico: No pós-golpe, EUA e… Ilhas Virgens Britânicas assumem o controle da economia nacional

Cafezinho Econômico – Edição n.2 – 28/06/2017 Follow the money. A edição de hoje será bem sucinta, porque as imagens falam por si e o blogueiro perdeu horas demais editando tabelas e gráficos e ficou sem tempo para fazer longas análises. Entrei no site do Banco Central e baixei as tabelas atualizadas sobre investimento direto […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Cafezinho Econômico – Edição n.2 – 28/06/2017

Follow the money.

A edição de hoje será bem sucinta, porque as imagens falam por si e o blogueiro perdeu horas demais editando tabelas e gráficos e ficou sem tempo para fazer longas análises.

Entrei no site do Banco Central e baixei as tabelas atualizadas sobre investimento direto externo no Brasil.

O governo passou a manhã soltando fogos com o aumento do investimento. A mídia chapa-branca idem.

Eu fui analisar os números com calma e descobri algumas coisas interessantes.

O aumento do investimento direto no Brasil veio quase que exclusivamente dos Estados Unidos e das Ilhas Virgens Britânicas.

Se tirarmos esses dois países, os investimentos diretos no Brasil teriam caído mais de 30%.

Os últimos acontecimentos no país fizeram os EUA aumentarem brutalmente a sua participação na economia brasileira.

Na média mensal dos quatro anos de 2013 a 2016, os EUA respondiam por 14% dos investimentos no Brasil. Na média mensal de 2017, esse número saltou para 30,5%.

As Ilhas Virgens Britânicas, conhecido paraíso fiscal, e que ficou bastante famosa no Brasil por causa da sonegação da Globo, que se deu justamente lá, elevaram em 1093% os seus aportes no Brasil, na comparação de 2017 com a média dos anos anteriores.

Sozinhas, as Ilhas Virgens Britânicas tiveram uma participação de 17% nos investimentos diretos no Brasil em 2017; na média dos quatro anos anteriores, sua média era de 1,6%.

Por que o súbito interesse dessa potência geopolítica e industrial, as Ilhas Virgens Britânicas, num país como o Brasil?

EUA e Ilhas Virgens Britânicas, somados, responderam por quase metade de todos os investimentos diretos no Brasil!

Em outros termos, dois países, EUA e um paraíso fiscal praticamente assumiram o controle da economia brasileira!

Não é preciso dizer como isso é estranho. E ao mesmo tempo como isso confirma diversas teorias de que houve intervenção norte-americana no processo de desestabilização política que o Brasil vem sofrendo desde 2013.

Confira os gráficos abaixo. Voltamos em seguida.

Outra coisa que a gente deve prestar atenção são os setores para onde vieram os investimentos diretos.

Foram para a indústria? Não. Os investimentos na indústria brasileira caíram 22% em 2017.

Foram para a agricultura ou pecuária? Não. Os investimentos no agronegócio brasileiro caíram 65% em 2017.

Todo o aumento dos investimentos se deu no setor de serviços, com uma concentração muito grande em três itens: eletricidade, transporte e distribuição de água. Esses três setores responderam, sozinhos, por quase 60% dos investimentos diretos no país.

Não por coincidência, são setores onde o governo detêm o poder de elevar as tarifas públicas. Ou seja, o governo Temer está, claramente, vendendo serviços públicos para empresas estrangeiras.

Enquanto isso, investimetnos diretos em coisas como pesquisa científica, obras de infra-estrutura, serviços de tecnologia de informação, telecomunicações, máquinas e equipamentos, equipamentos de informática, sofrem queda brutal.

Olhem a tabela abaixo!

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Veit Stumpenhausen

29/06/2017 - 18h20

Trumps, Dumps and yankee hegemonists, get ur f#gging stinky feets out o Brazil!!

Luiz Carlos P. Oliveira

29/06/2017 - 09h23

Se for investimento em Bolsa ou Titulos do Governo, podemos considerar como capital volátil. Esse capital, quando retirado subitamente, quebra um país. Ele não gera emprego e renda. George Soros é especialista em liquidar economias.

Luiz Carlos P. Oliveira

29/06/2017 - 09h20

Tá tudo dominado. Quando se vê a tabela, além dos EUA e Ilhas Britânicas, só a Itália e o Chile aumentaram seus investimentos no Brasil. Alemanha, Japão, Reino Unido e China despencaram cerca de 22%. É o Brasil descendo a ladeira.

Ricardo Aquino

29/06/2017 - 11h55

Anderson

29/06/2017 - 08h52

Proponho um crowdfunding para cruzar os dados e saber exatamente quais são os setores mais afetados pelo aumento dos invertimentos. Basta verificar o aumento de capital estrangeiro na bolsa, no tesouro nacional e quais empresas estão anunciando aumento de investimentos com o incentivo de capital de fora. Enfim, da pra cruzar os dados, de indicadores e mesmo de anuncios institucionais, para se chegar a um mapa bem realista, do que representa tal aumento de investimetos desses 2 paises.

Ednilson Pinto

29/06/2017 - 10h55

Esse “aumento de investimento” ppde see na verdade dinheiro sujo sendo repatriado; empresas nacionais queimando suas reservas internacionais por causa da crise; ou compra de títulos do tesouro por capital estrangeiro (esperando futura valorização pra vender) ou o puro e simples capital especulativo ingetado na Bolsa de Valores lucrando com a crise. Não é investimento produtivo, se fosse haveriam novas fábricas e industrias sendo instaladas.

enganado

29/06/2017 - 00h51

GALINHEIRO / PUTEIRO / RENDEZ-VOU / CX da Mãe Joana / … etc dos ANGLO_SIONISTAS é pouco, é ou não é? Sr. vagabundo ___cerJio mO(U)RO e o chefe da tortura gen. SÉRGIO ETCHEGOYEN, ministro da Secretaria de Segurança. O ex-BRASIL acabou, só falta mesmo o enterro!!!! PORRA toquem pelo menos na cerimônia fúnebre o hino dos USraHell.

Jonas Moreira

29/06/2017 - 01h51

Porque não se faz nenhuma avaliação crítica da política econômica depressiva e destruidora do país feita pelo Meirelles e seus apaniguados? O silêncio relativamente ao Meirelles e sua responsabilidade na crise atual é vergonhoso. FORA TEMER e FORA MEIRELLES !!!!

Leandro Skrepec

29/06/2017 - 01h47

Eles não investem, só especulam.

Maria Thereza Freitas

28/06/2017 - 19h08

Inacreditável! Esse portento da economia mundial, as Ilhas Virgens Britânicas… quem diria, comprando o Brasil.

Fausto Amaral DE Barros

28/06/2017 - 21h20

Que coincidência, não?!…

Carlos Rocha

28/06/2017 - 21h17

Ilhas Virgens Britânicas, uma das lavanderias da Inglaterra, lavagem de dinheiro de corrupção, tráfico de pessoas, armas, drogas … Os investimentos das Ilhas Britânicas tem a cara do Brasil, o dinheiro sujo que saiu daqui, lavado lá e torna acessível ao portador aqui. isso explica muita coisa o do porquê aumentaram os laços com os países ” centraís “.

Joel Araujo

28/06/2017 - 20h50

Pra quem saber pensar além do discurso oficial e s discursos chapa-branca, essa matéria é devastadora! Pobre, Brasil!

Maria Aparecida Sacconi Ferreira

28/06/2017 - 20h47

Brasil Colônia

Alex Amaz

28/06/2017 - 20h46

Os paneleiros da CBF que sonham em ir para a Disneylândia não se importam com isso.

    Leandro Skrepec

    29/06/2017 - 01h57

    Muitos desses paneleros são BANDIDOS que lavam dinhero nas Ilhas “Virgens” Britânicas e os demais paneleros são apenas um bando de RETARDADOS MENTAIS mesmo.

    Ricardo Aquino

    29/06/2017 - 11h56

    Kkkkkkkk fui a Disney a uns 30 anos kkkkkkkkk

    Carlos Rocha

    29/06/2017 - 22h43

    Ricardo Aquino Você é uma parte importante da humanidade, veja o vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=Cv1iDIlub_8

Eidy Semoto

28/06/2017 - 20h28

Alguém tinha duvidas? Daquele Mishell….

Mara Ramos Santos

28/06/2017 - 20h25

Desse jeito.


Leia mais

Recentes

Recentes