Menu

Historiador analisa guerra suja midiática que destruiu o país

No Jornal GGN Não se engane: é primavera no Brasil!, por Francisco Carlos Teixeira SAB, 01/07/2017 – 14:15 por Francisco Carlos Teixeira da Silva ? Muitos brasileiros tinham esperança, ou ao menos expectativas, na atuação da Justiça. Mesmo sabendo que os tribunais brasileiros são lentos, formais e que se expressam num leguleio que poucos entendem […]

69 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Jornal GGN

Não se engane: é primavera no Brasil!, por Francisco Carlos Teixeira
SAB, 01/07/2017 – 14:15

por Francisco Carlos Teixeira da Silva
?
Muitos brasileiros tinham esperança, ou ao menos expectativas, na atuação da Justiça. Mesmo sabendo que os tribunais brasileiros são lentos, formais e que se expressam num leguleio que poucos entendem – mesmo assim! – esses brasileiros tinham esperanças. Não podíamos crer, materializar, o dito antigo de que a Justiça no Brasil é feita – e com dureza! – apenas para ladrão de galinhas. “Para os amigos tudo, para os inimigos a Lei!” Nem muito menos podíamos imaginar que seria através de tribunais brasileiros que interesses estrangeiros declarariam guerra ao Brasil.

Uma guerra de novo tipo: uma guerra sem guerra, ou seja, uma guerra que usa meios não bélicos para destruir, solapar, aniquilar a capacidade do adversário. Assim, utilizando-se de modernos meios tecnológicos – mídias digitais, propaganda massiva, formação de quadros de elite em universidades estrangeiras, sistemas de estágios e bolsas de estudos em centros de treinamentos, etc… arma-se uma elite para atuar a serviço, consciente ou inconscientemente, desse poder estrangeiro.

O Brasil não seria o primeiro alvo. Na verdade Ucrânia, Líbia, Egito, Tunísia, Síria, Geórgia e Turquia foram alvos anteriores desse modelo novo de guerra – uma guerra que não precisava recorrer aos custosos meios tradicionais de luta com canhões, bombardeios e destruição de cidades. Podia-se fazer a guerra a bem dizer… sem guerra. Por outros meios. Não era exatamente uma “guerra híbrida” ainda. A guerra híbrida misturaria meios novos e meios tradicionais. Por enquanto, nas chamadas “primaveras”, a guerra seria “sem guerra”.

Para funcionar a “guerra sem guerra”, precisa-se conhecer bem o ponto fraco do inimigo. No caso brasileiro foi fácil: homens do talho de Victor Nunes Leal e Raymundo Faoro já apontavam para a chaga aberta do país – o caráter patrimonial do Estado brasileiro. O patrimonialismo, no perfeito conceito de Max Weber, permitiu que uma elite parasitária colonizasse o Estado e cooptasse tudo e todos que se apresentem como “o novo”, “o transformador”, “o renovador”. Trata-se do velho “transformismo” das elites, e de seu poder de cooptação, tão bem descrito por Jorge Amado em seu personagem “Doutor Mundinho”, de “Gabriela, cravo e canela”.

Cabia, posto, utilizar-se dos males propiciados pela elite corrompida do país como brecha para iniciar o ataque à soberania nacional. O interessante é que tal ataque a nossa soberania seria feita pela parcela, aparentemente, não corrompida dessa mesma elite. Estrangeirada, imbuída do élan “renovador”, tal elite embora inteiramente colonizada, vestida, como no dizer de Frantz Fanon, com a máscara do colonizador para impor ao seu próprio povo um modelo importado e alienado. A elite “renovadora”, capacitada em centros estrangeiros,em nome de uma pureza que só o “outro perfeito”, “o estrangeiro”, “o espelho” em que devemos nos mirar e, assim, deixar de ser o que somos para ser a cópia mascarada do “Outro” colonizador, renega sua própria gente, sua história e suas tradições.

Com tudo isso destrói as bases da própria soberania nacional.

A Operação Lava-Jato abriu, sim, para muitos, a esperança de que as coisas mudariam, o patrimonialismo de mais de quatro séculos seria arrancado pelas raízes e que o país seria “passado a limpo” – mas, infelizmente, só miravam no espelho do Outro, do estrangeiro. Depois de seus cursos e estágios no exterior se sentiam prontos para a hercúlea tarefa de “limpar” o Estado brasileiro, tomando-a como “missão”. De qualquer ponto que puxassem o fio viria o novelo de pecados da história-pátria: propinas, sinecuras, prebendas, filhotismo, estelionato, favoritismo, peculato, e tanto mais… Contra uma “história feia”, a nossa, a da própria pátria, considerada viciosa, apunham a história virtuosa d´“Outro”, sem saber que a história desse “Outro” é uma pura construção mítica, ideológica, benzida na pia da religião.

Incultos na sua erudição tomaram o mito d´Outro como história.

Iniciaram-se, então, os procedimentos jurídicos, o flanco da “guerra sem guerra”, a primavera do Brasil: afinal poderosos iriam para prisão. E realmente foram. Foram mesmo? Bem, Eduardo Cunha – uma unanimidade nacional, uma espécie de “meu malvado predileto” da Nação – mas, só depois que cumpriu seu papel, o de defenestrar Dilma Rousseff do seu cargo via acusações que seriam nos meses seguintes “fichinha”, “crime” de freira de colégio interno, face ao chorume a vazar do Congresso Nacional nos meses seguintes ao seu impeachment.

Bom, prendeu-se Cunha com seu aspecto melífluo, sua voz dissimulada, suas mãos felinas e seu cabelo oleoso e com aparência de caspa severa – está lá! Condenado a 15 anos de prisão! No entanto, sua esposa – uma jornalista de grande experiência foi considerada inocente, pois não sabia de onde caía o dinheiro no seu generoso cartão de crédito… Há quem mais? Ah, não… Esse está livre; este outro… Fez delação e foi solto; aquele… hum, foi liberado e…. acolá outrem está em prisão domiciliar.

O próprio Cunha é personagem central de tramas noturnas da República e continua sendo personagem central no “esquema” (ou será “organização”, um sinônimo talvez de “quadrilha”) que sustenta com propinas e malas cheias o presidente em exercício. Portanto, é, em verdade, um homem mais livre que a maioria dos 204 milhões de brasileiros que não escolheram seu presidente e com passes de equilibrista esticam seus salários até o mês seguinte!

Ah, temos sim um prisioneiro da Lava-Jato: o Almirante Othon Silva, condenado a 43 anos de reclusão. Um homem que prestou inúmeros serviços à Pátria, que enfrentou terríveis forças internacionais para dotar o país de uma tecnologia única e avançada, resistindo heroicamente às pressões ocultas de grandes potências. Envergonhado, após a prisão, tentou o suicídio. Mostra caráter! Sérgio Cabral, Eduardo Cunha, qual outro político escreveu sequer uma linha de arrependimento? Nada!

Muito pelo contrário continuam, com recursos escusos, conspirando contra a ordem constitucional da República. No entanto o tribunal entendeu que o homem que dotou o país de alta e exclusiva tecnologia de ponta, um saber estratégico para a Nação, merecia uma pena 3.7 vezes superior ao mago do mal que presidiu o Congresso Nacional, o senhor Eduardo Cunha. Decidiu-se punir um Almirante muito mais do que quaisquer um dos malfeitores que roubam não só o dinheiro, mas principalmente o bem maior do povo, roubam o voto dos cidadãos.

Temos, contudo, como explicar mais esse paradoxo: como permitir que um país com tantas riquezas como o Brasil pudesse se dotar de uma tecnologia nuclear autônoma? Tinha-se que exemplificar em alguém o castigo para parar, deter e nunca mais permitir a ousadia de uma mera colônia neo-extrativista de ser, de fato, um país verdadeiramente soberano.

Como se não bastasse, o mesmo tribunal, aliado a governos estrangeiros, condenam as empresas brasileiras. Isso mesmo, as empresas. Não condenam apenas os executivos responsáveis pelos atos de corrupção, condenam as empresas. Ou seja, em vez de julgar “CPFs”, o tribunal julga “CNPJs”. Condenando as empresas com multas bilionárias a serem pagas a governos estrangeiros, conseguem gerar desemprego massivo, destruição de postos de trabalho, extinção de modernas tecnologias, subdesenvolvimento e a retirada do Brasil de mercados duramente conquistados. E os executivos? Bem, esses são “premiados” e vão para casa! Uma tornozeleira aqui, outra ali; uma retenção de passaporte de um e de outro não… e para outros nenhuma punição! Ou seja, as empresas, os “CNPJs”, são condenadas, caminham para extinção, o desemprego campeia, os trabalhadores sofrem e os executivos – “CEOs”, gostam de dizer! – vivem feliz o resto da história!

Nem as empresas que colaboraram, e mesmo colocaram em funcionamento o Holocausto durante o Terceiro Reich, foram punidas desta forma. A punição recai sobre seus proprietários e executivos e hoje são orgulho da nova Alemanha. Aqui, como se não bastasse a contaminação de valores intangíveis das empresas, devora-se a própria capacidade das empresas sobreviverem. Assim, a engenharia, a pesquisa geológica, a mineral, agropecuária, ferroviária, a engenharia de alimentos, os laboratórios das universidades, transportes e logística passam a ser alvo de uma operação profunda de desmonte.

Enquanto isso, outros produtores/fornecedores internacionais, concorrentes do Brasil, ocupam fatias crescentes de mercados tradicionalmente do país. A capacidade de agregação de valor despenca e cada vez mais nos aproximamos de uma situação de colônia neo-extrativista.

Trava-se, assim, uma “guerra sem guerra” na qual o futuro da soberania nacional está em jogo. E o mais triste de tudo é que o povo brasileiro nada sabe sobre guerras.

Francisco Carlos Teixeira da Silva, historiador, ganhador do Prêmio Jabuti, 2014.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

hcc

03/07/2017 - 11h59

Está provado pelos fatos e números: o golpe e os golpistas destruiram o país. Não só economicamente, mas moralmente, legalmente, institucionalmente. O desastre que causaram está aí. O estrago foi enorme e continuará sendo.
O stf foi também gravemente atingido. A única chance de retomada é a “revogação do golpe”.

Joacir de Deus

03/07/2017 - 02h31

Que merda não kkkkkk… Depois que caiu a incompetente da Dilma virou essa choradeira. Página mais câncer que essa não existe outra.

    Carrie Coleman

    04/07/2017 - 02h08

    Dilma incompetente? Você está defendendo essa bosta que taí? Ou você é muito burro ou de muito má índole. Com certeza os dois!

Eridan Furtado

02/07/2017 - 22h28

para mim é um Sérgio Morto

Erlon José Paschoal

02/07/2017 - 16h45

Os bandidos golpistas com sua ponte para o passado e em parceria com a mídia calhorda e mau caráter esfacelam as instituições, criminalizam os movimentos sociais e destroem a jovem democracia brasileira.

Mário Jorge Nazareth Murtinho

02/07/2017 - 12h04

Excelente texto! Muito verdadeiro e esclarecedor. “Pobre” país….

sebastião farias

02/07/2017 - 11h23

Não é mesmo surpresa, tudo isso, caro Francisco, o que vemos hoje, já foi planejado e vem sendo implementado a muito tempo. O resultado dessa estratégia da guerra do capital contra os estados, podemos constastar hoje, em nosso país que conta com elevado percentual de alienados e analfabetos políticos, inocentes úteis, vira latas, cidadãos de 3ª categoria (os que querem ser e sonham serem de 1º mundo mas, é só sonho, pois não têm a cultura, não têm a educação, não têm a justiça, não têm o respeito pela pessoa humana, não têm o moral, não têm a ética que têm os povos de primeiro mundo e, também não têm o compromisso e a vontade política para serem o que sonham ser, a não ser, são o que a nossa imprensa, essa imprensa conservadora que está aí, que apoiou com seus aliados, partidos impopulares, banqueiros, elite impatriótica, empresários egoísticos e exploradores da força de trabalho, etc, a ditadura e que lutaram pelo golpe que nos humilha a cada dia aqui dentro do Brasil e principalmente, fora dele., nos transformou e quis que fôssemos o que ela quis, para seu bem e satisfação de seus parceiros. Precisa desenhar?
Está correto o Instituto Reuters que, a respeito da imprensa, nos brinda com pesquisa afim ( https://www.ocafezinho.com/2017/06/29/instituto-reuters-confirma-que-brasil-e-um-pais-de-trouxas/). Viva a imprensa conservadora do Brasil e o povo brasileiro que, têm espírito de galinha e se contentam com migalhas. A galinha aqui citada, é uma paródia ao ditado popular: “A Águia e a Galinha”, onde, a Águia, representa a nossa natureza inata de voar alto e de capacidade de realização igual a dos demais povos do planeta, bem como de conquista, de valorização, de defesa de fato da liberdade, da igualdade e da fraternidade; da independência, da soberania e da segurança nacionais; do respeito e defesa às pessoas, à democracia, do estado de direito e da justiça imparcial e igual para todos; e também; da proteção e da conservação da natureza, do bem-estar geral da nação e da felicidade do POVO BRASILEIRO.
A galinha, representa nossa inconsequência,; nossa alienação; nossa irracionalidade; nossa covardia em agir ; nossa consciência de colonizados que somos inferiores e incapazes de nos igualarmos aos demais povos e; nosso comodismo, inação, omissão e conformismo em aceitar migalhas, quando temos direitos iguais, conforme dispõe a Constituição de nosso país, o Brasil, ou não é?

Valquirio de M. Barbalho

02/07/2017 - 11h02

NADA A COMENTAR NO ARTIGO, PERFEITO.

APENAS OS ALGO DE ACOMPANHAMENTO:

https://www.facebook.com/anderson.motta.9/posts/1406256102798871

https://www.letras.mus.br/ivan-lins/260683/

https://www.vagalume.com.br/raul-seixas/ouro-de-tolo.html

Cleber Falcão

02/07/2017 - 13h20

A burguesia defende a corrupção porque é uma forma de defender as suas fortunas. Pior são os pobres metidos à burgueses!!!

bob

02/07/2017 - 09h17

Do excelente texto de Francisco C. Teixeira, de uma crua realidade, gostaria de comentar dois pontos;

O trabalho “hercúleo” de limpar o Estado brasileiro já está no estágio final, pois quando finalmente efetivada a “primavera” em terras brasilis, terminarão de “limpar” do Estado brasileiro, o Brasil. Não sobrarão recursos naturais, bancos e estatais estratégicas, soberania territorial ou mesmo reservas hídricas subterrâneas. Sequer orgulho, dignidade ou alegria de ser brasileiro. Só sobrarão o jugo atroz, a submissão covarde e a conta de uma guerra nem ao menos travada. Uma potência em estado catatônico, incapaz de qualquer reação efetiva, assistindo extática a demolição de sua estrutura, forçada a reviver épocas coloniais, subserviente ao imperialismo e à banca internacional predatória.

A condenação de empresas brasileiras a pagar multas bilionárias a países estrangeiros, tudo com auxílio efetivo dos tribunais nacionais e a esdrúxula prisão do grande herói nacional, Almirante Othon induzem a algumas reflexões. A quem interessa tais atitudes arbitrárias ?Quem se beneficia do enfraquecimento de um virtual concorrente econômico no cenário internacional ou mesmo o porquê de um tribunal brasileiro não apenas facilitar, mas colaborar efetivamente com a derrocada de empresas brasileiras com atuação expressiva nacional e internacionalmente ? A quem interessa um país sem capacidade de intervir militarmente de forma rápida e efetiva na defesa da soberania e dos interesses nacionais ? A quem interessa encarcerar um físico nuclear octogenário genial, cidadão nacionalista até o ultimo fio de cabelo, atuando em pesquisas e tecnologias de ponta nas áreas de enriquecimento do urânio, reator e propulsão nuclear, num regime de pena perpétua ( 43 anos ) ?
A história brasileira cita Joaquim Silvério dos Reis como o maior traidor da pátria, mas traidor de quem ? Silvério nem brasileiro era, antes foi coerente com os interesses de seu país ( embora tenha agido por interesses mesquinhos ). Já aqui temos figuras deploráveis, traíras da nação, lesa-pátria asquerosos, em conciliábulos para subverter a trajetória natural de um país em ser grande, soberano, equânime e abundante.

Nem mais se trata de discussão ideológica, de esquerda ou direita, estamos falando do futuro de uma nação, soberania, gerações infindas que nascerão, ou sobre um solo fértil, promissor, progressista, ou então sob o guante implacável do neo colonialismo, trabalho semi escravo e sem perspectiva nenhuma de futuro.

Ana Tomazini

02/07/2017 - 11h32

Excelente texto!! Vale muito a leitura!

Rute Cunha

02/07/2017 - 11h01

Lamentável

Wagner Pacheco Furlan

02/07/2017 - 10h13

#NaFormaDaLei
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=143669432853851&id=100016323859220

Dilson Kamel

01/07/2017 - 23h02

Muito bom Chico Carlos e desculpe_me a intimidade. Estudei no nosso IFCS e alegro_me de ver uma análise real do que está acontecendo em nosso país. Nosso ofício é esse…denunciar

Edilza Ferreira

02/07/2017 - 01h19

Vergonha desse povo! E asco!

Rita Scaramuzzi

02/07/2017 - 01h07

é um longoooooooooooooooooooooo inverno?????

Vanda Nazareth

02/07/2017 - 01h03

“Enquanto isso, outros produtores/fornecedores internacionais, concorrentes do Brasil, ocupam fatias crescentes de mercados tradicionalmente do país. A capacidade de agregação de valor despenca e cada vez mais nos aproximamos de uma situação de colônia neo-extrativista.

Trava-se, assim, uma “guerra sem guerra” na qual o futuro da soberania nacional está em jogo. E o mais triste de tudo é que o povo brasileiro nada sabe sobre guerras.”

    Sandra Tiepolo

    02/07/2017 - 11h28

    Triste verdade. E quanto mais se aponta, mais tachados de esquerdopatas…o mal tem força!

José Ruiz

01/07/2017 - 21h08

Uma onda silenciosa inunda a sociedade..

.. seu nome é resignação..

.. as pessoas estão chocadas.. arrependidas.. desiludidas.. frustradas.. confusas..

.. cansadas..

.. e com medo..

Impotentes, estão aceitando o golpe..

Quando os efeitos mais pesados do desastre econômico chegarem, já não haverá mais como reagir..

.. não haverá revolução.. alguma convulsão, talvez..

.. a podridão é tão grande que nem o fascismo prospera nestes campos..

.. nosso futuro é uma mexicanização nível master.. um plus do modelo..

Perdidos numa guerra híbrida para a qual não estávamos preparados..

Precisamos urgentemente aprender a jogar esse jogo..

Temos que sair do quadrado e criar um novo movimento social..

.. algo que nos leve a pensar novos caminhos..

Eu criei esse site com a proposta de que ele se torne impessoal, auto gerenciável, auto sustentável e democrático..

.. é a semente que vale a pena..

.. espero que se torne um “bolo de gente de todo tipo” aprendendo a construir alternativas..

.. humanos aprendendo a escolher os melhores caminhos para a humanidade..

Espero que você vá lá e comece a contribuir..
http://setimarepublica.com.br/

Roberto Araujo

01/07/2017 - 23h43

as viúvas do Aécio não se cansam kkkk

Wilson Pagano

01/07/2017 - 23h33

ESQUEÇAM A FAIXA E LEEM A REPORTAGEM….

Ivan Jaba

01/07/2017 - 23h23

deixa keto

Blanco Escobar

01/07/2017 - 23h13

Historiador vermelho kkkkkkkkkkkk

    Rafael Mendes da Silva

    02/07/2017 - 06h25

    e vc uma coxinha verde amarela

    Rafael Mendes da Silva

    02/07/2017 - 06h25

    me conta ai, como foi ter votado no Aécio

    Blanco Escobar

    02/07/2017 - 06h28

    Votar no aecio kkkkkkk vc é burro ? Coxinha? Vc deve ser um deficiente por acreditar em apenas duas linhas de pensamento. Use o cérebro massa de manobra.

    Rafael Mendes da Silva

    02/07/2017 - 14h13

    votou ou não votou no Aécio em 2014, “contra o PT e tudo que está ai”? seu dedinho pode cair se vc não lacrou 45 em outubro de 2014?

    Blanco Escobar

    02/07/2017 - 21h51

    Continua com isso deixa de ser burro NUNCA voraria no Aécio Neves ele e familia são uma família traficantes.

Anita Buenaga Cavalcante

01/07/2017 - 23h02

Sem legenda!

Nórci Coelho

01/07/2017 - 22h58

Por que escolheram essa imagem?

Marco Menezes

01/07/2017 - 19h31

Perfeito !

Maria Vicentina C Ferreira

01/07/2017 - 19h08

Muito bom poderia dizer que as elites continua colonizando os brasileiro em prol dos seus interesses?

Cesar Luis S. Cavalcante

01/07/2017 - 21h53

Gente sem noção, pede moralidade e a mulher deste crápula rouba das crianças. Que contradição, por que ele não prende a mulher dele por desvio de verbas? ACORDA POVO, ELE NÃO REPRESENTA UM JUDICIÁRIO INDEPENDENTE, ELE TEM A COR AZUL DEBAIXO DA TORGA.

Michele

01/07/2017 - 17h55

Como eu queria que todos o brasileiros tivessem acesso a esse texto!

Franque G Pinheiro

01/07/2017 - 20h45

É um ator do judiciário nada mais!

Rose Anjos

01/07/2017 - 20h31

Esse povo sofre de perda de identidade. Já foram Japoneses da Federal, já fora Cunhas, agora são Moro. Esperando o dia que eles resolvam ser eles mesmos.

    Silvia Machado Machado

    01/07/2017 - 23h01

    Ia dizer exatamente isso.

    Marcos Carlos Tredezini

    02/07/2017 - 00h15

    Ja foram Joaquim Barbosa. também

    Marcos Silva

    02/07/2017 - 01h27

    Só não são o maior brasileiro de todos os tempos: Lula.

    Rose Anjos

    02/07/2017 - 21h20

    Estou esperando quem será o próximo. Acho até divertido isso.

Jorge Frederico Zarth Becker

01/07/2017 - 20h18

#somostodospsdb…. kkkk otários!

    João Francisco França de Oliveira

    01/07/2017 - 20h51

    Aproveite e morram, vocês todos.

Edison Roza De Jesus

01/07/2017 - 20h03

Quer saber , meu voto é nulo de agora em diante , não voto mais em filho da puta nenhum.

    Ermeneghildo Ghil

    01/07/2017 - 23h55

    vc não leu o texto. ele mostra como a sua reação antipolítica é um dos objetivos dos verdadeiros adversários do Brasil. leia.

    Carrie Coleman

    04/07/2017 - 02h05

    Edison Roza De Jesus Voto nulo é voto burro! É exatamente que a turma da direita fascista quer, que o povo perca sua confiança no processo democrático para que os ratos do MBL, do PSDB, do Bolsobosta tomem conta de tudo! Essa conversinha tua não cola não coxinha do MBL.

    Edison Roza De Jesus

    04/07/2017 - 13h58

    Então precisamos gente nossa , da nossa terra gente do nosso estado pq essa gente q está aí estão acabando com nossa história nossos costumes e nossa cultura.

Leonel Gibulo

01/07/2017 - 19h36

Tem gente que falava que o Brasil estava ruim,e agora?Melhorou?Seus otários….

Roberto Araujo

01/07/2017 - 19h31

tudo certo lula 2018.apesar do moro desmoralizado

Roberto Araujo

01/07/2017 - 19h29

teleguiados da globo cadê as provas moro desmoralizado.lula o grande líder apesar da imprensa venal e o supremo esgoto

Rogerio Alves Serafim

01/07/2017 - 18h35

http://www.telegraph.co.uk/science/

Dantis Wal

01/07/2017 - 18h34

Vacari foi delatado serm provas e está preso, o marqueteiro do Temer (rocha loures) flagrado correndo com malas de dinheiro, resolveu delatar TEMER foi solto o primo do Aécio flagrado recebendo e contando uma mala de dinheiro, a prima do derrotando principal articuladora dos crimes dele solta,CUNHA preso graças a SUIÇA, ,Se não fosse o FACHIN mostrar ao Brasil as sujeiradas do ODEBRECHT e do JOESLEY estariam todos escondidinhos a lava jato 3 anos só persegue o PT um plano diabolico montado lá fora pra destruir um dos partidos mais populares do BRASIL e comandado por um semideus a serviço dos EUA, “JÊNIOS”

Dantis Wal

01/07/2017 - 18h32

    Clá

    01/07/2017 - 18h45

    Para Dantis Wal.
    Dantis: o verdadeiro culpado por tudo isso é a classe média, à qual eu pertenço (não sei você, se pertence à classe média, alta ou baixa). A classe média tem diploma, estuda, trabalha com dignidade, mora com dignidade, come, veste-se, tem seu carro próprio, viaja para a Europa, faz selfies para mostrar aos outros o quanto estão “bem de vida”. Mas, são descerebrados. São massa de manobra. Você deve estar perguntando: “Ué! Mas, não estudaram? Não são formados em universidade?” São. São sim. Mas não são politizados. Não sabem discernir o que é esquerda, centro e direita. Não têm conhecimento de História, Geopolítica, Sociologia, Filosofia. “Ué!, Mas não estudaram?” Estudaram! Mas apenas passaram de ano… Esta é a verdadeira responsável tanto pelo golpe de Estado no Brasil em 2016, quanto pela ascensão do Nazismo, na Alemanha, na primeira metade do século passado. A Classe MÉRDIA… Os idiotas da classe mérdia foram nas manifestações contra o governo Dilma, todos bonitinhos, combinando a cor da camisa com a cor do tênis, com bonezinho verde… tiraram selfies para mostrar para todos que estavam fazendo História…Não se podia falar nada para eles, que fosse diferente daquilo que eles pensavam, na época. Se alguém tivesse alguma ideia diferente a respeito dos acontecimentos, estava sujeito a apanhar. E agora? Cadê eles? Por que não se vestem todos bonitinhos, combinando as cores e saem nas ruas e assumem o que fizeram? Agora, cada um está com os olhos pregados em seu próprio celular, bem quietinhos, para que ninguém desconfie que ele, há dois anos atrás, estava gritando nas ruas, vestido de verde e amarelo, contra um governo que não era bom (Veja o que eu disse NÃO ERA BOM) mas era um governo eleito pelas urnas. E agora? Cadê eles?

Alessandra Lima

01/07/2017 - 18h29

Q horror!

Meiry Bitarelli

01/07/2017 - 18h16

LEIO SEMPRE GGN .

Mariangela Monteiro

01/07/2017 - 18h11

MORO, O JUIZ DOS IGNORANTES INGÊNUOS.

    Lia Mara Crepaldi

    01/07/2017 - 18h14

    Esperta é você não é vendida o Moro não consegue o objetivo por causa de gente igual a você Lulista sem vergonha

      Paulo Pretinho

      03/07/2017 - 03h11

      espero que um dia precise descer em Cuba e verás um porto super fantástico, pois só assim poderás reconhecer da grandiosidade do Lula.

    Maria Luisa Rosas Bassinelli

    01/07/2017 - 18h19

    Lia Mara Crepaldi alguém arruma um pato bem grande, pra dona lia arrastar até o fim de seus dias, porque essa ai já não tem mais salvação

    Mariangela Monteiro

    01/07/2017 - 18h19

    IDIOTA RETARDADA ALIENA NADA.COM
    TÁ CEGA IMBECIL.NÃO ENCHERGA O QUE TÁ NA SUA CARA.OTÁRIA. VAI SE TRATAR PALHAÇA. PMDBISTA.IDIOTA.SEM VERGONHA É VOCÊ IDIOTA BURRA.ACORDA PALHAÇA

    Maria Luisa Rosas Bassinelli

    01/07/2017 - 18h20

    dona lia dos diversos tipos de pato que a direita criou a sra é o pato inocente…daqueles que pensam que o moroletes está com intenção de fazer justiça

    Mariangela Monteiro

    01/07/2017 - 18h22

    TINHA QUE SER A FEIA DE NOVO.
    CONTINUA DANDO TRABALHO.

    Dantis Wal

    01/07/2017 - 18h33

    Lia Mara Crepaldi Vacari foi delatado serm provas e está preso, o marqueteiro do Temer (rocha loures) flagrado correndo com malas de dinheiro, resolveu delatar TEMER foi solto o primo do Aécio flagrado recebendo e contando uma mala de dinheiro, a prima do derrotando principal articuladora dos crimes dele solta,CUNHA preso graças a SUIÇA, ,Se não fosse o FACHIN mostrar ao Brasil as sujeiradas do ODEBRECHT e do JOESLEY estariam todos escondidinhos a lava jato 3 anos só persegue o PT um plano diabolico montado lá fora pra destruir um dos partidos mais populares do BRASIL e comandado por um semideus a serviço dos EUA, “JÊNIOS”??????????

      Paulo Pretinho

      03/07/2017 - 02h45

      como você reconhece, pelo menos se fez justiça no caso do temista, pois um país só é desgraçado quando a injustiça é igualmente distribuída. Acreditar em seu Joesley é suicídio. Petistas têm que começar denunciar esse mentiroso que fez a inocente Dilma acreditar que estava falando em doar 30 milhões em frango para os pobres pimenteis do Brasil, quando era corrupção da braba . Se isso com Dilma que é uma pessoa da mais alta inteligência, com Temer, Aécio e demais que são de uma burrice extrema, manipulou para fazer esses inocentes parecer criminosos

    Mariangela Monteiro

    01/07/2017 - 18h38

    A FALTA DE INTELIGÊNCIA NÃO A PERMITE ENXERGAR .NEM O ÓDIO QUE FOI PLANTADO NA NENTE DELA. ODIO DO PT.

    Iara Borges

    01/07/2017 - 18h52

      Clá

      01/07/2017 - 18h50

      Para Mara Lia Crepaldi.
      Mara: você tem um pato de estimação? Ah, é? E qual o nome dele? Pato Skaff! Sugestivo…

    Maju Gomes

    01/07/2017 - 18h55

    #detestomoro

    Regina De Cássia Guimarães

    02/07/2017 - 11h39

    Lia Mara Crepaldi Moro não consegue o “objetivo que quer” por causa de sua parcialidade. Sem contar que ele estudou e fez carreira pensando em um único partido?? E você além de coxinha ainda não percebeu o que está acontecendo


Leia mais

Recentes

Recentes