Menu

O problema não é corrupção. E sim, os juros!

No mundinho encantando de Meirelles e Temer, há “recuperação” econômica e os juros caem. Na vida real, porém, os juros continuam subindo. Quando o sujeito entra num banco para tentar um financiamento, os juros estão mais altos, e não mais baixos. O Brasil é o único país do mundo que, em face de uma profunda […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No mundinho encantando de Meirelles e Temer, há “recuperação” econômica e os juros caem. Na vida real, porém, os juros continuam subindo.

Quando o sujeito entra num banco para tentar um financiamento, os juros estão mais altos, e não mais baixos.

O Brasil é o único país do mundo que, em face de uma profunda recessão, eleva os seus juros reais.

A Folha dá a notícia com timidez, quase vergonha. A Globo, nem dá nada. Os canais de TV também escondem.

No entanto, era exatamente isso o que os brasileiros deveriam estar discutindo, e não a última etapa da Lava Jato.

O Ministério Público, por sua vez, deveria também se concentrar em investigar as razões pelas quais os juros são tão altos no país. Esse é, de longe, o maior roubo praticado no Brasil.

O que o governo e os brasileiros pagam de juros, em suas mais variadas formas, deve corresponder a uma Lava Jato (que considera a corrupção por muitos anos) por dia!

Em outra matéria, a Folha comemora a queda dos juros do cartão de crédito de 428% para 330%…

Mais uma vez, a imprensa esconde que essa taxa não apenas é pornográfica, porque não tem paralelo no mundo, como tem uma função paralisante ou depressiva, sobretudo para a nova economia da internet, cuja principal moeda é o cartão de crédito.

Ao fazer reportagens sobre os juros no Brasil, sem mostrar um quadro comparativo do mundo, a imprensa escamoteia a verdade, porque não permite que tenhamos uma ideia precisa sobre o nível de exploração de que somos vítimas.

Os gráficos desse post são de um blog interessante sobre economia, o Minhas Economias, que fez um post bastante completo sobre a atual situação dos juros reais no país.

 

***

Na Folha Invest

Apesar de redução da Selic, juros de bancos para crédito pessoal sobem

TÁSSIA KASTNER
DE SÃO PAULO

03/07/2017 02h00

Algumas linhas de crédito oferecidas pelos bancos aos consumidores estão ficando mais caras e não mais baratas, ao contrário da expectativa criada pela redução da taxa básica de juros da economia pelo Banco Central, iniciada em outubro de 2016.

Desde então, o BC reduziu a taxa Selic de 14,25% para 10,25% ao ano. A expectativa dos economistas é que ela chegue ao fim do ano perto de 8,5%, de acordo com as projeções reunidas pelo Banco Central no boletim Focus.

No entanto, o custo médio do crédito pessoal cresceu 3,4 pontos percentuais entre abril e maio, segundo dados do BC. Tomar um empréstimo agora custa 132,6% ao ano para pessoas físicas, em média.

A taxa é mais cara do que a registrada em maio do ano passado, quando a ex-presidente Dilma Rousseff foi afastada do cargo, a recessão econômica ainda estava se aprofundando e as taxas de desemprego continuavam subindo.

Também aumentou o juro para quem quiser renegociar suas dívidas. Essa linha é oferecida a clientes que acumulam dívidas com cheque especial, cartão de crédito e outros produtos, permitindo que eles quitem esses débitos assumindo um novo empréstimo com prazo mais longo, às vezes com algum desconto. (…)

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gilmar Bernardi

06/07/2017 - 19h45

Votem em quem nunca foi politico. Vamos limpar a corja em 2018…

Luiz Antonio Briotto

05/07/2017 - 20h49

Só pra descontrair … Kkkkkkkk….

Ué, não é o Lula ali ?????

Lula disse há pouco em depoimento à Justiça Federal que só soube do projeto Porto Maravilha pela imprensa. A foto abaixo são do lançamento das obras, em 2009.

.

Danilo Dantes

05/07/2017 - 09h05

O problema e’ que o Brasil acabou, Pais sem moral, sem esperança, sem justiça, sem NADA, NADA. A direita explora a esquerda se acovarda e assim se tornamos um monte de merda.

assim falou Golbery

05/07/2017 - 05h45

a coisa é precisamente o contrário. O Estado ao precisar de dinheiro para fazer obra vende papeis para banco que vai comprar por baixo e prefixar valores estratosféricos. Por outro lado, para participar da licitação da obra vai precisar de aporte financeiro de banco e em função dos juros desses não é possível fazer a obra pelo preço honesto e menos ainda deixar de fazer todo tipo de corrupção para não perder a concorrência.

Andre Massao Noce

04/07/2017 - 11h48

Kkkkkk… Mulher, apoiando o réu por incitação ao crime de estupro de mulheres é hilário…

Andre Massao Noce

04/07/2017 - 11h44

Kkkkkk… Bolsonaro ignorante machista e racista, apoiou o governo golpista corrupto… “Somos milhões de Cunha”…

Andre Massao Noce

04/07/2017 - 11h40

Kkkkkk… Quem colocou o traíra Temer golpista corrupto como Presidente foram vcs quando apoiaram o Cunha corrupto no circo do dia 17 de abril de 2016, e seus asseclas de 364 de deputados federais corruptos…

Carrie Coleman

03/07/2017 - 19h51

Dóris Cavalcanti

Reginaldo Gomes

03/07/2017 - 15h27

Imaginar que no Brasil a agiotagem era crime, prendiam-se pessoas por agiotagem!!!!! Hoje ela é a prática mais comum dos bancos, é ensinada na televisão, nas escolas, etc… Juros, agiotagem , usura são a mesma coisa ; a mesma praga. Então :
“TODA E QUALQUER COBRANÇA DE JUROS É ILEGAL E IMORAL !”

Billy Jeff

03/07/2017 - 16h50

Essa crise foi os coxinhas que começaram a construir desde a corrida eleitoral de 2013-2014 para eleger o traficante Manecio Never. Os empresarios e a mídia uniram-se numa campanha anti-compras em cima da população imbecilizada por Globosta e Cia. Junte a isso os pobres de direita doutrinadinhos que votaram em deputados e senadores vagabundos comprometidos com as diretrizes da elite burguesa ..os quais barraram as ações do governo e emperraram assim qualquer medida para encaminhar a economia. .. alem de tramar o impeachment da presidenta com um golpe rasteiro condenando atos que sempre foram cometidos por todos os presidentes e governantes. ANTES DE ALGUM COXA FDP VIR AQUI CONTESTAR. .ESTUDE UM POUCO.

Ricardo Lopes

03/07/2017 - 15h30

Rafael Adolfi

Paulo Silva

03/07/2017 - 14h16

Carta Capital ficou do lado da democracia e alertou que o fracasso viria com o golpe.

Paulo Silva

03/07/2017 - 14h15

#CartaCapital

Paulo Silva

03/07/2017 - 14h14

Dóris Cavalcanti

03/07/2017 - 13h54

TEMER foi escolhido por LULA-DILMA como vice e estaria na presidência fazendo isso mesmo se Dilma tivesse falecido, inclusive, Dilma elogiou MUITO Temer durante a campanha e a esquerda, até LULA, aplaudiu e fez coro – Ele ficou incompetente e incapaz de uma hora para outra? Poupe-nos!

A situacão do país estava muito difícil para Dilma que nunca conseguiu ser muito popular, LULA concordou com o impeachment dela para Temer fazer as reformas necessárias impopulares, apanhar feito o judas traidor e cruel para preparar o caminha para Lula voltar em 2018!!!
‘experiente, competente, capaz, sério e saberá honrar e me substituir a altura’
https://www.youtube.com/watch?v=wqfV1CvfhvQ

    Dóris Cavalcanti

    03/07/2017 - 13h54

    https://www.youtube.com/watch?v=7MKk8vCrTrA

    Ivone Lobo

    03/07/2017 - 14h00

    Dilma não escolheu Temer, quem escolheu Temer foi o PMDB. O PT se aliou ao PMDB para governar, pois infe

    Ivone Lobo

    03/07/2017 - 14h03

    Infelizmente sozinho o PT não conseguiria governar . A disputa para o vice da Dilma foi entre o Requiao do Paraná e o Temer. infelizmente para o Brasil, o PMDB, escolheu o Temer. Mas ela nunca deu muita bola pra ele, tanto é que ele se queixou que era um vice decorativo.

    Dóris Cavalcanti

    03/07/2017 - 14h03

    Quanto entusiasmo para quem não escolheu Temer, heim??? Lula-Dilma-PT foram obrigados, coitadinhos!!! E até Lula aplaudindo euforicamente!!! Poupe-me!!!

    Edson José

    03/07/2017 - 18h25

    Meu Deus é incrível que ainda tem gente que não entendeu o quê a direita reacionária conseguiu fazer com o Brasil e continua a ofender o PT e os petistas só para não aceitar que bateu panela para o lado errado

    Dóris Cavalcanti

    03/07/2017 - 18h34

    Edson, que direita que fez alguma coisa com o Brasil? Qual a ofensa em lembrar o que o PT fez quando quis eleger Dilma? Até DILMA disse que “Em eleicões, somos capazes de fazer o diabo”. Pois é, até o elogiaram sem dar a mínima para o bem do Brasil.

    Além disso, Temer só está fazendo o que Dilma iria ter que fazer, mas era impopular, então Lula concordou com o impeachment par Temer ser o maldito judas traidor enquanto Lula-PT saem de vítimas e salvadores da pátria.
    E por essa jogada, sempre fui contra o impeachment, acho que a oposicão foi burra, deveria ter deixado Dilma ter que lidar com todos esses problemões que 13 anos de esbanjamentos e roubalheiras criaram e que agora Lula clama saber reesolver.
    Ora, então por que Lula não ajudou Dilma lá atrás para que a economia não chegasse ao fundo em que chegou?

    Carrie Coleman

    03/07/2017 - 19h50

    Dóris Cavalcanti

    Carrie Coleman

    03/07/2017 - 19h50

    Dóris Cavalcanti

    Alberto Jorge Lula da Silva

    03/07/2017 - 21h39

    Acabou o Rivotril na casa da coxinha midiota alienada mblete revoltária kkkkk

    Marcos Silva

    03/07/2017 - 23h11

    Dóris Cavalcanti, se você fosse honesta, estaria pedindo desculpas à Dilma invés de atacá-la com acusações descabidas. Mas você deve ser daqueles que acha que só os outros é que têm que ser honestos.

    Carrie Coleman

    04/07/2017 - 01h46

    Marcos Silva Falou tudo Marcos.

      Roberto

      08/07/2017 - 10h57

      Se a esquerda continuar a usar memes, a direita vai acabar elegendo Bolsonaro


Leia mais

Recentes

Recentes