Menu

A oposição e os narradores de futebol da TV

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho Foto: Arquivo/Wellington Calasans A oposição política ao (des)governo Temer (incluo aqui os ativistas de esquerda sem filiação partidária) em muito se assemelha ao narrador dos jogos de futebol pela TV: fala o que todos assistem. Não há hoje nenhuma diretriz para que a maioria insatisfeita da sociedade possa formar […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Wellington Calasans/Arquivo

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho

Foto: Arquivo/Wellington Calasans

A oposição política ao (des)governo Temer (incluo aqui os ativistas de esquerda sem filiação partidária) em muito se assemelha ao narrador dos jogos de futebol pela TV: fala o que todos assistem. Não há hoje nenhuma diretriz para que a maioria insatisfeita da sociedade possa formar uma base de resistência capaz de barrar os avanços seguidos do golpe. Não há um foco definido.

A continuar com esta postura, de mera observadora/narradora distante, estará esta oposição em breve a cumprir o mesmo papel das birutas de aeroporto. Por enquanto, há nos ventos da imprensa, justiça e do atual grupo político no poder um trabalho sincronizado de entretenimento que cadencia os movimentos dessa oposição, mas isso irá mudar com o aprofundamento da crise e aí o povo vai perceber que não tem um líder.

Se as forças progressistas e de resistência não tomarem uma iniciativa, dando um direcionamento ao descontentamento da sociedade, quem vai pegar o vácuo dessa falta de comando será o fascismo, simbolizado na figura bizarra de Bolsonaro. Com números ainda irrelevantes nas pesquisas, este projeto de Trump tupiniquim é a “não política” para os “não politizados”, uma versão moderna e trágica para o famoso “pé torto para um sapato roto”.

O PT que é a maior representação da oposição, assim como em 2014 quando preteriu a fraca Marina Silva e optou por Aécio no segundo turno, incorre no mesmo erro de escolher o adversário. Se naquele ano vimos ter sido um erro ter Aécio como “vice” (segundo colocado), agora temos a repetição do erro na clara, mas não declarada, escolha de Bolsonoro como adversário.

Ao ignorar que a sociedade foi dividida pela Globo e que há uma estratégia internacional com interesses claros de produzir o caos social, as forças da oposição, o PT em especial, não medem o risco que será a tentativa de conter o sentimento crescente de vingança desse povo. Quer por estar envergonhado por ter tirado Dilma para entrar com esses ladões, como por ser bombardeado pelo velho mantra da imprensa de que “os políticos/partidos são todos iguais”, muitos são alienados políticos.

Empurrar o golpe com a barriga para chegar em 2018 como única alternativa é uma estratégia perigosa. O caos social tem sido construído diariamente com o avanço da agenda do golpe. As forças de oposição sequer preparam a sociedade para mostrar que os fascistas assanhadinhos já estão dentro deste (des)governo. O “não debate” produz analfabetos políticos, amplia a ignorância e estes são os combustíveis que alimentam o fascismo.

É preciso que as forças da oposição rompam com o medo histórico da esquerda brasileira de mencionar a palavra mágica: revolução. O acirramento voltará com força total em breve. A volta da divulgação de fake news na velha imprensa e redes sociais é uma prova de que há uma nova lavagem cerebral em curso. O Trump tupiniquim é exaltado ao dizer que sua “especialialidade é matar” e o povo é preparado subliminarmente para desejar a “morte de todos esses políticos ladrões”. Precisa desenhar?

Apoie o Cafezinho

Wellington Calasans

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mauricio

06/07/2017 - 09h37

O grande problema é que o golpe causou diversos estragos, que deixou o país sem rumo, e a oposição esta se concentrando apenas em alguns, o que torna difícil a conscientização daquela parte da população alheia aos acontecimentos políticos e econômicos.

Carlos

04/07/2017 - 23h40

Sim! Precisa DESENHAR!

A imensa maioria continua em sono profundo.
Montar “o quebra-cabeças” dá trabalho,principalmente mental,coisa esquecida há tempos em nossa sociedade.

Atenção:
O mundo não será destruído por aqueles que praticam o mal.Será destruído por aqueles que os assistem sem nada fazer.
Conclusão: NÓS ESTAMOS DESTRUINDO O NOSSO PAÍS.

Jose Fernando Lopes

04/07/2017 - 19h03

Mobilização das Forças de Esquerda, com a participação de todas as lideranças, ” buscando esclarecer ao POVO ” e recrudescer a Resistência ao Golpe Ilegítimo!!!!!

Mineiro

04/07/2017 - 19h00

A esquerda se souberem ou quiserem, esse é o ponto mais difícil, querer. Tem muita gente boa ,Lula, requiao, Lindbergh, Glauber Rocha, Jandira, Erundina, Jean willis, e o próprio Ciro se definir se é de esquerda. Tem muita gente ,e muitos nomes ,não dá lembrar todos assim na hora ,Tem que querer . Se quiser formar uma frente de esquerda, gente não falta, falta consenso. Como eu disse em outro comentário, o requiao tem que assumir de vez o resto do pmdb ,ele tem que liderar o partido a expurgar esses bandidos de dentro do partido,ele tem que o líder do pneu de agora em diante ,só ele tem moral, liderança ,coragem e capacidade pra limpar esse partido.

Mineiro

04/07/2017 - 18h36

Parabéns mesmo ,Belo texto . Tá certíssimo, depois acham ruim de dizer que a direita fascista passa a perna na esquerda, aí ficam bravos. Mas é verdade, em termos de estratégia, a direita da de mil nessa esquerda covarde Brasileira. O problema da esquerda, se é que existe esquerda no Brasil, é que ficam falando, latindo ,mas na de por o pau pra quebrar, foge,ficam inventando mil desculpas. Eu eu acho que quem tem da revolução não é a direita e sim a esquerda. O tanto que essa esquerda é ultrapassada ,que em 2013 começou todas aquelas mobilizações a favor do golpe e não teve ninguém da esquerda, movimentos sociais pra perceber nada ,pelo se acomodaram e se acorvadaram. E está acontecendo a mesma coisa agora ficam falando ,falando e como bem diz o texto ,formar um consenso nada. Falam do Pt, mas tá deixando tudo por conta do Pt descascar o abacaxi, depois da errado ,o Pt que é o culpado. Voto no Pt pra pres. E também sou crítico do Pt, mas que me desculpe, a esquerda acorvada tá deixando tudo para o Pt resolver, aí ninguém aguenta. Porque o requiao não assume e chama a responsabilidade do resto que ainda presta nesse pmdb ,se é que tem salvação. Alguém tem chamar a responsabilidade e assumir lideranças, só assim vamos formar algum consenso.

Atreio

04/07/2017 - 16h41

dilma de ve voltar.

o caminho é janot(PGR) ou carmen lucia(STF) anularem o impeachment sem cirme, ambos tem em suas mesas o processo protocolado pelo zé cardoso. adv de dilma.

ambos prevaricam ao ensebar.
esebam pois sabem q se analisarem terão q anuolar.
sendo assim, é escolha deles o caos . é culpa deles a situação dos ultimo ano.
a vergonha e o ridiculo é deles, de seus filhos e toda sua familia.

ambos escolhem afundar na lama abraçados ao MT da mala e aécio assassino; cada um assina seu b.o.
quanto sserá q chega na mala semanal deste?

hmmmmm

bora ve.

Vítor Pereira Gabriel

04/07/2017 - 09h10

que o Lula volte logo…ele roubou muuuuuuuito, fudeu o país….mas fazia!

Lobo

04/07/2017 - 06h26

Ótimo! Autor esta mais de que certo. A esquerda em momento de maior crise na era moderna esta desosganizada e bastante acomodada, assistindo de camarote a guerra entre golpistas e membros de direita. Falta liderança e organização, principalmente em sindicatos e movimentos sociais, bem como em movimentos estudantil. Os partidos de esquerda ainda estão divididos entre se, sem tentativas de uma união necessária. A vitoria não vai chegar sem investir nela, porque a grande mídia, independentemente de divisão e briga existente entre golpistas, sempre vai ser contra a esquerda. Antes de tudo – união! Esquerda tem alguns pontos comuns, suficiente para começar preparar o povo para futuros acontecimentos. Tem que escrever mais sobre isso, texto é muito bom…


Leia mais

Recentes

Recentes