Menu

As “contas no exterior” de Lula e Dilma foram apenas (mais) uma mentira da Globo

Duas notas recentes publicadas na Globo, mostram a tentativa do grupo de construir uma saída narrativa para explicar a mentira publicada, com muito sensacionalismo, em todos os seus veículos: a de que Lula e Dilma tinham uma “conta no exterior”, com milhões de dólares, onde recebiam a propina da JBS. A mentira foi publicada junto […]

33 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Duas notas recentes publicadas na Globo, mostram a tentativa do grupo de construir uma saída narrativa para explicar a mentira publicada, com muito sensacionalismo, em todos os seus veículos: a de que Lula e Dilma tinham uma “conta no exterior”, com milhões de dólares, onde recebiam a propina da JBS.

A mentira foi publicada junto com a bomba das gravações de Temer e Aécio, feitas por Joesley Batista, seguidas da apreensão de duas malas com quinhentos mil reais, uma para Temer, outra para Aécio, em poder de seus respectivos operadores.

Era uma maneira desesperada que os dois blocos que assumiram, de facto, o poder no país, a mídia e o judiciário, encontraram para não prejudicar em demasia a narrativa do golpe. Afinal, se os sucessores de Dilma são tão bandidos, o impeachment foi um erro trágico e, portanto, seus articuladores tem de responsabilizados.

Com medo dessa nova narrativa, os golpistas (mídia e judiciário) tinham que dar um jeito de pôr Lula e Dilma na história.

No dia 20 de maio de 2017, os jornalões estamparam manchetes garrafais com a denúncia de que Lula e Dilma tinham contas no exterior, conforme depoimento de Joesley.

A notícia assustou muita gente. Não durou muito, porém. Quando as pessoas começaram a ouvir ou assistir a gravação de Joesley, constataram rapidamente que ele não tinha falado nada daquilo. Era mais uma armação desonesta dos espertinhos do Ministério Público, que já admitiram que vêem a delação como uma mercadoria cujo preço sobe ou desce segundo o interesse do procurador. Os procuradores queriam menção aos nomes de Lula e Dilma, e Joesley inventou uma historieta inverossímil qualquer. Entretanto, mesmo a história de Joesley não incrimina Lula ou Dilma, porque ele não fala que a conta era de Lula ou Dilma, e sim que a conta era dele, estava em seu próprio nome. O que ele disse é que guardava nessa conta, em separado, o dinheiro reservado para doações ao PT. Ou seja, era um dinheiro que não tinha nada a ver com Dilma e Lula, os quais sequer sabiam da existência dessa conta.

A própria Globo, com medo de um processo, veiculou, no dia seguinte, sem destaque, um desmentido.

Entretanto, novas declarações de Joesley vão derrubando cada vez mais a mentira da mídia. A coluna de Lauro Jardim publicou nota, neste fim de semana, em que praticamente joga a toalha: não há prova alguma sequer de um extrato da conta vinculando-a ao PT ou a Lula e Dilma. Joesley fala em “dinheiro vivo” entregue ao PT via Guido Mantega, mas isso é apenas uma historieta, porque não apenas não há provas disso, como não se pode fazer qualquer relação desse dinheiro supostamente entregue a Mantega (para campanhas eleitorais) e a tais contas na Suíça.

A nota de Lauro Jardim traz ainda a informação de que Joesley teria usado o dinheiro da conta para comprar bens (para ele mesmo, Joesley) e repatriado o resto. Ou seja, não apenas a conta nunca foi de Lula ou Dilma, como também sequer era realmente uma conta exclusiva para doações para campanhas de Lula e Dilma. Era uma conta de Joesley, só dele, que ele usava como queria. Se usou algum dinheiro dessa conta para fazer doações, caixa 1 ou 2, para campanhas do PT, pode ter usado também para fazer doações para o PSDB.

Hoje, Ancelmo Gois, colunista do Globo, volta ao assunto, numa de suas notinhas bem escorregadias, desonestas, na qual diz que a delação de Joesley deve atingir Temer e Aécio. Confira a íntegra dela:

Sem Lula e Dilma: Joesley deve mirar em Aécio e Temer

POR ANCELMO GOIS10/07/2017 07:35

Nada contra. Mas pelo que Joesley Batista anda dizendo (de que não tem extrato das tais contas de Lula e Dilma na Suíça, no total de US$ 150 milhões), a delação dele parece ter endereço certo: Temer e Aécio.

A conferir.

É uma nota desonesta, porque as “tais contas de Lula e Dilma na Suíça” nunca existiram e isso já foi desmentido há tempos, inclusive no grupo Globo. Repetir a mentira após tê-la desmentido em seus próprios veículos é bem típico do jornalismo estilo pós-verdade da grande imprensa brasileira.

Merval Pereira, um cretino desorientado, volta a falar nas contas de “Lula e Dilma” no exterior, como se não tivesse lido as notas publicadas no próprio Globo, como se não tivesse assistido ao desmentido na boca de William Waack no Jornal da Globo.

O nível de degradação do jornalismo da Globo chegou a tal ponto que não há sequer uma coerência interna. O colunista de política do jornal fala uma coisa que outro desmente. Claro, se a informação atinge o adversário do jornal, então é interessante manter sempre um grau de confusão na cabeça do leitor.

O importante é que a informação sobre as “tais contas de Lula e Dilma na Suíça” não seja nunca desmentida, na prática, de maneira muito enfática. O desmentido existe, num pé de página, apenas para se livrar de um processo judicial, mas a mentira continua sendo veiculada, de maneira aberta (por Merval Pereira) ou sorrateira (por Ancelmo Gois), porque é preciso continuar alimentando, diariamente, o antipetismo dos zumbis sem cérebro que a Globo produziu em todo país.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gilbert

11/07/2017 - 11h32

E cadê a nossa justiça com o direito de resposta? É como disse Lula: ” Acusações sem provas são manchetes. Provas de inocência só notas de rodapé”.

Luiz Carlos P. Oliveira

11/07/2017 - 10h43

A mais infame dessas mentiras é o título “Lula e Dilma receberam no exterior”. Isso é um verdadeiro atestado da canalhice dessa imprensa desconectada da realidade política brasileira. Eles criaram um país virtual, formado por eles próprios e por analfabetos políticos.

Alberto Jorge Lula da Silva

11/07/2017 - 13h13

Luiz Carlos P. Oliveira

10/07/2017 - 23h53

Essa Globo é o maior lixo midiático do mundo. Goes, Merdal, Noblat e outros escrotos do jornalismo pós-verdade não tem vergonha na cara. São crápulas e, como tal, merecem ser tratados. Mas o pior de tudo é que esses escrotos tem público cativo: coxinhas otários que ainda perdem tempo em ler o que esses canalhas escrevem. São tão canalhas quanto eles.

Graça Dangelo

11/07/2017 - 02h07

Globo: câncer do Brasil!!

Maria Alcina Torgo

11/07/2017 - 00h22

A Globo só troca governo e tem poder…..

Vania vieira ribeiro

10/07/2017 - 20h03

Cadê o PT EXIGINDO QUE VINCULEM O DESMENTIDO EM NOTAS GARRAFAIS OS DESMENTIDOS DA GLOBO LULA E DILMA JAMAIS TIVERAM CONTAS NO EXTERIOR

Francisco Das Chagas de Souza

10/07/2017 - 22h36

Abaixo Globo.

edilvania

10/07/2017 - 19h29

So faltava essa agora Lula e Dilma santos,kkkkkkkkkkk, a mim que ninguem engana com esse mimi,OH cafe fraco! Ja passou da hora desse lunatico pagar por seus crimes ,e a vaca tbem.Fora Lula,Dilma,Temer Aecio,Marina.BOLSONARO E O MELHOR!

    gil

    10/07/2017 - 21h55

    Tomou seu remédio hoje.?

    Roberto

    12/07/2017 - 09h32

    “… a mim que ninguém engana…”
    Nossa!
    Essa foi a melhor do dia.
    Bocó.

Mhelp Machado

10/07/2017 - 22h07

FAÇAM O MEEEEESMO!!!

Ronaldo Da Silva Araujo

10/07/2017 - 21h57

Se disse que as contas eram deles e agora desmente, deveriam perder os benefícios da Delação.

Ana Paula

10/07/2017 - 21h54

#GloboBandida

Rafael Santana

10/07/2017 - 21h40

Eis minha Sentença sobre o processo do Triplex. A única juridicamente possível.

“Alguns dos princípios de sustentação do Estado de Direito são os princípios da presunção de inocência e do “in dubio pro reu”. Os Procuradores da Lava-Jato não estão respeitando esses princípios, pois não há provas contra o Lula capazes de retirar seu “estado de inocência”.

Segundo o baiano Orlando Gomes, um dos maiores civilistas da história do Brasil, a propriedade é o direito real que dá a uma pessoa (denominada então “proprietário”) a posse de uma coisa, em todas as suas relações. É também o direito/faculdade de usar e dispor da coisa, além do direito de reavê-la de quem injustamente a possua ou detenha. Orlando Gomes descreve que é ainda um direito complexo, absoluto, perpétuo e exclusivo.

Como o Lula pode ser proprietário oculto de um patrimônio de propriedade de uma empresa e que foi usado por esta para garantir operações de crédito? Notem que a propriedade deve ter um “caráter exclusivo”.

Essa ação contra o Lula gira entorno disso: se o Lula é ou não proprietário, ainda que oculto.

Conforme todas as provas já produzidas, já ficou provado que o Lula não é proprietário, pois não usou o bem, não gozou, não dispôs, não usufruiu, nem realizou nenhum ato de proprietário. Além disso, o bem está registrado em nome da OAS é foi dado em garantia para a emissão de uma debêntures para um fundo controlado pela Caixa Econômica Federal.

Em direito, o ônus da prova da culpa de alguém cabe à acusação. Caberia a acusação provar que o Lula era proprietário do imóvel, mas não o fez, muito pelo contrário, não só não conseguiu provar os fatos articulados na Denúncia, mas a defesa conseguiu provar sua inocência.

Assim, em razão da não apresentação de provas capazes de retirar o estado de inocência do Réu Luís Inácio Lula da Silva e pelo fato deste ter apresentado provas contundentes da sua inocência, meu julgamento é pela improcedência do pedido do MPF e, por isso, declaro que o Lula é inocente”.

Rute Duran Martins Arcuri

10/07/2017 - 21h33

Eu não suporto nem ver mais o JN e JG, são horríveis!!!!!

Sergio Seixas

10/07/2017 - 21h30

Eliana Seixas Carla Cibele Cavalcanti Tito Seixas Lili Lucas Julio Souza Carolina Seixas Jakson S. Silva Celia Nunes Nunes KCelia Nunes NunesiKátia PereiraACleriston PereiraAAstier CavalcantidAstier Cavalcanti de Albuquerque

Cleiton do Prado Pereira

10/07/2017 - 17h24

Prezado Miguel.

A pergunta que deve ser feita é a seguinte: “SERÁ QUE O PT VOLTANDO AO PODER, FARIA UMA DEVASSA NAS ORGANIZAÇÕES GLOBO”? Creio que não, tal como a Dilma que mesmo sofrendo difamações diárias delas, vetou o artigo principal da Lei de Direito de Resposta, que o Requião a duras penas, conseguiu aprovar no senado.
Enquanto houver esta “ORGANIZAÇÃO” na mídia nacional, o Brasil será deixado de lado.

João Leite Júnior

10/07/2017 - 20h05

Tá na hora da Dilma e Lula, também entrarem com duas ações: uma contra o Estado, por ter através da justiça e procuradoria ter liberado imagens do Batista falando sobre isso, e outra contra a globo, que teve exclusividade em divulgar.

Inez Gomes

10/07/2017 - 19h18

A Globo já está muito desacreditada. Aqui já ouço falar assim, deu só nela pesquisarei outras fontes mais seguras.

Nicola Cruciol

10/07/2017 - 19h16

Então quer dizer que Lula e Dilma são honestos? kkkkklkk so rindo de vcs do cafezinho , saiam do ar seus mentirosos.

    Mauricio

    10/07/2017 - 17h22

    Até provarem o contrário, são. Aceita que dói menos.

    zazul

    11/07/2017 - 11h05

    Então, estamos ansiosamente esperando as provas materiais desses crimes já fazem mais de 3 anos! Ainda não encontraram? No nosso mundo ultra-informatizado é impossível transferir grandes quantias de dinheiro sem deixar rastros, como comprovam Aécio, Temer, Cunha e outros que não estão nem mesmo sendo investigados, como o Serra. Então, por enquanto, mentirosos são os golpistas (que declararam sempre conhecer os esquemas de Aécio) e a grande mídia que já publicou centenas de manchetes mentirosas sobre Lula e Dilma. E os patos acreditam…

Thereza Cristina Lemos Silva

10/07/2017 - 17h41

Globo mentirosa!

Lena Pinheiro

10/07/2017 - 17h39

Que mundo ? esse……

Nabor Paiva

10/07/2017 - 14h35

Sergio Moro no gueto de Curitiba
http://www.esmaelmorais.com.br

Se somar de 9 gatos pingados,que atenderam ao chamado do MBL e do movimento O sul é o meu país…..
Hahahahahahaha,

Denise Lopes

10/07/2017 - 14h32

Outras versões dessas “estórias” que, infelizmente, fazem a nossa história, precisam ser o mais amplamente divulgadas, já que a grande midia só divulga uma única versão.

saulo

10/07/2017 - 14h29

Deveriam processar Joesley, Globo, etc
Se não fizeram isso, é mais blá-blá-blá.

Thiago Silva

10/07/2017 - 17h26

Esse grupo mediático tem que ser extinto! !

Fátima Costa

10/07/2017 - 17h16

Inclusive, lembro-me desse dia quando as mídias estavam eufóricas, na verdade decepcionadas porque a delação era contra os golpistas. Diziam que haviam notícias contra Lula e Dilma. Logo, eu pensei, tem algo muito estranho eles não soltaram a notícia. Se fosse detonador, eles teriam deixado de lado a verdadeira bomba das delações. Globo insuportável.

Luiz Antônio

10/07/2017 - 14h03

PROCESSOS NESSAS ANTAS! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Francisco Bronzato

10/07/2017 - 17h00

Globo é inimiga do Brasil.


Leia mais

Recentes

Recentes