Menu

Samuel Pinheiro Guimarães: o inimigo é Meirelles

(Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, recebe o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jacob Lew. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) Fora Meireles! O inimigo do Povo! Por Samuel Pinheiro Guimarães 1. O Senhor Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda, ex-presidente do Bank of Boston e durante vários anos presidente do Conselho da J e F (de Joesley), […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, recebe o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jacob Lew. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Fora Meireles! O inimigo do Povo!

Por Samuel Pinheiro Guimarães

1. O Senhor Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda, ex-presidente do Bank of Boston e durante vários anos presidente do Conselho da J e F (de Joesley), de onde saiu para ocupar o Ministério da Fazenda, procura, à frente de uma equipe de economistas de linha ultra neoliberal, implantar no Brasil, na Constituição e na legislação uma série de “reformas” para criar um ambiente favorável aos investidores, favorável ao que chamam de “Mercado”.

2. O Senhor Henrique Meirelles já declarou, de público, que se o Presidente Temer “sair” ele continua e todos os jornais repetem isto, com o apoio de economistas variados e empresários, como o Senhor Roberto Setúbal, presidente o Itaú.

3. Estas “reformas” são, na realidade, um verdadeiro retrocesso econômico e político e estão trazendo, e trarão, enorme sofrimento ao povo brasileiro e grande alegria ao “Mercado”.

4. Enquanto crucificam o povo brasileiro e em especial os mais pobres, os trabalhadores e os excluídos, o debate político fica centrado na corrupção, desviando a atenção da classe média e dos moralistas, em torno de uma verdadeira “novela” com heróis e bandidos.

5. Discute-se se Michel Temer levou ou não “contribuições pessoais” e se foram 500 mil ou 20 milhões, a prazo; se o Senador Aécio Neves pediu uma propina ou um empréstimo (informal!!) de 2 milhões de reais; se a JF corrompeu quem e quantos e ficaram livres de pena; se o Senhor Joesley merecia o perdão; se Sérgio Moro, juiz de primeira instancia, é ou não a principal autoridade judiciária do país, acima da Lei; se o Ministro Marco Aurélio é justo; se o Ministro Gilmar Mendes é imparcial etc etc etc.

6. O tema verdadeiramente importante é a tentativa das classes hegemônicas brasileiras, aqueles que declararam ao Imposto de Renda ganharem mais de 160 salários mínimos por mês (cerca de 160 mil reais) e que são cerca de 70 mil pessoas e que constituem, em seu conjunto, aquela entidade mística que os jornais e analistas chamam de “Mercado”.

7. O “Mercado” contra o Povo.

8. De um lado, o “Mercado”:

  • os empresários, promotores do Pato e financiadores do MBL; exceto aqueles que já se deram conta que Meirelles é contra a indústria;
  • os rentistas;
  • os grandes proprietários rurais (entre eles o Senador e Ministro Blairo Maggi e o avião interceptado pela FAB);
  • os grandes proprietários urbanos;
  • os banqueiros (não os bancos) e seus lucros;
  • os gestores de grandes empresas privadas, modestos ex-professores universitários;
  • os proprietários dos meios de comunicação;
  • os grandes executivos brasileiros de megaempresas multinacionais;
  • os professores universitários, formados em universidades estrangeiras, em teorias próprias dos países desenvolvidos e que, mesmo lá, fracassam;
  • os economistas e os jornalistas econômicos, empregados do Mercado.

9. De outro lado, o Povo:

  • os 53 milhões de brasileiros que recebem o Bolsa Família, isto é, cuja renda mensal é inferior a 182 reais;
  • as dezenas de milhões que são isentos do imposto de renda por terem renda inferior a 2.500 reais por mês.
  • os 61 milhões que estão inadimplentes, com seus crediários;
  • os 14 milhões de desempregados;
  • os 3 milhões de crianças fora da escola;
  • os mais de 11 milhões de habitantes de favelas (hoje chamadas comunidades!!);
  • os subempregados;
  • os 47 milhões que ganham menos de um salário mínimo por um mês;
  • os milhões sem remédios e sem hospital.

10. O programa econômico de Henrique Meirelles é o verdadeiro inimigo do povo! Não é a corrupção que distrai a atenção da verdadeira catástrofe que está sendo consolidada na legislação através de um Congresso que representa principalmente empresários, banqueiros, proprietários rurais, rentistas, etc.

11. O Mercado agora deseja colocar um presidente de imagem limpa para que, como disse o Senhor Roberto Setúbal, na Folha de São Paulo, o importante são as reformas! Não importa quem as conduza!

12. É preciso lutar com todas as forças contra este programa de “retrocessos” disfarçados, cinicamente, de reformas a “favor” do Povo!

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Devaney Godoi

05/12/2017 - 17h15

O que não disseram é que o Sr. Henrique Meirelles tem milhões em paraísos fiscais, alegando que são suas economias de quando era presidente do Banco de Boston (Hoje do Itau). Mesmo que fosse, que sujeito patriota, hein?

Devaney Godoi

30/11/2017 - 15h42

Uma das “coisinhas” que acontecem contra o povo é a nova lei aprovada pelo senado que autoriza quem tem propriedade no campo a possuir armas, alegando que eles não tem defesa. É a ascensão do coronelismo, pois terão novamente seus exércitos pessoais ando tudo dos mais fracos. O homem do campo vai ter saudade de quando sua única procupação era s vagabunos ladrões de galinhas.

    Devaney Godoi

    30/11/2017 - 15h45

    Eu quis dizer “TIRANDO TUDO DOS MAIS FRACOS”, o erro foi do meu micro.

Mensageiro

11/07/2017 - 16h07

Festival de desinformação esse texto…

    Carlos

    11/07/2017 - 18h54

    Ei Mensageiro,

    Por gentileza, interessa muito seu ponto de vista.
    Queira elucidar com precisão o que significa :

    “Festival de desinformação esse texto…”

Marilene Flores

10/07/2017 - 22h16

Carlos

10/07/2017 - 18h27

Para Samuel e Miguel:

Espetacular este artigo.Canta o inimigo SIM!
O melhor de todos os artigos que já vi aqui.Socou O DEDO NA FERIDA.

E para meus compatriotas que passam por aqui :
– é urgente a todos entenderem como o sistema financeiro está sendo executado;
– todas as ditas “propinas” passaram sim e ainda passam pelo sistema financeiro,OS BANCOS DEVERIAM,ANTES DE QUAISQUER OUTROS,serem investigados e nenhum canal de TV está falando nisto;
– estão todos distraídos com as picaretagens políticas e estão esquecendo dos burocratas não eleitos > um deles este pilantra que participa de todos os governos.Esse é o cara que deve cair EM PRIMEIRO LUGAR.
– LOBISTAS bancários dentro do congresso nacional,outro absurdo.
– viralizem o máximo que puderem este artigo.Estes são os verdadeiros inimigos da nação.

Acordem! Toda a economia descendo ladeira abaixo e os bancos nadando de braçadas!
Estudem,pesquisem e compreendam a INDUSTRIA PARASITA BANCÁRIA.Este é o “verdadeiro buraco do coelho”.

CADEIA PARA HENRIQUE MEIRELLES.

No you tube >
Maria Lúcia Fattorelli > AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA
Denise Gentil > sobre questões relativas à Previdência
Os mestres do dinheiro > entendam este e muita coisa vai clarear em vossas mentes;
Confissões de um assassino econômico;

Parabéns ao Cafezinho e ao Samuel pela iniciativa.Antes tarde do que nunca.

Entendam o que está acontecendo neste país e no mundo.

Clá

10/07/2017 - 16h46

Para Samuel Pinheiro Guimarães:
Samuel: não seja ingênuo. Não há um inimigo personificado. O inimigo não é uma pessoa, é o sistema. Não adianta ficar “catando” inimigos contra os quais lutar, porque um cairá e outro surgirá. O inimigo é o sistema; são os acordos do G20, é a organização criminosa chamada OTAN, enfim, o SISTEMA. Já passamos da idade de achar que temos um inimigo personificado ou encarnado. Pergunte aos manifestantes de Hamburgo qual é a opinião deles a respeito do inimigo.

    Carlos

    10/07/2017 - 18h30

    É claro que há inimigo personificado e ele mostra no artigo com clareza estupenda, um deles!

    Vamos pessoal,vamos estudar.Compreender e afiar a percepção para o que está acontecendo.
    ACORDEM!

Lili Brown

10/07/2017 - 19h11

Fora Meirelles!! Anulacao do impeachment golpe ja! STF RESPEITEM a Constituicao brasileira e anulem este crime contra o Brasil e contra todos nos brasileiros!

João Valente

10/07/2017 - 18h31

Ministro da fazenda do Lula.

Ricardo Villas Boas Bravo

10/07/2017 - 17h46

There we go…


Leia mais

Recentes

Recentes