Menu

Golpe destrói confiança na presidência da república

No Ibope Inteligência Confiança no presidente, governo federal e Congresso Nacional é a menor em 9 anos Os brasileiros têm pouquíssima confiança no presidente da República, nos partidos políticos, no Congresso Nacional e no governo federal. Isso é o que mostra o Índice de Confiança Social (ICS), indicador calculado pelo IBOPE Inteligência a partir da […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Ibope Inteligência

Confiança no presidente, governo federal e Congresso Nacional é a menor em 9 anos

Os brasileiros têm pouquíssima confiança no presidente da República, nos partidos políticos, no Congresso Nacional e no governo federal. Isso é o que mostra o Índice de Confiança Social (ICS), indicador calculado pelo IBOPE Inteligência a partir da confiança declarada pela população em 20 instituições e em quatro grupos sociais.

A confiança na instituição presidente foi a que apresentou a variação mais expressiva: de 30 pontos em 2016 para 14 neste ano. A segunda queda mais acentuada foi na instituição governo federal: de 36 para 26. Com esses declínios, a confiança dos brasileiros nessas duas instituições fica ainda mais distante dos maiores patamares alcançados, 69 e 59, respectivamente, observados no ano de 2010.

Assim, o Índice de Confiança Social em 2017 fica em 52 pontos, mesmo patamar do ano passado (51). A média permanece estável, apesar da queda das instituições políticas, que foram compensadas pelo crescimento na confiança das Igrejas, polícia, bancos, meios de comunicação e escolas públicas.

Mais confiáveis

O Corpo de Bombeiros, que ocupa a primeira posição desde 2009, permanece no topo do ranking e registra evolução na confiança da população, passando de 83 em 2016 para 86 pontos neste ano. O mesmo movimento ocorre com as Igrejas que mantêm a segunda colocação e sobem de 67 para 72 pontos, recuperando assim o patamar de 2011.

Na terceira posição, aparece a Polícia Federal, presente no ICS desde o ano passado. Nesse período, houve evolução: de 67 em 2016 para os atuais 72. Na sequência, estão Forças Armadas (68 pontos), Escolas Públicas (63) e Meios de Comunicação (61).

O Ministério Público, instituição que integra o índice desde o ano passado, assim como a Polícia Federal, aparece na 11ª colocação, com os mesmos 54 pontos de 2016.

Dessa maneira, em 2017, o ICS das Instituições se mantém praticamente estável, variando de 48 para 49 pontos entre 2016 e 2017.

Sociedade

Outra medida do ICS é a confiança da população nas pessoas e na sociedade em geral. Neste ano, a confiança nas pessoas da família permanece praticamente a mesma do ano passado, passando de 86 para 85 pontos. Amigos, vizinhos e brasileiros, de um modo geral, seguem a mesma linha e registram pequenas variações em relação ao ano anterior.

Sobre a pesquisa

Realizado desde 2009, sempre no mês de julho, o Índice de Confiança Social (ICS) é medido em uma escala que vai de 0 a 100, sendo 100 o índice máximo de confiança. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 19 de julho, com 2.002 pessoas a partir de 16 anos, em 142 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Confira abaixo a íntegra da pesquisa:

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mensageiro

29/07/2017 - 14h51

A manchete deveria ser: Golpe abre os olhos dos brasileiros!
Afinal, tem que ser muito, muito trouxa pra acreditar na “presidência da república”…

Denise Sodré

29/07/2017 - 16h19


Leia mais

Recentes

Recentes