Menu

Golpe fez Brasil despencar no ranking mundial de “Soft Power”

Na entrevista de Celso Amorim à BBC, o repórter cita a queda do Brasil nos rankings globais de “soft power”. Então eu fui procurar e vi que, de fato, o país despencou no ranking Soft30, feito pelo USC Center of Public Diplomacy. A pontuação funciona assim: quanto menor o número, mais forte o soft power […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na entrevista de Celso Amorim à BBC, o repórter cita a queda do Brasil nos rankings globais de “soft power”. Então eu fui procurar e vi que, de fato, o país despencou no ranking Soft30, feito pelo USC Center of Public Diplomacy.

A pontuação funciona assim: quanto menor o número, mais forte o soft power do país. Em 2017, a França ultrapassou os Estados Unidos e ficou em primeiro lugar.

A causa da queda foi, segundo o próprio instituto responsável pelo ranking, o golpe de 2016, que fez a pontuação do governo descer ao fundo do poço (30 pontos).

A burguesia brasileira deve ser a mais burra do mundo, ao não prever isso: o golpe nos fez perder centenas de bilhões de dólares, prestígio, poder de barganha no mundo, além de ter ferrado com nossa indústria mais avançada, nossa estabilidade política e interrompido um processo harmonioso de redução das desigualdades sociais.

Perdermos até para a Grécia, país que enfrenta grave crise fiscal. A Grécia vem ganhando pontos em Soft Power.

Perdemos feio também para Portugal. Abaixo, alguns prints que fiz das análises do site sobre Brasil, Grécia e Portugal.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

sebastião farias

29/07/2017 - 15h32

Qual a surpresa? se esse povo alienado, analfabeto político e cidadão, passivo, egoísta e omisso que, não lê um livro por ano, não conhece ou não consulta a CF, a CE e a Lei Orgânica de seu município, para se conscientizar de seus direitos e responsabilidades e de estar preparado para discutir e se manifestar sobre temas dessa natureza, com maturidade de um BRASILEIRO QUE AMA SEU PAÍS mas, perde tempo e oportunidade na vida, para ofender a si e aos outros, limitando-se a discussão de baixo nível entre coxinhas e mortadelas.
Pessoas que parecem, perderam a noção de brasilidade e de patriotismo, pois poucos ou alguns se preocupam de fato, em analisar, discutir e fazer sugestões aos assuntos temáticos, apresentados no site.
Estamos sim, num momento muito ruim para o Brasil, pois se trata de um momento pós-democrático de baixa persseptividade pela maioria, que acha simplesmente que está tudo bem, até ser atingido e reagir, tardiamente. “Numa ditadura, o pau que bate em mortadela, baterá e doerá muito mais, nos coxinhas”.
Esses momentos de dores para todos, infelizmente, talvez tardios, fará todos cair na real e descobrirem que sozinhos, e por serem iguais em atitude, sofrerão juntos, a não ser que a razão lhes acordem desse pesadelo e, lhes diga ques somente como BRASILEIROS UNIDOS, poderão fazer frente a essa ameaça que pode se metamorfosear e durar por 21 anos. Acordem! Ninguém poderá entender o que está acontecendo com o Brasil se, não se dispuser voltar aos anos de 1930 e estudar os acontecimentos políticos, econômicos, culturais, cívicos e nacionais, bem como as mudanças e seus reflexos decorrentes da intervenção de Getúlio Vargas, ao quebrar os privilégios e alternâncias de poder até 1930, entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Após isso, você estará preparado para entender essas pessoas atuais, estão fazendo isso com o Brasil e seu povo não elitizado. A seguir e abaixo, segue nossa contribuição à sua conscientização, se quiser, e depois tire você mesmo, suas conclusões. Bom proveito e tudo pela unidade.
file:///C:/Users/S%C3%A1vio/Documents/fonseca_p._a_revolucao_de_1930_e_a_economia_brasileira.pdf ;
https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/308907/Conti-Temer-se-mant%C3%A9m-com-as-bancadas-do-bife-da-bala-e-da-B%C3%ADblia.htm?utm_source=social_monitor&utm_medium=widget_vertical ;
https://www.ocafezinho.com/2017/07/24/por-que-direita-nao-quer-que-filhos-de-pobre-estudem/ ;
https://www.ocafezinho.com/2017/07/28/setor-publico-trabalho-informal-e-por-conta-propria-responderam-por-98-dos-novos-empregos/ ;
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-03/reservas-internacionais-permitem-que-brasil-nao-negocie-com-fmi-diz ;
https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2015/09/21/controle-da-evolucao-do-endividamento-publico-brasileiro/ ;
http://www.mariliacampos.com.br/secao/12–divida-publica-fhc-60-do-pib-com-lula-a-divida-recuou-para-38-e-com-dilma-3410-do-pib;
https://www.ocafezinho.com/2017/07/25/elio-gaspari-o-fies-petista-e-o-neo-chapa-branquismo-desonesto-e-apocaliptico-da-grande-midia/ ;

Martins

28/07/2017 - 16h27

A reputação do brasil é péssima.
Lá fora o povo sabe o que acontece no brasil, não assistem a rede esgoto.

Luiz Carlos P. Oliveira

28/07/2017 - 14h42

Nosso negócio não é Soft Power. Entendemos mesmo é de Power Point. Nesse ninguém iguala o Brasil.

    Fernando

    28/07/2017 - 16h19

    Realmente, o Power Point apresentado por Lula, Dilma, Mantega, Dirceu, Palocci, Sérgio Cabral, Eduardo Paes , Eike Batista foi maravilhoso , estupendo. Só que a realidade se impôs e alguém tem que limpar as cagadas que essa turma fez !


Leia mais

Recentes

Recentes