Menu

Canhão autodestruidor do MPF vai se voltar agora para Embraer?

Na última semana, o Ministério Público Federal, um dos poucos órgãos, junto com o Judiciário, que não enfrenta problemas de caixa, resolveu partir para cima de duas jóias da coroa da economia brasileira: a Lava Jato foi para cima do Banco do Brasil, e a secretaria de cooperação internacional da PGR foi para cima da […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na última semana, o Ministério Público Federal, um dos poucos órgãos, junto com o Judiciário, que não enfrenta problemas de caixa, resolveu partir para cima de duas jóias da coroa da economia brasileira: a Lava Jato foi para cima do Banco do Brasil, e a secretaria de cooperação internacional da PGR foi para cima da Embraer.

Vamos conferir o grau de responsabilidade do MPF. Restará um fiapo de dignidade em relação aos interesses estratégicos de seu país, ou terminará de destruir tudo que resta de soberania nacional?

Pelo comportamento que teve até aqui, incluindo as conferências e visitas da PGR ao governo americano, com direito até mesmo a reunião a portas fechadas com autoridades do Departamento de Estado dos EUA (sem presença de ninguém do nosso ministério da justiça, o que é um absurdo), não dá para ser muito otimista quanto ao papel do MPF…

***

No site do MPF

MPF coopera com Moçambique em caso que apura corrupção na compra de aeronaves da Embraer

Procuradores moçambicanos vieram ao Brasil para ouvir pessoas supostamente envolvidas

A Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (SCI/PGR) intermediou a oitiva de pessoas residentes no Brasil e o envio de informações à Moçambique, para colaborar com autoridades do país africano. O material vai subsidiar a investigação que apura a suposta prática de corrupção na compra de duas aeronaves da Embraer pela empresa pública Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), entre os anos de 2007 e 2009.

Nesta semana, procuradores moçambicanos vieram ao Brasil para participar da oitiva de funcionários e ex-empregados da Embraer realizada na Procuradoria da República no Município de São José dos Campos (SP), cidade onde está localizada a sede da empresa. Os depoimentos foram tomados pelo procurador da República Angelo Augusto Costa.

A SCI/PGR também intermediou o envio às autoridades moçambicanas de informações prestadas pela Embraer em resposta ao pedido do Ministério Público do país africano. A empresa brasileira firmou acordo de leniência com os Ministérios Públicos do Brasil e de Moçambique, em fevereiro deste ano, em que se compromete a fornecer toda a informação e documentos solicitados pelas autoridades. Esse foi o primeiro acordo de leniência multilateral firmado pela PGR.

A colaboração entre os dois países é regida pela Convenção de Auxílio Judiciário em Matéria Penal entre os Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Decreto nº 8.833/2016). A PGR é uma das autoridades centrais para os pedidos em matéria penal expedidos com base na Convenção.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

SALVATORE

29/07/2017 - 18h44

O QUE UMA COISA TEM A VER COM OUTRA ??
JOIAS DA COROA ??
SO SE FOR COROA DA CORRUPÇÃO ..

FIM DAS ESTATAIS…
VENDAM TODASSSSS ESSAS EMPRESAS..
ELAS SÃO O CAIXA DA CORRUPÇÃO DOS POLITICOS…
QUER FIM DA CORRUPÇÃO… EXTERMINE AS ESTATAIS…

    Miguel do Rosário

    29/07/2017 - 19h01

    Nossa que pessoas doentes. Empresas privadas tem muito mais corrupção que estatais, porque não tem obrigação de prestar contas.

enganado

29/07/2017 - 17h28

Tomara que o ___cerJio mO(U)RO___ FODA___a muito bem a EMBRAER, aliás filial da Boeing no ___braZiUSA__ . O ___braZiUSA___não merece ter uma EMBRAER, merece mesmo é se fuder de verde , amarelo, azul e branco , com o mastro enterrado bem no rabo do ministro da facção aérea, pois mesma cassou até a medalha do BRASILEIRÍSSIMO , Genoíno. O ___cerJio mO(U)RO___ já esculhambou o SUBMARINO e as CENTRÍFUGAS, então agora chefe Villas Bôas só faltam Vcs, facção terrestre. Bom o seu servicinho secreto toma conta deste vagabundo e de sua baranga dia e noite, e então qdo chegarem sua vez , continuaram a protegê-lo???? Ou será que vai continuar apalestra do chefe da segurança do Planalto que estão sempre atento ao Brasileiríssimo , sr. Stedéli??? Pais de PORRA este aqui, é ou não é??? Me desmintam!!!! Tomara que acabe com a EMBRAER e imploda até o ITA. Governin de DIREITA.

Heber Ayala

29/07/2017 - 18h36

O que a blogosfera deve investigar em profundidade, é o que a instituiçâo como MPF, ou os procuradores recebem em troca, porque tudo o favor de estào fazendo aos EE.UU, de graça é que nao é. Muita grana deve estar rolando de parte, se nào do governo americano, pelo menos da parte das grandes corporaçoes de lá…

    Hannibal de Sousa

    29/07/2017 - 22h45

    Além de dólares, aposto que recebem um Green Card.

César Augusto Martins

29/07/2017 - 18h06

Fazendo analogia:
Se um procurador estadunidense, fizesse reunião à portas fechadas na Abin e denunciasse uma General Dynamics aqui e em outros países, seria preso por traição sumariamente…

    Valter Vilas Boas Teixeira

    30/07/2017 - 11h53

    Aqui vira herói!!!

Augusto dos Anjos

29/07/2017 - 14h55

Outra analogia:
Fosse um procurador federal estadunidense que fizesse reunião coma a Abin e partisse para cima de uma General Dynamics , seria condenado por traição sumariamente…

Miro

29/07/2017 - 13h14

Eu não trabalho na empresa
Ninguém da minha família trabalha
Nenhum dos meus vizinhos ou clientes ganham dinheiro da empresa.
Nenhum empresario da minha cidade vende ou fornece qualquer coisa a empresa.
Tô nem ai. Que fechem todas as empresa brasileiras.
Vamos comprar tudo dos estados unidos e da china.
capiche

    Miguel do Rosário

    29/07/2017 - 14h58

    ahaha, que cara “jênio”!

      Vanderlei quitete ribeiro

      29/07/2017 - 15h50

      Sim aqueles hipócritas disfarçados de bon $ menino $ de panelas em riste.. .

Reginaldo Gomes

29/07/2017 - 12h45

Baseado nas recentes vitórias do golpe no assalto ao povo , roubando-lhe a petrobras, bndes, pre-sal, clt, programa nuclear, etc; o assalto a embraer será um passeio, porque o golpe não tem adversário com força para detê-lo.
Acredito que só entendendo a inteligência golpista será possível reverter o golpe.

Trazibulo Meireles (Zibinho)

29/07/2017 - 12h44

O atentado contra a Democracia brasileira, em 2016, não pode passar incólume o MPF, um dos grandes responsáveis pelo golpe e pelo desmonte da economia nacional.
Estou cada vez mais convencido de que esta casta MPF nos moldes atuais, é incompatível com o Estado Democrático de Direito. O povo precisa ter o controle sobre as suas instituições, se almejar um país soberano, sem esses donos, como se afiguram a turminha do MPF.


Leia mais

Recentes

Recentes