Menu

Gleisi Hoffmann expõe contradições de golpistas sobre a Venezuela

Gleisi Hoffmann, presidente do PT e Mônica Valente, secretária de relações internacionais do partido, escreveram um artigo sensacional, cheio de informações que a mídia sonega sistematicamente sobre a Venezuela e seu processo político. O texto expõe, com clareza constrangedora, as contradições dos golpistas brasileiros, que se posicionam contra um processo democrático em outro país, que […]

64 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Gleisi Hoffmann, presidente do PT e Mônica Valente, secretária de relações internacionais do partido, escreveram um artigo sensacional, cheio de informações que a mídia sonega sistematicamente sobre a Venezuela e seu processo político.

O texto expõe, com clareza constrangedora, as contradições dos golpistas brasileiros, que se posicionam contra um processo democrático em outro país, que consulta o povo, enquanto avançam sua agenda autoritária aqui, sem jamais ouvir a população e as forças sociais organizadas.

O governo nascido do golpe já é, de longe, o mais rejeitado da história do Brasil. Essa é a consequência do golpe: um país instável politicamente, débil economicamente, com perdas violentas de softpower (e portanto perdas geopolíticas e econômicas). Um país que nem os próprios brasileiros nem o mundo respeita mais.

Essa é a consequência de um golpe articulado por um judiciário ensandecido de egoísmo de classe, associado a uma mídia profundamente antinacional e antipopular, que conseguiram, de alguma forma, assumir o controle, via chantagem e pressão, sobre os setores mais corruptos da política parlamentar.

É um alívio constatar que o PT se posicionou de maneira firme em favor da democracia venezuelana. E um exemplo para outros partidos.

No site da Rede Sustentabilidade, quase só há notícias sobre Marina: Marina Silva apoia isso, Marina Silva apoia aquilo.

No site do PSOL, não encontrei nada sobre a Venezuela – se houver alguma coisa, me avisem. Mas descobri, após consulta ao Google, que uma das correntes do PSOL, a CST, é violentamente antichavista e contra a Constituinte. Não por menos, sua posição ganhou destaque – ontem – no blog de Lauro Jardim, da Globo.

O Cafezinho, naturalmente, apoia que a Venezuela saia da crise pela via democrática, consultando os cidadãos. Por isso, apoia o governo eleito do país e as soluções democráticas que vem adotando.

Eu só faria uma observação crítica a Gleisi Hoffmann, que estendo a todos os parlamentares da esquerda. A mesma energia que investem para produzir e publicar artigos na Folha, poderiam usar para produzir e publicar na mídia não-corporativa. Não sou contra publicar artigos na mídia corporativa. A esquerda tem de se comunicar mais e melhor com todos os públicos.

Mas observem bem: é preciso se comunicar com TODOS os públicos.

Produzir e publicar artigos na mídia não-corporativa seria uma maneira sincera de valorizar os veículos que constituem a única resistência concreta, diária, para a distopia totalitária midiático-judicial para a qual o golpe vem nos empurrando.

De resto, trata-se, como já disse no início do post, de um belíssimo petardo contra as contradições dos golpistas. A democracia tem de ser defendida aqui e lá fora. É preciso, portanto, defender a Constituinte venezuelana e Diretas Já no país. É um petardo tão bom, aliás, que eu repito as críticas que fazia à Dilma: por que não fazer isso todos os dias? Por que não apostar pesado na inteligência, a única arma que os golpistas jamais poderão nos roubar?

***

Convocar o povo para decidir seu futuro

Por Gleisi Hoffmann e Mônica Valente
30/07/2017 02h00

Adeptos da tática \’black bloc\’ fazem barreira de escudos em manifestação opositora na capital venezuelana
A convocação de uma Constituinte na Venezuela tem sido motivo de crítica por parte da oposição do país e do governo sem credibilidade e sem voto do Brasil.

A votação deste domingo (30) naquele país escolherá representantes regionais e de vários setores profissionais, entre eles pescadores e empresários, estudantes e trabalhadores urbanos e rurais, pessoas com deficiência e aposentados.

Mais de 52 mil venezuelanos se inscreveram para concorrer às 500 cadeiras, segundo o Conselho Nacional Eleitoral. O que há de ditatorial num escrutínio direto? Voto é voto, regional, setorial ou nacional.

A Assembleia tratará de temas diversos, como a formulação de um acordo de paz entre governo e oposição, um novo e fundamental modelo para acabar com a dependência do petróleo sobre a economia local, a consagração de direitos sociais, democracia participativa, modificações no sistema judicial, a identidade pluricultural, os direitos da juventude e até medidas para proteção ambiental.

Todas as mudanças terão de ser posteriormente aprovadas em referendo pela população. Mais uma decisão popular, o que parece não ser do agrado do governo ilegítimo do Brasil.

Ao convocar o povo para decidir sobre seu próprio futuro, o presidente Nicolás Maduro afrontou os interesses de quem, invariavelmente, se posiciona contra o uso dos recursos do petróleo na área social.

O governo Maduro, como todas as gestões, tem erros e acertos. Pode-se gostar ou não dele, mas foi eleito pelo voto popular, tem mandato até 2018, como era o de Dilma.

Há pelo menos dois anos, resiste aos golpes da oposição, a qual iniciou um violento processo de desestabilização política que mergulhou a nação no caos. Assim, os opositores de Maduro alimentam uma polarização que deixou mais de cem mortos, de ambos os lados.

Nós, do PT, desejamos que essas divergências possam ser dirimidas de forma pacífica. Outros, infelizmente, apostam no isolamento da Venezuela e no acirramento de seu conflito interno.

Nicolás Maduro não personifica os fardados de alta patente que assombraram nosso continente nos anos 1960 e 70. Seu partido venceu 17 das 18 eleições desde 1998, quando Hugo Chávez ganhou pela primeira vez a Presidência.

Suas atitudes, inclusive, contrastam em muito com a atual experiência de alguns vizinhos latino-americanos, que viram a democracia ruir após golpes parlamentares ou judiciais patrocinados pela união entre as elites econômicas e os partidos conservadores.

O plebiscito organizado pela oposição recentemente não seria possível em uma ditadura sanguinária, conforme seus detratores afirmam que é o governo de Maduro.

A exemplo do que ocorre em outros locais, a elite venezuelana também não quer dividir o bolo com os mais pobres, algo representativo da herança cultural e da colonização dos povos do continente. No entanto, precisará de votos para impor sua agenda diante do governo Maduro.

Aqueles que, aqui no Brasil, clamam por democracia na Venezuela deveriam começar a clamar por democracia também no nosso país, uma vez que ela foi usurpada por um golpe parlamentar que arrancou uma presidenta inocente e legitimamente eleita e que mantém no poder um corrupto comprovado, com altíssima rejeição popular.

Antes de bisbilhotar na casa dos outros, cuidemos da nossa. Na Venezuela, como no Brasil, a solução é o voto.

GLEISI HOFFMANN é senadora (PT/PR) e presidenta do PT. Foi ministra da Casa Civil (governo Dilma)

MONICA VALENTE é secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fernando

02/08/2017 - 08h39

Esse site é “o cafezinho vermelho”…sem dúvidas.
Um pãozinho com mortadela vai bem pra acompanhar.

    Miguel do Rosário

    02/08/2017 - 09h33

    hum, delícia

Marcelo

01/08/2017 - 19h42

Mas não se trata de numero de eleições em numero de anos. Se trata de não cancelar eleições quando se tem baixa popularidade. Se trata de nao criar regras esdruxulas para mudar a relação um cidadão, um voto. Se trata de não tratar a democracia com um cinismo gramcista, tao obvio e primário, que me admira que ainda engane pessoas em pleno século 21.

Marcelo

01/08/2017 - 11h08

Ué, por que não realizam as eleições regionais adiadas por mais de um ano? Confuso, né não?

    Miguel do Rosário

    01/08/2017 - 11h31

    Pô. Venezuela teve 21 eleições em 20 anos. Quer mais eleição que isso?

      Marcelo

      01/08/2017 - 19h43

      Mas não se trata de numero de eleições em numero de anos. Se trata de não cancelar eleições quando se tem baixa popularidade. Se trata de nao criar regras esdruxulas para mudar a relação um cidadão, um voto. Se trata de não tratar a democracia com um cinismo gramcista, tao obvio e primário, que me admira que ainda engane pessoas em pleno século 21.

Bruno Machado

01/08/2017 - 01h08

Uma verdadeira constituinte seria salutar, mas deveria respeitar a proporcionalidade populacional, cada pessoa um voto. Neste caso porém parte dos votos virão do povo e parte de movimentos sociais (controlados por Maduro).. sendo assim os membros dos movimentos sociais, mesmo sem terem sido eleitos por ninguém, terão poder mil vezes maior que o cidadão comum.. isso irá distorcer totalmente o resultado, fazendo com que Maduro sempre ganhe, ou seja, um ditador
Parabéns pela iniciativa do site de levantar a discussão.

    Miguel do Rosário

    01/08/2017 - 07h14

    ué, mas o voto distrital que a direita prega no Brasil não é proporcional. Aliás, eleição legislativa, em lugar nenhum do mundo, é “uma pessoa um voto”.

      Marcelo

      01/08/2017 - 19h49

      Ok, mas uma cidade de 2.000 habitantes eleger o mesmo numero de constituintes que outra de 200.000 me parece um pouco exagerado. Essa forma de distorcer regras democráticas a seu bel interesse demonstra o nível de desonestidade intelectual do atual governo venezuelano.

Luiz da Silva

31/07/2017 - 10h07

Quando um povo vem aqui dizer que o socialismo não deu certo em Cuba, na Coréia do Norte, na Venezuela, eu pergunto: e o sistemas capitalistas conservadores, ditatoriais ou não, deram certo no Brasil, na América Latina, no Sudeste Asiático, na India, Paquistão, em toda a África,…onde se produziram e continuam se reproduzindo milhões de miseráveis, seres humanos como nós, onde milhares de crianças morrem de fome DIARIAMENTE, onde o trabalho escravo ainda vige em pleno século XXI, onde uma parcela ínfima da população concentra quase toda a riqueza produzida pelo restante, onde a “democracia” desses países periféricos é manipulada politicamente para atender os interesses econômicos de meia dúzia ricos? Bem, isso é chamar de “dar certo”, então vocês tem toda a razão.

Luiz da Silva

31/07/2017 - 09h29

A Venezuela pelo menos chama o povo para discutir as questões nacionais, enquanto aqui empurram goela abaixo reformas trabalhista e da previdência, que o povo repudia. Depois ainda chamam o Maduro de ditador…

Vera Ssntos

31/07/2017 - 08h02

A Venezuela não é uma democracia, é uma ditadura imposta desde o governo chavista. Apoiar um governo deste é demonstrar claramente o que se pretende fazer aqui no Brasil. A senadora Gleisi deveria ter vergonha de defender um governo deste. Aqui no Brasil estamos passando pelas agruras plantadas pelo PT. Quem escolheu Michel Temer também foi o PT. Ele não era o vice da Dilma. São um dos farinha do mesmo saco. Nós, o povo, é que estamos perdidos!

    Miguel do Rosário

    31/07/2017 - 10h17

    Ditadura com eleições constantes, como isso é possível? Ditadura é o Brasil, onde houve golpe de Estado para derrubar uma presidenta eleita.

    João Carlos

    31/07/2017 - 11h47

    Vendo seu comentário, só posso chegar a algumas conclusões:
    A) Não costuma ler O Cafesinho (e outros sites similares da Internet)
    B) Consequentemente, não tem informações que lhe permita raciocinar politicamente
    C) Por este motivo sua cabeça foi envenenada, e v. foi feito de idiota pela Globo & CIA iiiiiiiLimitada (todo o resto da Mídia, TVs, revistas tais como Veja, etc), e >>>>>>>> votou no Aécio >> (sem comentários)
    D) Por causa da falta de informação realmente esclarecedora v.é feito de idiota pela Globo & CIA iiiiiiLimitada, e >>>>>>> idolatra Moro e outros “deuses”
    E) OOOUUUUU >>> É profissional da contra informação, trabalha para o sistema Globo & CIA iiiiiiiiLimitada
    Por favor, em caso de A, B, C, ou D, não o chamo de “coxinha”. Você é um brasileiro vítima da Globo & CIA iiiiiiiiiiiiLimitada

      Rafaela

      31/07/2017 - 14h56

      Então só quem lê “o cafezinho” é atualizado e conhece a realidade? Difícil argumentar com gente que só tem uma fonte de informação. Seja quem só se informa pela globo, seja quem se informa pelo “cafezinho”.

      Triste!

Nazario Bento

31/07/2017 - 07h57

Os canalhas usamericanos e seus cães sabujentos da América Latina vão cometer qualquer crime para desqualificar a eleição da Assembleia Constituinte da Venezuela, pois a assembleia é exemplo para outros países vítimas dos crimes e golpes patrocinados pelos eua, e por isso não pode dar certo. Graças à Deusa a Venezuela tem Presidente, Forças Armadas e STF ao lado do povo e da nação, ao contrário do nosso triste Brasil.

a.ali

30/07/2017 - 23h08

“Viva a Revolução Bolivariana!”

LUIZ FELIPE OITICICA MACHADO

30/07/2017 - 21h41

Não se esqueçam de que o PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) também tem se posicionado firme e consistentemente a favor das eleições para a nova Constituinte na Venezuela. E contra os esforços dos movimentos golpistas que insistem em tomar o poder na marra, como é de sua tradição.
VIVAM A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA E OS TRABALHADORES DA VENEZUELA.

João Carlos

30/07/2017 - 15h20

Vendo os comentários dos abaixo citados (se não se escondem em pseudônimos)
Marcio Pinós, Carlos Maia, Carlos Roberto Ariolli, Rodrigues San, Gus, Andréa Vilela, Sergio Gomes, Marcus Valeria, Reinaldo Chaves Rivera,
Só posso chegar a algumas conclusões:
A) Não costumam ler O Cafezinho (e outros sites similares da Internet)
B) Consequentemente, não têm informações que lhes permitam raciocinar politicamente
C) Por este motivo suas cabeças foram envenenadas, e foram feitos de idiotas pela Globo & CIA iiiiiiiLimitada (todo o resto da Mídia, TVs, revistas tais como Veja, etc), e >>>>>>>> votaram no Aécio >> (sem comentários)
D) Por causa da falta de informação realmente esclarecedora são feitos de idiotas pela Globo & CIA iiiiiiLimitada, e >>>>>>> idolatram Moro e outros “deuses”
E) OOOUUUUU >>> São profissionais da contra informação, trabalham para o sistema Globo & CIA iiiiiiiiLimitada
Por favor, em caso de A, B, C, ou D, não os chamem de “coxinhas”. São brasileiros vítimas da Globo & CIA iiiiiiiiiiiiLimitada

Jose Fernando Lopes

30/07/2017 - 15h06

‘ SEJAMOS O PESADELO DOS QUE ROUBAM NOSSOS SONHOS ” – COMANDANTE CHE!

Haadok P’Jam

30/07/2017 - 13h05

Interessante é que os golpistas daqui não querem que tenha eleições diretas aqui e nem na Venezuela.
Esta é a “democracia” que eles conhecem.

    Baby Siqueira Abrão

    30/07/2017 - 18h30

    Ei, cara, por onde vc tem andado? Ursa Maior? Porque no sistema solar até os neutrinos sabem que haverá eleições em 2018 no Brasil e na Venezuela, se a direita fascista não interferir com a violência costumeira.

Itapua Olga

30/07/2017 - 15h13

A doenca e sua Pinos,cretino.! Pensando que Brasil e democratico com uma diteita honesta.kklkkkkl

Itapua Olga

30/07/2017 - 15h11

Reinaldo vai pra USA lamber as botas de Trump ! Reinaldo Chaves,porco fedorento e fascita !

Marcio Pinós

30/07/2017 - 15h09

é….é só a esquerda sendo esquerda,….é uma espécie de doença,tipo esquizofrenia,nega os fatos e a realidade,vive num mundo paralelo…onde venezuela é exemplo de democracia,cuba primeiro mundo,o socialismo deu certo,mesmo que tenha fracassado em todos os lugares do mundo…mas meu respeito aos sinceros,não fica na conversinha de democracia,novo socialismo,,bla,bla…assume que é ditadura mesmo e deu…

    Leonel Gibulo

    30/07/2017 - 16h25

    vc não conhece nem a política do Brasil..tá falando de Cuba…..faça me um favor….estude um pouco….tem muitas informações sobre o assunto…irá te fazer bem…

    Marcio Pinós

    30/07/2017 - 18h13

    sim….cuba é primeiro mundo…maduro deve ganhar esse ano o premio nobel da paz,venezuela é sim uma democracia…socialismo deu certo em todos os lugares ,…elvis NÃO morreu…ta bom pteba??….não é doença fica tranquilo….sqn…kkkk

Vanusa Abreu

30/07/2017 - 14h27

Aposto que todo esse furdunço na Venezuela,além de desestabilizar o país,é também pra desviar a atenção do mundo sobre o Brasil….a impresa cobre e analisa a situação na Venezuela enquanto no Brasil os golpistas agem calmamente contra os brasileiros…nem os golpistas achavam que seria tão fácil derrubar uma presidenta no Brasil…todos os dias eles devem acordar sorrindo de orelha a orelha….

Jair ferreira

30/07/2017 - 11h22

A rede globo fez durante todos esses anos e diariamente propaganda de ódio, ao estilo das propagandas de ódio ao povo judeu da alemanha nazista. Completamente sem sentido? Visto a realidade econômica, ao patrimônio do ex presidente Lula e a implementação ao combate à corrupção. Virou pelo avesso populações inteiras, desprovidas de inteligência lógica. A mesma coisa que levou da insamidade a morte milhões de pessoas a ww2. É preciso criar meios de combater esse grande mal que destruiu o Brasil sem enfraquecer nossa liberdade de imprensa.

Andre Gruber

30/07/2017 - 14h22

Coerência … Simples assim … A turma da novela que curta sua própria ignorância dos fatos …

Antonio Walter Pacheco Pacheco

30/07/2017 - 14h13

Voto popular não é problema, é solução.

Carlos Maia

30/07/2017 - 14h10

Essa mulher descarada, a canalha que preside a facção vermelha criminosa que deixou de ser partido político, devia escrever sobre o cara que ela dorme, safado acusado de roubar os fundos de pensão dos velhos aposentados hoje passando fome.
Essa mulher é o maior deboche, escárnio na política, cínica, cara de pau, descarada.
Dorme com o canalha que destruiu milhares de vidas, acusado de roubar mais de 100 milhões de reais dos fundos de pensão, estava na cadeia, e saiu, o que quer dizer que logo estará de volta pra cumprir pena, e ela conduzindo a facção vermelha criminosa que assaltou os cofres públicos do Brasil!

    Carlos Roberto Ariolli

    30/07/2017 - 14h42

    Não vejo a hora da “Amante” e o “Corno” irem pra trás das grades, juntos com o “Sapo Barbudo”

    Mariangela Monteiro

    30/07/2017 - 14h57

    Você merece o governo que tem.

    Carlos Maia

    30/07/2017 - 15h11

    O sra merece o castigo pelos males deixados pelos seus bandidos vermelhos.
    Diferente da sra, conivente com bandidos, eu quero todos na cadeia, todos do PMDB, PSDB, PP, Rede, obque for de organização criminosa.
    Já a sra, composta fedorenta, quer os seus bandidos preferidos sentados na cadeira do Palácio do Planalto, pra terminar de transformar o Brasil na maior Venezuela das Américas.
    A sra defende o bandido condenado a 10 anos de cadeia, e o seu país que se exploda!
    Parasita doutrinada por ignorância e falta de discernimento!

    Carlos Maia

    30/07/2017 - 15h13

    Usar frases religiosas em seu perfil, não a livra dos males do mundo, principalmente os deixados pelos bandidos que a sra idolatra, ja que a sra protege os canalhas roubando o seu país, criminosos que matam milhares pela corrupção generalizada que meteram o Brasil.
    Quem defende bandidos, também é bandido!

    Carlos Maia

    30/07/2017 - 16h06

    Dona Rejane Carvalho, a sra como toda fascista, comunista fedorenta, acusa os outros o que a sra é. Acusar de fake, sem mostrar a cara, mostra o porque a sra defende bandidos, porque também é do meio.
    Bota uma foto aí no seu perfil, não se preocupe com a sua falta de afeição, aqui ninguém quer pegar ninguém, estão, mostra o horror que és sem medo!

    Carlos Maia

    30/07/2017 - 16h08

    Esse da foto, sou eu, porque me esconder se não sou bandido?

    Leonel Gibulo

    30/07/2017 - 16h10

    vc deve ser aquele tipo ordinário preconceituoso frustrado analfabeto político,ou simplesmente covarde….

    Leonel Gibulo

    30/07/2017 - 16h12

    tristeza ver alguém ser tão resistente a história…….

    Leonel Gibulo

    30/07/2017 - 16h21

    Carlos Maia com esse pensamento de revoltadinho não ajuda nada em seus comentários,porque não some…..se vc não é nada…….poque debater,não faz sentido

    Rodrigues San

    30/07/2017 - 16h50

    Gleisi Hoffmann .Só marquei pra vc ver o tamanho do processo… E ah! Ela é advogada viu?

Gus

30/07/2017 - 11h06

A amante da Odebret defendendo um bandido ditador eleito com mais de R$30 milhões roubados da Petrobras, repassados pela Odebretxh para os marreteiros do PT. Tudo confirmado pelos envolvidos.. Nemhuma palavra da petista sobre isso?

Andréa Vilela

30/07/2017 - 13h59

Café pequeno,a distorção do fato sempre convem!
No delírio de poder petisca existe até uma secretária de assuntos internacionais do partido…, vejam só a ganância de poder dos CorruPTos, o sonho de uma América latina bolivariana

    Greg Vallim

    30/07/2017 - 14h10

    Agora conta pra gente qtas vezes vc já votou no Aécio neves na sua vida ????

    Sergio Gomes

    30/07/2017 - 14h16

    Greg Vallim, se ele votou foi apenas uma vez, o que não é o seu caso, pois vota e idolatra ladroes condenados. Vai comer sua ração de mortadela recheada com alfafa vai.

    Itapua Olga

    30/07/2017 - 15h07

    E Aeciobe ladrao e assassino nao condenado por os mesmos corruptos que condenaram Lula
    Sergio Gomes,seu jumento ignorante e vendido a direita !

    Andréa Vilela

    30/07/2017 - 15h48

    Fake são as intenções do PT

    Marcus Valeria

    30/07/2017 - 15h53

    e você acha que Partido dos Trabalhadores existe apenas um e somente no Brasil? Acorda Alice!

    Andréa Vilela

    30/07/2017 - 15h56

    Estou me referindo a esse corrupto que você conhece muito bem

    Andréa Vilela

    30/07/2017 - 15h58

    Vai te catar com seus pares!

    Leonel Gibulo

    30/07/2017 - 16h08

    vc deve ser analfabeta política,estude um pouco mais,e pare de falar besteira em rede…..

    Andréa Vilela

    30/07/2017 - 16h10

    E vc? Da aula de hipocrisia & corrupção?

    Leonel Gibulo

    30/07/2017 - 16h19

    Andréa Vilela vc é filha d político? vc fala como eles…..kkkk……não é do PSDB não né……..

    Andréa Vilela

    30/07/2017 - 16h21

    ?ou fio não sou não. ..

    Andréa Vilela

    30/07/2017 - 17h19

    Não mesmo , TODOS LADRÕES

    Andréa Vilela

    30/07/2017 - 17h23

    Não sou Hipócrita, não defendo ladrão, não voto na Cleptocracia

Paulo L Maia

30/07/2017 - 13h53

Nem ladrões de merenda.

Adriano Santana Silva

30/07/2017 - 13h51

~venezuela~

Reinaldo Chaves Rivera

30/07/2017 - 13h51

Reinaldo Chaves Rivera

30/07/2017 - 13h50

… Comunistas criminosos sempre protegendo seus iguais !!!

    Leonel Gibulo

    30/07/2017 - 16h15

    pare de ser ridículo,seu analfabeto político…..vc não sabe nada de comunismo…..vc não sabe nada de política,oque fica debatendo sem ter informações,pare de se expor seu ridículo…..

Roberto Oliveira

30/07/2017 - 13h45

Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México, são os quintais para os EUA. E dizem que na Venezuela tem ditadura do Maduro. Vão ser vira latas na PQP, bando de latinos lambe botas de americano.


Leia mais

Recentes

Recentes