Menu

PF começa a denunciar (tardia e oportunisticamente) mentiras da Lava Jato

[O texto abaixo é a segunda edição do Cafezinho Spoiler de hoje, um serviço gratuito do blog, por email. Clique aqui para assinar.] *** A Polícia Federal libertou-se, aparentemente, do encantamento doentio com que a Lava Jato lhe mantinha aprisionada. Reportagem de capa da Folha revela que a PF fez sérias denúncias contra as “delações” […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[O texto abaixo é a segunda edição do Cafezinho Spoiler de hoje, um serviço gratuito do blog, por email. Clique aqui para assinar.]

***

A Polícia Federal libertou-se, aparentemente, do encantamento doentio com que a Lava Jato lhe mantinha aprisionada. Reportagem de capa da Folha revela que a PF fez sérias denúncias contra as “delações” da Odebrecht: de que não vem acompanhadas de provas, são contraditórias entre si ou com depoimentos anteriores, trazem materiais repetidos, etc. Seria um bom sinal, não fosse tão tardio, ou seja, não viesse depois do golpe. É mais uma prova de que o Planalto, após cortes brutais de orçamento, e remanejamentos internos, conseguiu retomar o controle político sobre a Polícia Federal.

A operação da semana passada, no entanto, que prendeu o ex-presidente do BB, Aldemir Bendine, mostra que o governo federal talvez permita que apenas as operações que não lhe afetem diretamente avancem. Neste caso, seria sinal de que o governo continua materializando a profecia de Jucá – de maneira bem sucedida – de “estancar a sangria”. Possivelmente, até estimulem um ou outra loucura da “república de curitiba”, desde que os “meninos” se limitem a atacar o PT.

É também mais um sinal de que o status quo cansou da Lava Jato, porque esta já teria cumprido sua missão: derrubar o governo eleito e empossar golpistas dispostos a implementar um programa neoliberal, inescrupulosos e autoritários o suficiente para levar reformas adiante sem dialogar com a sociedade, e na contramão de uma rejeição crescente.

Ainda na Folha, há uma pesquisa que revela mais do que ela própria diz. Segundo o Datafolha, 65% dos brasileiros querem a saída de Temer e apenas 30% acham que ele deva terminar o mandato. Entre os “assinantes da Folha”, todavia, 43% querem que Temer permaneça. É uma maneira do jornal dar seu recado: Temer fica. Um anúncio gigante do governo federal na capa do site da Folha (ver imagem acima) ajuda a explicar as razões do jornal.

No Fantástico de domingo, a Globo deixou claro também que suas “denúncias” contra Temer são apenas um jogo para engambelar a opinião pública e não deixar que a rejeição a Temer lhe prejudique comercialmente. A peça sobre Temer ouve apenas os aliados do presidente. A Globo é Temer. A história de que a Globo quer “derrubar” Temer é a narrativa que o próprio grupo quer ver circulando, enquanto amplia o seu apoio ao presidente nos bastidores.

Bolsonaro resolveu mudar de partido. Vai sair do PSC (Partido Social Cristão), por brigas internas com o pastor Everaldo, e migrar para o PEN (Partido Ecológico Nacional), o qual vai mudar seu nome para Prona, que era o partido do falecido Eneias. Bolsonaro sai de uma legenda com 10 deputados para outra de 3. Está diminuindo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Julio Vernier

31/07/2017 - 22h10

Sempre que leio estas matérias escritas por babaca que se autodenominam jornalistas A VONTADE QUE DÁ É MANDAR ESTES OVÁRIOS TOMAR NO CÚ.
OTÁRIOS .

Luiz Carlos P. Oliveira

31/07/2017 - 13h20

Nossa! Essa notícia é um chute no saco dos coxinhas que tem frisson ao atacar o Lula. Resta saber se eles, depois disso, acreditam ou não na Folha. Afinal, até agora, para eles, tudo que a Folha diz é verdade. Mas como coxinha só acredita no que quer, acho que vão, desta vez, dizer que a PF está mentindo. Vai uma aposta aí?

LUIZ TAVE

31/07/2017 - 11h11

SO` A MINISTRA CARMEN LUCIA , NAO PERCEBEU AINDA QUE A LAVA JATO ESTA` DESTRUINDO PESSOAS, EMPRESAS , E O PROPRIO JUDICIARIO , A LAVA JATO HOJE E` O PROPRIO OBJETO A SER INVESTIGADO , TUDO ISSO VAI SER DESCOBERTO, ASSIM COMO A MIN DEMOROU A RECONHECER QUE A PALAVRA PRESIDENTA E` COMUM DE DOIS GENEROS !


Leia mais

Recentes

Recentes