Menu

Pesquisa mostra que Lula cresceu após condenação de Moro

(O gráfico acima mostra eventual segundo turno presidencial entre Lula e Bolsonaro) No portal da CUT CUT-Vox: Com 53% das intenções de voto, Lula ganha em todos os cenários no 2º turno de 2018 Intenção de voto em Lula cresce nos dois turnos de 2018, apesar da condenação de Moro. Escrito por Marize Muniz • […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(O gráfico acima mostra eventual segundo turno presidencial entre Lula e Bolsonaro)

No portal da CUT

CUT-Vox: Com 53% das intenções de voto, Lula ganha em todos os cenários no 2º turno de 2018

Intenção de voto em Lula cresce nos dois turnos de 2018, apesar da condenação de Moro.

Escrito por Marize Muniz • Publicado em: 04/08/2017 – 09:43
Última modificação: 04/08/2017 – 11:59

A nova rodada da pesquisa CUT-Vox Populi, realizada entre os dias 29 e 31 de julho, mostra que o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto para presidência da República no segundo turno nos quatro cenários pesquisados: contra Jair Bolsonaro (PEN-RJ) ou João Doria (PSDB-SP), Lula alcança 53% das intenções de voto; se os candidatos forem Geraldo Alckmin (PSDB-SP) ou Marina Silva (Rede-AC), Lula bate ambos com 52% dos votos.

Nesses cenários imaginados pela pesquisa, Bolsonaro teria 17% dos votos. Já Alckmin, Doria e Marina alcançariam, no máximo, 15% do total de votos, cada um.

Lula é o melhor presidente que o Brasil já teve para 55% dos brasileiros.

Aumenta intenção de voto espontânea em Lula

A intenção de voto espontânea em Lula também aumentou depois que o juiz Sérgio Moro condenou o ex-presidente, sem nenhuma prova, por crime de corrupção passiva no caso do tríplex do Guarujá. Em junho, antes da sentença, 40% dos entrevistados disseram que votariam no ex-presidente. No fim de julho, o percentual aumentou para 42%.

Para Marcos Coimbra, diretor do Instituto Vox Populi, vários dados pesquisa podem explicar porque Moro não acabou com as intenções de voto positivas no ex-presidente.

“Um deles, muito importante, é que, para 42% dos entrevistados, Moro não provou a culpa de Lula no caso do tríplex do Guarujá. Para 32%, Moro provou e, outros, 27% não souberam ou não quiseram responder”.

No cenário em que os entrevistados não recebem cartela com nomes e citam espontaneamente em quem pretendem votar para presidente da República em 2018, o segundo colocado é Bolsonaro, com 8% das intenções de voto.

Marina vem em terceiro, com 2%; e, embolados com apenas 1% dos votos aparecem Moro (sem partido), Ciro Gomes (PDT-CE), Joaquim Barbosa (sem partido), Doria, Fernando Henrique e Alckmin.

Aécio Neves (PSDB-MG) zerou novamente, como havia zerado em junho, após as denúncias de corrupção feitas pela PGR – Procuradoria Geral da República.

Intenção de voto estimulada

No cenário em que a intenção de voto foi estimulada com Alckmin, o tucano atinge 6% das intenções de voto e Lula, 47%. Bolsonaro tem 13%, Marina, 7%, e Ciro, 3%.

Na estimulada com Doria, Lula tem 48% das intenções de voto, Bolsonaro manteve os 13%, Marina subiu para 8% e o prefeito de São Paulo empatou com Ciro Gomes, com 4%.

“O pessimismo dos brasileiros com o momento econômico e político atual e o descrédito no governo Temer, aliados as lembranças de um passado recente de que a vida era melhor nos governos do PT, ajudam a explicar porque as intenções de voto no presidente Lula são as que mais crescem em todos os cenários da pesquisa”, analisa Coimbra.

Segundo ele, outros dados da pesquisa CUT-Vox, ajudam a entender essa tese. Um deles é o aumento de 49% para 55%, entre junho e julho deste ano, do percentual de entrevistados que apontam Lula como o melhor presidente que o Brasil já teve – o outro nome lembrado é o de Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP), com 15%.

Além disso, 58% dos brasileiros consideram Lula um bom administrador, 65% dizem que ele é trabalhador e 61% afirmam que a vida melhorou nos 12 anos de governos do PT.

Já o presidente da CUT, Vagner Freitas, ressalta que o pessimismo dos brasileiros com o governo Temer vem aumentando rapidamente mês a mês por causa do desemprego recorde – mais de 13,5 milhões de trabalhadores estão desempregados – e das medidas de arrocho salarial, previdenciário e social.

Para Vagner, isso explica dados da pesquisa como os de que, com Temer, a vida piorou para 61% dos entrevistados – em junho o percentual era de 52%.

Aumentou também o pessimismo e a descrença quanto a capacidade de Temer de controlar a inflação – em junho, 62% achavam que a inflação ia aumentar. Em julho, esse percentual pulou para 75%. Cresceu também o percentual dos que acham que vai aumentar o desemprego no Brasil – de 68% em junho para 72% em julho.

“O povo quer votar em quem tem compromisso com a classe trabalhadora tanto para voltar a ter uma vida melhor, quanto para reverter as medidas que Temer tomou para acabar com a CLT e a aposentadoria, entre tantas outras desgraças desta gestão golpista”, conclui Vagner.

A pesquisa CUT/Vox Populi, realizada nos dias 29 e 31 de julho, entrevistou 1999 pessoas com mais de 16 anos, em 118 municípios, em áreas urbanas e rurais de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior.

A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Gráficos: Carta Capital

A íntegra da pesquisa pode ser vista aqui.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Claudio Freire

04/08/2017 - 14h35

Miguel, tenho uma grande preocupação. Se você notar, a intençao de voto estimulado no Lula é pouco superior à intenção de voto estimulado no Lula.
Ou seja, aumenta pouco o número de votantes no Lula, se comparado aos que votam com certeza. Isto, para mim, mostra que Lula está no teto das intenções de voto a ele.
De um lado, devemos considerar que é praticamente certo que Lula será condenado em 2ª instância, e será inabilitado para participar da eleição. De outro lado, mesmo que não seja inabilitado, acho que ele está no teto.
Ou seja, o cenário é dificílimo. Os golpistas não estão aí para brincadeira não.

darcy

04/08/2017 - 13h36

Está acontecendo um fenômeno interessante, tão óbvio, que custa crer que ainda não foi percebido por esse ” cidadão acima de qualquer suspeita”, Moro, se bem que sutileza e inteligência não são atributos desse juizeco: se Lula ultrapassar essa nova barreira judiciária e outras, e mais outras que vão lhe impor como uma verdadeira corrida de obstáculos, tentando impedir sua caminhada vitoriosa rumo a 2018, será o presidente perfeito para o Brasil no quesito investigação, como nunca foi exigida antes a qualquer candidato a Presidente. Aí, o “gênio” de Curitiba ficará no tal mato sem cachorro, sinuca de bico e que tais. Aliás, pensando bem, ele não, e sim os que vão julgar Lula em outra instância: terão que condená-lo a qualquer preço, cassá-lo, esmagá-lo, contanto que ele não possa se candidatar ( e se eleger) em 2018. É o que se chama, o sapo barbudo virou uma batata quente nas mãos desses implacáveis justiceiros que, após o golpe, ou por ele criados, estão infestando o Brasil.


Leia mais

Recentes

Recentes