Novos desafios do Cafezinho e o reforço da equipe – O Cafezinho

O Cafezinho

sexta-feira

11

agosto 2017

16

COMENTÁRIOS

Novos desafios do Cafezinho e o reforço da equipe

Escrito por , Postado em Colunistas, Redação, Wellington Calasans

Novos desafios do Cafezinho e o reforço da equipe

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho, na Suécia

Foto: Arquivo/O Cafezinho

O Cafezinho tem trabalhado cada vez mais na produção de conteúdo próprio. Sem a pretensão de divulgar uma “TV Cafezinho”, temos ampliado o número de vídeos, reportagens e entrevistas exclusivas. Sair da agenda do PIG e plantar sementes para a construção de uma sociedade mais sadia e um país mais igual é a nossa humilde colaboração para um Brasil melhor.

Atento às novas necessidades de comunicação e preocupado em ampliar o universo de informações independentes sobre o Brasil, O Cafezinho estreou recentemente um serviço em inglês “Slating News”. Artigos produzidos originalmente em inglês ou traduzidos do português para que mais e mais pessoas saibam o que realmente se passa no “Brazil” do golpe.

Vamos manter e ampliar o que já tem sido feito desde o nascimento do blog. No ano passado aumentamos os quadros da nossa equipe de colunistas em textos e vídeos. Os resultados foram animadores. Alguns já são parados nas ruas pelo público que segue o nosso trabalho. Longe de ser vaidade, avaliamos que este é o melhor caminho a trilhar: comunicar para muitos.

Seguindo essa lógica, quando falamos em pesquisa de opinião pública, praticamente todas elas apontam a educação e a saúde como prioridades da nossa sociedade. Por isso, em inglês e português, vamos oferecer mais conteúdo sobre estas duas importantes vertentes.

Um dos novos reforços da nossa equipe é o cientista brasileiro, Professor Dr. Antonio Ponce de Leon, especialista em bioestatística que atua na UERJ e Instituto Karolinska da Suécia. Ponce vai produzir regularmente artigos e vídeos em português e inglês.

Há exatamente nove meses, Antônio Ponce foi entrevistado em Estocolmo pelo nosso blog. Reveja a entrevista onde boa parte da tragédia vivida hoje no Brasil foi anunciada por ele, com base na comparação entre a política neoliberal de Temer e os dados estatísticos de países europeus que aplicaram as mesmas políticas.

Um pouco mais sobre o nosso novo colunista, Antônio Ponce de Leon:

Graduado em Estatistica (UERJ, 1978), possui especialização em Pesquisa Operacional (COPPE, 1980), fez o mestrado em Probabilidade e Estatistica Matematica (IMPA, 1988) e é PhD em Estatistica (“London School of Economics and Political Science” – LSE, 1993). Realizou estágio de pós-doutorado em Epidemiologia Ambiental no “Saint George’s Hospital Medical School, University of London” de 1993 à 1996. Vinculado à UERJ desde 1979, inicialmente como Professor Auxiliar, posteriormente como Professor Assistente (1988 à 1995), Professor Adjunto (1995 à 2011) e desde 2012 como Professor Associado. Em 1999 transferiu-se do Departamento de Estatística para o Departamento de Epidemiologia, do Instituto de Medicina Social. É Professor Visitante regular do Instituto Karolinska e do “Centre for Health Equity Studies (CHESS)”, ambos situados em Estocolmo, Suécia. Coordena o Laboratório de Estatística Aplicada com ênfase em Dados Dependentes (LEADD), que abriga dois programas de investigação amplos bem como vários projetos de pesquisa e de consultoria, entre eles o Programa de Investigação Ares-Rio, cujo tema são os efeitos da poluição do ar na saúde. Desde 2007 passou também a coordenar um programa de intercâmbio e pesquisa entre o IMS/UERJ e o CHESS. Sua área de atuação em pesquisa e ensino consiste em aplicações de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Bioestatistica, principalmente nos seguintes temas: impactos e efeitos da poluição atmosférica na saúde, aplicações de modelos mistos, séries temporais epidemiológicas, análise de dados longitudinais, modelos para aferir desigualdades em saúde e efeitos da renda individual, desigualdade de renda, segregação de renda, períodos de recessão e de crescimento econômico na saúde pública. Em teoria estatística sua principal área de atuação tem sido desenhos ótimos de experimentos.



sexta-feira

11

agosto 2017

16

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 COMENTÁRIOS

  1. José Augusto Meira da Rocha
  2. Marcelo Pereira
  3. Maria Thereza Freitas