Menu
, ,

Eleição na Venezuela,de novo! Oposição se inscreve em massa. Mas não era uma ditadura que manipulava eleição?

Imagens: Capriles pede apoio ao golpe contra Maduro a parlamentares do Brasil (1-agência senado); Guarimberos financiados pelo MUD e EUA ateiam fogo em Orlando Figuera que morre no hospital; (2- Agência Sunoticero) Julio Borges, atual presidente da assembléia, Leopoldo López e Capriles na declaração como gestores do golpe contra Chávez em 2002 (3-Diario Critico). Eis […]

59 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Imagens: Capriles pede apoio ao golpe contra Maduro a parlamentares do Brasil (1-agência senado); Guarimberos financiados pelo MUD e EUA ateiam fogo em Orlando Figuera que morre no hospital; (2- Agência Sunoticero) Julio Borges, atual presidente da assembléia, Leopoldo López e Capriles na declaração como gestores do golpe contra Chávez em 2002 (3-Diario Critico).

Eis que, um dia após a eleição da constituinte, o comando da oposição declarou que não reconhecia o resultado, bem como as cifras do Conselho Nacional Eleitoral. O presidente da assembléia, deputado Júlio Borges do ¨Primero Justicia¨ declarava: “a Venezuela amanheceu mais dividida diante dos números do CNE, não acredito nesta participação”. Fazia eco a esta abordagem o líder do ¨Voluntad Popular¨, o deputado Freddy Guevara: “senão é uma tragédia uma eleição que custou 16 assassinatos, significa a própria crise, portanto dou risada da cifra no CNE”. O objetivo planejado era desacreditar a eleição, fomentando a ideia de que apenas 15% de participação e lançando dúvidas a contagem dos votos.

Na sede do CNE, na”Plaza Caracas”, a presidente Tibisay Lucena informou a votação de 8089320 venezuelanos que representa 41,53% dos aptos a votar, calculado que a oposição não participou, significa 1000000 votos a mais que Maduro obteve para vencer Capriles em 2013. Interessante registrar que este índice é maior que dos presidentes Macri da Argentina, com 34,33% e Pedro Paulo Kuczynsky com 21,01% do Peru, no primeiro turno de suas respectivas eleições e contundentes perseguidores do governo da Venezuela.

A posição de sectarismo contra a eleição da constituinte era aberta, Freddy Guevara e Júlio Borges convocaram novas manifestações logo após do resultado. O discurso era de violência e confronto: “não vamos sair das ruas até derrubarmos Maduro e mudar esse conselho eleitoral”. Era de conhecimento geral que a oposição não participaria de novas eleições que não envolvesse a presidência, atos violentos internamente e pressão internacional eram os axiomas para chegar ao poder.

Entrementes, quando o CNE antecipou as eleições para governador, de dezembro para outubro deste ano, a prática oposicionista, através de seus partidos, foi totalmente contrária ao discurso. Conclusivamente, a falta de participação na eleição para constituinte pela MUD (Mesa Unidade Democrática) permitiu uma totalidade para forças políticas do governo, e repetir o erro para os estados seria persistir no desacerto. Assim, partidos como “Primero Justicia” de Capriles e Julio Borges, “Voluntad Popular” de Leopoldo López e Freddy Guevara, junto com outros da frente (Acción Democratica, COPEI,¨Convergencia e ¨Un Nuevo Tiempo¨) não esperaram o final do prazo, escrevendo 198 candidatos. Este ato possui enorme representatividade de homologar as eleições, o CNE e as máquinas eleitorais utilizadas desde 2004. A oposição perdeu a constituinte e o discurso nesta seara.

No outro lado, pelo chavismo, “O Grande Polo Patriótico Simón Bolivar” comemorou em 16 de agosto o que definiu como “coligação perfeita”. Jorge Rodrigues, prefeito de Caracas (distrito federal) externava numa entrevista na Universidade Bolivariana que o grupo de partidos teriam candidatos nos 23 estados do país: PSUV (socialista), PCV (comunista), ORA (evangélico), PTT (pátria para todos), Movimento Tupamaro da Venezuela, MEP (movimento Eleitoral do Povo), IPCN (independente por comunidade nacional) e Podemos (democracia social). A organização eleitoral apresentava via sua presidente Tibisay Lucena (CNE) um balanço de 800 postulantes, 1534 inscrições por internet (542 homologadas) e 226 candidatos oficializados aos comícios regionais. Diante disto, o processo eleitoral atacado por países comandados pelo Estados Unidos e internamente o pelo MUD, transformou-se num “consenso”.

É possível desconstruir a ideia de posição democrática do MUD. Um dos candidatos pela província de Táchira é o deputado Juan Requesens (Primero Justicia), que liderou ataques violentos ao prédio do Tribunal de Justiça e o canal de televisão estatal VTV. Em mesmo sentido, a coordenação de Freddy Guevara (PV), na campanha nacional, é de longe contraditória, para uma eleição democrática, já que ele centralizou pagamentos aos ¨guarimberos¨ que de forma terrorista praticaram incêndios, destruições em escolas, hospitais e, inclusive, no conselho eleitoral. O grande olhar do chavismo é manter ou ampliar sua maioria, hoje em 20 dos 23 estados, mas principalmente eleger o deputado Hector Rodrigues (PSUV) em Miranda, hoje administrada por Henrique Capriles e financiadora das manifestações na área nobre da grande Caracas.

Em suma, é possível concluir que a mudança de postura da oposição representa um contraditório que se torna aparente. Os discursos que apontavam para uma comunidade internacional complacente que a Venezuela não era uma democracia e possuía eleições fraudadas, abriu espaço para uma prática totalmente diferente. Após o erro histórico de não participar da última eleição (ocorrido em 2004 também), o MUD volta a realidade que a violência e o terrorismo devem dar voz a negociação e a eleição. Ao homologar a democracia venezuelana no seu ato de conformidade ao processo eleitoral, ela busca um caminho de volta ao campo político. O resto era discurso e, infelizmente, 132 mortes.

FONTES

1) Guanipa, Ronaldo Balza. Venezuela 2015, economia, política y sociedad. Caracas. Fundación Korad Adenauer, 2015.
2) Silva, Flávio T. R. A política de estado sobre recursos do petróleo, o caso venezuelano. São Paulo: Editora Pillares, 2016.

Apoie o Cafezinho

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Andre Massao Noce

22/08/2017 - 03h53

KKKKKKKKKKK… os patos amarelos vem aqui defender a direita corrupta que adora ficar de quatro para os EUA… é muito hilário…

Luiz Carlos P. Oliveira

20/08/2017 - 21h46

Ainda perdem tempo tentando argumentar com coxinha burro (perdão pelo pleonasmo)? Mas vou dar uma ideia para os coxinhas: reunam o Temer, o Aécio e o Gilmar Mendes e façam uma incursão pelas ruas da Venezuela dando apoio ao Capriles e aos golpistas de lá. É uma maneira de provar que o povo é contra o Maduro. Topam o desafio?

Luiz Carlos P. Oliveira

20/08/2017 - 21h33

Uma ditadura que faz eleições? Mas Maduro não é ditador? E a direita lá não disse que a eleição é fraude? Agora vão concorrer? Vão perder de lavada, pois agora vai aparecer a verdadeira “vontade popular”. Pobres coxinhas, enganados aqui e na Venezuela.

Eduardo Guimarães

20/08/2017 - 03h18

hahhahahaahahhahahahhahahahah seus canalhaaaaas esquerdopatas… Viva Bolsonaro 2018..

    Andre Massao Noce

    22/08/2017 - 03h54

    KKKKKKKKK… use a frase dele para fazer campanha: – “mulher deve ganhar menos porque engravida”… tomara que seja ovocionado como ele…

    Eduardo Guimarães

    22/08/2017 - 03h56

    Andre Massao Noce falou o defensor de Maduro.. as venezuelanas devem estar com todos os seus direitos garantidos né?? seu hipócrita..

    Andre Massao Noce

    22/08/2017 - 04h05

    Eduardo Guimarães KKKKKKKKKKKK… o pato amarelo reclama do Maduro, mas o terrorismo da direita corrupta na Venezuela pode… mas vcs adoram ficar de quatro para os EUA…

    Andre Massao Noce

    22/08/2017 - 04h06

    Eduardo Guimarães KKKKKKKKK… só para vc aprender… Jesus era negro e comunista… Cristão que não sabe interpretar a própria bíblia é hilário…

    Andre Massao Noce

    22/08/2017 - 04h07

    Eduardo Guimarães KKKKKKKKK… como um apoiador do Bolsonaro corrupto ignorante machista e racista, pode idolatrar Jesus, que era negro…

    Andre Massao Noce

    22/08/2017 - 04h08

    Eduardo Guimarães KKKKKKKKKK…. Bolsonaro apoia o movimento nazista de supremacia branca…

    Eduardo Guimarães

    22/08/2017 - 04h14

    hahahahahhahahahah Ta bom… Isso porque seu Semi-Deus Ernestinho Che-Guevara nem era racista né?? hahahahahahhahaha… Jesus era Hebreu não era Negro e ele era Anarquista parceiro.. ”Jesus Comunista” hahahahahhahahaha ele e Stalin tão no Ceú agora né?? hahahahhahahahahahhahah.. Odeio Bolsonabo mas sinto que a unica desgraça maior que Bolsonabo no poder seria mais quatro anos de governo esquerdista hipócrita… Só vou votar no canalha pelo fim das Quadrilhas do PT, PCdoB, PSOL essas desgraçaaaas que vc deve adorar…

    Eduardo Guimarães

    22/08/2017 - 04h15

    Uma última informação votei em Eduardo Jorge nas ultimas eleições.. E se a esquerda tivesse votado nele tmb ao invés da desgraça da Dilma estaríamos bem melhor que agoooora…

Miriam Andrade Guimarães

19/08/2017 - 18h07

Maduro representa a voz , os interessses e as necessidades da maioria do povo venezuelano!Quem é contra Maduro e suas estratégias e táticas POLÍTICAS contra o IMPERIALISMO, será a favor da submissão ,do entreguismo e da exploração a
que os EEUU impõem à AMÉRICA DO SUL e ao mundo.

    Viviane

    19/08/2017 - 16h07

    Concordo plenamente

Maria Carolina Brunow

19/08/2017 - 14h32

Esqueçamos a Venezuela. Os problemas no Brasil são bem maiores e mais complicados.Eles tem mais qualidade de vida que nós, o índice de alfabetizados é bem maior, conforme ONU,enfim,são capazes de resolver seus problemas sem intervenção dos EUA ou de quem quer que seja.

Mensageiro

19/08/2017 - 08h55

O Brasil vive uma plena democracia tb! A oposição se inscreveu (e tomou uma surra) nas eleições de 2016…
Ué, mas não tinha sido golpe?

Tereza Nyqvist

19/08/2017 - 11h46

Paneleiros inteligentes pra burro até na Venezuela. Burrice tem cura?

    Viviane

    19/08/2017 - 16h10

    Paneleiro é burro é quase sinônimo

Gabriela

19/08/2017 - 08h34

Que oposição violenta!

Angelica Trik

19/08/2017 - 02h28

#FORÇAMADURO

    Goncalo Eifler Pérez

    19/08/2017 - 07h17

    Força, assassino, isto sim !

      viviane

      19/08/2017 - 11h38

      O paneleiro deve estar se referindo a Leopoldo lopez o assasino comprovado e condenado pela morte de 43 pessoas .
      Maduro só assassinou a concentração de renda.

    Andre Massao Noce

    22/08/2017 - 03h52

    Goncalo Eifler Pérez KKKKKKKKKKK… os patos amarelos vem aqui defender a direita corrupta que adora ficar de quatro para os EUA… é muito hilário…

Hannibal de Sousa

19/08/2017 - 01h54

Visitei a Venezuela muito antes de Chaves e aquele país já era uma bagunça. Pelo visto, mudou muito pouco.

Maurício Ricardo Alves Rossi

18/08/2017 - 18h23

A falácia do discurso da grande mídia contra o presidente Maduro, Democraticamente eleito , fica cada vez mais evidente.

Alexandre Almeida

18/08/2017 - 20h36

Sou favorável a democracia sempre,,, fato que as regras aprovadas nestas eleições, era… 1 candidato por região, sem importar o quantitativos de pessoas por região… ocorre que 75% da população vive nas grandes cidades, e as grandes cidades elegem a minoria de 15% dos deputados, 25% da população elege 85% dos deputados… esta regra foi criada pq o Maduro perde nas grandes cidades e vence nas pequenas

edu

18/08/2017 - 17h31

Cuidado Miguel do Rosário, se o Brasil resolver exportar mendigo, você será um dos primeiros da fila !

    Miguel do Rosário

    18/08/2017 - 20h46

    hehehehe, por que não você? Só mesmo um mendigo de direita para dizer uma coisa dessas.

Fernando Oto Dalva Alves

18/08/2017 - 17h39

Isso ai é só para mascarar, Maduro não entrega nunca esse governo ou são burros ou sínicos mesmo, já vem tudo planejado desde a época de Chávez e esse idiota do Maduro só levou a cartilha adiante de forma medíocre como ele e junto a toda essa loucura pelo poder o país esta caminhando para o buraco cada vez mais. Melhor sorte Venezuela.

    Andre Massao Noce

    22/08/2017 - 03h51

    KKKKKKKKKKK… os patos amarelos vem aqui defender a direita corrupta que adora ficar de quatro para os EUA… é muito hilário…

Luiz Scardone

18/08/2017 - 16h32

Maduro csrimbará novamente sua vitória !

RIcardo Ferreira de Oliveira

18/08/2017 - 13h13

Vamos encarar com franqueza. Estas eleições são claramente manipuladas, injustas e desiguais. A oposição se inscreveu para não dar à ditadura de Maduro a desculpa de dizer que a oposição é que não quer a democracia. E mais: na ditadura de 70-80 no Brasil havia eleições nos mesmos moldes: senadores biônicos e cia. Se ocorressem nas mesmas condições aqui no Brasil com lugares onde o PT ou o PSOL não pudessem concorrer os esquerdas estariam gritando: “Farsa”, “Golpe”

    Miguel do Rosário

    18/08/2017 - 13h16

    Por que manipuladas? Não tem nenhum observador internacional que diga isso. O que a gente chama de “golpe” no Brasil é derrubar uma presidenta eleita com 54 milhões de votos e não fazer eleições.

    Tulio Ribeiro

    18/08/2017 - 13h54

    Temos a ilusão de achar que um país é igual ao outro,constituição e molde de eleição.
    A disputa na Venezuela é bastante franca,a título de explicação podemos citar que a maioria das rádios e canais de TV são privadas, associações empresariais financiam abertamente a direita.Noventa por cento dos deputados da MUD são proprietários de empresas.
    A questão é que o Chavismo é majoritário,até o mais descrente pode perceber que a direita não ataca Chávez.Imagino que alguém que tenha conhecimento ,não pode identificar como democrática um partido que sustenta as ¨guarimbas¨(milícias terroristas) que queimam as pessoas ou colocam crianças na frente com bombas caseiras.

Quico

18/08/2017 - 12h48

Temer ainda não fechou a fronteira com a Venezuela? Continuaremos importando mendigos?

    Miguel do Rosário

    18/08/2017 - 12h58

    É mais provável que o Brasil exporte mendigos do que os importe. Ou você não reparou que o governo Temer está criando moradores de rua a uma escala industrial?

      Mensageiro

      18/08/2017 - 13h28

      Não tem probabilidade e nem gerúndio. Estou falando de realidade.
      Não vou te passar nenhum link, apenas entre no Google e digite: boa+vista+venezuelanos
      Mas se vc quiser ficar se enganando, fique à vontade. Quem fica com cara de bobo não sou eu…

        Octavio

        19/08/2017 - 10h23

        Não se preocupe! Existe uma grande possibilidade de exportamos, além de mendigos, intelectuais e trabalhadores. Pois a direita brasileira está se esforçando em implantar um regime nazista no Brasil, através da associação Bolsonaro/Dória/PSDB/Empresários da Fé/Judiciário/MP. Tudo muito parecido com o que aconteceu pós-64. Claro!! Não podemos deixar de dizer que exportaremos também todas as nossas riquezas. Afinal, para a direita brasileira, a melhor opção é nos transformarmos numa colônia!!!!

      edu

      18/08/2017 - 17h26

      Cuidado Miguel do Rosário, se o Brasil resolver exportar mendigo, você será um dos primeiros da fila !

        Miguel do Rosário

        18/08/2017 - 20h47

        aahahahaahah

    Tulio Ribeiro

    18/08/2017 - 14h02

    Neste tipo de paradigma ,as imensas filas de brasileiros que atravessam as fronteiras pra comprar gasolina é por que não existe combustível no Brasil?Claro que não.
    A migração é uma oportunidade pra eles ganharem em real comprar dólar e ter grande poder de compra na Venezuela ,que sofre bloqueio cambial pelos bancos mundiais.
    Podemos acrescentar para uma análise melhor, que das 30 milhões de pessoas que vivem na Venezuela ,5 milhões são colombianos que não migram de volta,por que?Preferem estar
    na Venezuela pelos ganhos sociais que atingiram.Os mexicanos migram para os EUA pelo objetivo de ganhar em moeda forte .Continue no O Cafezinho para ter a melhor análise e informação.

      edu

      18/08/2017 - 17h04

      “A Assembleia Constituinte da Venezuela aprovou um decreto em que assume poderes legislativos do Congresso, controlado pela oposição.”
      Excesso de democracia…

        Miguel do Rosário

        18/08/2017 - 17h06

        Assembleia Constituinte tem poder superior ao do Congresso, me desculpe. É assim em qualquer Constituinte do mundo inteiro. Isso é democracia.

          Edu

          18/08/2017 - 18h08

          Hahahaha pqp, me desculpa Miguel, mas nessa sua empreitada insana em Defesa de um picareta, o nível da sua hipocrisia está simplesmente nojento….
          Continue assim. Vc está enterrando uma carreira que eu julgava promissora por causa de um ditadorzinho imbecil…

      edu

      18/08/2017 - 17h18

      Você está bastante desatualizado. Desde de 2015 os colombianos estão deixando em massa a Venezuela .

        Vânia

        19/08/2017 - 02h01

        Aprende a fazer conta,5000000 é um sexto da população que vive na Venezuela,e se migrar de volta pra Colômbia repartida pelos contras e narcotraficantes ,aumentaria em um quinto a população colombiana.
        E vc diz que começaram a voltar?
        Surreal estes Bolsonildos,de ônibus?kkk

Jormélio Oliveira

18/08/2017 - 14h49

Esse capriles é uma piada pedi logo o apoio dos parlamentares brasileiros tá de sacanagem meu caro.

Carmem Stewart

18/08/2017 - 14h47

Enquanto isso brasileiro acredita que ditadura é na Venezuela.

Humberto Barbosa

18/08/2017 - 14h42

A Venezuela é contraditória ditadura q sempre recorre às democráticas eleições ! Paradoxal !

    Eduardo Leforte

    18/08/2017 - 14h48

    Eduardo Leforte

    18/08/2017 - 14h48

    Ditadura democrática, oe?

    Rutiene Mesquita

    18/08/2017 - 14h50

    A Venezuela é contraditória para quem se informa pela Globo.

    Manuel Pereira

    18/08/2017 - 18h27

    É ditador quem defende seu país das garras do imperialismo?

    É ditador quem reprime bandos de desordeiros manipulados e pagos por opositores anti-patriotas?

    É ditador quem usa de prerrogativas constitucionais para dar voz ao povo, através de eleições?
    Ditador é o Presidente usurpador que vc tem em seu país, que governa contra os interesses do país e da maioria dos seus concidadãos, que não o mandataram para executar políticas nenhumas, muito menos as que os afetam.

    Humberto Barbosa

    18/08/2017 - 18h30

    Rutiene , creio q vc como mulher inteligente q parece q é , entendeu q eu usei a uma figura de linguagem chanada IRONIA !

    Marcos Americano

    18/08/2017 - 18h51

    Ser solidário com o povo mais humilde nunca será contraditório. Mentirosos da bobonews. Golpitas.

Veronica Dan

18/08/2017 - 14h39

aí sim, quero ver ganhar NO VOTO. direitalha golpista vai PERDER de novo, adoroooooo.

    Edson Molina

    18/08/2017 - 14h44

    Adora esquerda tirana?

    Rutiene Mesquita

    18/08/2017 - 14h48

    Qual tirania? Os governos de Chávez e Maduro fizeram 17 consultas populares! O povo venezuelano sabe que participa do governo por isso o Maduro não cai!
    Além do mais, além da direita ser fraca, o judiciário respeita as leis que são democráticas, as Forças Armadas não cuidam apenas das elites e o país é pequeno, aguenta mais toda a pressão de empresários sumindo com os gêneros alimentícios e outros! Acorda coxinhada, o povo venezuelano é muito politizado! Os coxinhas de lá são minoria!

    Andre Massao Noce

    22/08/2017 - 03h51

    Edson Molina KKKKKKKKKKK… os patos amarelos vem aqui defender a direita corrupta que adora ficar de quatro para os EUA… é muito hilário…


Leia mais

Recentes

Recentes