Menu

Golpistas criminosos tentam fechar hospitais federais do Rio de Janeiro

Aí, o MPF está exercendo sua função constitucional: defendendo o povo e a lei, e não perseguindo movimentos sociais, bancando palestra de Kim Katiguiri, censurando professores e reitor, brincando de blogueiro no twitter ou especulando com o programa Minha Casa Minha Vida. Agora, é triste ver a incompetência e maldade desse governo golpista. É preciso […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Aí, o MPF está exercendo sua função constitucional: defendendo o povo e a lei, e não perseguindo movimentos sociais, bancando palestra de Kim Katiguiri, censurando professores e reitor, brincando de blogueiro no twitter ou especulando com o programa Minha Casa Minha Vida.

Agora, é triste ver a incompetência e maldade desse governo golpista. É preciso intervenção do MPF para que ele faça o básico, renove contrato de profissionais de hospitais federais, de maneira a não interromper atendimentos que já estão seriamente prejudicados pelo corte de recursos.

****

No site do MPF

MPF pede cautelar urgente para garantir funcionamento dos hospitais federais no Rio
18 DE AGOSTO DE 2017 ÀS 16H17

Encerramento de contratos temporários sem a reposição da força de trabalho pode paralisar o atendimento à população

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) ajuizou um pedido para concessão de medida cautelar urgente a fim de obrigar a União a manter os profissionais temporários em todos os hospitais federais do Rio de Janeiro, impedindo a paralisação dos serviços públicos de saúde à população. Com o iminente encerramento dos contratos temporários e sem previsão de reposição da força de trabalho, as unidades de saúde federais do Rio enfrentarão uma maior precarização dos seus serviços, com a diminuição da oferta de consultas, cirurgias e atendimentos em emergências.

De acordo com o pedido do MPF, já há situações concretas nos hospitais federais de fechamento de serviços especializados de saúde, atrasos no início do tratamento de doenças graves e retorno de pacientes para a atenção básica, devido à falta de profissionais para realizar os atendimentos.

A medida cautelar, protocolada pelas procuradoras da República Marina Filgueira e Aline Caixeta, visa manter a atual oferta do serviço público de saúde nos hospitais federais da Lagoa, de Ipanema, do Andaraí, dos Servidores do Estado, de Bonsucesso, no Cardoso Fontes e no Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). O pedido será julgado pela 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

Entenda o caso – O pedido foi protocolado nesta semana, nos autos da ação civil pública movida pelo MPF em 2016 (processo nº nº 0134561-30.2016.4.02.5101), na qual se pleiteia a realização de concurso público para a substituição dos profissionais temporários nos hospitais, além de requerer que a União supra o déficit de recursos humanos nas áreas assistenciais das unidades de saúde por meio de concurso. À época do ajuizamento da ação, existiam 3.297 profissionais contratados de forma temporária em unidades de saúde federais do Rio.

Entretanto, ao invés de regularizar a contratação de seus profissionais e diminuir a precarização dos vínculos mediante a realização de concursos públicos, a União vem agravando ainda mais a situação das unidades de saúde. Além de não realizar concursos públicos para substituição da força de trabalho perdida, como estabelece a Constituição Federal, está encerrando contratos temporários sem a devida reposição dos recursos humanos necessários, o que vem impactando negativamente na execução dos serviços de saúde pública.

Confira a íntegra do pedido de medida cautelar aqui.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eduardo De Melo Machado

19/08/2017 - 12h53

São os hospitais que foram assaltados pelos petralhas através da terceirização. Fala cafezinho azedo

    Andre Massao Noce

    20/08/2017 - 04h06

    KKKKKKKKK… vc faz parte da direita corrupta que adora ficar de quatro para os EUA…

    Andre Massao Noce

    20/08/2017 - 04h07

    KKKKKKKKK… Administração do Hospital virou do Governo Federal… pato amarelo falando asneira é hilário…

    Andre Massao Noce

    20/08/2017 - 04h08

    KKKKKKKKK… Gestor Público em empresa privada… olha o nível de conhecimento do pato amarelo…

Julio Spina Napoleao II

18/08/2017 - 21h52

A GLOBO É INCOMPATÍVEL COM A DEMOCRACIA.

Silvia Fernanda

18/08/2017 - 20h50

Foi para isso que tiraram a Presidenta Dilma Rousseff eleita democraticamente pelo povo!

Paulo L Maia

18/08/2017 - 20h43

    Luiz Carlos Evangelista

    19/08/2017 - 15h06

    Esse direitista gosta mesmo de pau! por isso é um jumento mesmo!, ajudar a bater panela, tirar a Dilma, agora tá arrependido e não vêr nesses golpistas, que ele apoiou, solução para tirar o pais da crise. Aguenta golpista! no PT não tem vaga pra otário, não!


Leia mais

Recentes

Recentes