Menu

UFRB repudia juiz coxinha que proibiu homenagem a Lula

(Lula, durante sua viagem ao Nordeste. A foto estava no twitter do deputado Paulo Pimenta, que aparece na foto ao lado do senador Lindberg. O crédito deve ser um dos Stuckert. Lula está abraçado a Ana Julia, líder estudantil. Segundo última pesquisa Datapoder 360, Lula lidera entre jovens até 24 anos com 41% dos votos. […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Lula, durante sua viagem ao Nordeste. A foto estava no twitter do deputado Paulo Pimenta, que aparece na foto ao lado do senador Lindberg. O crédito deve ser um dos Stuckert. Lula está abraçado a Ana Julia, líder estudantil. Segundo última pesquisa Datapoder 360, Lula lidera entre jovens até 24 anos com 41% dos votos. Neste mesmo segmento, Doria tem 9% e Bolsonaro, 13%).

O judiciário brasileiro está se desmoralizando dia a dia. Ao proibir uma homenagem a Lula na UFRB, o juiz apenas aumenta o prestígio de Lula.

Detalhe: foi Lula quem inaugurou a UFRB.

***

Nota sobre entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula

Leia íntegra da nota da UFRB, que condenou decisão judicial que suspendeu a entrega

UFRB condenou decisão judicial que suspendeu a entrega

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa que recebeu com surpresa na tarde desta quinta-feira, 17 de agosto, a notificação da decisão do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível da capital baiana, na qual suspende a Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI) convocado para realizar a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pela instituição.

Essa decisão judicial fere um dos princípios fundamentais das universidades públicas que é a autonomia universitária. Reza a Constituição Federal que “Art. 207 – As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Portanto, a quebra da autonomia universitária gera perigoso precedente, de consequências danosas, para todas as universidades públicas brasileiras.

A honraria ao ex-presidente Lula é um antigo desejo de setores da comunidade universitária da UFRB, pela implicação do seu governo com a expansão e a interiorização do ensino público superior. Oportunamente, com a agenda pública do ex-presidente comunicando passagem pela Bahia e por Cruz das Almas, cinco membros do CONSUNI propuseram a concessão do título honorífico, conforme artigo 9º da resolução CONSUNI nº 006/2011, que regulamenta a concessão de títulos desta natureza.

Após a solicitação da outorga, a Comissão Permanente de Títulos Honoríficos da UFRB emitiu parecer favorável a proposta que foi analisada pelos Conselheiros e aprovada pelo Plenário em sessão ordinária, realizada no dia 11 de agosto, por ampla maioria. A entrega do título em sessão solene do Conselho Universitário foi agendada para o dia 18 de agosto às 11 horas, tendo em vista a presença do agraciado no município.

A UFRB informa que já solicitou que a Advocacia Geral da União (AGU) tome as medidas cabíveis para a alteração da decisão e aguarda o posicionamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), com a certeza de que o respeito à autonomia das instituições de ensino superior público seja preservado e garantido.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Elisa

19/08/2017 - 09h28

Que belo magistrado esse, hein?! Demonstrou que nao conhece a CF e nem os princípios que a regem.
Deveria voltar para a faculdade.

Pascual

18/08/2017 - 22h08

Grande LULA! Também recebi uma importantíssima honraria: a de tê-lo como PRESIDENTE DA REPÚBLICA durante seus 8 anos de MANDATO LEGÍTIMO no GOVERNO, GOVERNO esse maiúsculo como nunca houve nada igual! Parabéns pelo que fez e tenho fé que ainda muito fará pelo nosso povo. Forte abraço e muita saúde nessa luta contra tantas injustiças, inclusive aquelas contra sua própria pessoa. Estamos juntos!

Couto

18/08/2017 - 20h42

O título já foi concedido pelo Conselho Universitário em reconhecimento pelos méritos de Lula. A proibição foi uma atitude típica de ditadura, pois fere a autonomia universitária. Todavia, o povo (a grande maioria da população) é reconhecida a Lula, pela sua política de inclusão, o que gera ódio e despeito.

Julio Spina Napoleao II

18/08/2017 - 21h57

A GLOBO É INCOMPATÍVEL COM A DEMOCRACIA.

Paulo L Maia

18/08/2017 - 19h30

    Carrie Coleman

    19/08/2017 - 04h33

    Teobaldo Santos Voltaremos!

Genaldo de Melo

18/08/2017 - 16h06

É RIDÍCULO COMETER GAFES COM MEDO DE UM DOUTOR SÓ (Por Genaldo de Melo)

A família de José Carlos Aleluia do DEM baiano parece que não consegue mesmo acompanhar a realidade dos fatos, e estão sempre passando por constrangimentos no meio político. Cometem gafes que envergonham as melhores famílias do mundo político, e pela cantilena vão continuar cometendo.
A primeira grande gafe da família foi de José Carlos Aleluia (pai), deputado federal, quando subiu no plenário da Câmara dos Deputados para agradecer ao governador Rui Costa (PT), por ter liberado dois de seus secretários de Estado para votar a favor de Michel Temer.

Para sua vergonha pública deu tudo errado, pois tanto Josias Gomes (PT), como Fernando Torres (PSD), votaram contra Temer, e para piorar ainda mais a situação este último deputado federal ainda humilhou tanto Temer como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, por não terem legitimidade para exercer o mais alto cargo da República por tão ter voto, pois segundo ele quem tem voto chama-se Lula.

A última gafe cometida pela família Aleluia foi do vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (filho), quando entrou com uma liminar na justiça para que a Universidade Federal do Recôncavo Baiano não concedesse o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

E não deu outra coisa a não ser de novo vergonha pública, pois além de ter recebido lições de direito em um programa de rádio local de Salvador de seu ex-professor o procurador de Justiça da Bahia Rômulo Andrade Moreira, articulista do portal Justificando, também teve sua liminar absurda derrubada pela justiça. E Lula enfim é Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Parece que os Aleluias precisam repensar e melhorar sua assessoria política, porque de gafe em gafe vão perdendo espaço no campo da seriedade. Se com isso pensarem em “roubar a cena”, também correram esse risco do ridículo público!

Fonte: genaldo40.blogspot.com

LUIZ CLAUDIO

18/08/2017 - 15h38

ESSES FARSISTAS FILHOTES DO VICIADO , SO` APRENDERAM SABOTAGEM ! CADE O ABUSO DE AUTORIDADE ? SALVE FELISBERTO !

José Rocha

18/08/2017 - 15h37

Quanto mais batem no LULA, mais a voz dele reverbera no coração do povo BRASILEIRO.
Não nos vencerão!!


Leia mais

Recentes

Recentes