Menu

Ao intervir em país vizinho, Janot estupra a Constituição brasileira

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, peça central na articulação do golpe de Estado que levou uma organização criminosa a ocupar o Palácio do Planalto, e que não move um dedo para defender os direitos sociais da população brasileira, estuprados diariamente pelo consórcio golpista que assumiu o poder, entrou numa espécie de delírio psicótico subversivo […]

28 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, peça central na articulação do golpe de Estado que levou uma organização criminosa a ocupar o Palácio do Planalto, e que não move um dedo para defender os direitos sociais da população brasileira, estuprados diariamente pelo consórcio golpista que assumiu o poder, entrou numa espécie de delírio psicótico subversivo terminal.

Além de dar visibilidade a uma fugitiva da justiça venezuelana, desrespeitando os mais básicos preceitos de soberania de um país vizinho, e usurpar funções diplomáticas que não lhe pertencem, Janot ataca diretamente a soberania da justiça e do governo da Venezuela.

Mais ainda, Janot critica governos da Argentina e do Brasil porque ambos não querem dar autonomia a seus respectivos ministérios públicos em sua missão para destruir o que ainda resta de democracia por aqui.

Ora, Janot, por que você não defendeu a procuradora-geral dos Estados Unidos, defenestrada por Donald Trump assim que assumiu o governo? Ou os 46 procuradores também demitidos por Trump?

Janot, você já ouviu falar em imperialismo? Não é um conceito inventado por esquerdistas malucos. É uma realidade brutal que já promoveu golpes no mundo inteiro. A América Latina, o Brasil, já sofremos horrivelmente com golpes perpetrados com apoio decisivo do governo americano e suas empresas.

Você jamais parou para pensar que a Venezuela, por possuir as maiores reservas mundiais de petróleo, é cobiçada pelos interesses mais sórdidos e violentos do imperialismo?

Como você pode saber se a procuradora fugitiva não foi corrompida ou cooptada pelo governo americano?

Membros do governo americano anunciaram publicamente que estão trabalhando para derrubar o presidente Maduro, e Trump já fez ameaças militares à Venezuela. Como você, Janot, pode ser tão irresponsável e se posicionar ao lado desses criminosos da Casa Branca, ocupada hoje por executivos de grandes petroleiras norte-americanas?

Janot, você está sendo criminoso ao botar fogo numa situação política extremamente delicada em nosso país vizinho.

A Constituição não deixa dúvidas quanto à atitude certa a ser adotada pelas autoridades brasileiras: não-intervenção e autodeterminação dos povos.

Janot, você está infringindo a Constituição brasileira.

Os procuradores, os juízes e a mídia tem repetido o clichê de que “ninguém está acima da lei”.

Sim, sobretudo você, procurador-geral, não está acima da lei.

Você é um criminoso, Janot!

Quem está estuprando a Constituição não é o governo da Venezuela. É você!

Não é possível! Após toda a confusão que o Ministério Público fez no Brasil, ajudando o golpe a destruir nossa soberania, nosso patrimônio, nossa infra-estrutura, nossos direitos sociais, ele quer ajudar a levar instabilidade a outros países da América Latina?

Não basta todo o estrago que os mandarins do MP fizeram ao Brasil?

Janot, quando será sua próxima palestra no Instituto Wilson, um dos quarteis generais da CIA, em Washington?

Como cidadão brasileiro, defensor da Constituição do meu país, defensor dos tratados internacionais assinados pelo meu país, eu peço desculpas à Venezuela por essa odiosa agressão feita por nosso procurador-geral da república.

Sei que não isso não serve de desculpas, mas os venezuelanos precisam entender que o Brasil vive um golpe de Estado. Rodrigo Janot é representante desse golpe e somos nós, o povo brasileiro, as primeiras vítimas da brutalidade golpista.

Janot não representa o Brasil, nem mesmo o Ministério Público, instituição que pertence ao povo, ou seja, a mim, a você e a todos os brasileiros. O MP não pertence aos procuradores corruptos que hoje o dominam.

Janot tornou-se um marionete da Globo e do imperialismo.

Golpeados, derrotados, humilhados, só nos resta apelar à esperança de que a história, um dia, se vingue de todos esses entreguistas, que passaram a infestar as mais altas instituições do nosso país.

***

Publico a nota golpista do MPF abaixo, para registro histórico.

No site do MPF

Interferência do governo no Ministério Público da Venezuela é “estupro institucional”, diz PGR

Em reunião com procuradores do Mercosul, Janot também defendeu a atuação independente de equipes conjuntas de investigação entre os países e criticou intervenção de autoridades centrais

Interferência do governo no Ministério Público da Venezuela é “estupro institucional”, diz PGR

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, rechaçou, nesta quarta-feira (23), a interferência do governo da Venezuela na atuação do Ministério Público daquele país, que tornou-se uma instituição “subjugada a um verdadeiro poder político ditatorial”. “Assistimos a um estupro institucional no Ministério Público venezuelano”, afirmou o PGR, na abertura da 22ª Reunião Especializada de Ministérios Públicos do Mercosul (REMPM), realizada em Brasília. No evento, Janot pediu aos procuradores-gerais dos países membros do bloco que permaneçam atentos ao estado de exceção que se implantou na Venezuela e a qualquer outro episódio de instabilidade que coloque em risco o desenho do Ministério Público na região.

“Sem independência, o MP do nosso vizinho ao norte não tem mais condições de defender os direitos fundamentais das vítimas e acusados nem de conduzir com objetividade investigações criminais ou de atuar em juízo com isenção”, afirmou. A cerimônia de abertura da reunião contou com a presença da procuradora-geral destituída da Venezuela, Luísa Ortega Díaz, que foi convidada pelo PGR a participar do evento. Segundo Janot, os problemas políticos enfrentados no país, que acarretaram em sua suspensão do Mercosul, “não só colocaram em risco a autonomia do Ministério Público venezuelano, como de fato a arruinaram”. “Nossas vozes devem estar unidas, fortes e prontas para enfrentar tais desafios”, manifestou.

Cooperação – Em seu discurso, o PGR destacou que hoje um dos grandes desafios do Mercosul é promover a integração no campo judicial para garantir a efetividade de investigações e o combate à criminalidade. Para Janot, o bloco precisa superar o modelo atual de cooperação, baseado em uma autoridade central com poder de controle e transmissão documental, tal como já ocorreu na Europa. Ele defendeu a criação de equipes conjuntas de investigação entre países, com atuação independente, e criticou a interferência de autoridades centrais.

Nesse sentido, o PGR lembrou o recente acordo firmado entre Brasil e Argentina para a criação de uma equipe conjunta destinada a apurar o esquema de corrupção envolvendo a Odebrecht. O processo não foi concluído, pois, segundo Janot, as autoridades centrais de ambos os países apresentaram óbices e requisitos que “privam os Ministérios Públicos de sua autonomia para a realização de investigações transnacionais, notadamente de corrupção, subjugando os interesses público e do Estado à vontade ocasional de certos governos”.

O Ministério da Justiça, que é a autoridade central no Brasil, exigiu uma intervenção direta na redação do acordo e sugeriu que as provas compartilhadas fossem transmitidas pelas autoridades centrais. Já o Ministério das Relações Exteriores argentino propôs converter a equipe conjunta em um tratado internacional negociado pelos Poderes Executivos.

“Não há dúvida de que nossas autoridades centrais estão desvirtuando, por completo, a utilidade da ferramenta”, reforçou o PGR. Segundo ele, é preciso que os procuradores permaneçam atentos para manter essência do MP e “sua capacidade constitucional de operar longe das amarras de contingências político-partidárias de governos, com autonomia e isenção”. “Por essa razão e diante do cenário no qual nos encontramos, precisamos encontrar juntos os meios adequados para superar essas barreiras, para avançar em nossas investigações cruciais para o caso Lava Jato”, reforçou.

Fronteiras – Na abertura do evento, o PGR lembrou também que a cidadania no Mercosul ainda é um ideal a ser alcançado no âmbito do acesso à Justiça e da luta contra a criminalidade. “Nossas fronteiras, hoje, só servem de limite aos Ministérios Públicos, à Polícia e ao Judiciário. Não aos delinquentes de todas as partes e espécies”, criticou. Nesse sentido, ele defendeu a criação de um marco normativo específico para as fronteiras, que garanta mecanismos próprios de cooperação nessas áreas para a obtenção de provas e captura de foragidos.

Íntegra do discurso.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

José Das Couves

24/08/2017 - 09h58

Uma vez golpista, golpista sempre.

Maria Carolina Brunow

23/08/2017 - 19h52

Quanta vergonha!Que moral tem esse procurador para atacar Venezuela?O Brasil está numa encrenca bem maior por cumplicidade do. próprio MPF ao Golpe.Respeitem nossa Constituição!

LUIZ CLAUDIO

23/08/2017 - 16h38

JANOT VOCE VIABILIZOU O GOLPE NO BRASIL ; DISSE QUE O IMPEACHMENT DA DILMA FOI LEGAL ! O MIN GILMAR MENDES DISSE; O BOM LADRAO SAUVOU-SE , MAIS NAO HA` SALVAÇAO PARA O JUIZ COVARDE, VC JANOT DEU A PALAVRA FINAL DO GOLPE NO BRASIL ! A PROXIMA DELAÇAO DA JBS TE ESPERA NA ESQUINA , GILMAR MENDES ELE DEU MOLE AGORA ; PEMBA NO GOLPISTA ! A VENEZUELA NOA TE PERTENCE !

Maria Thereza Freitas

23/08/2017 - 16h33

o pgr deixando o cargo em grande estilo, tipo elefante em loja de louça.

Edilberto Antunes

23/08/2017 - 16h26

Anda bebendo demais. A “farmácia” do gabinete está atendendo a todo vapor. Só não é inimputável porque no caso incide a actio libera in causa. Findo o mandato, Janot tem que ser submetido a uma junta médica para se avaliar sua capacidade para o exercício da função. O ideal é aposenta-lo por invalidez.

Rodolfo

23/08/2017 - 15h59

Meu Deus! A ideologia cega as pessoas. Caso fosse um fugitivo de uma ditadura de direita. Seria ovacionado e em nome dos direitos humanos.

    Miguel do Rosário

    23/08/2017 - 16h07

    Se fosse fugitivo de uma ditadura de direita, onde não houvesse eleições, ok. Ela vem de um país que passou por 21 eleições em 18 anos. E que acaba de experimentar um grande momento democrático. A ideologia cega sim. É o seu caso.

      Miguel do Rosário

      23/08/2017 - 17h01

      Pensando bem, mesmo que viesse de ditadura de direita. Imagina que ridículo o Janot ao lado de um ex-procurador da Arábia Saudita, procurado pela justiça daquele país?

Carlos Borges

23/08/2017 - 18h38

Ele não tem respaldo nem aqui, vai querer ter lá fora? Vai catar coquinho no jaburu…

Rodrigo

23/08/2017 - 14h49

Belo texto, abordagem adequada

Simone Ambrósio

23/08/2017 - 17h40

Janot é capitão do mato do império. Escravo com prestígio. Desprezível no mais alto grau.

Ana Maria Lima De Oliveira Baia

23/08/2017 - 17h23

Tempos Temerosos! A América do Sul vive hoje um ataque as suas democracias não mais pelas botas e baionetas mas pelo odioso conluio das instituições que deveriam defender seus povos! No Brasil na fala do Juca com STF com tudo!

Atreio

23/08/2017 - 14h18

“é comédia, saporra!”
fonte: choque de cultura

Zenir Gadelha

23/08/2017 - 17h07

O BRASIL PEGANDO FOGO, E AS AUTORIDADES SE PREOCUPANDO, COM A VIDA DOS OUTROS,ISSO É PIADA!

Almir Dall Alba

23/08/2017 - 17h00

que texto asqueroso! a “fugitiva” o fez para preservar sua vida, aqui não houve golpe nenhum, no país que este doido defende o DITADOR substituiu a camara dos deputados, isso sim é golpe

    Miguel do Rosário

    23/08/2017 - 16h08

    Não foi “o ditador”, foi uma assembléia constituinte eleita pelo povo. E aqui houve golpe sim.

      joao

      23/08/2017 - 20h13

      Assembleia Constituinte eleita pelo povo, mas que é 100% de chavistas. Tá certo…

    Joao Batista Gomes Gomes

    23/08/2017 - 20h08

    Vai pra pqp!

    Almir Dall Alba

    23/08/2017 - 20h26

    Joao Batista Gomes Gomes com certeza vou MEU IRMÃO

    Gerson Pompeu

    24/08/2017 - 02h11

    Mais um babaca covarde usando perfil falso para dizer idiotices.

    Andre Massao Noce

    24/08/2017 - 04h02

    Almir Dall Alba KKKKKKKKKKK… os patos amarelos vem aqui defender a direita corrupta que adora ficar de quatro para os EUA… é muito hilário…

    Almir Dall Alba

    24/08/2017 - 09h26

    Andre Massao Noce eu entro em qualquer “MÍDIA ” que se diz DEMOCRÁTICA. mas está tão patente que “aqui” ´ é só um panfleto mentiroso a serviço da esquerda na sua resposta não é??? hilário e triste é ver ue vcs são mentirosos confessos

    José Das Couves

    24/08/2017 - 09h59

    Cadeia nos coxinhas venezuelanos!

    Vai Maduro!!!!

    Andre Massao Noce

    24/08/2017 - 11h02

    Almir Dall Alba kkkkkk… Tu só sabe repetir falácias da direita corrupta… Use os próprios neurônios, pato amarelo…

    Almir Dall Alba

    24/08/2017 - 11h32

    Andre Massao Noce estou aprendendo muito contigo, seu melhor argumento até agora foi o “kkkk”, é com muito orgulho que sou de direita, burrice mesmo é trocar abraços com Renan Calheiros, Jader barbalho, Paulo Maluf e se dizer de esquerda

    Almir Dall Alba

    24/08/2017 - 11h34

    José Das Couves leia a sua postagens e diga se não é uma ode a ditadura? quando se elimina o outro lado vc ainda considera uma democracia?

Antônio Marcos

23/08/2017 - 16h49

O cara n consegue intervir no país dele e quer cuidar da vida dos outros MP da fofoca

    Vitor Sorenzi

    23/08/2017 - 18h58

    Engano seu. Ele interviu aqui e muito. Ajudou a dar um golpe na boa e sai agora sem pagar pelo crime. E ainda vai sair candidato.


Leia mais

Recentes

Recentes