Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Exportações brasileiras cresceram 22% em Out/Nov

Por Miguel do Rosário

07 de dezembro de 2011 : 13h58

Em matéria de economia, as atenções agora se voltam para o último trimestre do ano. Só ele pode salvar o PIB de 2011. Pois bem, se depender das exportações, as notícias são boas até novembro. No bimestre Outubro/Novembro, as exportações brasileiras cresceram 22% em relação ao mesmo período de 2010, que sabemos ter sido um ótimo ano.

Confira o gráfico abaixo.

E agora confira a tabela com as principais categorias de produtos exportados.

 

Observe que todos os principais 20 produtos brasileiros exportados no período registraram aumento de receita.  Inclusive os manufaturados, como autopeças, máquinas, aparelhos elétricos, aviões e plásticos.

Em dezembro, já temos dados da primeira semana, que mostra um aumento da exportação de manufaturados.

E eu tenho colecionado notícias como esta, publicada esta semana no Globo, sobre o “inesperado” e “surpreendente” aumento das vendas para este Natal.

A matéria diz que o crescimento das vendas de alguns produtos já é de 25% sobre o ano anterior. O décimo terceiro, o emprego, e a expectativa de um salário mínimo maior a partir de janeior, estão fazendo uma enorme diferença.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil