Menu

O caos na Saúde pública

O retrato da saúde no Rio e em todo Brasil.

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O protesto da médica Ângela

Enviado por luisnassif, seg, 04/06/2012 – 10:05

Por Almeida

O retrato da saúde no Rio e em todo Brasil. Enquanto se enfeita a zona sul, a calamidade se espalha na periferia.Toda solidariedade a Dra. Ângela, por cumprir seu dever de cidadania e denunciar a canalha que ocupa o poder no seu estado.

Do R7

“Me senti no dever do cumprimento da cidadania”, diz médica que desabafou por ajuda em hospital

Na última quarta-feira, Ângela era a única médica do Rocha Faria e gritou por socorro

A equipe da Rede Record voltou ao hospital Rocha Faria, onde, na última quarta-feira (30), a única médica que fazia o atendimento na unidade fez uma desabafo emocionante e se tornou símbolo da luta contra a falência do sistema público de saúde. Um dia após o desabafo, a doutora Ângela Maria Albuquerque falou com exclusividade ao programa Domingo Espetacular. Veja o vídeo abaixo.

Carioca de 58 anos e 23 de profissão, a doutora Ângela sempre trabalhou em hospitais públicos e há três anos está na emergência do Rocha Faria.

— Numa emergência só chegam pacientes graves. Não é consultório. Não é ambulatório.

Naquela noite, pelo menos três médicos deveriam estar no pronto-socorro. Mas a doutora Ângela estava sozinha.

— Deu entrada um infartado e um suicida. Então, são dois casos bem distintos e você tem que socorrer os dois ao mesmo tempo.

A médica contou que, sem conseguir trabalhar direito, ela precisou dar uma satisfação a quem esperava há horas por um médico.

— Eu me senti no lugar dos pacientes. O sofrimento desse povo marcado pelo descaso. Isso me tocou. Me revoltou.

Segundo Ângela, que ganha R$ 4.100 por mês, os médicos estão fugindo dos hospitais Públicos.

— Não existem médicos, os médicos não querem mais trabalhar. Pelo salário, pelo o que estão pagando, ninguém quer mais trabalhar. E muito desgaste. É estresse.

O sindicato dos médicos do Rio de Janeiro concorda com a médica. De acordo com o presidente, Jorge Darze, o baixo salário tem sido um fator que tem expulsado os médicos dos hospitais públicos.

— Esse médico da administração pública. somado ao ambiente de trabalho degradado que esse médico fica exposto a uma realidade completamente adversa do que nós chamamos do exercício etico profissional.

A médica informou também que até o momento está trabalhando normalmente e que por enquanto não foi chamada para dar explicações à direção do hospital. Para a doutora, o que ela fez não teve nada de heroísmo, foi apenas sinceridade.

— E não me sinto corajosa, eu acho assim que eu me sinto mais no dever do cumprimento da cidadania. Não precisa ter coragem pra exercer a cidadania. Tem que exercer. Não precisa coragem.

A Secretaria Estadual de Saúde não quis se manifestar sobre as denúncias feitas pela médica, mas a direção do hospital Rocha Faria, através de uma nota, reconheceu a superlotação da unidade. Na quarta-feira passada, quando tudo aconteceu, foram feitos 497 atendimentos na emergência. O número é quatro vezes maior do que a capacidade, que é de 120 atendimentos por dia.

Assista ao vídeo:

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

elsonfidofilo@hotmail.com

05/06/2012 - 06h56

Ontem eu assisti na Record uma matéria sobre os brasileiros que moram lá. Sabia que lá, cada cidadão paga dois impostos, um federal e outro estadual? E, além disso, eles tem uma alíquota de40°/° do salário retida na fonte. Perguntado se os imigrantes pensavam em retornar ao Brasil, eles responderam que nem pensar.

É claro que o sistema de saúde funciona, o remédio é gratuito e ninguém fica chiando por conta da carga tributária.
Aqui, quando derrubaram a CPMF, fizeram a alegria dos sonegadores, e depois querem criticar o governo por não conseguir gerir a saúde como ela merece.
É, gozado que todo mundo gosta de criticar os governos por não conseguirem atender as demandas da população, más um estado forte precisa de dinheiro e, é certo que os que mais tem, deveriam pagar mais, infelizmente a realidade é outra, quem menos tem é que paga mais.

Reginaldo

04/06/2012 - 15h16

Porque nao se tira a saude , a educacao das maos do governadores e prefeitos. Porque nao federaliza tudo , tira o icms e outros impostos estaduais e transforma tudo em federal.Prefeitos e governadores nao tem competencia para gerir isso, nunca teve. E porque a Dilma nao resolvo o problema da saude de um fez por todas cria a cpmf por medida provisoria , emiti moeda tem que ser um pouco mais radical. A Dilma tem todas as possibilidades ela pode radicalizar. Se o pig atrapalha o lula volta 2014 .


Leia mais

Recentes

Recentes