Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

A liberdade dos hipócritas

Por Miguel do Rosário

25 de julho de 2012 : 18h22

O PSDB cometeu um grave erro ao entrar com uma representação contra os dois autores mais populares da blogosfera política: Luis Nassif e Paulo Henrique Amorim.

Se o partido já vinha caminhando a passos largos para a direita, único espaço vago que lhe coube ocupar no espectro ideológico nacional, sua agressão a dois blogueiros revela descompromisso com a democracia e a liberdade de expressão.

Se somarmos essas duas características, conservadorismo e autoritarismo, à defesa pública que o partido fez do golpe branco no Paraguai, podemos dizer que o PSDB voltou a 1964.

Por que a Caixa não pode anunciar no blog do Nassif?

Ora, é muita cara de pau. A quase totalidade da grande mídia nacional é notoriamente ligada à oposição e ao PSDB. Não satisfeitos com isso, os tucanos querem sufocar os únicos espaços onde eles não dão as cartas?

Daí o chapeleiro maluco da Veja argumenta que seu blog tem anúncio de estatal mas também tem outros, e que ele não cuida “pessoalmente” disso. Quanta hipocrisia, desinformação e mau caratismo. O Nassif não tem publicidade privada justamente porque as grandes agências são dominadas por ideologia neoliberal.

Mais uma razão para as estatais anunciarem em seu blog; é uma forma do governo ajudar a promover a democracia, que precisa de pluralidade para ter sentido.

O Nassif não iria fechar, voluntariamente, o blog dele à publicidade privada. Só quem faria isso seriam blogs oficiais de partidos políticos.

Aliás, ao atacar Nassif e PHA, o PSDB intimida eventuais agências de publicidade que venham sondando anunciar em seus blogs. A agência temerá que o PSDB irá revidar, suspendendo ou cancelando contratos de publicidade institucional com seus clientes.

Desta forma, os blogs não terão nem anúncio privado, nem público. Em se tratando de blogs com uma grande quantidade de acessos, é importante que tenham algum tipo de patrocínio para viabilizá-los, porque o custo de provedor é alto para blogs muito visitados.

Ou seja, a estratégia do PSDB é asfixiar os dois blogs políticos preferidos da esquerda nacional.

É uma agressão imperdoável à liberdade de expressão no país. Depois o Merval vem com sua conversinha de que o PT é que tem “tendências autoritárias”. Ora, o PT jamais cogitou perseguir blogs que o criticavam. Noblat, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes são “blogueiros” que sempre se caracterizaram por uma crítica pesada, muitas vezes de baixo calão ao governo federal e no entanto o PT jamais entrou com representação para sufocar esses blogs.

A ação, portanto, cheira a desespero, a medo, a covardia. Revela um partido que está desistindo da briga política, e optando pelo tapetão. Quer ganhar na barra dos tribunais, em vez de conquistar eleitores pela argumentação.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Sam de Mattos

27 de julho de 2012 às 10h45

Cofesso, gostaria de ter uma outra opcao viavel e ate poetica, utopica como um partido dirigido por uma pessoa com a pureza de Marina, uma visao clara do safado do Muluf e um matreirismo do Lula. Tal bicho nao existe. Quanto a discussao aristotelica do PMDB x PT, eh discutir a dicotomia de feses versus excremento. SdM

Responder

José da Mota

26 de julho de 2012 às 08h58

Não querem que digamos entre nós e ou para todos, por exemplo:
Mensalão do golpe Branco IX. STF ou mata, ou dá espetáculo de graça, ou morre! Faltam 8 dias.
“A partir de hoje este artigo será republicado sob novo título de “Mensalão… em contagem regressiva. Até começar ou acabar este processo, espero que antes mesmo que comece. Para Alertar todos sobre o risco que nós brasileiros corremos. Com pequenas, mas relevantes, alterações sobre o original” Ayres Britto e demais ministros do Supremo tribunal federal terão que pisar em ovos com alguns da grande imprensa durante o processo do Mensalão do PT, porque eles representam o golpe branco em si, lobos travestidos de cordeiros, estão por trás desta grande arapuca minuciosamente aguardada desde o início…
E o que escrevo em outros artigos nos links abaixo:
2 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/erundina-so-lula-com-haddad-e-maluf.html 3 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-saga-iii-ricardo-lewandowski-e.html 4a b à escolha: http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-do-golpe-branco-no-brasil.html4bhttp://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/o-beijo-patriota-ayres-britto-e-dilma.html 5 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-do-golpe-branco-v-do-pt.html 6 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensaloes-e-chance-de-alguns-grandes.html 7 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensaloes-de-bois-de-piranha-marcos_20.html 8 – http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/stf-na-mira-dos-golpistas-ou-mata-da.html Como se o leitor e ou eleitor brasileiro fossemos idiotas o artigo a seguir retrata bem esta realidade:Aécio Neves no xadrez x PSB com PT aguardando a vez: http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/aecio-no-xadrez-x-psb-com-pt-aguardando.html

Responder

Jose Mario HRP

26 de julho de 2012 às 07h21

A coisa é o seguinte:
Diga NÃO! ao #Serra/Censor!

Responder

Elson

26 de julho de 2012 às 01h15

E o mais gozado é que as Organizações Globo já preparam o circo do mensalão, no Globo News em todas as inserções comerciais tem sempre uma chamada. Já que não dá para oferecer um projeto de país e as oposições perderam a bandeira da moralidade, a ordem é criminalizar Lula e o PT.
Os candidatos da mídia ficaram sem palanque ou discurso e pelo visto, muitos deles ficarão sem mandato.

Responder

Gisele Martensen

25 de julho de 2012 às 19h02

Que bom poder ler seus artigos, Miguel. Sou professora da rede pública paulista, com um salário que é uma afronta a qualquer profissional. Adorei essa matéria sobre o também excelente jornalista Nassif. Além do mais sou apaixonada por Humphrey Bogart…

Responder

Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil