Menu
,

PIB brasileiro continua se recuperando

A economia brasileira cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2012, sobre o primeiro trimestre do ano.

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Pérola Imperfeita, de Adriana Varejão.

Pérola Imperfeita, de Adriana Varejão.

 

A economia brasileira cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2012, sobre o primeiro trimestre do ano. É o crescimento previsto pelo Banco Central, e sinaliza recuperação. É modesto, mas é crescimento num momento difícil da economia mundial, e reflete ainda uma conjuntura que já está melhor. Já temos dados que apontam para um terceiro e quarto trimestre bem melhores.

Publico abaixo matéria e gráfico do Estadão que me pareceu a melhor cobertura desses números, ou a menos “apocalíptica”. O gráfico mostra bem a curva da recuperação da economia, que registrou um crescimento no segundo trimestre duas vezes superior ao do primeiro. O pior já passou. A maior parte da mídia, como de praxe, vai apresentar só os aspectos negativos.

A parte ruim é a queda de 2,5% na indústria, mas este também é um número passado (até junho). Há números mais recentes que mostram recuperação da indústria a partir de julho.

 

Economia do País reage e cresce 0,4% no segundo trimestre

Segundo o IBGE, o PIB brasileiro foi de R$ 1,1 trilhão no segundo trimestre, com destaque para o setor agropecuário
31 de agosto de 2012 | 9h 02

Daniela Amorim, Fernanda Nunes e Mariana Durão, da Agência Estado

RIO – A economia do País cresceu a passos curtos no segundo trimestre, mas teve um desempenho um pouco melhor do que no período anterior. O Produto Interno Bruto (PIB) registrou aumento de 0,4% no segundo trimestre ante o primeiro trimestre do ano, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua pesquisa de Contas Nacionais Trimestrais.

Em valores correntes, o PIB do segundo trimestre de 2012 somou R$ 1,1 trilhão. Já na comparação com o segundo trimestre de 2011, o PIB apresentou alta de 0,5% no segundo trimestre deste ano, a menor desde o terceiro trimestre de 2009, quando foi registrada queda de 1,5%.

No primeiro semestre do ano, o PIB avançou 0,6%, na comparação com o mesmo semestre do ano passado, a menor desde o primeiro semestre de 2009, quando teve resultado negativo de 2,6%.

Agropecuária é destaque, mas serviços influenciam mais

O PIB da agropecuária subiu 4,9% no segundo trimestre contra o primeiro trimestre do ano. Na comparação com o segundo trimestre de 2011, o PIB da agropecuária teve aumento de 1,7% no segundo trimestre de 2012. No primeiro semestre deste ano, o PIB da agropecuária caiu 3% ante o primeiro semestre do ano passado.

Mas, segundo alerta a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque Paliso, a maior influência veio de serviços. Embora o setor agropecuário tenha apresentado o maior crescimento porcentual no segundo trimestre deste ano, o peso desse segmento no valor adicionado total é bem menor do que o da indústria e o do setor de serviços.

Na composição do PIB, a indústria representa 27% do valor adicionado total, os serviços, 67% e a agropecuária, apenas 5,5%. Especificamente a indústria de transformação tem peso de 14,6% no PIB e responde por 53% da indústria total.

A economista do IBGE ressaltou algumas mudanças no setor agrícola que explicam o resultado da agropecuária na passagem do primeiro para o segundo trimestres deste ano. “Sempre medimos as culturas com safra importante no trimestre. Algumas culturas estão sofrendo com quebra de safra por causa do clima, como a soja. O café terá safra altíssima neste ano e ajudou a puxar o resultado da agropecuária. O café foi o diferencial do resultado do setor na passagem dos trimestres”, afirmou Rebeca.

O PIB de serviços mostrou alta de 0,7% no segundo trimestre contra o primeiro trimestre do ano. Na comparação com o segundo trimestre de 2011, o PIB de serviços mostrou alta de 1,5% no segundo trimestre de 2012. No primeiro semestre deste ano, o PIB de serviços subiu 1,5% ante o primeiro semestre do ano passado.

Indústria tem maior recuo desde 2009

O PIB da indústria caiu 2,5% no segundo trimestre contra o primeiro trimestre deste ano. Foi o mais intenso recuo desde o primeiro trimestre de 2009, no auge da crise financeira internacional. Na época, o PIB industrial teve queda de 6,5%, também na comparação com o trimestre imediatamente anterior

Segundo divulgado pelo IBGE hoje, na comparação com o segundo trimestre de 2011, o PIB da indústria mostrou queda de 2,4%. No primeiro semestre deste ano, o PIB da indústria caiu 1,2% ante o primeiro semestre do ano passado.

Os investimentos e a indústria influenciaram negativamente o PIB no segundo trimestre deste ano ante o mesmo trimestre do ano anterior. A indústria de transformação caiu 5,3%, a menor taxa desde o terceiro trimestre de 2009 (-9,7%) e a extrativa mineral caiu 1,8%. Em contrapartida, a construção civil subiu 1,5% e a produção e distribuição de eletricidade, gás e água avançou 4,3%.

Na indústria de transformação, os resultados mais negativos foram registrados nos segmentos de material eletrônico e equipamentos de comunicações, veículos automotores, artigos de vestuário e calçados e produtos farmacêuticos.

Os principais resultados positivos foram de bebidas, madeira e mobiliário, artigos de perfumaria e outros equipamentos de transportes, informou a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Exportações e importações

As exportações de bens e serviços recuaram 3,9% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre do ano. O IBGE informou ainda que as vendas externas caíram 2,5% na comparação com o segundo trimestre de 2011. O resultado foi “muito efeito da queda nos preços das commodities, apesar de o câmbio ter se desvalorizado”, disse Rebeca Palis, do IBGE.

Segundo o IBGE, as importações contabilizadas no PIB aumentaram 1,9% no segundo trimestre na comparação com o primeiro trimestre do ano. Em relação ao segundo trimestre de 2011, as importações subiram 1,6%.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

Consumo das famílias cresce

O consumo das famílias, segundo o IBGE, registrou alta de 0,6% no segundo trimestre ante o primeiro trimestre do ano. Já na comparação com o segundo trimestre de 2011, o consumo das famílias aumentou 2,4% no segundo trimestre de 2012. No primeiro semestre, o consumo das famílias subiu 2,5% ante o primeiro semestre do ano passado.

Segundo o IBGE, o consumo do governo, por sua vez, teve alta de 1,1% no segundo trimestre ante o primeiro trimestre de 2012. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o consumo do governo subiu 3,1%. No primeiro semestre deste ano, o consumo do governo avançou 3,2% ante o primeiro semestre do ano passado.

Investimentos

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) caiu 0,7% no segundo trimestre contra o primeiro trimestre do ano, a quarta variação negativa consecutiva. Na comparação com o segundo trimestre de 2011, a FBCF caiu 3,7% no segundo trimestre de 2012, a mais acentuada desde o terceiro trimestre de 2009, quando recuou 9,0%. No primeiro semestre deste ano, a FBCF caiu 2,9% ante o primeiro semestre do ano passado. Em 12 meses, a queda foi de 0,3%.

Segundo o instituto, a taxa de investimento (FBCF/PIB) no segundo trimestre de 2012 foi de 17,9%, inferior à taxa referente a igual período do ano anterior (18,8%). “Essa redução foi influenciada, principalmente, pela queda em volume da formação bruta de capital fixo no trimestre”, informou o IBGE, em nota oficial.

A taxa de poupança ficou em 16,9% no segundo trimestre de 2012, contra ante 19,0% no mesmo trimestre de 2011.

1º trimestre revisado

O IBGE revisou de 0,2% para 0,1% o PIB do primeiro trimestre de 2012 em comparação ao trimestre imediatamente anterior.

Na mesma base de comparação, foram revisadas as taxas do quarto trimestre de 2011, de 0,2% para 0,1%, do terceiro trimestre do ano passado, de -0,1% para -0,2%; e do segundo trimestre de 2011, de 0,5% para 0,6%.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

@ricocordeiro

04/09/2012 - 12h59

PIB brasileiro continua se recuperando – http://t.co/o1DBIGcm

@cidcancer

01/09/2012 - 20h34

Apesar da torcida contrária… http://t.co/qOPngwFZ — ”PIB brasileiro continua se recuperando” #fui

@SAGGIO_2

01/09/2012 - 12h59

@taniamorales > Oi! > PIB brasileiro continua se recuperando – http://t.co/AObP5rtp

Elson

31/08/2012 - 18h48

Sabe que oque vai impulsionar o PIB é a agricultura, já que os EUA enfrentam uma gravíssima seca e o preço das comodites está aumentando, aliás isso se dá em razão da especulação, pois muitos investidos estão especulando com alimentos.
Outra coisa que pode alavancar o PIB é a chegada do fim do ano com o décimo terceiro salário, que é quando a economia recebe uma injeção de dinheiro via trabalhador, em vista das economias da zona do euro e EUA ainda estamos bem, pois o nível de desemprego é baixo e o Governo tem folego para investir.

@migueldorosario

31/08/2012 - 16h17

PIB brasileiro continua se recuperando http://t.co/izYo6HnV


Leia mais

Recentes

Recentes