Menu
, ,

As peripécias adversativas da mídia brasileira

Folha exalta México por crescimento econômico de 3,4% em 2013. Globo diz que produção brasileira de petróleo dobrará em 10 anso, mas…

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Essa é engraçada. A Folha publicou, neste domingo, na capa da seção Mundo, uma reportagem com título pomposo e otimista.

 

ScreenHunter_1978 Jun. 03 08.47

 

Aí você confere o gráfico na própria reportagem, com previsões comparadas para o crescimento econômico no México, no Brasil e na Argentina. O México deve crescer 3,4% em 2013, o Brasil 3% e a Argentina 2,8%.

Então peraí. Quer dizer que 3,4% de crescimento, para o México, corresponde a um “êxito na economia”, mesmo com uma série de números negativos no campo social,  segurança pública e direitos humanos, e um crescimento de 3% para o Brasil é um fracasso econômico retumbante?

Dê-se o crédito: o cinismo do título e da reportagem é desmascarado no próprio jornal. Ao lado do título róseo, outra matéria fala que apenas nos 4 anos da gestão anterior do mesmo PRI que continua no poder (2006 a 2012), mais de 60 mil pessoas morreram nas guerras do tráfico e outras 100 mil estão desaparecidas. Há regiões inteiras do México que já não tem exércitou ou polícia: são dominadas pelos narcotraficantes, muitas vezes em parceria tácita com autoridades do PRI. A imprensa mexicana tem sido instada, pelo próprio governo, a não noticiar atos de violência; alguns jornais decidiram não mais cobrir notícias referentes ao tráfico, após ataques ou ameaças a seus funcionários.

Esse é o país que “atrai investimento com êxito na economia”.

A matéria escancara o viés mesquinho e partidário da Folha quando trata da economia brasileira. O “jornalismo adversativo”, pelo jeito, só vale para o Brasil.

É o caso do Globo desta segunda-feira. A manchete do jornal traz uma notícia bombástica:

 

A principal informação da matéria está no subtítulo: a produção brasileira de petróleo dobrará em 10 anos. Em qualquer país do mundo, seria motivo de júbilo, em virtude das oportunidades de crescimento econômico subjacentes. Aqui, não. O Globo faz um exercício confuso que dá a entender ao Homer Simpson que as receitas oriundas da exploração do petróleo vão cair. É incrível como são malandros: conseguem transmitir a notícia de que a produção de petróleo aumentará em duas vezes mas deixar no leitor a impressão psicológica de que é uma notícia ruim.

Bem, tentemos trazer um pouco de bom senso. Não é uma notícia ruim. Os repasses aumentarão “apenas” 55%, segundo lembra o próprio jornal (em tom adversativo), omitindo o crescimento de receita, lucros, valorização acionária, da Petrobrás e outras empresas que pagam impostos e geram empregos no Brasil. O aumento na produção de petróleo produzirá imenso alívio em nossa balança comercial. Deixaremos de ser importadores para nos tornarmos exportadores de petróleo. Ganharemos segurança energética. O aumento da produção coincidirá com a entrada em operação das grandes refinarias, acrescentando receita, empregos, impostos. Em torno das refinarias serão criados cinturões industriais, em torno dos quais, cinturões de empresas de serviço. É uma excelente notícia, sem mas.

 

(link da foto)

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Messias Franca de Macedo

04/06/2013 - 23h39

… E QUANDO O ESTOQUE FAJUTO DOS ‘MAS, PORÉM, TODAVIA, CONTUDO…’ DO PIGolpista/terrorista SE ESGOTAR POR INÉRCIA?!…

OU [MAIS] UMA ‘DERROTA ANUNCIADA’ DA [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL! ENTENDA A LAMBANÇA!

Patético, grotesco, constrangedor… “Os jornalistas especialistas em economia da ‘grobonews'” disCORRENDO(!) acerca do crescimento vertiginoso da atividade industrial, no Brasil, em abril do corrente ano!…
… “Do jeito [desafinado, tosco, mambembe e melancólico] que a banda da marcha fúnebre está tocando”, parece ser melhor o PIG passar a perder por WO! Pelo menos, parece ser menos vergonhoso!…

… Lá isso é jornalismo, sô?!… Lá isso é oposição?!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Alexandre Santos

04/06/2013 - 21h13

Miguel, agora a noite estava assistindo o programa Observatório da Imprensa, o entrevistado era o Franklin Martins, ele fez um belo elogio a um comentarista do blog do Nassif, que faz analises sobre pesquisas diversas, disse que aprendia muito com este analista, tenho certeza que ele estava se referindo a vc, embora não tenha falado o seu nome. Parabéns

Messias Franca de Macedo

04/06/2013 - 13h55

“ESCUTA [MAIS] ESSA!”

… Um tal consultor de nome Lavareda e “um global assíduo” diretor da Consultoria Insper, ambos ‘escolhidos a dedo’ pelo indefectível William Do Contra Waack’, após uma hora de exaustivo “debate multilateral de araque”, chegaram a esta preciosidade de concordância: “A inflação continua dentro da margem de tolerância; alguns setores da economia sinalizam crescimento; o nível de desemprego está baixíssimo, obras de infraestrutura deverão ser destravadas [impulsionando o PIB], a população continua manifestando um estado positivo de satisfação… Contudo, esse governo vai mal; esse governo, evidentemente, é muito ruim!…” [E estamos conversados – a(de)n(do) sujo nosso!]

Lá isso é oposição?!.. Lá isso é jornalismo?!… Lá isso são “consultores” e “jornalistas especialistas” confiáveis e/ou isentos?!…

… E viva os(as) urubólogos(as)!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

H.92

04/06/2013 - 02h17

Os nossos Homers estão babando de raiva pelo preço do tomate até agora! rs

Paulo Camargo

04/06/2013 - 00h23

Esse é o PiG, nosso velho conhecido, lentamente, e cada vez mais, descendo a ladeira…

Joao Vieira

03/06/2013 - 11h16

Pra uma Organização que depende dos Homers Simpsons, se esses diminuírem, aí o bicho pega.


Leia mais

Recentes

Recentes