Menu
,

Ley dos Medios é aprovada pela Suprema Corte argentina

A “derrota” do kirchnerismo não durou 48 horas. A festa do Clarín durou pouco. A Corte Suprema de Justiça, após anos de espera, decidiu, nesta terça-feira, pela constitucionalidade da Ley dos Medios, que combate o monopólio dos meios de comunicação, e que afeta sobretudo o grupo Clarín. A Justiça deu dois anos para que a […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A “derrota” do kirchnerismo não durou 48 horas.

A festa do Clarín durou pouco.

A Corte Suprema de Justiça, após anos de espera, decidiu, nesta terça-feira, pela constitucionalidade da Ley dos Medios, que combate o monopólio dos meios de comunicação, e que afeta sobretudo o grupo Clarín.

A Justiça deu dois anos para que a lei seja aplicada em sua plenitude. A lei tem de ser aplicada imediatamente. A decisão configura uma das mais importantes vitórias políticas de Cristina Kirchner, que se empenhou pessoalmente para aprová-la. Por outro lado, seria injusto dizer que é uma vitória do governo; é antes uma vitória do Estado e da democracia.

Segue a nota publicada há pouco pela Reuters:

BUENOS AIRES – A Suprema Corte da Argentina declarou nesta terça-feira, 29, a constitucionalidade de quatro artigos da Lei de Mídia que eram contestados pelo Grupo Clarín, principal atingido pela medida. Com a decisão da Justiça, o governo da presidente Cristina Kirchner terá sinal verde para prosseguir com a aplicação integral da nova legislação.

As regras da Lei de Mídia obrigarão 21 grupos a vender parte de seus ativos sob o pretexto de “evitar a concentração da mídia”. O mais atingido será o Clarín, a maior holding multimídia da Argentina, que terá de ceder, transferir ou vender de 150 a 200 licenças, além dos edifícios e equipamentos onde estão suas emissoras.

Esses bens e licenças deverão passar a sociedades diferentes às quais pertencem atualmente. Segundo Martín Sabbatella, presidente da Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual (Afsca), os donos das empresas poderão dividir os grupos de mídia entre parentes e ex-sócios. Mas cada caso seria analisado durante vários meses pela Afsca, entidade encarregada de aplicar a Lei de Mídia.

O governo afirma, com ironia, que os donos do Grupo Clarín poderão repassar as empresas da holding aos filhos. Mas os analistas afirmam que dificilmente o governo autorizaria a passagem das empresas do grupo para os parentes. / REUTERS

Leia a notícia publicada pelo próprio Clarin.

ley de medios-736730_opt

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Azevedo

30/10/2013 - 02h16

O jornal argentino La Nación edição de hoje, 29/10 publica declarações do juiz da suprema corte argentina, Eugenio Zaffaroni de que decidiram que a sentença hoje divulgada sobre a constitucionalidade da Lei dos Medios só sairia depois das eleições para que não parecesse que estavam interessados em influir nas eleições. Como é diferente do nosso Supremo!!!

Maria Mercedes Nobre

29/10/2013 - 21h25

Jorge, é exatamente isso que as corporações ligadas a informação e propaganda querem, Não existe Estado democrático sem mídia regulada, Depois só atelevisão é regulada

Lilith Mariah

29/10/2013 - 20h33

oxalá aconteça aqui no brasil o mesmo!!!

Guilherme Guimarães

29/10/2013 - 20h29

E o mais engraçado é que o Globo atacou a Cristina de todas as maneiras possíveis

O Cafezinho

29/10/2013 - 20h07

nada disso, jorge. a ley nem mexe nos jornais impressos, por exemplo. só combate a propriedade cruzada. como é nos eua e europa.

Jorge Silva

29/10/2013 - 18h19

Regulamentar é importante, mas esse projeto visa tornar o governo o único meio de manipulação da massa.

    Rafael

    29/10/2013 - 18h14

    Que opinião mais desinformada, hein?

Paulo Franco

29/10/2013 - 16h07

A REGULAÇÃO DA IMPRENSA É NECESSÁRIA, É POSSÍVEL E É DEMOCRÁTICA – http://pafranco2005.blogspot.com.br/2013/03/regulacao-da-midia-o-exemplo-ingles.html

Alice Ines Silva

29/10/2013 - 15h00

Vá se falar nisso por aqui. No mínimo iam chamar o governo de totalitário…


Leia mais

Recentes

Recentes