Menu

Pizzolato não é Molina

Paulo Moreira Leite comenta a escolha de Pizzolato, que tem cidadania italiana, de ser julgado na Itália. E lembra a defesa que a mídia brasileira fez do senador boliviano Roger Pinto Molina, que fugiu de seu país porque acusava a justiça de lá de promover perseguição política. Nossa mídia tratou Molina, acusado de corrupção e […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Paulo Moreira Leite comenta a escolha de Pizzolato, que tem cidadania italiana, de ser julgado na Itália. E lembra a defesa que a mídia brasileira fez do senador boliviano Roger Pinto Molina, que fugiu de seu país porque acusava a justiça de lá de promover perseguição política. Nossa mídia tratou Molina, acusado de corrupção e assassinato de camponeses, como um heroi. Pizzolato, um brasileiro cuja condenação carece de qualquer prova verossímil, terá o mesmo tratamento?

Em tempo, Pizzolato não precisa pedir asilo político na Itália, porque ele tem cidadania italiana. Antes de ser preso lá, ele terá de passar por um novo julgamento, realizado por um juiz italiano, que terá oportunidade de analisar todas as provas disponíveis. O que é justamente o desejo de Pizzolato.

PIZZOLATO NA ITALIA

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog.

Com cidadania italiana, diretor de marketing do Banco do Brasil tentará um segundo julgamento naquele país

Aqueles políticos e observadores que em agosto dispararam rojões para festejar a fuga do senador boliviano Roger Pinto para o Brasil não têm direito a reclamar da notícia que vão ler abaixo.

Condenado a 12 anos de prisão e multa superior a 1 milhão de reais na ação penal 470, Henrique Pizzolato mudou-se para a Itália.

Com cidadania italiana, Pizzolato pretende exercer a um direito que a legislação daquele país reserva a seus súditos: ser julgado por leis italianas.

Ele acredita que pode ser protegido pelo artigo V do tratado de extradição Brasil e Italia, que afirma que não haverá o retorno forçado do cidadão ao país de origem se, “pelo fato pelo qual for solicitada, a pessoa reclamada tiver sido ou vier a ser submetida a um procedimento que não assegure os direitos mínimos de defesa”.

Em nota que será divulgada em breve por seu advogado, Pizzolato afirma que não teve um tratamento adequado pela Justiça. Denuncia também que a postura parcial da maioria dos veículos de comunicação contribuiu para uma decisão parcial, que não lhe deu os tratamentos de defesa.

Quem lê meu blogue sabe que Pizzolato levanta pontos relevantes. Ele foi condenado por desvio de 73 milhões de reais do Banco do Brasil mas uma auditoria da própria instituição demonstrou que esses recursos não saíram de seus cofres e pertenciam a uma empresa privada, Visanet. Pizzolato foi acusado de embolsar 326 000 reais do esquema de Marcos Valério. Sempre disse que entregou o dinheiro ao PT e a acusação jamais provou o contrário. Único acusado de repassar recursos para Marcos Valério, ele demonstrou que não era o primeiro nem o mais graduado dirigente do BB envolvido nos pagamentos a DNA.

Como tantos condenados da ação penal, ele também recorda que não teve direito a um segundo grau de jurisdição, embora não tivesse mandato político. Não custa lembrar que, em situação semelhante, todos os réus do mensalão PSDB-MG estão sendo julgados em primeira instância e mais tarde poderão solicitar um reexame integral da sentença recebida.

Esta noticia italiana vai deixar muitas pessoas nervosas, tenho certeza. Mas é bom lembrar de Roger Pinto e os diplomatas brasileiros que o ajudaram a escapar da embaixada em La Paz, certo?

o-senador-colombiano-roger-pinto-em-foto-de-21-de-marco-de-2011-1377462263533_956x500

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gil

17/11/2013 - 10h52

Suborno! Dois envelopes com grande quantia em dinheiro, entregue nas mãos do Pizzolato. Isto fez dele um corrupto condenado. Porque nos textos do Miguel do Rosario isto não é citado?

Está claro no inquerito e na sentença, que ele fez um adiantamento indevido para a DNA e em troca recebeu, através do Banco Rural, uma grande quantia em dinheiro.

    Miguel do Rosário

    18/11/2013 - 00h42

    Como não cito? A versão de Pizzolato foi corroborada por depoimento do próprio Marcos Valério, e documentos.

    Escrevi um post especialmente sobre isso.

    https://www.ocafezinho.com/2013/08/14/cai-a-ultima-acusacao-contra-pizzolato/

    Pizzolato não matou o papa, porque o papa está vivo. Entende isso? Ele não tinha nenhum poder para mexer no dinheiro da Visanet. Nem adiantar coisa alguma.


Leia mais

Recentes

Recentes