Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

O declínio do Jornal Nacional

Por Miguel do Rosário

18 de dezembro de 2013 : 11h56

A perda de audiência é um fenômeno natural para a Globo. As pessoas se cansam, querem novidades. A internet chegou para mudar tudo. O triste é que a Globo está perdendo audiência sem ganhar nada em dignidade. Ao contrário, o seu jornalismo continua flertando com o pior tipo de golpismo midiático, querendo impor seus candidatos através de manipulações espúrias.

Boa noite pra quem?

JN cai 18% sem Fátima Bernardes e tem o pior ano da história

JN mentira
William Bonner e Patrícia Poeta na bancada do JN: jornal caiu 10% ao ano no Ibope em 2012 e 2013

Por DANIEL CASTRO, em 11/12/2013 · Atualizado às 06h30
NO UOL

Dois mil e treze vai ser o pior ano da história do Jornal Nacional. O principal telejornal do país vai fechar o ano com média de audiência em torno dos 26 pontos na Grande São Paulo, referência do mercado publicitário. Pelo segundo ano consecutivo, o JN ficará com médias inferiores a 30 pontos.

Em dez anos, o Jornal Nacional acumula uma perda de quase um terço de sua audiência. Mas foi nos últimos dois anos que essa queda se acentuou. Em 2012 e 2013, o telejornal teve perdas anuais na casa dos 10% (18,4% na média dos dois anos). É muita coisa. Desde 2011, William Bonner não dá seu “boa noite” para mais da metade dos brasileiros com televisores ligados (share). A queda coincide com a saída de Fátima Bernardes e a entrada de Patrícia Poeta, no final de 2011. Veja o gráfico:

Quadro 1 (1)

Dezembro de 2013 também deverá ser o pior mês de todos os tempos do Jornal Nacional. O noticiário da Globo sofre com o mau desempenho de Além do Horizonte. O gráfico abaixo mostra que quanto maior a audiência da novela das sete, maior a do JN. Mas se a novela das sete não vai bem, o JN cai.

Quadro 2

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Daniel

19 de dezembro de 2013 às 08h29

Tenho a esperança de que as pessoas estejam se tocando de que as nossas revistas e jornais não podem ser levadas a sério quando trata-se de saber o que está acontecendo no país.

Responder

Maria

19 de dezembro de 2013 às 01h13

Fazer o quê? A emissora agoniza. E para q se possa jogar a pá de cal, basta ser amigável com os brasileiros q ainda insistem em acreditar q o aparelho de TV não permite a mudança de canal. Entrar de sola é coisa de ministro recalcado do STF. Sejamos cordiais. Lembremos, de forma afável, q a grobo, por ñ pagar os impostos q deve, contribui pra falta de merenda nas escolas públicas. E dificulta a concessão de benefícios como o bolsa família. A verdade ñ precisa ser dita em tom de agressão. Tem gente q ainda ñ sabe, mas, agora, graças à manipulação das organizações grobo, qualquer cidadão pode ser posto atrás das grades mesmo que não existam provas contra ele. Não foi assim com o Zé Dirceu?
A tentativa de ser didático é uma atividade meio cansativa. De qualquer forma, por si mesmos, muitos irmãos já sentiram q é muitíssimo chato ver e ouvir as mesmas notícias do contra todo santo dia. Até mesmos muitos dos irmãos q ainda não conseguiram abrir mão da novelinha.
Portanto, embora a luta continue, não precisamos esfregar a verdade na cara de ninguém, mas, sim, ganhar a confiança daqueles q ainda ñ conhecem os fatos.

Responder

Mario

18 de dezembro de 2013 às 22h17

Claro, qualquer debilóide que vê esse “jornal” logo ouve e sente que é furada, tudo lorota e palhaçada..já estava na cara há décadas..

Responder

Joaquim Facundes Santos

18 de dezembro de 2013 às 18h49

Mas quem dará ouvidos a um Tôlo, ou a quem nos quer fazer de Tôlos.

Responder

Cleide Portella

18 de dezembro de 2013 às 17h08

A população já tem outros meios de se informar!!!

Responder

Libertad Martinez

18 de dezembro de 2013 às 16h21

Porque no se informa que hacen los prefeitos de los estados que sólo saben pedir dinero?

Responder

Libertad Martinez

18 de dezembro de 2013 às 16h20

No nes novidades que la gente quiere! Es información porqué no se informa losbre los movimentos indígenas ! por que no se informa más especificamente la participación de los diferentes grupos políticos Parece que sólo existiera PSDB y PT, y los otros que son um regimento lucrando a costa del Pueblo que hacen com sus mandatos, por que no se informa sobre los minérios y así por delante! concordo com Marco Espiritu Santos!!!!!

Responder

Adriano Barbosa Ribeiro

18 de dezembro de 2013 às 15h36

Jornal de merda… Nao me manipule idiotas

Responder

Marco Espirito Santo

18 de dezembro de 2013 às 14h22

Há muito tempo que isso deixou de ser um “jornal”, passou a ser um panfleto ordinário.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?