Menu

O declínio do Jornal Nacional

A perda de audiência é um fenômeno natural para a Globo. As pessoas se cansam, querem novidades. A internet chegou para mudar tudo. O triste é que a Globo está perdendo audiência sem ganhar nada em dignidade. Ao contrário, o seu jornalismo continua flertando com o pior tipo de golpismo midiático, querendo impor seus candidatos […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A perda de audiência é um fenômeno natural para a Globo. As pessoas se cansam, querem novidades. A internet chegou para mudar tudo. O triste é que a Globo está perdendo audiência sem ganhar nada em dignidade. Ao contrário, o seu jornalismo continua flertando com o pior tipo de golpismo midiático, querendo impor seus candidatos através de manipulações espúrias.

Boa noite pra quem?

JN cai 18% sem Fátima Bernardes e tem o pior ano da história

JN mentira
William Bonner e Patrícia Poeta na bancada do JN: jornal caiu 10% ao ano no Ibope em 2012 e 2013

Por DANIEL CASTRO, em 11/12/2013 · Atualizado às 06h30
NO UOL

Dois mil e treze vai ser o pior ano da história do Jornal Nacional. O principal telejornal do país vai fechar o ano com média de audiência em torno dos 26 pontos na Grande São Paulo, referência do mercado publicitário. Pelo segundo ano consecutivo, o JN ficará com médias inferiores a 30 pontos.

Em dez anos, o Jornal Nacional acumula uma perda de quase um terço de sua audiência. Mas foi nos últimos dois anos que essa queda se acentuou. Em 2012 e 2013, o telejornal teve perdas anuais na casa dos 10% (18,4% na média dos dois anos). É muita coisa. Desde 2011, William Bonner não dá seu “boa noite” para mais da metade dos brasileiros com televisores ligados (share). A queda coincide com a saída de Fátima Bernardes e a entrada de Patrícia Poeta, no final de 2011. Veja o gráfico:

Quadro 1 (1)

Dezembro de 2013 também deverá ser o pior mês de todos os tempos do Jornal Nacional. O noticiário da Globo sofre com o mau desempenho de Além do Horizonte. O gráfico abaixo mostra que quanto maior a audiência da novela das sete, maior a do JN. Mas se a novela das sete não vai bem, o JN cai.

Quadro 2

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Daniel

19/12/2013 - 08h29

Tenho a esperança de que as pessoas estejam se tocando de que as nossas revistas e jornais não podem ser levadas a sério quando trata-se de saber o que está acontecendo no país.

Maria

19/12/2013 - 01h13

Fazer o quê? A emissora agoniza. E para q se possa jogar a pá de cal, basta ser amigável com os brasileiros q ainda insistem em acreditar q o aparelho de TV não permite a mudança de canal. Entrar de sola é coisa de ministro recalcado do STF. Sejamos cordiais. Lembremos, de forma afável, q a grobo, por ñ pagar os impostos q deve, contribui pra falta de merenda nas escolas públicas. E dificulta a concessão de benefícios como o bolsa família. A verdade ñ precisa ser dita em tom de agressão. Tem gente q ainda ñ sabe, mas, agora, graças à manipulação das organizações grobo, qualquer cidadão pode ser posto atrás das grades mesmo que não existam provas contra ele. Não foi assim com o Zé Dirceu?
A tentativa de ser didático é uma atividade meio cansativa. De qualquer forma, por si mesmos, muitos irmãos já sentiram q é muitíssimo chato ver e ouvir as mesmas notícias do contra todo santo dia. Até mesmos muitos dos irmãos q ainda não conseguiram abrir mão da novelinha.
Portanto, embora a luta continue, não precisamos esfregar a verdade na cara de ninguém, mas, sim, ganhar a confiança daqueles q ainda ñ conhecem os fatos.

Mario

18/12/2013 - 22h17

Claro, qualquer debilóide que vê esse “jornal” logo ouve e sente que é furada, tudo lorota e palhaçada..já estava na cara há décadas..

Joaquim Facundes Santos

18/12/2013 - 18h49

Mas quem dará ouvidos a um Tôlo, ou a quem nos quer fazer de Tôlos.

Cleide Portella

18/12/2013 - 17h08

A população já tem outros meios de se informar!!!

Libertad Martinez

18/12/2013 - 16h21

Porque no se informa que hacen los prefeitos de los estados que sólo saben pedir dinero?

Libertad Martinez

18/12/2013 - 16h20

No nes novidades que la gente quiere! Es información porqué no se informa losbre los movimentos indígenas ! por que no se informa más especificamente la participación de los diferentes grupos políticos Parece que sólo existiera PSDB y PT, y los otros que son um regimento lucrando a costa del Pueblo que hacen com sus mandatos, por que no se informa sobre los minérios y así por delante! concordo com Marco Espiritu Santos!!!!!

Adriano Barbosa Ribeiro

18/12/2013 - 15h36

Jornal de merda… Nao me manipule idiotas

Marco Espirito Santo

18/12/2013 - 14h22

Há muito tempo que isso deixou de ser um “jornal”, passou a ser um panfleto ordinário.


Leia mais

Recentes

Recentes