Menu

Colunista da Folha chuta o pau da barraca

Ricardo Melo, colunista da Folha, publicou hoje uma fortíssima denúncia contra a parcialidade da Justiça em favor do PSDB. Eu reproduzo abaixo alguns trechos. Será que Joaquim Barbosa vai pedir o “ostracismo” para ele? * Assim caminha a impunidade (…) Vários pesos, várias medidas. Enquanto o chamado mensalão petista foi julgado com celeridade (considerado o […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Ricardo Melo, colunista da Folha, publicou hoje uma fortíssima denúncia contra a parcialidade da Justiça em favor do PSDB. Eu reproduzo abaixo alguns trechos. Será que Joaquim Barbosa vai pedir o “ostracismo” para ele?

*

Assim caminha a impunidade
(…)

Vários pesos, várias medidas. Enquanto o chamado mensalão petista foi julgado com celeridade (considerado o padrão nacional) e na mesma, e única, instância suprema, o processo dos tucanos recebe tratamento bastante diferente. Doze anos (isso mesmo, doze!) separam a ocorrência do desvio de dinheiro para o caixa da campanha de Eduardo Azeredo (1998) da aceitação da denúncia (2010). Com o processo desmembrado em várias instâncias, os réus vêm sendo bafejados pelo turbilhão de recursos judiciais.

Daí para novas prescrições de penas ou protelações intermináveis, é questão de tempo.

(…)

Se na Justiça mineira o processo caminha a passo de cágado, no Supremo a situação não é muito animadora. A ação contra Azeredo chegou ao STF em 2003. Está parada até agora.

(…)

Certo mesmo é o contraste gritante no tratamento destinado a casos similares. Em todos os sentidos. Tome-se o barulho em torno de um suposto telefonema do ex-ministro José Dirceu de dentro da cadeia. Poucos condenam o abuso de manter encarcerado um preso com direito a regime semiaberto. Isso parece não interessar. Importa sim reabrir uma investigação sobre uso de celular, que aliás já havia sido arquivada. Resultado: com a nova decisão, por pelo menos mais um mês Dirceu perde o direito de trabalhar fora da Papuda.

Por mais que se queira, é muito difícil falar de imparcialidade diante de tais fatos, que não são os únicos. As denúncias relativas à roubalheira envolvendo trens, metrô e correlatos, perpetrada em sucessivos governos do PSDB, continuam a salvo de uma investigação séria. Isso apesar da farta documentação colocada à disposição do público nas últimas semanas. Vê-se apenas o jogo de empurra e muita, muita encenação. Alguém sabe, por exemplo, que fim levou a comissão criada pelo governo de São Paulo para supostamente investigar os crimes? Silêncio ensurdecedor. Mesmo assim, cabe manter alguma esperança na Justiça -desde que seja a da Suíça.

ricardomelo

Ricardo Melo

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Calebe

09/12/2016 - 19h42

Os tucanos frequentam os mesmos salões dos juízes, as mesmas premiações, possuem sociedades, parentescos, ou seja, são inimputáveis.

Dedé Penha

03/02/2014 - 22h24

O Hermes Couto Figueiredo está na folha de pagamento dos Tucanos, né? Ou deve sere um dos advogados do Trensalão.

Joao Fernando

28/01/2014 - 23h22

Esse blog é top demais.

Libertad Martinez

28/01/2014 - 20h25

Justicia que justicia? enrolación, después pasan 10 años aí julgan dan 123 años de condena y el resultado es ,que responden em libertad total.Nunca pensé que sepudiera llegar a uma situación así.

Dibo Amorim Cuba Filho

28/01/2014 - 19h22

Qual justiça, a que nega o direito de o governo paulista ter acesso aos documentos da denúncia Cade/ministro da Justiça, em que aparecem documentos traduzidos fora do contexto? A justiça hoje está nas mãos do grande partido

Jose Carlos Romancini

28/01/2014 - 04h45

A invenção faz parte da sensibilidade.
A ideia provoca o avivamento do aguçar.
Deleite, gozo, o sensual desejo da alma,
num desfruir quase carnal de satisfação.
Consciente no sentir um estremecimento
que desenvolve conceitos em acuidade
e opera a revalorização na arte de fuçar.
Revolve a dormência, o torpor, a calma
e se lança na fantasia da intuição.
Refastela-se num fruir o reconhecimento…
Nesse prazer dolente, verdadeira hiperalgia,
libera a arte do agrado, o apreciar d1BOMDIA!

Walber Leandro

28/01/2014 - 02h07

UMA COISA É CERTA, ÉLA SAINDO OU NÃO O FIM DELA ESTA PROXIMO. HOJE CONVERSANDO COM UM DONO DE BANCA DE JORNAIS, O MESMO ME INFORMOU QUE ESTA QUASE FECHANDO, PORQUE EM CADA DEZ (10) JORNAIS ELE CONSEGUE VENDER SOMENTE CINCO (05)..QUANDO VENDE.

Mário Nascimento

28/01/2014 - 01h23

Para quem ainda não viu, sugiro que conheçam o site que “chutou o pau da barraca” contra os coxinhas anti-Copa, falando tudo que eles precisavam escutar: http://vivaacopa.bravesites.com/

Gislaine

27/01/2014 - 23h16

Não será demitido, vai dar muito na cara. Será calado, ficará no ostracismo.

Luiz

27/01/2014 - 23h12

Nossa justiça não é só uma MERDA. Ela é imoral.

Henrique

27/01/2014 - 23h08

O P$DB + a mídia corporativa + as elites + aparelharam o STF e a PGR. Tá tudo aparelhado!

Rubem Gonzalez

28/01/2014 - 01h07

a folha de vez enquando ameaça desembarcar do PIG, parece que é algum redator que tira férias ou folga dos outros. devemos identifica-lo..

Jorge M Sardinha

28/01/2014 - 00h33

Vamos aguardar os próximos capítulos…

Helton Braga

28/01/2014 - 00h03

Esse tem peito, merece uma medalha e um aumento de salário.

Sonia Lula da Silva

27/01/2014 - 23h47

deve estar de “aviso breve”kkkkkkkk

Renato Juscelino

27/01/2014 - 23h41

Provavelmente! os Frias ñ perdoam!

Cleide Portella

27/01/2014 - 23h34

Será que vai ser demitido?


Leia mais

Recentes

Recentes