Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

MP-DF resolve perseguir Dirceu “com base em reportagens do Globo”

Por Miguel do Rosário

25 de fevereiro de 2014 : 22h31

Que coisa sinistra. Leia a matéria. Promotores se baseiam em “reportagens publicadas nos últimos dias pelo jornal “O Globo” que apontam supostas regalias a Dirceu”…

Até onde a mídia pretende usar seu poder de pressionar o MP e Judiciário para asfixiar Dirceu? Que perseguição! Dirceu tem mais de sessenta anos, já é um idoso. Está preso na Papuda injustamente. Mas está lá, preso, sem poder se comunicar com o mundo. O que mais eles querem? Nem assassinos, nem traficantes de alta periculosidade são perseguidos dessa maneira. Aquele cara do Estadão, Pimenta Neves, que matou a namorada, ficou mais de dez anos esperando o julgamento, teve direito a todos os embargos, e enquanto esteve preso teve direito a um mínimo de privacidade.

Eu só queria saber de uma coisa. Por que cargas d’água o governo ainda dá recursos para esses fascistas?

Saiu no G1:

MP quer transferência de presos do mensalão se constatadas ‘regalias’

Reportagens apontaram privilégios a Delúbio e Dirceu em presídios do DF.
Promotoria pede rigor na apuração e quer explicações de Agnelo Queiroz.

Mariana Oliveira, do G1, em Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal (DF) enviou nesta terça-feira (25) ofício à Vara de Execuções Penais no qual pede rigor na investigação de supostas “regalias” a presos do processo do mensalão que estão detidos em penitenciárias de Brasília, entre eles o ex-ministro José Dirceu. O documento recomenda que, caso sejam constatados os privilégios, que os condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sejam transferidos para presídios federais.

Os promotores se baseiam em reportagens publicadas nos últimos dias pelo jornal “O Globo” que apontam supostas regalias a Dirceu, detido no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), e ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, preso no Centro de Progressão Penitenciária (CPP).

O jornal noticiou que parlamentares visitaram Dirceu em horário não permitido e que um vice-diretor do CIR foi demitido por ter obrigado Delúbio a tirar a barba e proibir que um carro da Central Única de Trabalhadores, entidade sindical na qual o ex-dirigente petista trabalha, entrasse na penitenciária.

Em documento de sete páginas, a Promotoria pede explicações ao governador do DF, Agnelo Queiroz. O MP informou ainda ter ouvido depoimento de presos sobre refeições especiais aos condenados do mensalão.

“A situação de fato fere frontalmente o princípio constitucional da isonomia, pilar do estado democrático de direito”, afirma o Ministério Público no ofício.

Em nota, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal disse que “todos os estabelecimentos prisionais” da capital federal possuem celas reservadas a presos de “bom comportamento” e àqueles autorizados a exercer trabalho interno e externo.

“Convém ressaltar, no entanto, que os internos do Centro de Progressão Penitenciária, em específico, realizam, em regra, suas 03 (três) refeições fora do estabelecimento penitenciário, uma vez que desempenham atividade laboral externa. Convém informar ainda que a ala “E” do Centro de Progressão Penitenciária não possui cantina, como as demais alas do CPP e dos outros presídios”, escreveu no comunicado o subsecretário Cláudio de Moura Magalhães.

‘Tratamento diferenciado’

Para o MP, o “bom funcionamento do sistema prisional fica comprometido em razão da instabilidade gerada pelo tratamento diferenciado” aos presos do mensalão. De acordo com o documento, a Promotoria não pode ficar “inerte” diante da situação.

Na visão dos promotores, há “ingerência indevida” da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (Sesipe) “sobretudo” após i ingresso dos condenados do processo do mensalão no sistema prisional local. De acordo com o MP, a situação do sistema prisional no Distrito Federal “se agravou” com as prisões da ação penal.

“Considerando que a ingerência indevida da Sesipe na execução da pena dos referidos condenados representa sério risco à segurança pública, o Ministério Público requer que seja oficiado ao governador do Distrito Federal, Agnelo Santos Queiroz Filho, dando-lhe conhecimento dos fatos e solicitando a adoção de providências que entender necessárias para sanar as irregularidades na gestão do sistema prisional local.”

O MP afirma que, se a Vara de Execuções Penais constatar a impossibilidade de reverter o quadro, peça ao Supremo as transferências dos presos.

“Caso vossa excelência constate a impossibilidade de correção das irregularidades […], o Ministério Público requer, desde já, que seja encaminhada representação ao Supremo Tribunal Federal, para fins de transferência dos condenados da AP 470 que se encontram no sistema prisional do DF para presídios federais.”

Uso de celular

A Vara de Execuções Penais do DF já investiga se Dirceu teria falado ao celular no dia 6 de janeiro, de dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração do estado da Bahia, James Correia. Os dois negam as denúncias publicadas pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Depois da suspeita, a Vara suspendeu a análise de benefícios a Dirceu. Em meio ao recesso judiciário, o ministro Ricardo Lewandowski determinou que a Justiça do DF voltasse a analisar o pedido de trabalho porque não havia indícios de uso do celular. Depois, Joaquim Barbosa revogou a decisão.

Nesta segunda (24), a Vara adiou o depoimento do ex-chefe da Casa Civil na sindicância aberta para apurar o caso. O interrogatório, que seria por videoconferência, estava marcado para esta terça. Não há informações sobre a nova data e nem sobre o motivo do adiamento.

SP, 07/10/2012, Eleições / José Dirceu

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

26 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

sergio

27 de fevereiro de 2014 às 01h23

O MP-DF não tem mais o quê fazer?
Quem paga os salários deles o contribuinte brasileiro ou a Globo?
Tomem vergonha e deixem de ser manipulados pela opinião “publicada”.

Responder

Fernando Ferreira

26 de fevereiro de 2014 às 14h31

Não é só o MP do DF, é do Brasil inteiro e o Lula e Dilma colocaram chefes na PGR

Responder

Ricardo Oliva

26 de fevereiro de 2014 às 13h57

Mas tb sse dirceu é um santo ..

Responder

    Ruy

    26 de fevereiro de 2014 às 11h23

    Nem santo nem demônio. Mas com certeza é inocente.; E está sendo perseguido por motivos políticos.

    José Dirceu é um preso político condenado injustamente de forma arbitrária.

    Quem o ataca não o faz porque o ache culpado de alguma coisa, faz por motivação política e eleitoreira.

    Responder

Murilo F. R. Murilo

26 de fevereiro de 2014 às 13h24

Não é novidade para ninguém as preferências políticas dos MPs do Brasil…lamentável, uma instituição que precisa de um controle externo.

Responder

João Mendoza Gallego

26 de fevereiro de 2014 às 11h11

lamentável! Tanta injustiça !

Responder

George Ayres

26 de fevereiro de 2014 às 07h10

tá avacalhado mesmo

Responder

Jose Carlos Romancini

26 de fevereiro de 2014 às 06h18

Tomo uma dose da consciência da dignidade.
Desligo alguns preconceitos descabidos.
Num gesto promovo em aparente humildade
as circunstâncias e afazeres construídos.
Como um monge lato, leitor e lendário
Invento, defino e aumento meu mosteiro
facundo tonitroante do alto do campanário
a divertida eloquência sincera do sineiro.
Palavras e textos a serviço da comunidade
num instrumental trabalho de entendimento
espalham um certo orgulho de individualidade
no teimar renascente arder do esquecimento.
E num olhar habitual de artista
diante do desvalor mecânico da obra
esculpo meu mausoléu de ativista
distraindo-me na sobra que me sobra…

Responder

Marta Carbone Costa

26 de fevereiro de 2014 às 05h51

Eis aí um link para ter acesso a CARTILHA DA PESSOA PRESA, onde é possível se inteirar de muitas dúvidas discutidas aqui, principalmente quanto ao que se refere aos direitos dos presos do regime semiaberto, como por exemplo o trabalho externo, cujo requisito para esse benefício é o cumprimento de 1/6 da pena). Ainda, sobre direito de alimentação diferenciada, caso o preso esteja doente, etc. É aconselhável a leitura integral da cartilha. http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/glossarios-e-cartilhas/cartilhadapessoapresa.junho.pdf/view

Responder

Bispo Nardo

26 de fevereiro de 2014 às 02h08

Tá na hora de acabar com essa palhaçada! Vocês não são comunistas? Pois que vivam como pessoas comuns! Vivam a simplicidade de espírito e material! Vivam com o mínimo possível, assim como fazem os pobres! Que o Grande Arquiteto tenha pena da alma de vocês…

Responder

Regina Azevedo

26 de fevereiro de 2014 às 01h14

Esse povinho morre de medo do Dirceu. Queriam ve-lo alquebrado, cabisbaixo, acabrunhado, deprimido, derrotado etc. etc. etc. Não conseguiram. Que chato não?

Responder

Marta Santos

26 de fevereiro de 2014 às 03h56

Porque eles não se preocupam com as mordomias de Jefferson na prisão?

Responder

Delson Gonçalves

26 de fevereiro de 2014 às 03h17

É VERGONHOSO , MAS ESTÃO TENTANDO MUDAR O FOCO DA INVESTIGAÇÃO.

Responder

Meu Brasil é com S

26 de fevereiro de 2014 às 03h14

O piorfoi o caso da feijoada….com direito a destaque no site do UOL!
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2014/02/25/mpf-denuncia-feijoada-para-mensaleiros-e-sugere-muda-los-de-presidio.htm
Perseguição que beira a loucura!!

Responder

patricia

25 de fevereiro de 2014 às 23h27

Me parece q se confirmando o regime semiaberto vao tentar jogar o dirceu a qq custo em um regime fechado. Agora nao tem para quem apelar nao? O barbosa vai decidir sozinho mandar o ze para um predidio de seguranca maxima? Isso tudo foi arquitetado desde o inicio quando o juiz da vep foi” tirado”. Cade a oab nessas horas? Isso nao tem fim nao?

Responder

José Neto

25 de fevereiro de 2014 às 23h26

Façamos todos os dias uma prece por Dirceu, Genoino, Delúbio e Pizzolato, para que o espírito de cada um se mantenha fortalecido. Abraço a todos e força para superar as iniquidades.

Responder

Ângelo Neto Canzi

26 de fevereiro de 2014 às 02h24

Não, ele não tem interesse, ele tem interesses…

Responder

Ângelo Neto Canzi

26 de fevereiro de 2014 às 02h24

cADÊ O dANIEL dANTAS??? Ninguém vê? Cadê o Maluf que é procurado pela Interpol??? Quero ver se o quinzim é macho mesmo para revogar os habeas corpus e prender essa canalhada!

Responder

Julienn Fernandes

26 de fevereiro de 2014 às 02h10

É o fim do mundo, o Estado de Direito refém de jornal criador de factóide…pesadelo.

Responder

Naaman Sousa de Figueiredo

26 de fevereiro de 2014 às 01h56

Promotores???!!! De que? Baseando-se em reportagens???!!! Estamos fu….s, mesmo…

Responder

Macia Silva Lima

26 de fevereiro de 2014 às 01h54

vão tira a vida, se é que ele ainda tem!

Responder

Leila Sobral

26 de fevereiro de 2014 às 01h49

O que mais vão querer tirar desse homem?Do que têm medo?

Responder

jd

25 de fevereiro de 2014 às 22h46

A mágoa desses imbecis é que o povo que elegeu este projeto nacional que comanda o Brasil também apoia os injustiçados do PT. Uma coisa que não concordo é jogar a responsabilidade da perseguição toda na conta da mídia fascista. Os servidores públicos, sejam da PGR ou STF já são de maior e responsáveis por seus atos, com um porém, não são responsabilizados porque não temos Senadores que nos representem, com raras exceções.

Responder

C.Acácio

25 de fevereiro de 2014 às 22h44

O Globo e o MP o temem. Dirceu lhes provoca os instintos mais primitivos …

Responder

Cleide Portella

26 de fevereiro de 2014 às 01h37

Então para que MP se tem o Globo, né?

Responder

Cleide Portella

26 de fevereiro de 2014 às 01h36

É ridículo do ridículo!!

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?