Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Reinaldo Azevedo tenta racializar debate sobre Joaquim Barbosa

Por Miguel do Rosário

07 de março de 2014 : 09h32

Danadinho esse Reinaldo. Só que dessa vez ele se estrepou. Talvez por não ser tão inteligente como pensa que é.

O agora colunista da Folha publicou hoje um artigo intitulado “Barbosa no tronco”, onde acusa os blogs de serem racistas por criticarem Joaquim Barbosa.

Antes de falar disso, porém, quero fazer alguns comentários sobre outra acusação de Reinaldo aos blogs, presente no mesmo texto.

O colunista, seguindo a cartilha da mídia, acusa os blogs de serem “financiados por dinheiro público”.

É só assim que eles, os pitbulls da mídia, se referem aos blogs, como se todo mundo não soubesse que, historicamente, quem drena para si a maior parte das verbas públicas destinadas à publicidade institucional sempre foi a grande mídia. Não só faz e fez isso como sustentou um golpe militar justamente para mamar mais forte nas tetas do Estado. E quer derrubar o governo atual, porque não está satisfeita com o que ainda mama (o governo federal continua extremamente generoso). Quer voltar a mamar com a volúpia e prazer que só um governo tucano pode lhe proporcionar.

A estratégia unida da mídia é matar os blogs pelo bolso. Ao generalizar que todos os blogs recebem “verba pública” (só alguns recebem, e isso não é crime; é um direito deles), eles tentam minar a nossa credibilidade, e intimidam as agências de publicidade, que não vão arriscar perder seus generosos bônus de volume se metendo com um punhado de “sujos”.

E assim os blogs não recebem nem publicidade privada, visto que as agências estão no bolso da grande mídia, nem pública, porque os governos e estatais ficam intimidados com as acusações da mesma grande mídia, de que estariam fazendo algo de errado se anunciassem em blogs.

O principal defeito dos blogs, no entanto, é que eles não pagam propinas às agências. É muito mais confortável para as agências gastar R$ 3 milhões anunciando em três jornais e uma revista do que dispersar esses recursos em trezentos blogs e sites. Os três jornais e revistas pagam milhões em bônus de volume e são fáceis de serem monitorados.

O lado trágico disso é que os blogs, sem verba de nenhum lado, enfrentam dificuldades para se profissionalizar.

Esse papo me irrita um pouco, porque eu nunca recebi verba pública. Não vejo nada de errado em ter anúncio de uma estatal, mas é que eu nunca tive essa oportunidade. Sou o sujeito mais “iniciativa privada” que eu conheço. Trabalho desde os 16 anos em firma própria, 100% privada. E hoje o Cafezinho é sustentado 100% por verba privada, sendo 90% assinaturas e 10% anúncios adsense. O outro blog em que trabalho, o Tijolaço, tem a mesma característica.

A acusação de Reinaldo, portanto, é leviana, irresponsável, desonesta, como de resto quase tudo que ele escreve.

Mas voltemos ao assunto do racismo.

A estratégia de Reinaldo é acusar os críticos de Barbosa de racistas. Seria um racismo “complexo”, que “só pode ser exercido por mentalidades ditas progressistas”.

Ora, o oportunismo de Reinaldo é tão mal disfarçado, tão baixo, que dá preguiça responder.

Olha como Reinaldo se refere à Barbosa:

“É justamente essa a turma que tenta mandar o negro Joaquim Barbosa, ministro do STF, para o tronco”.

Reinaldo, um branquela azedo (com todo o respeito aos branquelas azedos), esqueceu que os “progressistas” não estão preocupados com a cor de Joaquim Barbosa porque, em primeiro lugar, somos negros também.

Os tucanos como Reinaldo vivem num mundinho tão branco, com tão poucos negros por perto, que esquecem esse “detalhe”.

Em segundo lugar, se deixássemos de criticar Barbosa por ele ser negro, aí sim seríamos racistas.

O racismo vem de Reinaldo Azevedo, ao querer desviar o tema dos inúmeros erros processuais da Ação Penal 470, para um debate racialista que não está em jogo aqui.

Isso é desespero de quem está perdendo o debate.

É um esforço mau caráter de usar os traumais raciais ainda presentes no país para fugir a uma discussão que, além de política, se torna cada vez mais também jurídica e constitucional.

Reinaldo Azevedo acusou Edson Santos, deputado federal (na foto), de discriminar o "negro" Joaquim Barbosa

Reinaldo Azevedo acusou Edson Santos, deputado federal petista (na foto), de discriminar o “negro” Joaquim Barbosa?

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

17 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Luiz

08 de março de 2014 às 00h20

A minha resposta é a um troll safado que apareceu aqui com o nome de Rubens Alexandre Ferreira e chamou a presidenta Dilma de cadela vagabunda. Olha o nível desses tucanalhas fascistas!

Responder

Luiz

08 de março de 2014 às 00h16

Cadela terrorista é a tua mãe, troll tucanalha vagabundo!

Responder

Marcos

07 de março de 2014 às 20h08

O empregado da veja vai perder o emprego, pois a veja não dura mais um ano.

Responder

Daniel Francelino

07 de março de 2014 às 22h27

Um print screen nesse seu comentário Rubens Alexandre Ferreira e uma denúncia ao Safernet. Que tal?

Vamos qualificar o debate?

Responder

Rubens Alexandre Ferreira

07 de março de 2014 às 21h22

Dificil pro ministro Barbosa sobreviver num pais RACISTA, e comandado por uma FACÇÃO CRIMINOSA, pronta pra destruir qualquer reputação! A sorte eh q a grande maioria dos brasileiros aprova as atuações do STF qdo condenou e prendeu os MENSALEIROS. Nao fosse isso, o Barbosa estaria numa masmorra, condenado pela CADELA TERRORISTA q ainda governa o Brasil.

Responder

Miguel Baia Bargas

07 de março de 2014 às 20h47

#RacismoNão #ForçaArouca
“Tenho a pele negra, o cabelo afro e visto o mesmo manto branco que vestiu o Rei.”
Arouca
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=219031011625376&set=a.104961316365680.1073741828.100005554357432&type=1&theater

Responder

fauzi

07 de março de 2014 às 17h23

Miguel, com a devida licença, quero dar minha opinião. A mídia quer retirar o PT do governo, porque ela é controlada pelo sionismo (Veja, Isto é, Época, Folha, Globo (simpatizante) etc) que, no Brasil, tem como maior chefe o rabino (virou “rapino” depois do furto nos EUA) Henry Sobel. Este senhor, além de chamar o Lula de antissemita, declarou guerra ao governo depois que o Lula foi em Gaza, em 2008, impedir que o exército de Israel continuasse o genocídio dos palestinos. De lá para cá, a mídia sionista deflagrou um processo de fritura do Lula e seus seguidores, inclusive tendo chamado Lula em São Paulo (ele foi) para se explicar, sob pena deles retirarem os investimentos no Brasil (tal e qual fizeram com o Fernando Henrique, quando o Brasil votou na ONU a favor do reconhecimento dos sionistas como um grupo racista). A ação do mensalão foi impulsionada semanalmente…É só ler e conferir as datas. Barbosa foi um vaidoso, com pretensões a ser o primeiro presidente negro do Brasil, que se entusiasmou e deu uma de “xerife” do Brasil, apoiado e incentivado por esta mídia infame. Reinaldo Azevedo (como judeu que é, e se não for é um cristão novo porque a cara não nega)está apenas fazendo o que vc bem identificou, achando um motivo para combater o correto posicionamento do Barroso.

Responder

marco

07 de março de 2014 às 13h25

Enfim,em idioma nacional.O mesmo de Alvares de Azevedo Jorge Amado,Manoel Bandeira,Mario Quintana. ,Castro Alves,Joaquim Nabuco,MACHADO DE ASSIS.Enfim!Quanto ao verme mencionado,o cheira,aquilo pra não ser indelicado com os internautas dos ricos,inda que seja oportuna a crítica,já que alguém publiciza as idiotices que escreve,pensa,fala e…não vale a pena menciona-lo nominalmente,senão chamando de Verme 1…e assim por diante.Ah,o idioma de um dos maiores,Graciliano Ramos!Saudações…

Responder

Paulo de Souza

07 de março de 2014 às 14h33

Ô negrão – também sou. Vai se fuder, com seu discurso vazio…

Responder

Fabiana Baum

07 de março de 2014 às 14h04

Nem que o JB fosse cor de rosa ele continuaria ganhando o prêmio “déficit civilizatório”

Responder

Augusto Pinheiro

07 de março de 2014 às 13h46

Daqui a pouco essa cambada vai classificar as assinaturas como “lavagem de dinheiro”, com a benção do Supremo Bufão, é claro

Responder

Pedro

07 de março de 2014 às 10h27

Desespero da grande mídia que vê seu império cair

Responder

Miguel

07 de março de 2014 às 10h26

teste2

Responder

Miguel do Rosário

07 de março de 2014 às 10h25

teste

Responder

Miguel

07 de março de 2014 às 10h22

teste

Responder

Suely Marques Rocha

07 de março de 2014 às 12h51

Só faltava esse argumento,eu só estou surpresa pela demora… me poupe… aff… desanimada com tanta boçalidade. .. só lamento… assim minha parca beleza não aguenta…

Responder

emerson57

07 de março de 2014 às 09h46

tudo o que diz respeito ao rola bosta mór “danação”
me dá um tédio “gastura” de ler.
apenas passei os olhos em leitura dinâmica e captei o resumo:
“A acusação de Reinaldo, portanto, é leviana, irresponsável, desonesta, como de resto quase tudo que ele escreve.”
-é o relatório.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?