Bate papo ao vivo com Wadih Damous, sobre a prisão de Lula

Brasil é o país que mais sonega impostos no mundo!

Por Miguel do Rosário

12 de Maio de 2014 : 14h12

Olha só que interessante. Os movimentos anticorrupção tem de prestar mais atenção nisso. A sonegação brasileira só perde para a Rússia em percentual do PIB: ficou em 13,4%, na última apuração do Grupo Tax Justice Network, com dados do Banco Mundial.  

Em valor, a evasão fiscal no Brasil,  na mesma época (2011), foi de US$ 280 bilhões, só atrás dos EUA, de US$ 337 bilhões. Só que o valor da sonegação norte-americana corresponde a somente 2,3% do PIB.

Considerando percentual do PIB e valor, portanto, acho que podemos dizer que somos campeões mundiais em sonegação de impostos.

Pudera, até a maior emissora de tv do país sonega impostos descaradamente. Recentemente, a Globo foi pega num flagrante crime de evasão fiscal e nenhum jornal jamais tocou no assunto, num estarrecedor pacto de silêncio, só observável em ditaduras.

A sonegação desvia muito mais dinheiro do que a corrupção. Requer, portanto, uma campanha de esclarecimento, com urgência. Esses quase 300 bilhões de dólares sonegados por ano seriam necessários para fazer uma revolução na saúde e na educação brasileiras.

Vamos às ruas exigir punição aos sonegadores?

 

BnckoxTIEAEcuyb

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

33 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Edmilson H

10 de dezembro de 2016 às 17h28

Olha só que interessante, tiraram do ar página do ministério da fazenda com a lista dos 500 maiores devedores de impostos do Brasi:
http://www.fazenda.gov.br/clientes/portalmf/portalmf/area-destaques/divida-ativa-da-uniao-500-maiores-contribuintes/at_download/arquivo

Responder

Breno Santos

05 de julho de 2016 às 04h38

Sonegação é um ato belo e moral, as pessoas estão simplesmente ficando com o que já é delas!!!

Responder

Ricardo

02 de Março de 2015 às 20h11

Falta de fiscalizaçao da nisso!Enquanto o comercio informal for tolerado, e nós e o governo continuarmos vendo como “inofensivo” o cara que coloca uma barraquinha de roupa e outras muambas na esquina, isso nunca mudará! A pior coisa é o empresario serio, que gera empregos e paga os impostos perceber que a fiscalizaçao so funciona pra ele, enquanto isso seu concorrente sonegador nao e sequer “visitado” por uma fiscalizaçao!

Responder

Ralph de Souza Filho

01 de Março de 2015 às 09h14

Ainda assim, Caríssimo Miguel, o que tem de grana espalhada pelos Paraísos Fiscais, é, evidente, um montante muitíssimas vêzes superior ao que aqui éreportado. Sicários e Piratas, sem exceção, foi o legado da mald ita Redentora, de seus asseclas cretnos e canalhas, aos quais a maioria da população desconhece, por não ter tido acesso à uma Educação de altíssima qualidade, pois, de Paulo Freire, exilado junto á Darcy Ribeiro e Josué de Castro, ao assassinato em 1971, sob Médici, o maior Açougueiro da História Republicana Brasileira, do inesquecível Anísio Teixeira, para não alongar a lista, destroçou-se o ensino público e gratuito, do qual minha geração ainda se beneficiou…Saudações Cordiais, do Planta do Deserto, a quem, basta, tão somente, o orvalho do alvorecer…

Responder

tom

13 de Maio de 2014 às 11h47

CADÊ O PESSOAL QUE DEFENDE O PIG ? NÃO VÃO COMENTAR , DIZER QUE É PERSEGUIÇÃO , PARANÓIA , INVENÇÃO ! CADÊ AS ATRIZES DA GLOBO ? NÃO VÃO FAZER LUTO ? OU ELAS COMPARTILHAM DA ROUBALHEIRA ? SONEGAÇÃO É PIOR QUE CORRUPÇÃO ,POIS TIRA DA SAUDE , EDUCAÇÃO , MATA CRIANCINHAS DE FOME , MATA O POBRE TRABALHADOR QUE MORRE NAS FILAS DE HOSPITAIS FALIDOS , CADÊ A CPI DA SONEGAÇÃO ? NÃO VAI TER !

Responder

Maria

13 de Maio de 2014 às 10h53

Miguel,

Legal seria esclarecer que não temos ‘alta taxa de carga tributária, gira em torno de 35%, EUA 40%, Escandinávia:60%, acho que o Fernando Brito fez uma matéria sobre isto. O Paulo do DCM também: ‘ A falácia da alta carga tributária… ou algo parecido.

Responder

GISELE

13 de Maio de 2014 às 10h44

Tem é que sonegar mesmo bando de ladrão, uns impostos abusivos e mais não consigo entender para o que serve este maldito imposto de renda e só serve para Roubar dos pobres isto sim, país do faz de conta, o dinheiro de um imposto pago no produto aqui no Brasil da para pagar uma viagem e ainda comprar o produto em outro país.

Responder

    Miguel do Rosário

    13 de Maio de 2014 às 11h27

    Fazendo apologia ao crime? Cuidado, hein! Vai ser pego!

    Responder

    darci

    13 de Maio de 2014 às 19h07

    sabe nada coitada. Inocente.

    Responder

Anônimo

13 de Maio de 2014 às 10h43

Tem é que sonegar mesmo bando de ladrão, uns impostos abusivos e mais não consigo entender para o que serve este maldito imposto de renda e só serve para Roubar dos pobres isto sim, país do faz de conta, o dinheiro de um imposto pago no produto aqui no Brasil da para pagar uma viagem e ainda comprar o produto em outro país.

Responder

    Miguel do Rosário

    13 de Maio de 2014 às 11h28

    Apologia ao crime? Tenho seu IP.

    Responder

otavio

13 de Maio de 2014 às 05h02

Dilma pode cassar a Globo

downlojjadDilma pediu, e depois de muito tempo o ministro das Comunicações mandou para ela, o processo sobre a compra da TV Paulista Canal 5 para criar a Rede Globo de TV ao lado da TV Globo do Rio, durante o período militar. Aí mora o perigo.

Existe um antigo processo que sempre esteve na gaveta de todos os ministros da Comunicação durante inúmeros governos. Nesse processo questiona-se a legalidade da compra da TV Paulista, criada na época por 2 amigos pessoais de Roberto Marinho e que depois revenderam-na à este. As denúncias mostradas no processo vão desde a não existência de documentos legais que demonstrem a compra e venda legítima até a suposta fraude documental na qual aparece número de CPF em tempo que não existia CPF.

Tudo feito nos bastidores do Regime Militar e denunciado em um processo antigo. Quem viu essa documentação garante que se um presidente da República, quem quer que seja, desejar, anula a negociação por ato administrativo. Curioso é Dilma exigir ver o processo apenas agora, depois de tantos anos no poder e nas vésperas de uma eleição na qual ela está se dando conta que suas chances de vitória estão escassas.

A família Marinho está nas mãos de Dilma, legalmente falando. A presidente pode acabar, se desejar, com a maior TV do Brasil e com o poder daquela gente. Tudo vai depender do entendimento que Dilma tiver sobre aquele assunto nos dias atuais.

Responder

Viccente Roussef da Silva

13 de Maio de 2014 às 01h54

A sonegação de impostos empresarial é o maior crime contra o Tesouro Nacional (ultimíssimo maior que a corrupção), é o maior atentado contra contra a justiça e paz social, é a maior traição ao pacto social: pequeno assalariado paga imposto na fonte e grande empresario e multinacional não pagam, e tudo que falta, falta por sonegação e não por corrupção.
A gritante concentração de renda é prova da sonegação. Rico enriquece sonegando e pobre empobrece pagando impostos na fonte.
Rico hipocritamente afirma que seus impostos bancam qualidade de vida dos trabalhadores, quando na realidade ocorre o inverso.
O governo não tem dinheiro porque rico não paga impostos, a começar pela HIPÓCRITA Grobo-CBN-Inst.Ethos.

Responder

Volnei da Cruz

12 de Maio de 2014 às 22h50

Tem que fazer uma pesquisa e assim saberemos o ponto que estão os grandes sonegadores.

Responder

Binho Vianna

12 de Maio de 2014 às 21h22

Claro que interessa aos corruptos no poder o fim do imposto do cheque pois pelo sigilo bancário fica quase impossível cobrar impostos.
O I.R. sacrifica os honestos e funcionário públicos, 60% de defasagem na tabela É ROUBO FEDERAL.

Responder

Juscelino Santos

12 de Maio de 2014 às 20h28

Kkkkkkk. Nao da para entender mais nada. Depois do IMPOSTROMETRO vamos inventar o SONEGOMETRO
Atencao ai FIESP. Kkkkkkkk

Responder

Ronaldo Katatal

12 de Maio de 2014 às 19h58

Seria uma bela matéria no Jornal Nacional…

Responder

Rivera Lisandro Guianze

12 de Maio de 2014 às 18h50

Estamos chegando perto da frase do Stanislaw Ponte Preta, o Barão de Itararé. Nesta altura, é mais fácil que nos locupletemo-nos todos.

Responder

Flavio Narci Roessel

12 de Maio de 2014 às 18h47

o Brasil não os salafrario dos empresario corrupto us grandes impresarios tipo globo e muitas outrs que seus donos fazem parte do PSDB DEM PFL E OUTRO PARTIDO DA DIREITA

Responder

André Wolf

12 de Maio de 2014 às 18h46

Bruno, estou falando do ponto de vista Pessoa física, e não Jurídica. Nesses casos de Mega Empresas concordo plenamente.

Responder

C.Paoliello

12 de Maio de 2014 às 15h38

“Acadêmicos” estadunidenses atuam na Ucrânia:

http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_05_12/viagem-ucraniana-de-academicos-norte-americanos-3378/

Responder

Vitor

12 de Maio de 2014 às 15h35

Em um país com a informalidade econômica do Brasil, eu desconfio que esses números ainda estão subdimensionados! Deve ser bem mais!

Responder

Bruno BK

12 de Maio de 2014 às 18h27

andré wolf, vc fala como se fossem apenas os pobres ou mesmo a classe média q sonega impostos, pois estas muito enganado amigo, quem mais sonega no brasil são os grandes empresários e suas empresas, esses devem muito e pouco pagam, o itaú, mesmo com lucro trimestral de mais de 5 bi, deve 16 bi e esta fazendo de tudo pra não pagar, inclusive bancando junto com a natura(tb deve em torno de 500 mi) a campanha de eduardo campos/marina, afinal, mais vale gastar 1 bi e economizar os outros 15 doq ter q pagar oq devem ao estado…e a globo, q tanto se faz de politicamente correta e contra a corrupção, deve apenas mais de 2 bi, e esses são apenas os q sabemos, fora as outras grandes empresas q não tiveram suas dívidas expostas…

Responder

André AmebHA Araujo

12 de Maio de 2014 às 15h20

A razão cínica do “pensamento” coxinhático reputará o fato como compreensível e até desculpável, já que significa menos dinheiro nos cofres públicos e, por conseguinte, menos grana irrigando os mensalões da vida política.
Se a Shererazade estivesse livre para falar o que lhe viesse à “cabeça”, certamente estaria a dizer que “todo esforço contra sonegação tem como objetivo primeiro, não a construção de escolas e de hospitais, ou mais recursos para prestação de melhores serviços, mas sim o crescimento do erário que virá a ser dilapidado pela podridão do sistema político vigente…”

Responder

Valcir Barsanulfo de Aguiar

12 de Maio de 2014 às 15h11

Oi turma de Facebook, Uma notícia para se ater, o Brasil é o 2º País do mundo(MUNDO)em sonegação de impostos, a sonegação é 20 vezes maior que a corrupção.Onde estão a PF e a grande imprensa podre, que nada fazem e nada dizem? Nossos empresários são modelo para o mundo, somente a Russia tem mais sonegação que o Brasil.

Responder

André Wolf

12 de Maio de 2014 às 18h09

Imposto alto e retorno nulo dão nisso, sonegam sem nenhum peso na consciência, e sinceramente, estão certos,pois posteriormente terão que gastar esse valor sonegado em um plano de saúde particular, escolas particulares para filhos e em segurança privada,

Responder

Fabio Mierlo

12 de Maio de 2014 às 15h08

Poderia publicar um link para a fonte?

Responder

Pedro Barbosa

12 de Maio de 2014 às 18h07

Excelente análise!

Responder

Alexandre Augusto de Paiva

12 de Maio de 2014 às 17h30

Agora você falou minha língua, Miguel do Rosário!

Responder

Adriano Fontinelli

12 de Maio de 2014 às 17h18

E nada! So tem santo aqui.

Responder

Deixe uma resposta