Menu

Brasil é o país que mais sonega impostos no mundo!

Olha só que interessante. Os movimentos anticorrupção tem de prestar mais atenção nisso. A sonegação brasileira só perde para a Rússia em percentual do PIB: ficou em 13,4%, na última apuração do Grupo Tax Justice Network, com dados do Banco Mundial.   Em valor, a evasão fiscal no Brasil,  na mesma época (2011), foi de […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Olha só que interessante. Os movimentos anticorrupção tem de prestar mais atenção nisso. A sonegação brasileira só perde para a Rússia em percentual do PIB: ficou em 13,4%, na última apuração do Grupo Tax Justice Network, com dados do Banco Mundial.  

Em valor, a evasão fiscal no Brasil,  na mesma época (2011), foi de US$ 280 bilhões, só atrás dos EUA, de US$ 337 bilhões. Só que o valor da sonegação norte-americana corresponde a somente 2,3% do PIB.

Considerando percentual do PIB e valor, portanto, acho que podemos dizer que somos campeões mundiais em sonegação de impostos.

Pudera, até a maior emissora de tv do país sonega impostos descaradamente. Recentemente, a Globo foi pega num flagrante crime de evasão fiscal e nenhum jornal jamais tocou no assunto, num estarrecedor pacto de silêncio, só observável em ditaduras.

A sonegação desvia muito mais dinheiro do que a corrupção. Requer, portanto, uma campanha de esclarecimento, com urgência. Esses quase 300 bilhões de dólares sonegados por ano seriam necessários para fazer uma revolução na saúde e na educação brasileiras.

Vamos às ruas exigir punição aos sonegadores?

 

BnckoxTIEAEcuyb

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

oman kumar

25/01/2019 - 17h19

Wonderful post

Edmilson H

10/12/2016 - 17h28

Olha só que interessante, tiraram do ar página do ministério da fazenda com a lista dos 500 maiores devedores de impostos do Brasi:
http://www.fazenda.gov.br/clientes/portalmf/portalmf/area-destaques/divida-ativa-da-uniao-500-maiores-contribuintes/at_download/arquivo

Breno Santos

05/07/2016 - 04h38

Sonegação é um ato belo e moral, as pessoas estão simplesmente ficando com o que já é delas!!!

Ricardo

02/03/2015 - 20h11

Falta de fiscalizaçao da nisso!Enquanto o comercio informal for tolerado, e nós e o governo continuarmos vendo como “inofensivo” o cara que coloca uma barraquinha de roupa e outras muambas na esquina, isso nunca mudará! A pior coisa é o empresario serio, que gera empregos e paga os impostos perceber que a fiscalizaçao so funciona pra ele, enquanto isso seu concorrente sonegador nao e sequer “visitado” por uma fiscalizaçao!

Ralph de Souza Filho

01/03/2015 - 09h14

Ainda assim, Caríssimo Miguel, o que tem de grana espalhada pelos Paraísos Fiscais, é, evidente, um montante muitíssimas vêzes superior ao que aqui éreportado. Sicários e Piratas, sem exceção, foi o legado da mald ita Redentora, de seus asseclas cretnos e canalhas, aos quais a maioria da população desconhece, por não ter tido acesso à uma Educação de altíssima qualidade, pois, de Paulo Freire, exilado junto á Darcy Ribeiro e Josué de Castro, ao assassinato em 1971, sob Médici, o maior Açougueiro da História Republicana Brasileira, do inesquecível Anísio Teixeira, para não alongar a lista, destroçou-se o ensino público e gratuito, do qual minha geração ainda se beneficiou…Saudações Cordiais, do Planta do Deserto, a quem, basta, tão somente, o orvalho do alvorecer…

tom

13/05/2014 - 11h47

CADÊ O PESSOAL QUE DEFENDE O PIG ? NÃO VÃO COMENTAR , DIZER QUE É PERSEGUIÇÃO , PARANÓIA , INVENÇÃO ! CADÊ AS ATRIZES DA GLOBO ? NÃO VÃO FAZER LUTO ? OU ELAS COMPARTILHAM DA ROUBALHEIRA ? SONEGAÇÃO É PIOR QUE CORRUPÇÃO ,POIS TIRA DA SAUDE , EDUCAÇÃO , MATA CRIANCINHAS DE FOME , MATA O POBRE TRABALHADOR QUE MORRE NAS FILAS DE HOSPITAIS FALIDOS , CADÊ A CPI DA SONEGAÇÃO ? NÃO VAI TER !

Maria

13/05/2014 - 10h53

Miguel,

Legal seria esclarecer que não temos ‘alta taxa de carga tributária, gira em torno de 35%, EUA 40%, Escandinávia:60%, acho que o Fernando Brito fez uma matéria sobre isto. O Paulo do DCM também: ‘ A falácia da alta carga tributária… ou algo parecido.

GISELE

13/05/2014 - 10h44

Tem é que sonegar mesmo bando de ladrão, uns impostos abusivos e mais não consigo entender para o que serve este maldito imposto de renda e só serve para Roubar dos pobres isto sim, país do faz de conta, o dinheiro de um imposto pago no produto aqui no Brasil da para pagar uma viagem e ainda comprar o produto em outro país.

    Miguel do Rosário

    13/05/2014 - 11h27

    Fazendo apologia ao crime? Cuidado, hein! Vai ser pego!

    darci

    13/05/2014 - 19h07

    sabe nada coitada. Inocente.

Anônimo

13/05/2014 - 10h43

Tem é que sonegar mesmo bando de ladrão, uns impostos abusivos e mais não consigo entender para o que serve este maldito imposto de renda e só serve para Roubar dos pobres isto sim, país do faz de conta, o dinheiro de um imposto pago no produto aqui no Brasil da para pagar uma viagem e ainda comprar o produto em outro país.

    Miguel do Rosário

    13/05/2014 - 11h28

    Apologia ao crime? Tenho seu IP.

otavio

13/05/2014 - 05h02

Dilma pode cassar a Globo

downlojjadDilma pediu, e depois de muito tempo o ministro das Comunicações mandou para ela, o processo sobre a compra da TV Paulista Canal 5 para criar a Rede Globo de TV ao lado da TV Globo do Rio, durante o período militar. Aí mora o perigo.

Existe um antigo processo que sempre esteve na gaveta de todos os ministros da Comunicação durante inúmeros governos. Nesse processo questiona-se a legalidade da compra da TV Paulista, criada na época por 2 amigos pessoais de Roberto Marinho e que depois revenderam-na à este. As denúncias mostradas no processo vão desde a não existência de documentos legais que demonstrem a compra e venda legítima até a suposta fraude documental na qual aparece número de CPF em tempo que não existia CPF.

Tudo feito nos bastidores do Regime Militar e denunciado em um processo antigo. Quem viu essa documentação garante que se um presidente da República, quem quer que seja, desejar, anula a negociação por ato administrativo. Curioso é Dilma exigir ver o processo apenas agora, depois de tantos anos no poder e nas vésperas de uma eleição na qual ela está se dando conta que suas chances de vitória estão escassas.

A família Marinho está nas mãos de Dilma, legalmente falando. A presidente pode acabar, se desejar, com a maior TV do Brasil e com o poder daquela gente. Tudo vai depender do entendimento que Dilma tiver sobre aquele assunto nos dias atuais.

Viccente Roussef da Silva

13/05/2014 - 01h54

A sonegação de impostos empresarial é o maior crime contra o Tesouro Nacional (ultimíssimo maior que a corrupção), é o maior atentado contra contra a justiça e paz social, é a maior traição ao pacto social: pequeno assalariado paga imposto na fonte e grande empresario e multinacional não pagam, e tudo que falta, falta por sonegação e não por corrupção.
A gritante concentração de renda é prova da sonegação. Rico enriquece sonegando e pobre empobrece pagando impostos na fonte.
Rico hipocritamente afirma que seus impostos bancam qualidade de vida dos trabalhadores, quando na realidade ocorre o inverso.
O governo não tem dinheiro porque rico não paga impostos, a começar pela HIPÓCRITA Grobo-CBN-Inst.Ethos.

Volnei da Cruz

12/05/2014 - 22h50

Tem que fazer uma pesquisa e assim saberemos o ponto que estão os grandes sonegadores.

Binho Vianna

12/05/2014 - 21h22

Claro que interessa aos corruptos no poder o fim do imposto do cheque pois pelo sigilo bancário fica quase impossível cobrar impostos.
O I.R. sacrifica os honestos e funcionário públicos, 60% de defasagem na tabela É ROUBO FEDERAL.

Juscelino Santos

12/05/2014 - 20h28

Kkkkkkk. Nao da para entender mais nada. Depois do IMPOSTROMETRO vamos inventar o SONEGOMETRO
Atencao ai FIESP. Kkkkkkkk

Ronaldo Katatal

12/05/2014 - 19h58

Seria uma bela matéria no Jornal Nacional…

Rivera Lisandro Guianze

12/05/2014 - 18h50

Estamos chegando perto da frase do Stanislaw Ponte Preta, o Barão de Itararé. Nesta altura, é mais fácil que nos locupletemo-nos todos.

Flavio Narci Roessel

12/05/2014 - 18h47

o Brasil não os salafrario dos empresario corrupto us grandes impresarios tipo globo e muitas outrs que seus donos fazem parte do PSDB DEM PFL E OUTRO PARTIDO DA DIREITA

André Wolf

12/05/2014 - 18h46

Bruno, estou falando do ponto de vista Pessoa física, e não Jurídica. Nesses casos de Mega Empresas concordo plenamente.

C.Paoliello

12/05/2014 - 15h38

“Acadêmicos” estadunidenses atuam na Ucrânia:

http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_05_12/viagem-ucraniana-de-academicos-norte-americanos-3378/

Vitor

12/05/2014 - 15h35

Em um país com a informalidade econômica do Brasil, eu desconfio que esses números ainda estão subdimensionados! Deve ser bem mais!

Bruno BK

12/05/2014 - 18h27

andré wolf, vc fala como se fossem apenas os pobres ou mesmo a classe média q sonega impostos, pois estas muito enganado amigo, quem mais sonega no brasil são os grandes empresários e suas empresas, esses devem muito e pouco pagam, o itaú, mesmo com lucro trimestral de mais de 5 bi, deve 16 bi e esta fazendo de tudo pra não pagar, inclusive bancando junto com a natura(tb deve em torno de 500 mi) a campanha de eduardo campos/marina, afinal, mais vale gastar 1 bi e economizar os outros 15 doq ter q pagar oq devem ao estado…e a globo, q tanto se faz de politicamente correta e contra a corrupção, deve apenas mais de 2 bi, e esses são apenas os q sabemos, fora as outras grandes empresas q não tiveram suas dívidas expostas…

André AmebHA Araujo

12/05/2014 - 15h20

A razão cínica do “pensamento” coxinhático reputará o fato como compreensível e até desculpável, já que significa menos dinheiro nos cofres públicos e, por conseguinte, menos grana irrigando os mensalões da vida política.
Se a Shererazade estivesse livre para falar o que lhe viesse à “cabeça”, certamente estaria a dizer que “todo esforço contra sonegação tem como objetivo primeiro, não a construção de escolas e de hospitais, ou mais recursos para prestação de melhores serviços, mas sim o crescimento do erário que virá a ser dilapidado pela podridão do sistema político vigente…”

Valcir Barsanulfo de Aguiar

12/05/2014 - 15h11

Oi turma de Facebook, Uma notícia para se ater, o Brasil é o 2º País do mundo(MUNDO)em sonegação de impostos, a sonegação é 20 vezes maior que a corrupção.Onde estão a PF e a grande imprensa podre, que nada fazem e nada dizem? Nossos empresários são modelo para o mundo, somente a Russia tem mais sonegação que o Brasil.

André Wolf

12/05/2014 - 18h09

Imposto alto e retorno nulo dão nisso, sonegam sem nenhum peso na consciência, e sinceramente, estão certos,pois posteriormente terão que gastar esse valor sonegado em um plano de saúde particular, escolas particulares para filhos e em segurança privada,

Fabio Mierlo

12/05/2014 - 15h08

Poderia publicar um link para a fonte?

Pedro Barbosa

12/05/2014 - 18h07

Excelente análise!

Alexandre Augusto de Paiva

12/05/2014 - 17h30

Agora você falou minha língua, Miguel do Rosário!

Adriano Fontinelli

12/05/2014 - 17h18

E nada! So tem santo aqui.


Leia mais

Recentes

Recentes