Menu

Blogueiro do Pará estoura mensalão do PSDB no estado!

Cara, eu adoro a blogosfera! Quando você pensa que está tudo perdido. Que os tucanos vão conseguir enganar a população com suas mentiras diárias na mídia, eis que surge um blog para desmascará-los. E agora, lá em cima, no norte! BASTIDORES DO PODER: A relação nada republicana entre o Governo do Pará, o jornalista Ronaldo […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Cara, eu adoro a blogosfera! Quando você pensa que está tudo perdido. Que os tucanos vão conseguir enganar a população com suas mentiras diárias na mídia, eis que surge um blog para desmascará-los. E agora, lá em cima, no norte!

BASTIDORES DO PODER: A relação nada republicana entre o Governo do Pará, o jornalista Ronaldo Brasiliense, o marqueteiro do governo e o jornal O Liberal

Por Paulo Leandro Leal, no Vionorte.

capa

Orly, Brasiliense e Jatene: relação nada republicana

Governo do Pará paga grana preta à figurão da imprensa para atacar adversários políticos. Jornalista Ronaldo Brasiliense, colunista do jornal O Liberal, pede benção a marqueteiro do governo antes de publicar matérias contra políticos da oposição

Um governo sério e ético deve manter uma relação republicana com a imprensa, mantendo distância principalmente da imprensa marrom, aquela que se transforma em pena de aluguel a serviço dos poderosos. Um jornalista sério e ético deveria manter um distanciamento do governo e do poder, e nunca se transformar num serviçal do poder. No Pará, as coisas não funcionam assim. O governo do Tucano Simão Jatene repassa gordas quantias para o jornalista Ronaldo Brasiliense atacar – num panfleto denominado O Paraense – políticos da oposição. O mesmo jornalista mantém uma intensa, próxima e cúmplice relação com o marqueteiro do governo, o publicitário Orly Bezerra, chegando a submeter ao crivo do publicitário matérias antes mesmo de sua publicação, no jornal O Liberal.

Este enredo nada republicano e que tem tudo para se tornar alvo de investigação do Ministério Público foi revelado a partir de documentos que uma fonte do site VioNorte teve acesso. A fonte, que pediu anonimato, mas se prontificou a ir à Justiça confirmar a forma como acessou as informações, teve acesso às revelações graças a um descuido. De passagem pela cidade de Santarém, o jornalista Ronaldo Brasiliense fez uso dos serviços de uma lanhouse, mas não fechou seu e-mail antes de sair do local, deixando o aberto. A nossa fonte foi a pessoa seguinte a usar o computador e, ao perceber que o e-mail estava aberto e que havia um conteúdo explosivo, fez cópias de mensagens reveladoras.

O jornalista Ronaldo Brasiliense é um figurão da imprensa paraense. Recebeu várias premiações, algumas nacionais, e trabalhou em veículos com repercussão nacional. Hoje, é colunista do jornal O Liberal, onde responde pela coluna Por Dentro, publicada aos domingos. A ênfase com que Brasiliense defende o governo do tucano Simão Jatene e ataca os adversários políticos do governador já é conhecida, mas o jornalista usava uma suposta áurea de sério e ético para vender a mensagem de que era, na verdade, um defensor da ética na política. Suas vítimas seriam todos políticos malfeitores. Mas a verdade é bem diferente. Brasiliense é remunerado – e muito bem – para defender o governo e atacar seus adversários.

Ele mantém um panfleto político intitulado O Paraense, que sempre aparece em épocas de eleições. Seu “jornal”, que cantas as glórias do governo tucano e sataniza políticos da oposição, é na verdade um instrumento político-eleitoral bancado com dinheiro público. Isso mesmo. Você, leitor, que paga impostos, é quem banca o jornalzinho a serviço dos interesses do tucanato paraense. Isso fica muito claro num documento denominado Pedido de Inserção (PI), enviado pela agência de Orly, a Griffo, para o e-mail de Brasiliense.

pii

PI da Griffo para Brasiliense: Grana preta para falar mal da oposição

O PI autoriza a publicação de duas propagandas do governo na última edição de O Paraense, que foi distribuída no final do mês de abril. A capa do jornal traz uma entrevista requentada para atacar o senador Jader Barbalho, cujo filho, Helder, disputará o governo do Estado com o tucano Simão Jatene. Valor do pagamento: R$ 35.0000,00. Uma quantia absurda considerando a circulação do jornal, que além de irregular é irrisória. O jornalzinho de Brasiliense é quinzenal, sendo que em todas as edições constam os “anúncios” do governo, sugerindo o pagamento de R$ 70.000,00 mensal ao jornalista. Se o pagamento for mantido, em um ano são quase um milhão de reais, dinheiro público que está sendo usado pelo governo, através de supostos anúncios, para atacar adversários políticos.

É um escárnio. Um escândalo num Estado onde o governo alega não ter dinheiro para manter os serviços mais básicos. Onde as estradas estão acabando, as pontes caindo, a segurança pública um caos e onde pessoas morrem nos corredores de hospitais sem atendimento médico. Quantas vidas seriam salvas com o dinheiro usado para a politicagem rasteira, repassado à sub-imprensa?

AS BENÇÃOS DO MARQUETEIRO

O jornalista Ronaldo Brasiliense parece mesmo ter deixado seu passado de glórias de lado para se tornar um mero serviçal do governo tucano. Esta relação fica clara nos e-mails trocados entre ele e o marqueteiro do governo, o poderoso Orly Bezerra, dono da agência Griffo. Orly controla praticamente todo o orçamento publicitário do governo, é amigo pessoal e um dos principais conselheiros do governador Simão Jatene.

Brasiliense chega a submeter ao crivo do marqueteiro as notas, matérias, entrevistas e conteúdos publicados tanto no seu O Paraense quanto na sua coluna dominical Por Dentro, publicada pelo jornal O Liberal, das Organizações Rômulo Maiorana (ORM). Trata-se de um escândalo de ordem moral, pois um jornalista jamais deve submeter sua produção ao crivo de terceiros a não ser ao seu editor. Muito menos trocar figurinhas com o marqueteiro-mor do governo, o que revela como é grande a imoralidade e a fedentina nos bastidores do poder no Pará.

orly2

Brasiliense submete ao crivo de Orly matéria que publicaria no O Paraense

No dia 22 de abril, antes do seu jornal O Paraense ser publicado, Brasiliense envia um e-mail para Orly, com uma entrevista requentada que seria a capa de seu jornal, e que atacava o senador Jader Barbalho (PMDB). Orly responde no mesmo dia, questionando se Brasiliense havia mesmo entrevistado “o cara” ou feito uma montagem. O jornalista responde que se trata de uma entrevista antiga, dada a uma revista sindical. Orly, em tom galhofeiro, responde, já no dia 23 de abril: “És um artista e não um totó, como a abestada da perereca de sacaneia e o Diário reproduz”. O marqueteiro se refere ao blog A Perereca da Vizinha, que publicou denúncias contra o governo, e ao Diário do Pará, jornal da capital.

orly5

Brasiliense pede benção de Orly em matéria antes de publicá-la em sua coluna em O Liberal

No dia 1º de abril, Brasiliense envia uma mensagem a Orly, com o seguinte conteúdo:

– Orly, caro.
– Dá uma olhada ai e comenta.
– É o abre da minha coluna de domingo.
– Abraços. Ronaldo.

Abaixo disso, uma matéria analítica com o título: “Paulo Rocha pode estar inelegível”. Paulo Rocha foi confirmado pelo PT como candidato ao Senado, apoiando a candidatura de Helder Barbalho ao governo. A “reportagem” é uma reunião de juridiquês que leva o leitor a acreditar que o petista está inelegível nas próximas eleições. Aqui fica claro que Brasiliense troca figurinhas e submete ao crivo de Orly, como se pedisse sua benção, para publicar conteúdo contrário a políticos da oposição. Tudo isso num dos maiores jornais do Pará, O Liberal. E Orly dá a benção. Em resposta ao e-mail, ele manda:

– Acho que a sua análise ta correta.

Pronto, foi dada a benção.

Agência Pará – Os e-mails de Brasiliense são mesmo reveladores. Sugere inclusive que a própria estrutura da Agência Pará de Notícias, ligada à Secretaria de Comunicação do governo, esteja sendo usada para fins políticos eleitorais, e não somente informar à população sobre as ações governamentais.

É o que sugere um e-mail enviado a Brasiliense pelo jornalista santareno Alailson Muniz, correspondente da Agência Pará no oeste paraense. O assunto do e-mail já é revelador: “Manda texto contra Jader”. Na mensagem, Alailson solicita que Brasiliense mande material contra o senador da oposição, e diz que está “a disposição”. E assina como correspondente da Agência Pará. O jornalista santareno mantém um blog e edita um jornal local e foi contratado pelo governo a pedido do vice-governador, Helenilson Pontes.

alailson1

Alailson, correspondente da Agência Pará, pede a brasiliense material contra Jader

Confira no blog Vionorte mais documentos sobre o tema.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

lucas

15/05/2014 - 15h24

sou do sul do pará e é lamentavel essa pratica dos tucanos brasil afora

zuleica jorgensen

14/05/2014 - 21h19

Que tucanos não valem nada e fazem tudo aquilo que acusam o PT de fazer a gente já sabia. É caso de polícia e de psicanálise.
Mas PT aliar-se a Jader Barbalho, é dose, hein!!

    Yacov

    15/05/2014 - 16h45

    Aliança não significa adesão ao ideário do aliado, amigo. Se não se aliar com essa escumalha, infelizmente, não se governa no nosso sistema presidencialista de maioria. E o Jader, em que pesem todas as canalhices, era inimigo figadal de ACM, logo, ele, assim como SARNEY, COLLOR e outros, é o MENOS PIOR das nossas elites pôdres. O FATO é que precisamos votar em massa no PT, no PC do B, e na banda boa dos partidos da base aliada, para continuar avançando. Abs.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Marcos Coimbraa

14/05/2014 - 20h22

O nome do jornalista é reinarrrdo? Opa, errei de estado.

Carlos Mendes

14/05/2014 - 19h59

Jeito TUCANO(PSDB) de governar. Gastam muito dinheiro publico com noticias pagas para desconstruir adversários políticos. Estes são uma gotinha de água da Cantareira. E o PIG quanto leva de bolada.

Emerson Siqueira Gonçalves

14/05/2014 - 18h56

Ai Mario couto explica ai tapiocouto

Thyago Humberto da Silva

14/05/2014 - 18h18

isso é ‘fichinha’ em relação ao que marconi perillo, amigo fiel de cachoeira, faz cá em goiás. jeito inovador de tucanos.

Maria Coerin

14/05/2014 - 17h49

Olha aí a tucanalha, gente!!!

Costa Lino

14/05/2014 - 17h26

VAMOS COLOCAR LENHA NESSA FOGUEIRA ….

PIG – Partido da Imprensa Golpista

14/05/2014 - 17h24

Vamos, juntos, combater as mentiras e manipulações do PIG? Curtam e compartilhem: https://www.facebook.com/Brasilantipig?ref=hl

Leila Jinkings

14/05/2014 - 17h20

putz! caraca!

Isadora Jinkings

14/05/2014 - 17h05

Maria Isa Tavares Jinkings

Isadora Jinkings

14/05/2014 - 17h04

Olha só Leila Jinkings

Dulcineia Miranda

14/05/2014 - 17h00

Veja isso Isadora Jinkings


Leia mais

Recentes

Recentes