A idolatria da Folha pelo protesto coxinha

Eu tomo cuidado com o uso de alguns termos. “Coxinha” e “PIG”, por exemplo.

Não porque eu não concorde com eles. Mas porque os acho geniais, e procuro não vulgarizá-los. Precisamos valorizar as palavras, tratá-las com cuidado.

Coxinha é um conceito novo, que eu venho estudando há algum tempo.

Acho que todo mundo tem um lado um pouco coxinha, por isso eu não uso o termo com um sentido totalmente depreciativo.

É possível, além disso, que haja coxinhas do bem, ingênuos úteis, que devemos tratar com respeito e procurar trazer para nosso lado.

Mas uma coisa é certa. A mídia os adora, tratam-nos como o sal da terra.

Por exempo, a Folha hoje dá uma matéria sobre a inaguração da Transcarioca, com presença de Dilma.

A manchete é daquele jeito folhudo de ser: “Dilma inaugura obras inacabadas no Rio”. São três obras que Dilma inaugurou ontem: expansão no Galeão, BRT entre aeroporto e Barra e conjunto habitacional.

As obras são importantes e estarão concluídas em breve. Toda a parte estrutural de ambas já está pronta.

É incrível pensar que os tucanos, quando na presidência, jamais inauguraram coisa nenhuma, nunca fizeram um BRT, nem conjunto habitacional, nem expandiram aeroportos.

Tudo bem, deixemos a Folha fazer a manchete que quiser.

O que eu queria comentar é a foto.

Aí sim, temos o coxinha 100%! O poder público inaugura uma importante obra de mobilidade urbana, sobre a qual, até o momento, não há nenhuma denúncia de superfaturamento, e o coxinha segura um cartazete em inglês, onde se lê: “Welcome to the corruption”.

A troco de que esses coxinhas protestam em inglês? Querem aparecer na mídia internacional?

Daqui a pouco, teremos que fazer protestos anticoxinhas, também em inglês, para neutralizar esses caras. Tipo empunhar uns cartazes, dizendo: “Hey, don’t believe in these fucking idiots beside me! Brazil is great, come here, you are welcome!”

Se houvesse mil protestando contra a Globo, como havia na manifestação que organizamos no ano passado, não apareceria foto nenhuma.

Quando se trata de um protesto coxinha e idiota, mesmo que seja de uma só pessoa, a foto ganha destaque em todos os jornais.

PS: Os leitores alertaram para o óbvio. O cartaz está voltado para trás, para o fotógrafo…

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.