Menu

Mídia mente sobre números do IBGE. Desemprego continua caindo.

O IBGE divulgou hoje a taxa de desemprego usando um novo método, que abrange mais regiões e municípios. É muito mais detalhado. Só que a mídia, como sempre, está manipulando os números como se não houvesse amanhã. O desemprego não aumentou. O desemprego caiu. O desemprego nunca foi tão baixo no país. A variação negativa […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O IBGE divulgou hoje a taxa de desemprego usando um novo método, que abrange mais regiões e municípios. É muito mais detalhado.

Só que a mídia, como sempre, está manipulando os números como se não houvesse amanhã. O desemprego não aumentou. O desemprego caiu. O desemprego nunca foi tão baixo no país.

A variação negativa do desemprego em relação ao fim do ano passado é sazonal. Acontece todo ano, por causa dos empregos temporários do período natalino.

O gráfico abaixo ilustra, sem tergiversação, que a tendência do mercado de trabalho no Brasil é sempre a mesma. O desemprego declina ao longo do ano, até chegar ao mínimo em dezembro.

 

ScreenHunter_3874 Jun. 03 11.54

 

O desemprego no primeiro trimestre do ano passado estava em 8%. Neste primeiro trimestre, está em 7,1%.  Ou seja, caiu, e não foi pouco.  Segundo a nova metodologia, temos um mínimo histórico para esse período do ano, e poderemos chegar a dezembro novamente com um recorde negativo na taxa de desocupação.

Abaixo, uma tabela com o desemprego por faixa etária. Veja que a desocupação, por exemplo, dos jovens entre 18 e 24 anos, que estava em 16,4% ao fim do primeiro trimestre de 2012, manteve-se igual no ano seguinte, e agora cedeu para 15,7%.  O mesmo tipo de movimento ocorreu em todas as faixas etárias.

A desocupação, ao contrário do que diz a nossa mídia, está caindo. E só não cai mais porque também tem crescido o número de jovens que preferem estudar por mais tempo, ao invés de entrar no mercado de trabalho.

Confira aqui a íntegra do relatório do IBGE.

 

ibge

ibge2

 

corporate_media_sjpg240

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luzeneide Fernandes

03/06/2014 - 20h36

no dia em que a Midia falar a verdade, não acredite …

Vitor

03/06/2014 - 13h23

É a mesma coisa do Pib, não faz sentido comparar com o quarto tri do ano passado… A sazonalidade existe e deve ser considerada! Ah, fico feliz que você não falou em pleno emprego dessa vez… hehehehe

Madeleine Moraes

03/06/2014 - 15h17

Muito descaro deles, o desemprego caiu ,mas como o IBGE mudou o critério eles falaram que subiu. IBGE devia tomar cuidado , este ano é ano de eleição,Eles deviam ter mudado ano q vem.


Leia mais

Recentes

Recentes