Menu

Campos cai mais e empata com Pastor Everaldo

A pesquisa Datafolha divulgada hoje, cuja íntegra já foi disponibilizada, trouxe alguns dados preocupantes para Dilma. O problema de imagem, gerado pelo apagão na comunicação do governo, agravou-se. Em relação às eleições, contudo, o Datafolha foi tão ruim para a oposição que, consequentemente, produziu fatos positivos para a candidata Dilma Rousseff. E o fato mais […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A pesquisa Datafolha divulgada hoje, cuja íntegra já foi disponibilizada, trouxe alguns dados preocupantes para Dilma. O problema de imagem, gerado pelo apagão na comunicação do governo, agravou-se.

Em relação às eleições, contudo, o Datafolha foi tão ruim para a oposição que, consequentemente, produziu fatos positivos para a candidata Dilma Rousseff.

E o fato mais positivo de todos foi o esvaziamento político de Eduardo Campos após sua confirmação como cabeça da chapa formada por ele e Marina Silva.  Campos perdeu quatro pontos e, com 7%, praticamente voltou a estaca zero. Está empatado tecnicamente com o Pastor Everaldo.

A campanha campista não pode mais alegar que “tudo vai mudar depois da propaganda eleitoral”. Porque o brasileiro já foi exposto a vários spots televisivos mostrando Campos e Marina juntos.  A dupla, uma mistura bizarra entre um partido hiper-pragmático e uma legenda fantasma cuja principal característica é um sectarismo utópico de butique, não colou.  Prejudicou a imagem de Marina, porque vista como uma manobra oportunista, e isolou o PSB.

Antes de aceitar Marina, Campos tinha adotado uma estratégia arriscada: romper com o PT, o seu principal aliado até então, com quem tinha partilhado campanhas em 14 estados em 2010.  Ao PSB restava estreitar alianças com a direita, sobretudo com o PSDB. A entrada de Marina, porém, obriga o partido a recuar em relação à aproximação com os tucanos. O PSB ficou falando sozinho.

A pesquisa traz ainda outro dado extremamente positivo para a campanha de Dilma: Lula permanece o puxador de votos mais poderoso no país, em todos os sentidos. Para começar, ele é considerado o principal símbolo de “mudança”.  Perguntados qual liderança política estaria mais preparada para fazer mudanças no país, 35% dos eleitores escolheram Lula, contra 21% para Aécio.

Lula também aparece em primeiro lugar na pesquisa sobre a personalidade que mais poderia influenciar o eleitor. O segundo lugar, ocupado por Joaquim Barbosa, tem um peso relativo, não apenas porque não se sabe se Barbosa apoiará alguém, mas principalmente porque, se apoiar a oposição, Barbosa teria perda de imagem. Uma coisa seria ele vir como candidato próprio. Se vir como cabo eleitoral de algum candidato, Barbosa estaria passando recibo de que desempenhou um papel partidário no julgamento da Ação Penal 470. Ou seja, a eventual participação política de Barbosa constituiria em prejuízo para a Ação Penal 470, que é um assunto profundamente estratégico para a mídia. A mídia ainda não se preparou para a derrota neste campo, que sofrerá mais dia menos dia.

ScreenHunter_3897 Jun. 06 15.52

ScreenHunter_3900 Jun. 06 16.07

14157156 (1)

141561503

biblioteca_henfil_fradim01

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gilberto

10/06/2014 - 14h44

Você chegou a ler o artigo abaixo sobre a mudança da amostra na última pesquisa DATAFOLHA?
Att,

http://www.financasinteligentes.com/2014/06/a-magica-da-amostra.html

Valter Moreira Figueiredo

07/06/2014 - 03h34

Com o PIG fazendo campanha pos caras 24 horas era pra oposição tar 90% ai se vem como os caras são fraquinho ai quando a Dilma mostrar no horario eleitoral tudo o que o PIG esconde ñ tem pra niguem.

Eduardo

06/06/2014 - 22h47

Marina volta para o PT correndo, será recebida de braços abertos pela Dilma. Sai dessa, Marina. Uma furada.

Saguy Tenório

06/06/2014 - 23h50

Campos, Pastor Everaldo, Volume Morto e Sistema Cantareira estão na zona do Rebaixamento. A Globo já caiu pra Segunda Divisão e se o TRE deferir o pedido do PT em exigir o exame antidoping de todos os candidatos… aí fodeu de vez para o rapaz!

Manelito Magalhaes

06/06/2014 - 20h04

Miguel, um detalhe que todos esquecemos, até VOCÊ. Todos os estádios que existiam no Brasil, foram construídos com 100% de recursos PÚBLICOS. Exatamente TODOS eles.
A única vez que os estádios no Brasil nao foram construídos TOTALMENTE, com recursos PÚBLICOS, foi agora com a copa, quando a iniciativa privada entrou com a MAIOR parte dos recursos.
Vamos divulgar isso!!
Isso merece um debate.

Elefantinho Elefantinho Elefantinho

06/06/2014 - 22h38

Vai sonhando.

Elefantinho Elefantinho Elefantinho

06/06/2014 - 22h38

Vai sonhando.

Jony Diaz

06/06/2014 - 22h25

Segundo turno eh certeza, e com isso, a TERRORISTA recomeça a reeleição do ZERO1

Jony Diaz

06/06/2014 - 22h25

Segundo turno eh certeza, e com isso, a TERRORISTA recomeça a reeleição do ZERO1

jacó

06/06/2014 - 19h24

É DILMA reeleita com LULA e o poio dos evangelicos e eu ncomo evangelico voto em DILMA.

SÁVIO SOBREIRA

06/06/2014 - 19h18

Eu não acredito que o nobre blogueiro acredite nessa sandice intitulada pesquisa de intenção de votos. Isso é manipulação pura, se fosse com o Brizola já teria pedido uma auditoria e ao mesmo tempo encomendado uma pesquisa amplificada ao Vox Populi para desmascarar esses manipuladores sem escrúpulos.

Messias F. de Macedo

06/06/2014 - 18h29

NO GOVERNO, O PT PASSOU A DESPREZAR OU ESQUECEU DE ESTABELECER O LÍDIMO CONTRADITÓRIO?!…

…Numa emissora de rádio AM, aqui em Feira de Santana, um dos programas “jornalísticos” é ancorado por um sujeito desqualificado e bajulador do prefeito (DEMo) da cidade! Todos os dias das 15h00 às 16h00 “o estropício militante sopra o microfone” para macular a honra do PT e dos simpatizantes do partido! Na tarde de hoje (06/06/2104), concedeu espaço para o pemedebista Colbert Martins, ex aliado dos presidente Lula e Dilma Rousseff! O parlamentar usou o espaço para desancar o governo federal: citou ‘a [decrépita] cifra factóide’ de 01 bilhão de reais relacionada aos supostos prejuízos da Petrobras associados à compra da Refinaria de Pasadena; detonou o projeto do governo Dilma em relação à criação dos ‘Conselhos Populares’: fez coro com o âncora no sentido de que o Brasil está se tornando pior do que uma ‘Venezuela chavista’; reforçou a bravata de que o governo Dilma pretende censurar a imprensa; levantou suspeição em relação à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil – operações de marketing com concessões de ingressos de jogos da Copa do Mundo para clientes ‘vips’;…

RESCALDO I: não aparece um filiado e/ou representante do partido para exigir o contraponto!
RESCALDO II: em situações imperiosas, o tal âncora entrevista políticos do PT! E nenhum dos entrevistados é capaz de insurgir-se contra a campanha difamatória perpetrada pelo energúmeno direitista raivoso! Pelo contrário, oferecem até afagos ao escroque;
RESCALDO III: permito-me utilizar o termo ‘escroque’ em referência a esse radialista porquanto nomenclaturas muito mais pífias e degradantes são utilizadas por este senhor em relação ao presidente Lula e á presidente Dilma Rousseff!

EM TEMPO: concordo plenamente com o catedrático e visionário jornalista Miguel do Rosário: “O problema do governo Dilma Rousseff é, sobretudo, de imagem, gerado pelo apagão na comunicação, e que agrava-se.”

EM TEMPO II: e a militância só comendo poeira – e ouvindo os desaforos dos representantes da [eterna] oPÓsição ao Brasil! “O cheiro do PÓ ‘cheiroso’ e dos cavalos ao do povo!”

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas

Luciano

06/06/2014 - 18h23

Sei que é uma pergunta idiota, mas seria possível Lula e Dilma participarem das eleições?

Leonardo

06/06/2014 - 18h04

Nossa gestora vassala permanecerá muda ou virá a tv falar da experiência do Orçamento Participativo para mobilizar a sociedade? Permanecerá quieta recebendo a culpa até quando falta pirulito na venda do seu manuel… ou virá a tv e rádio desmascarar o pig e mostrar que foram investidos R$ 825 bi em saúde, educação e mobilidade entre 2010 e 2014, enquanto apenas 4 bi foram EMPRESTADOS via BNDES?

Miguel, eu não desisto, mas sei que seremos nós mais uma vez que venceremos essas eleições, ou não foi a blogosfera ao denunciar o aborto no Chile da mulher do Serra que fez reverter a derrota iminente?

Nada contra os religiosos mas para, notadamente os evangélicos, a Constituição deles é a Bíblia e mesmo melhorando de vida com emprego, moradia, educação, saúde e renda, isso não era percebido como avanços devido ao governo Lula, mas a Deus… Nem para – usando-se uma visão cristã – achar que Lula teria sido usado por Deus para dar-lhes uma vida melhor, eles acharam. As coisas melhoraram por causa de Deus! E Dilma é aquela que é a favor do aborto e homossexual, logo, contra Deus. Isso sem contar com a arrogância de lideranças Kardecistas (leia-se: Carlos Vereza) que acham e reproduzem que o PT representa o tal Umbral, que Lula é um doente, obscuro, preso a questões terrenas, e que, portanto, estaria atrasado espiritualmente.

Uma vez disse que Lula tirou 28 milhões de irmãos do “inferno” da miséria. No que ouvi de uma dessas “ovelhas”: “Só o senhor Jesus pode livrar alguém do inferno”. Claro que não deu mais para debater.

Tomara que eu esteja errado e alguma grande estratégia esteja sendo feita (faz-me rir!) por este governo.

Messias F. de Macedo

06/06/2014 - 17h50

“As pesquisas que não batem, não fecham!”

##############

(…)
Aécio, o candidato mais patético, tomou a direção oposta: prometeu medidas impopulares. Isso quer dizer que dele você só pode esperar mais desigualdade.
(…)
O paradoxo aí é que os protestos vieram exatamente na gestão do partido que mais se empenhou em reduzir a iniquidade.
(…)

Por jornalista Paulo Nogueira – em ‘As eleições do descontentamento’
Postado em 06 jun 2014

FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/as-eleicoes-do-descontentamento/

###############

Prezado e ínclito jornalista Paulo Nogueira,

humildemente, creio que, neste tópico, o seu colega de ofício, Miguel do Rosário, nos projeta para um espectro mais próximo da realidade factual:

A pesquisa Datafolha divulgada hoje, cuja íntegra já foi disponibilizada, trouxe alguns dados preocupantes para Dilma. O problema de imagem, gerado pelo apagão na comunicação do governo, agravou-se.

Em ‘Campos cai mais e empata com Pastor Everaldo’

https://www.ocafezinho.com/2014/06/06/campos-cai-mais-e-empata-com-pastor-everaldo/

RESCALDO: o problema é o apagão na comunicação do governo! Parece que ‘o espírito’ da Helena Chagas encravou-se no Poder do ‘[tíbio] PT da Governança’!

Respeitosamente,

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas

Valéria Rios

06/06/2014 - 20h24

21 ou 17% de Aécio?

Emerson

06/06/2014 - 17h15

Antes do Eduardo Campos querer estar no Segundo turno, ele que explicar para seu eleitor, por que ele é melhor que o pastor Everaldo.
Pra ser o primeiro, ele tem que passar o terceiro, depois o segundo, daí sim arriscar algo mais.


Leia mais

Recentes

Recentes