Câmara discute privatização da Eletrobras

Garrastazu Médice também despertava "admiração e medo"

Colunista do Globo admite ter “medo” de Joaquim Barbosa

Por Miguel do Rosário

07 de junho de 2014 : 00h08

Agora que Barbosa se tornou uma espécie de vergonha nacional junto a pessoas minimamente esclarecidas, alguns jornalistas da Globo tentam, quase desesperadamente, encontrar um posicionamento que justifique o apoio do jornal a uma figura tão nefasta, sem cair no ridículo de não enxergar seus vícios.

Agora foi a vez do Arthur Dapieve, um colunista pacato do segundo caderno, que raramente escreve sobre política. Em sua última coluna, intitulada Barbosa, ele faz um tremendo exercício retórico para expor afirmações surpreendentes sobre Barbosa.

Antes, ele faz alguns elogios vagos ao ministro, como o clichê tipicamente global de que ele quebrou um “tabu brasileiro – político poderoso não vai pra cadeia”. Esse clichê foi explorado como um mote de marketing do jornal para forçar o STF a condenar políticos mesmo sem provas, porque era preciso de mostrar ao Brasil que “político vai pra cadeia”.

Incrível como, subitamente, um monte de gente aderiu ao mais vulgar e idiota populismo judicial. Está lá Genoíno preso, sob risco terrível de vida, para quebrar um “tabu”. Dirceu foi condenado pelo “domínio do fato” para “quebrar um tabu”…

Entretanto, os elogios a Barbosa são quase pró-forma, uma concessão que o jornalista fez a seus patrões, visto que não imagino que alguém, dentro do Globo, possa se posicionar de maneira direta e clara contra Joaquim Barbosa. Para criticá-lo, é preciso ter “sentimentos misturados”.

Quem sou eu para julgar Dapieve? Entendo perfeitamente a situação dos oprimidos de um grande jornal. Se eu estivesse em seu lugar, talvez agisse rigorosamente da mesma maneira.

(…) tenho sentimentos misturados em relação a Joaquim Barbosa. Admiração e medo. Ele próprio tem fantasmas a encarar, agora que antecipou em dez anos a sua aposentadoria do STF. Do mesmo modo que acredito plenamente que Barbosa e sua família tenham sido ameaçados de morte pelas tropas de choque petistas (antagonizadas no Brasil contemporâneo pelas claques antipetistas, quanta pobreza), não acredito que ele seja homem de se amedrontar assim. Se fosse, não teria agido como agiu no Mensalão do PT. A pressão só chegou agora? Tem caroço nesse angu.

O caroço no angu é simples, Arthur. O Globo mentiu. A troco de que você acredita “plenamente que Barbosa e sua família tenham sido ameaçados de morte pelas tropas de choque petistas”.

Tropa de choque petistas? Essa expressão pertence a fanáticos mitômanos, como aqueles da Veja, não de um cronista pacato como você, caro Arthur. A referência a “claques antipetistas” apenas disfarça a expressão infeliz com uma falsa simetria. A polarização entre PT e PSDB é braba, mas é democrática, pacífica e talvez necessária. Não existe nenhuma tropa de choque, em nenhum dos lados, ameaçando ninguém.

O próprio Barbosa negou, categoricamente, as ameaças, que ele, como juiz, teria obrigação de denunciar, não?

(…) Lewandowski foi quem mais sofreu com as grosserias de Barbosa na Ação Penal 470. Nos frequentes, longos e constrangedores bate-bocas entre os dois, o ministro em vias de se aposentar mostrou uma faceta assustadora, intolerante, até mesmo antidemocrática.

A bem da verdade, Arthur, não houve bate boca, e sim um festival de grosserias unilaterais por parte de Barbosa. Que fez a mesma coisa com o novo ministro, Luis Barroso.

É interessante, porém, que você tenha detectado a faceta assustadora, intolerante e antidemocrática de Barbosa e mesmo assim ainda tenha “admiração” por ele.

Muita gente tinha os mesmos “sentimentos misturados” em relação a ditadura militar.

Admiração e medo.

Garrastazu Médice também despertava "admiração e medo"

Garrastazu Médice também despertava “admiração e medo”

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

27 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

OBSERVADOR

08 de junho de 2014 às 06h17

Sem ofensa : o escriba deste blog provem das COTAS ou recebe algum tipo de BOLSA ?

Responder

    Miguel do Rosário

    08 de junho de 2014 às 07h04

    Sim. Sou da cota dos leitores de Virgílio.

    Responder

      nilda

      08 de junho de 2014 às 23h29

      E o idiota observador é da cota dos “coxinhas”?

      Responder

        OBSERVADOR

        09 de junho de 2014 às 16h55

        Falando em cotas, Nilda, será que a guerrilheira presidenta vai aplicar a cota de 20% ? Assim, Camarões tem boas chances de chegar às oitavas de final…

        Responder

Geovanny Dantas

08 de junho de 2014 às 08h35

Eu fico tentando imaginar o que as pessoas indignadas com tudo e todos tem de proposta para o país. Uma revolução? Vão bancar? Se todos são ruins, como faz para os bons entrarem?

Responder

Ana Cláudia Fossen Fukushima

08 de junho de 2014 às 05h26

Caríssimo Cafezinho…..nem Barbosa, nem PT, nem PSDB, nem Lula são criaturas q se há de fiar. Agora dizer q o PT governou para todos e muita ingenuidade até para o Batman! Não há em canto algum honestidade na política brasileira ……

Responder

    Miguel do Rosário

    08 de junho de 2014 às 03h28

    Isso é udenismo em estado puro

    Responder

revenger

07 de junho de 2014 às 16h41

O emprego do verbo admirar pode ser ambíguo!

Do Michaelis on line:

admiração
ad.mi.ra.ção
sf (lat admiratione) 1 Ato de admirar. 2 Assombro, espanto, estranheza, pasmo, surpresa. 3 Afeição. 4 Respeito.

Responder

Milton Couto

07 de junho de 2014 às 17h57

Vão tomar café !!!

Responder

Jose Roberto

07 de junho de 2014 às 16h34

VERGONHA NACIONAL É UM PARTIDO TIDO COMO IMPOLUTO TER O APOIO DE CIDADÃO PROCURADO PELA INTERPOL,O RESTO É FICHINHA

Responder

Danilo Rocha Furst

07 de junho de 2014 às 15h23

O problema é que algumas pessoas tomaram um ódio do tão grande do pt alimentado pela grande midia que não conseguem ver nada de positivo que o governo fez, também o que o pt fez e faz pelo nosso povo não passa na televisão. uma estatistica feita atualmente pelo TSE mostra que os partidos mais corruptos do país são PSDB, DEM, , PMDB…..e o PT É apenas o oitavo da lista, mas as pessoas preferem não enxergar a realidade, enxergam apenas o Mensalao ptista na sua frente, mas também uma novela dessa passada durante 6 anos na Globo manipula mesmo as pessoas. Enquanto isso o PSDB rouba bilhões no metrô de São paulo, o candidato aecio neves tb envolvido no desvio de bilhões na extração de Niobio em araxa , alem de censurar a midia aqui de belo horizonte que denúncia suas mazelas tudo em conluio com o MP E O JUDICIARIO. Esqueci de falar aqui tb que ha um processo contra ele por desvio de 4,3 bilhões da saude em minas quando o mesmo era governador que esteve parado e o MP em MInas mandou arquivar sendo o promotor que arquivou o caso ganhou um cargo de Secretário de Estado aqui em Minas. Por bem o caso foi reaberto esse mês. NINGUÉM quer ver a realidade. E essa é a realidade.

Responder

O Cafezinho

07 de junho de 2014 às 15h11

Claro que não. Erram e muito!

Responder

Cezar Bastos

07 de junho de 2014 às 14h31

O Cafezinho … cá entre nós … Lula e o PT não fazem nada de errado? Tá tudo certo? É nisso que vocês acreditam?

Responder

    Sergio Navas

    07 de junho de 2014 às 12h17

    Talvez até façam coisas erradas, porém não se pode negar que governaram melhor que todos os seus antecessores, a diferença talvez é que os outros governaram para alguns e o Lula e a Dilma para todos.
    abçs

    Responder

O Cafezinho

07 de junho de 2014 às 14h28

Ânsia? Não tenho ânsia nenhuma. Joaquim Barbosa é que tem ânsia de se desqualificar a si mesmo. E no caso do post, o jornalista do Globo é que admite ter “medo” e o chama de autoritário e antidemocrático.

Responder

Jony Diaz

07 de junho de 2014 às 14h27

A única vergonha nacional responde pelo nome de PT! Uma seita q endeusa bandidos, e envergonha a nação!

Responder

Daléa Antunes

07 de junho de 2014 às 13h57

Telma Thompson

Responder

Messias F. de Macedo

07 de junho de 2014 às 09h46

… Quais os motivos imediatos e reais que levaram o estropício militante antecipar a fuga dele do *”supremoTF”?!… Esta pauta jornalística terá que ser contemplada! A bem da história!…
**”supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas! Como podemos inferir, no ‘braZil’, “a corte suprema” é, absolutamente, ÍNFIMA!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Carlos Ribeiro

07 de junho de 2014 às 09h28

Só quem quer saber do Barbosa agora, é Aébrio Never, por enquanto!

Responder

Cezar Bastos

07 de junho de 2014 às 12h19

Quando se fala em “vergonha nacional”, a qual país vocês se referem?

Responder

Cezar Bastos

07 de junho de 2014 às 12h14

Patética a ânsia de O Cafezinho de desqualificar Joaquim Barbosa.

Responder

    RicardãoCarioca

    07 de junho de 2014 às 10h26

    Ninguém precisa fazer isso. Assas JB Corp Globeleza já fez isso por si mesmo.

    Responder

Grimalde Carvalho

07 de junho de 2014 às 10h52

Já?

Responder

Elefantinho Elefantinho Elefantinho

07 de junho de 2014 às 10h49

Quando o boi ta morto todo mundo quer pegar no chifre.kkk

Responder

tom

07 de junho de 2014 às 02h10

muitos admiravam tambem adolf hitler , pra ir um pouco mais longe

Responder

Renata Noiar

07 de junho de 2014 às 03h17

Mandaram degolar o cara? E isso? Perdeu o trono, era de se imaginar!!!

Responder

Carlos Viveiros

07 de junho de 2014 às 03h15

Agora, “a Inês é morta”, caro PIG…

Responder

Deixe uma resposta