Hangout com Miguel do Rosário: Bolsonaro nos EUA

Black blocs: Algo estranho no ar, de novo

Por Miguel do Rosário

20 de junho de 2014 : 12h34

O discurso do ódio das elites tem tudo a ver com a intolerância raivosa dos black blocs, que é um movimento perfeito para abrigar oportunistas da esquerda radical, mercenários da direita terrorista e inocentes úteis.

A direita baba de prazer, claro, com a possibilidade de fomentar o caos.

A informação de que a FGV, junto com ongs internacionais, lançou um site sofisticado que aconselha manifestantes a se mascarar e a se esconder das autoridades, revive algumas paranoias que já estávamos conseguindo esquecer.

É horrível alimentar teorias paranoicas, porque elas podem ser pura fantasia, mas também podem ser uma verdade perigosa que, se não for encarada de frente, acarretará em tragédia. Entretanto, o mais incômodo é que paranoias apenas raramente podem ser provadas, sobretudo no calor do momento. Às vezes acontece de, anos depois, vir à tôna uma informação que as confirmem , como aconteceu após os vazamentos do wikileaks e do snowden. Mas geralmente os vazamentos acontecem bem depois dos golpes consumados e dos países já devastados por guerras baseadas em mentiras.

A única postura realmente válida, diante da paranóia, é se manter alerta. Extremamente alerta.

A manifestação em Curitiba foi estranhíssinha. Um bando de filhinhos de papai gritando “poder popular” e “sou trabalhador, quero entrar no shopping”, quebrando tudo por onde passavam, jogando lixo nas ruas.

A manifestação de São Paulo, por esses dias, também seguiu nessa linha.

O Cafezinho reiteira: é radicalmente contra essa prática. Acho que ela desqualifica manifestações legítimas e serve apenas à campanha de desestabilização política que setores rentistas, inclusive internacionais, tem interesse em fomentar no país.  Esses setores lucram com a instabilidade. A estabilidade, que beneficia a produção, o emprego e o povo, não lhes interessa.

Essa postura, além disso, atrapalha qualquer debate em torno da desmilitarização da polícia e do combate à violência policial. Porque é óbvio que os setores mais conservadores da população, inclusive entre os mais pobres, defenderão o aumento da violência do Estado, se for para combater os que depredam patrimônio público e privado e trazem sofrimento a trabalhadores, que ficam presos em ruas bloqueadas, e a pequenos empresários, que sofrem prejuízos às vezes fatais para seus negócios.

 

brasil-protestos-black-bloc-20140619-13-size-598

*

Que tem a ver o tucano Beto Richa com os protestos dos black blocs no PR?

Por Esmael Morais, em seu blog.

“Há algo de estranho no reino da Dinamarca”, cravou William Shakespeare na peça Hamlet. Talvez haja como suspeitam os repórteres Denise Mello e Antônio Nascimento, da rádio Banda B, de Curitiba (clique aqui).

Defensores públicos do Paraná, pagos com dinheiro de todos, através dos cofres do governo estadual, aguardavam ontem (16), no 1º Distrito da Polícia Civil, a chegada de uma dezena de black blocs presos pela Polícia Militar.

Os defensores públicos foram instituídos pelo Estado para supostamente defender aquele cidadão que não tem dinheiro para tal. Os detidos vandalizando a capital paranaense eram todos “filhinhos de papai” de classe média alta para cima.

A manifestação partiu da Boca Maldita em direção à Arena da Baixada, onde jogavam Irã x Nigéria, embora essa informação tenha sido sonegada pelos líderes do protesto (clique aqui).

O Blog do Esmael transmitiu ao vivo as três horas de confusão proporcionada pelos encapuzados nas ruas centrais de Curitiba. A população se revoltou com o vandalismo e quebra-quebra promovido pelos mascarados. A polícia foi aplaudida pela intervenção.

Com tesão de argola, os black blocs mandaram este blogueiro tomar naquele lugar que eles estão acostumados por vontade própria. A elite branca também mandou semana passada a presidenta Dilma “tomar no cu” durante abertura da Copa.

Agora há algo de estranho nisso tudo. Os defensores públicos estavam de plantão para defender os violentos black blocs. O que tem a dizer sobre isso o governador Beto Richa (PSDB). Qual a relação entre tucanos e mascarados?

Assista ao vídeo acima e opine.

Com informações e imagens de MEG.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

43 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

JUBA

23 de junho de 2014 às 10h14

Quem não tem voto vai de black-bostas.

Responder

Noronha

23 de junho de 2014 às 08h27

Muito estranho atitude do Sr. Governador Beto richa do PSDB em disponibilizar antecipadamente defensores públicos para defender os manifestantes violentos ro Black Blocs. Será!!

Responder

Eder J Hoffman

22 de junho de 2014 às 22h28

Somos 2 Julia

Responder

sergio

22 de junho de 2014 às 02h17

E como pode a Polícia Militar de SP fazer um acordo de “não intervenção” em uma manifestação?
Passou uma imagem de incompetência da Instituição e os responsáveis precisam ser responsabilizados pelo descumprimento da função Constitucional da Polícia de garantir a Ordem.

Responder

Gilse Guedes

21 de junho de 2014 às 19h20

Muito bom Miguel Do Rosario!

Responder

Tereza Batista

21 de junho de 2014 às 11h42

Miguel é simples,

O PIG está atônito com o sucesso da Copa, dentro e fora dos gramados !!!

Sendo assim, o PIG, juntamente com o seu staff político, o PSDB-paulista, está tentando…a duras penas, requentar as manifestações de 2013.

Veja que a população não embarcou nessa onda de manifestações durante a Copa. E nem vai embarcar depois dela.

Por mais que os Datenas e Marcelo Resende fomentem esse sentimento “antibrasil” de forma escancarada e os noticiários da Globo também o façam, de forma mais “suave”, a verdade é que o PIG não engoliu o sucesso da Copa e completa falha de TODAS as previsões catastrofistas da velha midia:

Não iria faltar energia elétrica na Copa ?
Não iria acontecer o caos-aéreo na Copa ?
Não iria ter epidemia de dengue na Copa ?
Não iria faltar estádio na Copa ?
Não iria faltar transporte na Copa ?
Não iria faltar hotéis da Copa ?
Não iria acontecer barbáries e mortes nos protestos contra a Copa ?
Não iria faltar internet e telefonia na Copa ?

Ver a cara de derrotado dos fracassomaníacos com as coisas funcionando e funcionando bem e com os turistas felizes e o pais recebendo os benefícios deste evento, não tem preço !!!

A maioria dos turistas que estão no Brasil para a Copa nunca vieram ao nosso país.

Com as coisas funcionando bem, como estão, fará com que esses turistas voltem ao Brasil no futuro.

A onda positiva da “Copa das Copas” vai perdurar por muitos anos ainda.

Pena que o Brasil só investiu R$ 8 Bilhões…deveria ter investido mais…

A Dilma tem 40% das intenções de voto com toda essa onda negativa. Imagina quando começar as propagandas político partidárias e ela puder mostrar tudo o que o governo dela fez e que foi sonegado pela imprensa.

Eu gostaria muito de ver uma propaganda do PT que comparasse as previsões da velha-mídia antes da Copa, com a beleza que foi a Copa.

Essa seria o mote para fazer a população pensar: O que mais a imprensa brasileira esconde de mim ?

A Copa é um bom início para propagandas que desmascarem o PIG.

Responder

Adolfo Gr

21 de junho de 2014 às 14h25

O site protestos.org citado na matéria é iniciativa da FGV e de uma ONG artigo19 que tem entre seus financiadores a Fundação Ford.

Responder

Júlia Delmestre

21 de junho de 2014 às 14h10

Jorge Siva, com muito orgulho sou militante apaixonada pelo PT, pelos ideais socialistas aonde lutamos para conquistar muito mais do que já foi conquistado e tenho certeza que meus companheiros acreditam sim em tudo o que falei.

Responder

Thelma Oliveira

21 de junho de 2014 às 10h27

Não sei não:

“Parceiro de Armínio Fraga neto, ex-presidente do Banco Central e homem de confiança do presidenciável tucano, o senador Aécio Neves (PSDB/MG), o multimilionário norte-americano George Soros reconheceu, nesta quarta-feira (28), sua responsabilidade sobre o golpe de Estado na Ucrânia, aplicado pela ultradireita, com apoio de forças neonazistas.”
(…)
“Estas mesmas ONGs foram detectadas no Brasil com um serviço semelhante àqueles prestados pela IRF à ultradireita na Ucrânia. A ONG Brazil No Corrupt seria mais uma na lista de organizações patrocinadas por organismos internacionais para a promoção de atos de vandalismo e de violência nas manifestações de rua, principalmente agora, às vésperas da Copa do Mundo, no movimento #naovaitercopa. Compete, ainda, a estas organizações, o patrocínio de páginas nas redes sociais, como a TV Revolta, entre outras, criadas para disseminar o ódio e promover a desestabilização do governo instituído, em manifestações violentas nas principais capitais do país.

Fonte: Correio do Brasil”

http://port.pravda.ru/cplp/brasil/03-06-2014/36846-golpe_ucrania-0//

Responder

Osvaldo Luiz Ribeiro

21 de junho de 2014 às 12h34

Vou dizer todas as vezes que comentar: bandidos.

Responder

j Ferreira

21 de junho de 2014 às 04h29

O Pais não pode ficar aguentando a safadeza desta minoria sem escrúpulos. Estes bandidos tem que ser punidos severamente. A polícia federal tem que investigar os articuladores destes vândalos. A elite é muito mais baixa do que nos imaginávamos. Está dando nojo desta burguesia fedorenta.

Responder

Merlo Bento

21 de junho de 2014 às 01h19

Miguel, observe que o indivíduo da foto que você usou, tem em mãos uma espécie de cabo de ferramenta. Parece ser um cabo de machado. Observe também que este cabo não tem aspecto de novo mas usado, apesar de sua ponta mais larga não ter indício de que ele foi usado para encabar alguma ferramenta. Parece que dá até para ver que alguma proteção, talvez de ferro, na ponta mais grossa deste cabo. Tudo isto mostra que isto foi bem organizado e premeditado. Pergunto: quem gosta de usar este tipo de ferramenta como arma? Pense meu caro, pense.

Responder

Alice Ines Silva

21 de junho de 2014 às 03h12

A quem interessa melar a Copa, quando o caos previsto nao aconteceu ?

Responder

Icléa Alves Simões

21 de junho de 2014 às 02h37

Me cheira a juventude fascista, juventude hitlerista ou grupo criminoso mesmo, travestido de “anarquismo”,o q tb ñ tem nada a ver…

Responder

Esmael Leite da Silva

20 de junho de 2014 às 21h47

li esta coluna na parte da manhã e fiquei encafifado, comentei com algumas pessoas que viram o que aconteceu em SP e me disseram que o que o que eles viram não era normal deixando uma sensação de que algo estranho estava ocorrendo, é um aviso a matéria acima, tem substância suficiente para que se fique de antenas ligadas, valeu.

Responder

Carlos Roberto

20 de junho de 2014 às 21h21

Há 20 anos os tucanos governam Sp em certo período o Metrô treinava PM’S para operar estações e Trens contra as greves ou qualquer outro movimento dos funcionários os boinas azuis conheciam tudo, notem hoje o comportamento e porte físico semelhante aos dos Pm’s bem treinados de SP para f… o povo e trabalhadores, alguém dúvida?

Responder

Everaldo

20 de junho de 2014 às 20h25

Miguel, observar que tais manifestaçoes ocorrem em locais governados por partidos contrarios ao PT, que sabem, estarão resguardados pela anuência dos governantes locais. É mais uma espécie de golpe.

Responder

Ivan da Costa

20 de junho de 2014 às 22h48

mascarados da classe media alta de Curitiba

Responder

Ivan da Costa

20 de junho de 2014 às 22h47

Eu respeito meus opositores, quaando eles se comportam como oposicao! Agora ate defensor publico, que e pago com recursos dos Estados, estap dando plantao em frente as delegacias, para representarem os filhos

Responder

Clovis Almeida

20 de junho de 2014 às 21h10

O Estado não pode permitir isso, desordens e atitudes de bandidismo destes black blocs ou quem der qualquer tipo de apoio, também tem que ser severamente punido. Tem que usar da lei e da força se preciso for.

Responder

SykAryo DoPovo

20 de junho de 2014 às 21h10

É a pesquisa, que mantém Dilma na frente, disparada!

Responder

wm.b

20 de junho de 2014 às 17h52

Nao tem votos, nao tem proposta, apostam no caos aereo,nos estadios,nas ruas

Responder

Geuesle Gomes da Mata

20 de junho de 2014 às 20h28

Isso ñ é manifestação, fazem isso pr aparecer só pode, pq ñ tem lógica uma coisa dessa. Horrivel

Responder

C.Paoliello

20 de junho de 2014 às 16h52

Nem preciso ver o vídeo para saber: os mercenários (também chamados de “black-blocs” como se isso os diferenciasse de bandidos comuns) são claramente o braço armado da tucanalha. Isso já estava evidente há um ano atrás.
No caso do Paraná tem mais a ver ainda pois o atual governador tucano não tem como se reeleger e está chutando o balde.

Responder

Manoel

20 de junho de 2014 às 16h46

Só para dá uma ênfase no que eu postei ai em baixo: desde as manifestações do ano
passado,que eu não tenho a mínima duvida. Faz parte do programa: “Temos que tirar o PT de qualquer jeito.”

Responder

Manoel

20 de junho de 2014 às 16h34

“É tão arriscado acreditar em tudo como não acreditar em nada.”
Denis Diderot

Responder

Danielle Raphaella

20 de junho de 2014 às 19h31

Uma pena.

Responder

renato uchoa

20 de junho de 2014 às 15h51

Dilma e o grito dos abastados
Esse é o retrato, a faceta nua e crua, do Brasil democrático. A duras penas se implantando. Com avanços e recuos. Inclusive, no conjunto, para todos. Para os abastados que se afogam na riqueza e não aceitam as políticas sociais implantadas pelo PT e outros partidos, em função das camadas dominadas. Na maior parte, defendem ministros do Supremo que soltam estuprador, assassinos, banqueiros, contanto que sejam da escória branqueada e perfumada, e tenha trânsito livre nos cafés de Paris. A Europa é um terreiro para os cartões de créditos. Os aeroportos de vários estados estão lindos e funcionais. Que saiam as tropas de equinos, e venham milhares de turistas conhecerem as belezas do país. Da pequena e grande Paraíba ao Rio Grande do Sul, parceiro na Revolução de 30. De ponta a ponta. Como podem se comportar assim? É simples, o filósofo Cururu sintetiza: ocorreu com eles, mandam matar. Em sendo eles próprios, escondem. E nos últimos anos, querendo ou não, de acordo com a mentira propagada se estendendo do café, hora de dormir, pela imprensa sádica de plantão, distorce a realidade. Ou a verdade dos fatos. Redução da parcela da população em estado absoluto de pobreza. Tendência um tanto afirmada por economistas, sociólogos, educadores…, que não perderam a decência e a honradez, a população brasileira alcançou um nível de condições mais condignas. Contra as aves agourentas contratadas a peso de ouro. Não mostram mais apenas as unhas, sujas de sangue e preconceito, por anos de truculência no pelourinho. Traz, faz séculos, nas veias, o sangue “azul” que agora alimenta os instintos primitivos, selvagem ao extremo. A santa e pura ignorância da discriminação e intolerância. “Eles”, na maioria dos estádios, vão se comportar assim. Falar mal, xingar, agredir, denegrir, tentar tomar o poder de qualquer forma. Os espaços das Arenas, destinados, pelo preço dos ingressos, é da classe branca, ariana, nazista por excelência. Foi ocupado. Eis o traço característico das camadas dominantes e os lava-pés que gravitam na periferia delas e comem o sobejo. Carregam as pastas, abrem as portas dos carros luxuosos, pela subserviência. Não por educação. Passam até a língua no cisco do capô. São elas mesmas as causadoras históricas da opressão e miséria. Nem admitem que o PT, um partido tímido, acuado, de cócoras diante do crescimento e explosão latente das forças reacionárias, ainda assim, um bom gerente do Estado Burguês. Delas próprias. Desde a colônia, viveram do ócio benéfico à alma, estudam nas melhores universidades públicas gratuitamente. A não ser aqueles que nascem com as orelhas em pé e os pais riquinhos pagam as particulares. E não devemos por uma questão de princípios educacionais que eles paguem. A Universidade tem que ser pública gratuita e ter um padrão unitário de qualidade. “Pelo menos tentem “educar os monstros” gerados pela inerente educação familiar dos filhos dos deuses. Podem tudo. A crueldade contra as camadas dominadas um dia vai acabar. E já não é tarefa do PT. A vaia é uma manifestação de qualquer um, as agressões e xingamentos são para os fracos, para os covardes. A presidente do Brasil Dilma não precisa de respeito de quem não se respeita. É respeitada pelo povo brasileiro. Passado é presente de luta pela democracia , inclusive , para que os filhos dos “deuses” possam mostrar ao mundo o tipo de educação que têm.
Por Renato Uchôa (Educador)

Responder

Batista Andrade

20 de junho de 2014 às 18h49

Ou inocentes inúteis!!

Responder

Raimundo Medeiros

20 de junho de 2014 às 18h22

Ontem viu-se q esses black blocs fazem tudo à luz do dia, filmados, sem qq interesses da segurança do tucano em investigar. Tal comportamento induz pensar q tem direita nisso. Se fossem de esquerda a mídia já estaria jogando a culpa no PT .

Responder

Airton Luiz Jungblut

20 de junho de 2014 às 18h09

“Algo ficou claro: direita queria o fracasso da Copa para tentar ganhar a eleição. Contava com manifestações de esquerda para isso.”
Juremir Machado da Silva (jornalista do Correio do Povo)

Responder

Mariano Lima Baptista

20 de junho de 2014 às 18h04

O Zélite Branco. O novo personagens do Mauricio de Souza.

Responder

Jorge Silva

20 de junho de 2014 às 17h46

ah Júlia, espero que você seja do PT, trabalhe para o partido e esteja engajada na campanha de reeleição da Dilma e está apenas escrevendo isso para se alinhar ao discurso de criar um inimigo para o PT nessa eleição e generalizar os opositores, porque ficaria triste em pensar que alguém acredita em tudo isso que você escreveu.

Responder

Jorge Silva

20 de junho de 2014 às 17h46

ah Júlia, espero que você seja do PT, trabalhe para o partido e esteja engajada na campanha de reeleição da Dilma e está apenas escrevendo isso para se alinhar ao discurso de criar um inimigo para o PT nessa eleição e generalizar os opositores, porque ficaria triste em pensar que alguém acredita em tudo isso que você escreveu.

Responder

Eliana batista

20 de junho de 2014 às 14h10

Não acho que seja paranóia . Defensor público é para quem não tem condições financeiras e pela informação, todos os revoltado boa sem causa são da classe média ou alta. Nunca vi defensoria dar plantão em delegacia pelangana prática advocaticia . Há muitos elementos para se chegar à conclusão de existe um movimento orquestrado dessa gente. O Estado não deveria arcar com mais esse prejuízo, uma vez que já deixaram um rastro de destruição do patrimônio público e privado.

Responder

Afranio Dias Do Nascimento

20 de junho de 2014 às 17h05

É muito descaramento dos mascarados tucanalha.

Responder

Afranio Dias Do Nascimento

20 de junho de 2014 às 17h05

É muito descaramento dos mascarados tucanalha.

Responder

Júlia Delmestre

20 de junho de 2014 às 17h02

Ontem minha filhinha bem informada disse: olha só mãe o que estão dizendo aqui, que nunca viram que só quem está protestando contra a copa são os ricos, porque? Aí respondi que os mais necessitados não protestavam pois estavam sendo beneficiados pelos grandes programas do governo da Dilma e que os bacanas se sentiam incomodados. Não querem aceitar que os turistas elogiam o Brasil, que estão gastando muito mais do que o esperado, que todos os hotéis onde serão sede da copa estão lotados, que tem pessoas oferecendo suas casas por serem hospitaleiras, este é o nosso governo falei prá ela. Trabalhando pelo menor, favorecendo quem precisa, empregando muitas pessoas e por este motivo a Dilma vai se reeleger. Ela ficou muito feliz, desde pequena já faz este tipo de observação, para nós é muito gratificante.

Responder

Orlando

20 de junho de 2014 às 13h51

Paranoia na conta certa é útil, mas esse gatos pingados aí… tsc tsc… Só vão conseguir fazer a “revolução” na área de serviço do apartamento do pai de um deles…

Responder

Maria De Fátima Silva

20 de junho de 2014 às 16h33

Então, acusar ou não acusar a polícia não vem ao caso. É muito extranho, comparando-se a atuação na greve do Metrô. Eles têm que agir dentro de suas funções e objetivos institucionais . Até para ter como ressarcir os prejuízos.

Responder

Carlos Dias

20 de junho de 2014 às 12h53

Miguel… meia dúzia de gatos pingados, visivelmente psicóticos, em atitude de provocação…

nada de alarmismo.. sempre tem gente do contra.. como a moda foi alçada pelo PIG no ano passado, tem gente que ainda insiste …

Responder

    Miguel do Rosário

    20 de junho de 2014 às 13h54

    Tem razão. Mesmo assim, olho vivo.

    Responder

Totiy Coutinho

20 de junho de 2014 às 15h49

acusam a PM de incitar a violencia ,ontem ficaram olhando eles quebrarem tudo ,estranho ,não?

Responder

Deixe uma resposta