Menu

Em arroubo tirânico, Globo defende criminalização de blogueiros

Desde 2010, no mínimo, que o presidente Barack Obama, recebe “blogueiros progressistas” na Casa Branca. Aqui no Brasil, onde nenhum blogueiro – com exceção de Jorge Bastos Moreno, da Globo – jamais falou com Dilma, a mesma Globo, que detêm uma hegemonia da comunicação social consolidada durante o regime militar, agora defende, em editorial, uma […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Desde 2010, no mínimo, que o presidente Barack Obama, recebe “blogueiros progressistas” na Casa Branca.

bloggers

Entrevista de Obama para blogueiros progressistas. Matéria do Huffington Post. Clique na imagem para acessar a matéria.

Aqui no Brasil, onde nenhum blogueiro – com exceção de Jorge Bastos Moreno, da Globo – jamais falou com Dilma, a mesma Globo, que detêm uma hegemonia da comunicação social consolidada durante o regime militar, agora defende, em editorial, uma teoria curiosa.

Segundo o jornal, Gilberto Carvalho não poderia ter recebido blogueiros e ativistas sociais num espaço público.

Na véspera, Merval Pereira também já havia atacado os blogueiros. Chega a ser honroso, para a blogosfera, que a Globo pretenda se polarizar, de maneira tão radical, com aqueles que pensam de outra forma e atuam pela internet.

Entretanto, o jornal perdeu a linha. Num arroubo tirânico, ele agiu como se ainda estivéssemos na ditadura. Para os Marinho, Carvalho não deveria ter recebido blogueiros e ativistas por causa de sua ideologia.

Esta é o espírito de liberdade da nossa mídia: uma campanha sistemática para criminalizar tudo que cheire a política e a ideologia.

É a mesma mídia que faz campanha contra os partidos dizendo que eles “não tem mais ideologia’, que virou tudo uma “geléia geral”.

Aí quando aparece a ideologia, a mesma mídia tem ataque de pânico e grita: “bandidos! bandidos!”

A imprensa corporativa não esconde mais sua estratégia suja de criminalizar a política. Está lá, com todas as letras:

Mas costumam ser tantas as transgressões à legislação eleitoral, e não apenas nesta eleição, que os transgressores parecem vencer pelo cansaço. No caso desse ilustrativo encontro, o mais importante terminou sendo as próprias características da reunião e a agenda discutida.

Talvez pela crescente preocupação com a tendência das pesquisas eleitorais, lulopetistas começam a se descuidar. Escancaram conversas sugestivas entre uma autoridade, blogueiros e jornalistas ligados ao PT, muitos dos quais atuam apoiados financeiramente por meio de anúncios de estatais. Recebem dinheiro público.

Na reunião, de um total de 20, talvez um blogueiro ali recebesse um anúncio público, e não do governo federal. Nada que se compare aos bilhões recebidos pela Globo. Ou seja, a Vênus mente, manipula e criminaliza.

Atualização: o mesmo editorial do Globo que ataca os blogueiros por receberem “verba pública”, o que é mentira (e se algum blog recebe, é merecido, porque tem mais visita que qualquer blog do Globo), traz em cima o patrocínio de… Furnas, estatal federal. Ou seja, eles podem, os blogs não.

ScreenHunter_4070 Jun. 22 12.02

Repare na expressão: “jornalistas ligados ao PT”. Como é que é? Ligados? Se fossem ligados ao PSDB, ao PCdoB, ao PSB, também não poderiam frequentar o Planalto? Ou só não podem ser “ligados” ao PCC, quer dizer, ao PT?

O Globo decretou que partidos políticos são ilegais e inconstitucionais?

O Globo preferia que Carvalho mantivesse reuniões secretas, como Dilma fez com João Roberto Marinho, que, repito, este sim recebe e sempre recebeu dezenas ou mesmo centenas de bilhões de verba pública?

Olha só que curioso. Carvalho, mero secretário da presidência da república, faz uma reunião aberta, transparente, transmitida ao vivo online, com dezenas de pessoas, para explicar um decreto presidencial. Isso, para o Globo, não pode.

Agora, um dos proprietários da Globo, faz reunião a portas fechadas com a própria presidenta da república, na sala mais importante do Palácio do Planalto, e isso é perfeitamente legal.

ScreenHunter_4067 Jun. 22 11.04

Claro, os Marinho são pessoas do bem, democráticos, interessados no bem estar nacional. Jamais foram chapa-brancas. Jamais apoiaram nenhum governo, ainda mais governos autoritários. Jamais abafaram escândalos. E, sobretudo, sempre pagaram seus impostos em dia!

Blogueiros e ativistas, por sua vez, são bandidos que não poderiam jamais ser recebidos num ambiente público.

Se Carvalho quisesse encontrá-los, que o fizesse em algum covil escuro de Brasília, não é?

A ditadura deixou um ovo

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

tiagoPT

24/06/2014 - 17h53

Miguel, uma coisa me intriga gostaria de questioná-lo. Você é um jornalista informado, (principalmente no que ocorre no PT) me diga, não vejo ninguém do governo defendendo Zé Dirceu, mesmo sendo claro que foi condenado sem provas.

Pelo contrário, nessa entrevista que o GC deu a FALHA, estava cheio de mistérios insinuando que de fato o Dirceu pagou mensalão da casa civil.

O segundo ponto, qual é a relação de LULA e DILMA com o Zé Dirceu?. Também não sabemos, se a presidenta acredita na inocência dele, ou se acha que ele realmente foi corruptor.

São questões relevantes e é importante para militância saber da posição dos nossos maiores líderes. Afinal quem faz a defesa do governo na internet dia sim dia não somos nos.!

O último ponto: Se no PT ainda existe espaço para Dirceu e Genoíno já que eles não foram condenados a prisão perpétua, embora a direita e o JB queiram que eles morram na papuda!

Aguardo posição.

Atenciosamente.

    Miguel do Rosário

    24/06/2014 - 18h07

    Não acho que Dilma acredite em “mensalão”, nem Gilberto. Mas acho que eles deram essa luta por perdida, ao menos por enquanto. Ao menos no que se refere ao grande eleitorado.

      tiagoPT

      25/06/2014 - 10h10

      Acho causa perdida.

Dan

24/06/2014 - 09h38

Ô Globo! Que perca todos seus anunciantes, menos um, que lhes dará o calote!!!

Helcio Sampaio

24/06/2014 - 05h21

ISSO E UM LIXO REDE ESGOTO DE TELEVISÃO

sergio

24/06/2014 - 01h25

Pior que receber dinheiro publico, se fosse o caso, é sonegar dinheiro público.
Globo, isenta e imparcial (hehehe), mostra o DARF.

JUBA

23/06/2014 - 10h11

A Globo não pode ser considerada mídia. A Globo ( jornal e TV) é uma porta-voz dos antigos golpistas militares de do Capitalismo made in USA.

Edvard

23/06/2014 - 09h08

Ué, a liberdade de imprensa é somente para eles?

Mauricio

23/06/2014 - 07h19

Casa de marimbondo, a blogosfera nao para de ferroar a bunda da burguesia coxinha. Agora aguenta!

sergio

23/06/2014 - 02h28

Globo, chega de blábláblá e mostra o DARF!

enganado

22/06/2014 - 23h54

E desde qdo essa turma abaixo gostam de verdades:
GLOBO=FOLHA=Aébrio=PSDB=CIA=ESTADÃO=FIESP=FHC=MOSSAD=BANCA INTERNACIONAL ANGLO-SIONISTA=OTAN=iSSrael=INGLATERRA=FRANÇA=ALEMANHA=NSA=CCG=AUSTRÁLIA=BOECHAT=TV BANDEIRANTE=DEM=DUDU CAMPOS=JAPÃO=FMI=AIPAC=Toda imprensa dos EUA= … etc. Tem alguém que consiga diferenciar o modo de pensar desta turma? Se alguém conseguir exibir essa diferença, até que seria uma Grande Tese de Mestrado mostrando a calhordice OCIDENTAL. Assim mesmo, alguém se aventura a elogiar antes de contar os mortos causados direta e/ou indiretamente por esses “Santos”?

Gerson

22/06/2014 - 19h48

O brabo é ver propaganda do governo federal no editorial de OBobo, que só sabe fazer críticas e mentiras diárias sobre o governo federal. Sinceramente estou de “saco cheio” dessa irresponsabilidade do governo federal no assunto de comunicação, alimentando a cobra com bilhões em propaganda. Pelo visto não são só os coxinhas que têm complexo de vira-latas, algumas pessoas do governo também têm.

Maurílio de Carvalho

22/06/2014 - 18h54

O PIG está cada vez mais perdido. Essas reações são típicas de quem vê a batalha perdida e apela para o vale-tudo. Com a credibilidade em baixa, ainda mais com o sucesso da Copa – jogos, organização, segurança, transporte, infraestrutura e belos estádios -, vão perder ainda mais, já que previam um caos e informaram errados seus leitores e telespectadores. E vem aí a Ley do Médios.

Maria Regina Arruda

22/06/2014 - 21h04

a globo já percebeu que a internet está esclarecendo o povo…. e isso não ée bom para ela.

Maria Regina Arruda

22/06/2014 - 21h01

josé roberto, não adianta ensinar! o português dos coxinhas é catastrófico. as vezes é preciso chamar o champollion ( aquele da pedra de roseta ) para decifrar

Alberto

22/06/2014 - 16h28

Os irmãos Marinho, donos da Globo, são fascistas, cínicos, reacionários e, não só apoiaram a ditadura militar, como escondiam do povo o barbarismo cometido pelos militares no Poder, durante os 21 anos que ficaram no Poder, ou melhor, até os dias de hoje a Globo esconde o que houve naquele período e, claro, não porque não sabia de nada, ao contrário, sabia de muita coisa, tanto que o Roberto Marinho vivia de braços dados com os presidentes militares . Portanto a Globo, além de fascista, anti-ética e corrupta , com certeza, ainda é defensora de regimes que levam o povo à miséria e combatem a oposição com torturas.

Lulu Pereira

22/06/2014 - 19h03

Adoro ser chamado de bandido pela globo, assim, tudo fica mais claro.

Jamile Bonfim

22/06/2014 - 16h57

No programa Estudio i, da Globonews também falaram mal do refrão …. disseram que é maniqueísta … ou seja, as emissoras da Globo estão fazendo campanha contra esse refrão . Pretendem lançar outro hoje no Fantástico ??? Para servir a quem ???

O Cafezinho

22/06/2014 - 16h54

sarney é com y. e foram eleitos, e não foram pela esquerda. sarney foi eleito porque é dono da retransmissora da globo no maranhã.

    Vitor

    24/06/2014 - 14h26

    O Sarney foi eleito pelo Amapá…

Bento Bravo

22/06/2014 - 16h54

Os idiotas da ESPN Brasil, com o tal de Mauro Cesar à frente, também querem idiotizar esse canto… Não satisfeitos em só prever catástrofes furadas, também querem controlar o que a torcida canta… É o fim do mundo!

Jose Roberto

22/06/2014 - 16h44

Falam da ditadura mas tem como aliados nomes q eram íntimos dos generais,ex MALUF,SARNEI e outros menos cotados,óleo de peroba na esquerda brasileira

Jamile Bonfim

22/06/2014 - 16h17

A Globo quer manipular a torcida brasileira. Hoje (22.06) no Fantástico, será exibida uma matéria com intuito de mudar o refrão cantado nos estádios pela torcida brasileira “… sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor… “. A Globo pretende colocar outro refrão na boca da torcida. Porque ? Será que não querem que tenhamos orgulho por sermos brasileiros ou será que querem lançar um refrão contra o governo e a favor de seu candidato tucano ????

Maria Regina Arruda

22/06/2014 - 16h11

é fim de linha…..

Ademir

22/06/2014 - 12h54

Não concordo que a ditadura deixou um ovo, mas sim, que a ditadura está dentro daquele ovo.

Homero Mattos Jr. (@Omnros)

22/06/2014 - 12h51

A Rebelião das Elites
Irene Lozado
(excerto)
[“…sentem que lhes tomaram os velhos privilégios, o que é rigorosamente correto. Querem reter, em alguma trincheira, uma distribuição de poder capaz de restaurar aquele mundo hierárquico e ordenado no qual se sentiam seguros de uma hegemonia que só disputavam com iguais.
…uma blogosfera histérica e certas redes de televisão estão desempenhando um papel fundamental na hora de legitimar a extrema direita. …pregadores tacanhos, que doutrinam ao invés de informar, difamam ou caricaturizam o adversário e optam por uma narrativa apocalíptica para satisfazer a uma audiência que prefere ver confirmados seus preconceitos a discutir suas opiniões. Desde o momento em que lhes outorgam visibilidade, seus delírios passam a estimular o de outros e, desse modo, cria-se um vazio na agenda dos partidos.”]
http://passalidadesatuais.blogspot.com.br/2010/12/as-vias-fechadas-da-america-latina.html

Patricio Maciel

22/06/2014 - 12h26

A Globo tenta desqualificar a política. Acordem homens públicos se defedam. O Brasil precisa de vocês.

Patricio Maciel

22/06/2014 - 12h23

A Globo tenta desqualificar a política. Acordem homens públicos se defedam. Defedem o Brasil

Liz Terra

22/06/2014 - 15h22

Ou a Globo se enquadra no seu papel. Ou chegará o dia em que a população como um todo perceberá o mal que ela faz ao bem da nação.

Liz Terra

22/06/2014 - 15h22

Ou a Globo se enquadra no seu papel. Ou chegará o dia em que a população como um todo perceberá o mal que ela faz ao bem da nação.

Jose LUIZ RIBEIRO DA SILVA

22/06/2014 - 11h55

SEM DELONGAS: MOSTRA A DARF, SUA FDP!

    Wilkens Lenon

    22/06/2014 - 12h56

    Eu também estou indignado Jose…Só devemos ter o cuidado ao mandar o globo (com ‘g’ minúsculo mesmo) tomar na DARF…para não parecer que somos da mesma laia destes sacripantas!

Lúcio Hanai

22/06/2014 - 14h53

Edney Mota


Leia mais

Recentes

Recentes