Menu

Em Minas, Aécio e Dilma travam disputa apertada

O Estado de Minas divulgou hoje pesquisa de intenção de voto, feita em Minas Gerais, do Instituto MDA, na qual o candidato aparece quase 14 pontos à frente de Dilma na pesquisa estimulada. Entretanto, na pesquisa espontânea (na qual não são apresentados os candidatos ao entrevistado), Dilma está empatada tecnicamente com o tucano. Campos, por […]

41 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Estado de Minas divulgou hoje pesquisa de intenção de voto, feita em Minas Gerais, do Instituto MDA, na qual o candidato aparece quase 14 pontos à frente de Dilma na pesquisa estimulada.

Entretanto, na pesquisa espontânea (na qual não são apresentados os candidatos ao entrevistado), Dilma está empatada tecnicamente com o tucano.

Campos, por sua vez, está empatado tecnicamente com Pastor Everaldo, e parece fora do páreo.

Os números indicam que a petista pode obter bons resultados no estado, frustrando a expectativa do tucano de conseguir uma diferença espetacular que compense a derrota certa no Nordeste.

Para o governo do Estado, o candidato petista Fernando Pimentel mantém 12 pontos de dianteira sobre Pimenta da Veiga, do PSDB, na estimulada.

O leitor que me mandou a notícia me lembra que não podemos esquecer que o jornal que encomendou a pesquisa, o Estado de Minas, é aecista até a medula.

20140701070931649759u

Aécio Neves dispara na intenção de votos para presidente em Minas Gerais

Pesquisa MDA/EM Data sobre a intenção de voto dos mineiros para presidente mostra Aécio Neves com 43,8%, contra 31,9% de Dilma. O tucano também venceria numa simulação de segundo turno

Por Isabella Souto, no Estado de Minas
Publicação: 01/07/2014 06:00 Atualização: 01/07/2014 07:11

Se dependesse somente do votos dos mineiros, o senador Aécio Neves (PSDB) estaria eleito presidente do Brasil pelos próximos quatro anos. A primeira rodada da pesquisa MDA/EM Data, encomendada pelo Estado de Minas, mostra o tucano na dianteira da disputa presidencial, com 43,8% das intenções de voto, seguido da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), com 31,9%. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) aparece na terceira colocação, com 4,3%. Pastor Everaldo (PSC) recebeu a indicação de 1,8% daqueles que responderam ao levantamento. Brancos, nulos e indecisos somam 16,8%. Outros candidatos somaram 1,3%.

A pesquisa registrada sob o número 00188/2014 foi realizada entre 22 e 26 de junho e ouviu 2.002 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na modalidade espontânea – quando não são apresentados os nomes dos candidatos –, o senador Aécio Neves continua na frente, mas com uma vantagem bem menor: o tucano foi apontado por 27,1% dos eleitores, seguido de perto por Dilma Rousseff, citada por 24,7%. Eduardo Campos recebeu a menção de 1,9%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não é candidato, foi citado por 1,2%. Marina Silva, que compõe a chapa de Eduardo Campos como candidata a vice-presidente, recebeu 0,9% das indicações.

Em uma simulação de segundo turno, Aécio Neves vence nos dois cenários em que aparece. No primeiro deles, contra Dilma Rousseff, o tucano derrota a petista por 49,7% a 35,5%. Brancos, nulos e indecisos somaram 14,8%. Em uma disputa com Eduardo Campos, o tucano venceria com mais folga ainda: 63,7% a 14,4%. Brancos, nulos e indecisos somaram 21,9%. Em um terceiro cenário em que a disputa ficaria com Dilma Rousseff e Eduardo Campos, a petista leva vantagem por 45,3% a 30,9%. Indecisos e aqueles que pretendem votar em brancos ou anular o voto totalizaram 23,7%.

Aprovação

Na avaliação do diretor do MDA/EM Data, Marcelo Costa Souza, a preferência dos mineiros por Aécio Neves é reflexo da boa avaliação do tucano nos pouco mais de sete anos em que governou Minas Gerais – ele deixou o cargo em abril de 2010 para disputar uma cadeira no Senado. “Mas isso não significa uma reprovação a Dilma, até porque o índice dela é semelhante aos números das pesquisas nacionais”, diz o pesquisador.

Um ponto que chama a atenção na pesquisa é o baixo número de indecisos (7,1%) e daqueles que manifestaram a intenção de votar em branco ou nulo (9,7%). Uma explicação apresentada por Marcelo Costa é o fato de ambos serem bem conhecidos no estado: Aécio por ter sido governador por dois mandatos, e Dilma por ser a atual presidente da República. Na disputa para o governo mineiro, acontece o contrário. A edição de ontem do EM mostrou que 45% do eleitorado mineiro ainda não definiu o voto para governador em outubro.

*

Candidatos ao governo comemoram resultado da pesquisa de intenção de votos em MG

Fernando Pimentel saiu na frente, com 27% das intenções, seguido pelo tucano Pimenta da Veiga, com 15,1%

Por Isabella Souto, no Estado de Minas.
Publicação: 01/07/2014 06:00 Atualização: 01/07/2014 07:27

Os números da primeira pesquisa MDA/EM Data que mediu as intenções de voto dos mineiros para governador do estado agradou aos dois candidatos mais bem colocados: o ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga (PSDB) e o ex-ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel (PT). O petista saiu na frente, com 27% das intenções de voto, seguido do tucano, com 15,1%. Em uma simulação de segundo turno, Pimentel levou a melhor mais uma vez, com 36,8%, batendo os 22,3% de Pimenta. A pesquisa mostrou ainda que há um grande contingente de eleitores indecisos (29,3%) e que pretendem votar em branco ou nulo (15,1%).

A uma semana do iníco das campanhas, indecisos, brancos e nulos somam 45% em Minas
O candidato do PT afirmou ontem ter ficado “feliz e honrado” com o resultado, “ainda que as pesquisas retratem o momento em que são feitas”. Às vésperas do início da campanha eleitoral – liberada pela legislação a partir de domingo –, Pimentel ponderou que estar na liderança na disputa é um “estímulo” para levar aos mineiros o programa de governo que está sendo construído a partir das conversas que tem tido com lideranças políticas e sociais pelo interior do estado durante a chamada “Caravana da Participação”. Desde março, o petista já percorreu 15 cidades.

Embora tenha aparecido na segunda colocação, o tucano se disse “impressionado” com os “números restritos” de seu principal adversário, o petista Fernando Pimentel. “O meu concorrente é candidato há quatro anos e os números estão caindo”, afirmou. Sobre índice de 45% do eleitorado que pretende votar em branco ou nulo ou que ainda não decidiu o voto, Pimenta da Veiga disse que é “natural”, levando-se em conta que a campanha eleitoral ainda nem começou. “As pessoas estão pensando é em Copa do Mundo”, brincou. Para ele, com o início da propaganda na televisão, em agosto, é que a eleição começa a despertar o interesse.

A pesquisa publicada na edição dessa segunda-feira do Estado de Minas ouviu 2.002 eleitores entre os dias 22 e 26 de junho e foi registrada sob o número MG 00048/2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

dhnrg

05/08/2014 - 19h57

Tá dizendo que a pesquisa é comprada só pq a disputa tá “apertada”?Isso é a coisa mais anti-democrática que já ouvi na vida!

Danilo Rocha Furst

02/07/2014 - 17h53

Infelizmente o grande público ainda assiste muita televisão e parecem morar nas propagandas do governo. E o pior de tudo e saber que a grande maioria dos que apoiam Aecio são os que menos beneficiam se nos governos Tucanalhas. É o pobre de braços dados ao opressor. Como diria o gande filósofo Tim Maia: o Brasil é o único pais onde prostituta tem orgasmo, cafetao sente ciumes e pobre é de direita.

JURIDICO

02/07/2014 - 08h45

Tenho certeza que AECIM vai ser cristianizado por MINAS ….QUEM viver vera

tielo

02/07/2014 - 08h25

Este mesmo instituto tucano apontava a vitoria de Dilma nas ultimas eleições em Minas, e acertou, assim como acertou na imensa maioria das pesquisas, precisamos acabar com essa historia, será que as únicas pesquisas serias,são aquelas que apresentam a Dilma na frente? Acordem cambada nosso País esta estagnado,estamos com o freio de mão puxado,precisamos cobrar dos nossos presidenciáveis propostas para o nosso crescimento e desenvolvimento, chega dessa historia de mídia e direita golpista, e agora arranjaram ate os pessimistas para porem a culpa, já são doze anos de governo PT, o passado de Dilma foi Lula,e não FHC,bolsa família não é a soluçao

    Vixe

    02/07/2014 - 12h23

    Tucano mineiro detected… kkkk
    Estamos estagnados e a solução é Aócio?
    KKKKKKK
    Melhor estagnados (na sua parca visão) do que retrocedermos.

      Lucas

      05/08/2014 - 19h58

      PTralha detected.

tielo

02/07/2014 - 08h11

O interessante é que quando foi aprovada a lei 100, todos comemoraram, inclusive os funcionários públicos.

marco

02/07/2014 - 04h56

voce não queria né???

Vander

01/07/2014 - 23h05

Está errado Miguel! Não é quase 14 pontos de vantagem e sim, quase 12 pontos. Afinal, 43,8 menos 31,9 é igual a 11,9%

    Vitor

    02/07/2014 - 09h11

    Acredito que Miguel está comparando o segundo turno: 49,7 – 35,5 = 14,2

Alessandra Macedo

02/07/2014 - 01h15

Aécio Neverrrrrrrrrrrrrrrrrr!

Daniel

01/07/2014 - 16h47

Esqueci de escrever no meu comentário anterior. É necessário também não esquecer do que acontece com os meios de comunicação dentro de MG que não obedecem o Aécio: eles são fechados, os donos presos (por acusações absurdas é claro) ou difamados, até fora de Minas o Aécio está tentando mandar prender qualquer um que discorde dele.

Daniel

01/07/2014 - 16h43

Dada a forma como funciona a mídia em Minas Gerais, qualquer informação que venha de dentro do estado deve ser tratada como falsa ou no mínimo distorcida. Seria ingenuidade demais agir de outra forma.

Maria Lucena Conte

01/07/2014 - 18h33

É contraditório, pois o Pimentel tá na frente…

Francisco Barbosa

01/07/2014 - 17h43

A cada dia uma pesquisa nova mostra AECIO passando DILMA , e assim serah ate 5 de outubro, o FORA PT pegou de vez !!!

    Vixe

    02/07/2014 - 12h26

    Foi assim nas duas eleições passadas.
    A mídia e os institutos vendidos tudo fizeram para enterrar o PT, mas nas urnas a história sempre foi outra.
    Neste ano, Dilma presidenta novamente pra desgosto da tucanada que só ganha jogo na “dentada”…

Rafael Galvão

01/07/2014 - 17h42

A que conta é a estimulada.

Rubem Gonzalez

01/07/2014 - 17h15

esse instituto é tucano, trabalha pro governo tucano de MG , 90% de sua receita vem de lá. Essa pesquisa é tão falsa quanto uma nota de 3 reais. Pra amenizar a mentira e não sofrerem uma devassa na pesquisa fraudada meteram essa da espontanea estar empatada…….

Celia Caixeta Ferreira

01/07/2014 - 16h48

Os mineiros não são bobos… ou são…

Maria Helena

01/07/2014 - 11h52

Sou mineira e funcionária pública na área da educação. Sinto na pele as medidas tomadas pelo psdb(minúsculo mesmo)contra a categoria. Porém temos aqui uma mídia conivente que se rendeu aos mandos desses politiqueiros, sabe Deus por quantos tostões. Eles manipulam ou escondem todas as arbitrariedades desse governador e de seu afilhado.
Exemplo mais recente é essa lei 100, que efetivou sem concurso público mais de 90 mil servidores na área da educação, para resolver dívidas do estado perante ao INSS. Agora STF julgou inconstitucional e a mídia se cala diante dessa calamidade.Essas vítimas da irresponsabilidade do Aécio, correm o risco de perderem o emprego a qualquer momento, uma vez que o acordão saiu ontem.
Se isso tivesse acontecido com um candidato do PT, ficaríamos enjoados te tanto ouvir a mesma história.
Espero que suas atrocidades sejam mais propagadas, por que os Brasileiros não merecem o mesmo destino dos mineiros.

    Rui

    01/07/2014 - 17h41

    Essa aí é mais uma típica representante da cambada de vagabundos que é o funcionalismo público brasileiro. Na hora de atender o cidadão, nenhuma paciência, especialmente com os mais humildes. Só querem saber de aumentos salariais e diminuição das horas trabalhadas. fora as voadas durante o expediente. Ela está doida para o petê assumir Minas para arrumar uma boquinha, uma função comissionada e empregar a filha, o marido, o primo, o ex-marido ( tal qual Rosimery Noronha) e só ir ao trabalho no final do mês assinar o ponto.

      Anônimo

      13/07/2014 - 21h45

      no final o brasileiro toma pra dentro do mesmo jeito…se adiantasse todo mundo votar em branco como forma de protesto

Henrique Placido

01/07/2014 - 14h46

quado os candidatos sao apresentados é pesquisa estimulada. A espontânea é quando a pessoa diz em quem vai votar sem ver a lista

Henrique Placido

01/07/2014 - 14h46

quado os candidatos sao apresentados é pesquisa estimulada. A espontânea é quando a pessoa diz em quem vai votar sem ver a lista

MARCOSBH

01/07/2014 - 11h13

O jornal EM , sempre foi o panfleto do ocupante do governo de Minas, a credibilidade deste jornal vale igual a nota de TRES REAIS !

João Cláudio Fontes

01/07/2014 - 13h21

Alguém acredita em pesquisa divulgada pelo Estado de Minas ?!

Washington Araujo

01/07/2014 - 13h15

No Rio Grande do Sul, onde Dilma teve maior atuação política antes do Planalto, quero ver como é que fica entre ela e o Aécio.

Miguel F Gouveia

01/07/2014 - 13h00

que merda pro aecio

Liz Terra

01/07/2014 - 12h59

Ainda acho que ela vai ganhar em MG. Eu vivi mais de 25 em SP e sei que lá é caso perdido. Mas vamos ver MG….de repente eles estão mais ligados

Liz Terra

01/07/2014 - 12h53

Assim como em SP Eduardo Silva

Valtercides Júnior

01/07/2014 - 12h51

Não engulo essa aderência cega por Aécio Neves aqui em Minas por muitos , acho que se deve pela precariedade do jornalismo mineiro e pelo costume arraigado nos mineiros ao comodismo menos progressista. Aliás , os Governos do PMDB e municipal agora aqui em Uberlândia de Gilmar Machado – PT não ajudaram em nada.

Vitor

01/07/2014 - 09h45

Essa diferença em MG não vira o jogo… Tá tranquilo ainda para Dilma! Se projetarmos esse resultado em MG no segundo turno e mantivermos o resto da eleição passada, a única diferença é que ao invés de ganhar de 56% a 44%, ela ganharia por 54% a 46%…

Na verdade, mantendo a mesma votação nos outros estados que a eleição passada, o PSDB teria que conseguir nada menos que 99% dos votos válidos em MG… Essa estratégia é furada! Ou diminui a diferença de votos no Norte/Nordeste (de uns 12 milhões na eleição passada), ou vai pro banco por mais 4 anos…

Fagner Fí

01/07/2014 - 12h42

Aécio dispara é ótimo, rs.

Aécio tá melhor em MG do que o Dudu aqui em PE, onde aparece empatado com Dilma.

Marcus Rogeres

01/07/2014 - 12h31

Esses números da Dilma deve ser do bolsa esmola…mas a inflação tão será que terá gatilho para tal bolsa

Tales Lacerda

01/07/2014 - 12h29

Detalhe, Miguel Do Rosario, é que os números são os mesmos de Julho de 2013. A diferença é a mesma. E qual a conclusão do digno jornal Estado de Neves? “Aécio dispara” –> http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2013/10/17/interna_politica,460726/aecio-larga-na-frente-em-minas-aponta-pesquisa.shtml

Conrado Abrantes?

01/07/2014 - 12h27

a república do café com leite é a responsável pela perpetuação dos tucanos.

henrique de oliveira

01/07/2014 - 09h26

E eu que pensei que o único estado de gente besta era São Paulo que a vinte anos toma ferro dos tucanos e adoooora.

Eduardo Silva

01/07/2014 - 12h20

Voto de cabresto em Minas. Esse cara acabou com a Educação e em Minas tem a conta de energia mais cara do Brasil. Só que a mídia lá e controlada e manipulada, ninguém critica o Estado… Triste

Rosalba Gazoni Lima Tovar

01/07/2014 - 12h07

É incrível como tem gente de Minas que ainda vota em Aécio.

    Otário

    05/08/2014 - 20h07

    Como tem gente que consegue votar na Dilma?

    Otário

    05/08/2014 - 20h11

    Abraçando todos os condenados por corrupção?


Leia mais

Recentes

Recentes