As eleições presidenciais no Rio

A presidente Dilma Rouseff abriu uma larga vantagem no Rio de Janeiro.

Segundo o Ibope, Dilma tem 35% das intenções de voto no estado, 20 pontos a mais que o segundo colocado, Aécio Neves.

Eduardo Campos (5%), por sua vez, está quase sendo ultrapassado pelo Pastor Everaldo (4%).

Eu separei duas tabelas do Ibope para a gente analisar. Para ampliar, clique na imagem.


Os números mostram que a força de Dilma é maior junto ao eleitores com mais de 55 anos,  hoje o grupo etário mais numeroso no eleitorado nacional.  Nessa faixa, a presidenta tem 43% das intenções de voto, 26 pontos à frente de Aécio Neves, com 17%.

Aécio tem sua maior força junto ao eleitor com nível superior de escolaridade; mesmo aí, porém, ele fica 8 pontos atrás de Dilma Rousseff.

 


 

Na segmentação por renda, Dilma tem mais força entre os mais pobres. Junto ao eleitor com renda familiar até 2 salários, a petista marcou 38%,  quase 30 pontos à frente do segundo colocado, o tucano Aécio Neves.

Entretanto, mesmo entre as famílias fluminenses com renda superior a 5 salários, a preferência continua sendo por Dilma, que vence Aécio por 31 X 22.

*

A candidata é, de longe, a que possui o eleitorado mais nacional. Tanto Aécio como Campos são candidatos com força concentrada em suas regiões de origem. Aécio, em Minas, onde ele tem 41%, contra 31% de Dilma. Campos em Pernambuco, onde mesmo aí a presidenta apresenta pontuação superior: Dilma 41% X 37% Campos.

Aliás, mesmo na fortaleza tucana, São Paulo, Dilma inicia sua campanha à frente das pesquisas, com 30%, contra 25% de Aécio.


Abaixo, o relatório completo da pesquisa Ibope no Rio de Janeiro:

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.