Menu

Os verdadeiros autoritários

  A tentativa da Globo de criminalizar alterações fúteis numa página aberta do wikipédia, e inventar um fantasma de autoritarismo, apenas ressalta o perigo com o qual o Brasil se depara hoje: tornar-se uma grande Minas Gerais, onde qualquer crítica é sistematica e violentamente censurada. O governo Aécio não “altera verbetes” de jornalistas. Ele manda […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

CHARGE~1 (1)


 

A tentativa da Globo de criminalizar alterações fúteis numa página aberta do wikipédia, e inventar um fantasma de autoritarismo, apenas ressalta o perigo com o qual o Brasil se depara hoje: tornar-se uma grande Minas Gerais, onde qualquer crítica é sistematica e violentamente censurada.

O governo Aécio não “altera verbetes” de jornalistas. Ele manda cortar a cabeça de quem ousa fazer jornalismo independente.

A história é conhecida. Alguns estudantes de jornalismo fizeram um ótimo documentário sobre a censura ao jornalismo durante o governo Aécio.

Assista-os na íntegra se puder.

Vale a pena também ler um texto de Marcelo Beraba, na época ombudsman da Folha, em que trata Minas Gerais como um “case” para se entender como a imprensa não deve ser.

Diz Beraba: “O que impressiona é a abulia e a submissão da imprensa. As notas e reportagens publicadas reproduzem acriticamente os dados oficiais divulgados pelo governo de Minas. Não há o contraditório, não há o questionamento, não há a dúvida, não há a curiosidade para um aprofundamento do tema. A cobertura jornalística obedece ao tempo e ao enfoque determinados pelo governo de Minas.”

Tão diferente do que fazem com a Dilma, né?

Fernando Massote, em artigo publicado no Observatório da Imprensa, explica melhor o processo de censura exercido pelo governo Aécio sobre a liberdade de imprensa.

“(…) A terceira e decisiva leva de apoio para se reeleger em condições tão favoráveis foi o controle, com mão-de-ferro, da imprensa local. Os jornais, rádios e TVs, a chamada “grande imprensa”, sofrem, desde a primeira eleição de Aécio Neves, em Minas Gerais, o controle indefectível do Palácio da Liberdade.

A rigorosa censura aeciana

Este último fato foi confirmado pela própria divulgação da matéria do Le Monde, que não foi publicada na íntegra por qualquer meio de comunicação. O Palácio da Liberdade, com sua legião de marqueteiros e assessores de imprensa sempre a postos para blindar o governador de qualquer crítica, estendeu, sobre a matéria, as finas malhas de sua censura aos órgãos de imprensa – não só mineiros, mas também nacionais. Estes últimos, displicentes e/ou coniventes, se submeteram, docilmente, publicando os releases de Aécio com os trechos selecionados da matéria do jornal francês onde, evidentemente, não apareciam as críticas que lhe foram feitas.

A matéria do Le Monde confirma, ainda, com uma ponta não dissimulada de dramatismo, a rigorosa censura aeciana, ao divulgar a opinião crítica longamente contida de um jornalista que acompanhou a trajetória de Aécio Neves na Câmara dos Deputados por 16 anos e não quis deixar que o próprio nome fosse divulgado.”

Assista também a esse vídeo, com informações sobre a violência de Aécio contra jornalistas.

E se você não está convencido de que o autoritarismo e a violência contra jornalistas não estão no governo Dilma, mas que estarão presentes, com muita força, num eventual governo Aécio, confira a postura “elegante” do vice de Aécio, o senador Aloysio Nunes, quando é confrontado com uma pergunta crítica.

Aloysio Nunes perde totalmente o controle e agride com incrível virulência verbal o blogueiro que tenta entrevista-lo.

O último escândalo da Globo é um acréscimo de uma interjeição ao verbete de Miriam Leitão. Um internauta, usando o wifi público do Palácio do Planalto, acrescentou \O/ ao final de uma frase.

Ora, o que é melhor, ser xingado, perseguido, quase espancado, e depois ainda ter seu equipamento apreendido por ordem da autoridade descontente, ou sofrer uma alteração bobinha em seu verbete na Wikipédia?

Alteração esta que, é bom lembrar, você pode reverter a qualquer momento.

É preciso botar os pingos nos is sobre quem é o autoritário.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Filipe Pinheiro

12/08/2014 - 01h31

Mário Monteiro

Filipe Pinheiro

12/08/2014 - 01h31

Mário Monteiro

Maria J. Gama

11/08/2014 - 23h16

Só o fato da globo ter dado tanta importância a essa bobagem, dá pra desconfiar, que é algo plantado para criar factóides no intuito de esconder os aécioportos!

Elias Moreira da Silva

11/08/2014 - 22h21

É exatamente isso Gilda Azevedo nem todo pobre tem tv. por assinatura e nem parabolica são obrigados a engolir isso, nessa estou fora.

Rodrigo Toledo

11/08/2014 - 19h39

Sim…uma grande ameaca…pq a populacao pobre nao desliga a tv e vai ler um livro? Ouvir as noticias no radio…ninguém é obrigado a assistir tv….

Antonio Carlos Menezes Reis Reis

11/08/2014 - 18h45

A rede Globo se tornou uma grande ameaça à população pobre desse país, ameaça porque procura desestabilizar um governo voltado para os pobres, que graças as suas políticas sociais vem diminuindo esse numero de pobreza.

Cida Jube

11/08/2014 - 18h01

Por mais democracia, DILMA reeleita no primeiro turno.

Gilda Azevedo

11/08/2014 - 17h03

Sem contar com a “audiência passiva”: salas de espera, principalmente em consultórios médicos e odontológicos, que não só têm seus televisores ligados na Globo, como também, para completar a lavagem cerebral, ainda deixam a revista Veja para leitura.

O Cafezinho

11/08/2014 - 16h55

300 canais? na tv aberta são apenas alguns poucos. em alguns lugares só pega a globo

Rodrigo Toledo

11/08/2014 - 16h46

Porque o povo se preocupa tanto com a globo..até que parece que nao existem mais 300 canais para assistir…

Celia Maria Rodrigues Silva

11/08/2014 - 16h19

Caso Aécio seja vitorioso nas urnas em outubro próximo, estamos acabados, acabou a Justiça, liberdade de Imprensa em todo o Brasil.Será parecido com a época da ditadura, a prova é o que acontece em Minas Gerais.

Florbela Duarte

11/08/2014 - 16h12

compartilhando

José Carlos lima

10/08/2014 - 04h53

Baseado no instituto DataFolha a Globo fez uma série de reporcagens sobre as preocupações dos brasileiros tendo em vista as eleições. Foi uma espêcie de horãrio gratuito do PSDB, sendo que a partir de amanhà inicia uma série de reportagens com os candidatos mais bem colocados, dentre eles o Pastor Everaldo que, nestas eleições será inflado pela Globo para provocar um segundo turno, tal como fez com Marina em 2010. Pela pesquisa DataFolha, usada pela Globo para atacar Dilma, a maioria das preocupações dos eleitores sào de responsabilidade dos prefeitos e/ou governadores mas a emissora resolveu jogar tudo na conta de Dilma. O Fantástico deste domingo vai coroar o trabalho sujo prá ver se desempaca o Aério Neves: Vai dar a entender que a falta de maca numa ambuläncia ê culpa da Dilma e nào do gestor mais próximo, no caso o prefeito. Ontem a emissora deu um jeito de dizer que a inflaçào, uma das preocupações do brasileiro, disparou. Tudo isso é propagado por uma concessionária de serviço público que, como tal, é obrigada a prestar serviço de qualidade para todos ao invés de fazer politicagem, pois fazer isso é como se uma empresa de energia atendesse apenas os tucanos. Uma podridão só, chegando ao ridículo de veicular no JN que a Dilma alterou o perfil de Gilmar Mendes na Wikipédia, pôs lá o GM com aquela cara untada com óleo de peroba. E o MPF nem a PRocuradoria Eleitoral toma qualquer atitude para cortar as asas dessa mãfia que está excedendo e muito em sua tentativa de eleger o Aécioporto da oligarquia Neves e seus mil trambiques.

PS: O MPF precisa informar a Globo que a inflaçào está dentro da meta e que a emissora, como voncessionária de serviço público, precisa prestar um serviço de qualidade â populaçào


Leia mais

Recentes

Recentes