Menu

Quem vai enfrentar Garotinho no 2º turno?

O Rio é o terceiro maior eleitorado do país. Segundo números atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 12,14 milhões de eleitores, ou 8,5% do eleitorado nacional. Não fosse por sua magnitude, as eleições do Rio seriam interessantes apenas por apresentar um cenário mais concorrido do que em qualquer outra unidade da federação. No Rio, não […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Rio é o terceiro maior eleitorado do país. Segundo números atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 12,14 milhões de eleitores, ou 8,5% do eleitorado nacional.

Não fosse por sua magnitude, as eleições do Rio seriam interessantes apenas por apresentar um cenário mais concorrido do que em qualquer outra unidade da federação.

No Rio, não há discussão: haverá segundo turno. E, a julgar pelos números de hoje, Garotinho já tem um lugar garantido.

A grande pergunta é: quem irá com ele para o segundo turno?

Há alguns dias, o Ibope divulgou pesquisa eleitoral no estado. Os dados para o primeiro turno são esses:

ScreenHunter_4718 Aug. 28 17.20


Garotinho assumiu a liderança isolada da pesquisa para o primeiro turno, com 28%.  Disputando o segundo lugar, no entanto, vemos os três outros candidatos embolados, em empate técnico.

 

ScreenHunter_4717 Aug. 28 17.15


Eu aproveitei e fiz um gráfico com os números do IBOPE numa simulação do segundo turno entre Garotinho e Lindberg. Até o momento, Garotinho venceria por 37%, oito pontos à frente do petista.

A vantagem de Garotinho se deve a seu próprio eleitorado cativo, muito relevante em virtude do recall que construiu como governador e candidato presidencial.

Mas Lindberg herdaria a maior parte dos votos em Pezão e Crivella.

Segundo o Ibope, 48% dos eleitores que votaram em Pezão no primeiro turno, escolheriam Lindberg no segundo; apenas 19% iriam de Garotinho.

Dentre os eleitores de Crivella, 37% optariam por Lindberg no segundo turno; outros 30% escolheriam Garotinho.

Entre os indecisos no primeiro turno, 19% optariam por Lindberg e 13% por Garotinho.

ibope_lind1


 

 

Por curiosidade, selecionei algumas categorias em que Lindberg tem vantagem num hipotético segundo turno. O petista ficaria à frente entre o eleitorado mais jovem, com 37% dos votos, contra 34% de Garotinho; e entre os eleitores com ensino médio (34% X 33%) e superior (32% X 23%).

ScreenHunter_4713 Aug. 28 16.55


Elaborei ainda um gráfico comparativo das últimas pesquisas Ibope, com Dilma, Marina, Lindberg e Garotinho.

A tabela mostra o crescimento de Dilma no Rio de Janeiro, onde ela já está com 38%, contra 30% de Marina.  Um dado positivo para a presidente foi o crescimento de 12% de sua aprovação no estado. Entre o eleitorado mais pobre, que ganha até 2 salários ao mês, a popularidade do governo Dilma avançou 32%, atingindo 54%.

Garotinho cresceu 33% em relação à pesquisa anterior. A única faixa em que Garotinho permaneceu parado foi entre os mais jovens, onde contudo já possui muita força.

Justamente entre os mais jovens (até 24 anos) foi que Lindberg, por sua vez, apresentou seu melhor desempenho no 1º turno, consolidando um segundo lugar quase isolado.

Entretanto, o petista deverá enfrentar uma saia justa. Marina entrou com muita força no Rio de Janeiro, onde já tem 30% das intenções de voto, sendo 37% exatamente entre os mais jovens até 24 anos.

Digo saia justa porque, no Rio de Janeiro, o PT está coligado ao PSB, causando alguns conflitos de interesse. A aliança foi fechada quando Campos era vivo e um candidato quase café com leite no estado. Agora a coisa mudou de figura. Marina tem um grande eleitorado no Rio.

Dilma, apesar de sua aprovação geral ter melhorado sensivelmente nos últimos 30 dias, ainda enfrenta forte rejeição na juventude fluminense, com 56% de desaprovação.

Seria contraproducente para Lindberg, porém, afastar-se de Dilma, visto que a petista tem 38% das intenções de voto e está crescendo firmemente no estado, sobretudo entre os mais pobres.

 

ScreenHunter_4712 Aug. 28 16.55


Pezão sofreu um forte revés com o esvaziamento da candidatura de Aécio Neves. Até pouco tempo, a Globo enchia a boca para falar que a “maioria” dos prefeitos do PMDB fluminense liderados por Jorge Picciani, alinhava-se ao tucano. Era o Aezão.

A esta altura, muitos prefeitos do PMDB devem estar tentando reconstruir pontes com Dilma, mas será difícil fazer o mesmo com seus eleitores.

Deram com os burros n’água, e arrastaram o PMDB como um todo, abrindo uma larga estrada para Garotinho e Lindberg avançarem.

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

luiz mattos

29/08/2014 - 19h16

Chega!
Troquem de post.

C.Paoliello

29/08/2014 - 14h59

A loja de departamentos “Leader” está fazendo uma propaganda em suas lojas em torno de uma personagem fictícia “coincidentemente” chamada Marina e com um fundo musical que canta “siga a moda, siga Marina”. Isso é legal?

paulo

29/08/2014 - 08h49

Anthony Garotinho , somente pelo fato de peitar a globo, tem minha mais profunda admiração. Ele e o Requião.

    Yule Cristina

    29/08/2014 - 17h08

    Eu idem.

    Maria Helena Correa

    29/08/2014 - 19h11

    Tenho de concordar com você. Depois do Brizola, os únicos políticos que enfrentam a máquina de inculcar alienação nas cabecinhas ociosas dos seus espectadores. Os quais passam a defender os interesses dos donos do capital.

Luís CPPrudente

28/08/2014 - 23h27

Eu, sendo um eleitor de São Paulo, torço para que o Crivella ou o Lindberg vá para o segundo turno. Prefiro muito mais o Lindberg no segundo turno e depois eleito governador. Mas pelo que eu leio e vejo nas pesquisas (não sei se estas do Rio são tão viciadas quanto as de São Paulo)o Lindberg não tem chance (mas torço por ele).

Entre o Pezão (que pode ser um aliado e manipulado da famiglia Marinho) e o Crivella, prefiro o Crivella no segundo turno. Então serão dois candidatos contrários aos interesses da famiglia Marinho, portanto, vão dificultar as falcatruas da famiglia Marinho no Rio de Janeiro (espero que eles sequem a torneira publicitária estadual que irriga a famiglia Marinho).

    Cláudio

    29/08/2014 - 13h40

    Já que você gosta tanto do Lindberg, leve-o para São Paulo. Já temos bastante merda por aqui; não precisamos de um petista no governo!

      Luís CPPrudente

      29/08/2014 - 18h43

      Cláudio, vamos fazer uma troca, você leva o Alckimin, o Nosferatu Cerra e o Kassab para o Rio de Janeiro. Eu trago o Lindberg para São Paulo.

      Se você já tem bastante merda, não vai se preocupar em aumentar a quantidade de merda ao receber o Alckimin, o Nosferatu Cerra e o Kassab!

        Cláudio

        29/08/2014 - 19h16

        Não fiz troca-troca na infância e não vai ser agora, na idade adulta que vou fazê-lo, mas já que você é adepto da prática, vou lhe indicar a praça Mauá, um decadente ponto de travestis no Rio, onde você poderá encontrar algum petista que se disponha a fazer um troca-troca com você. Quanto ao Alckimim o Serra virem para o Rio, acho que eles não vão topar. Pelas intenções de votos que ambos têm aí em São Paulo, ao contrário de Lindberg aqui no Rio (4ª colocação), vejo que o paulista está bastante satisfeito com ambos! Desejo do fundo que você tenha sorte e encontre na praça Mauá um petista para fazer o troca-troca com você!

          Miguel do Rosário

          29/08/2014 - 19h24

          Que baixo nível, hein?

Isabeau da Silva

28/08/2014 - 22h16

Lindberg, de virada.

Leonardo Ferreira

28/08/2014 - 19h14

Caros internautas, olharam que colocaram o Lindberg Farias depois dos
votos branco/nulos. O PIG não desiste, querem por que querem já descartar
o PT da disputa no segundo turno.

    Vitor

    28/08/2014 - 19h18

    Caro Leonardo, você sabe quem fez esse gráfico?

    Miguel do Rosário

    28/08/2014 - 19h34

    O gráfico é do Ibope.

      Vitor

      29/08/2014 - 11h29

      Ficou realmente horrível… Ah, esse Ibope!

Paula Cavalcanti Reis

28/08/2014 - 21h45

Queria que fosse o Tarcísio Mota, mas ele não me parece ter entrado pra vencer. Tem as melhores propostas, mas se saiu da capital do estado pra fazer campanha, eu pelo menos não vi. Na atual circunstância, vou de Lindberg mesmo. Se o segundo turno ficar entre garotinho, crivela ou pezão, não me resta outra se não anular.

Paula Cavalcanti Reis

28/08/2014 - 21h45

Queria que fosse o Tarcísio Mota, mas ele não me parece ter entrado pra vencer. Tem as melhores propostas, mas se saiu da capital do estado pra fazer campanha, eu pelo menos não vi. Na atual circunstância, vou de Lindberg mesmo. Se o segundo turno ficar entre garotinho, crivela ou pezão, não me resta outra se não anular.

Tania Povoa Lustosa

28/08/2014 - 21h31

Vai ser o ruim X o péssimo!


Leia mais

Recentes

Recentes