CPI da Fake News, com Joice Hasselmann

Maior cientista brasileiro declara voto em Dilma

Por Miguel do Rosário

28 de setembro de 2014 : 13h56

ewucyzar3nh4eq3vhaafqnh9g


 

O maior cientista brasileiro vivo, Miguel Nicolelis, considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo, segundo a revista “Scientific American”, abriu seu coração nas redes sociais.

Numa série de mensagens postadas em sua conta de twitter, Nicolelis explica a sua grande emoção de votar, pela primeira vez em sua vida, para presidente da república.

Lembra de parentes, que sonhavam com a democracia mas morreram antes de verem o sonho virar realidade.

Entretanto, Nicolelis não se emociona apenas com o direito formal de votar.

Ele se emociona, sobretudo, com o resgate da dignidade do povo brasileiro.

Ver uma liderança política, como fez Marina Silva, chorar lágrimas de crocodilo, tentando se vitimizar e enganar o povo, é uma lástima.

Ver um grande cientista, um homem que passou a vida usando apenas o cérebro, e cuja vida, aliás, foi dedicada ao estudo do cérebro humano, ver um homem assim chorar de emoção ao declarar um voto, é outra coisa.

Ver um cientista emocionar-se, de alegria, ao declarar, com altivez, coragem e orgulho, a sua opção política, é a melhor resposta que podemos dar à violência antidemocrática dos setores golpistas da nossa mídia e da nossa elite.

Mas deixemos o próprio dizer com suas próprias palavras.

ScreenHunter_4938 Sep. 28 13.45


ScreenHunter_4939 Sep. 28 13.46


ScreenHunter_4941 Sep. 28 13.48


ScreenHunter_4940 Sep. 28 13.47


ScreenHunter_4942 Sep. 28 13.48


ScreenHunter_4946 Sep. 28 15.44


Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

90 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Ronaldo

27 de outubro de 2014 às 01h38

Quando não se mora no Brasil e nao vive o dia dia aqui, tanto faz neh.

Declarar voto, n quer dizer que votou e outra, ele so votou pq internacionalmente ela eh mais conhecida, pq ja eh presidenta. Ja o Aecio, nao eh um nome conhecido internacionalmente.

Responder

jerlane

09 de outubro de 2014 às 13h26

tem muita gente sendo enganado pelos milionários do Brasil que fazem campanha contra dilma, mas a verdade irá vencer a mentira, é 13 pro Brasil seguir mudando… não podemos compactuar com as mentiras da elite saudosista de um Brasil de maiores desigualdaes, ainda não estamos como merecemos MAS NÃO SOMOS MAIS OS MESMOS… precisamos ser mais gratos.. e pensar no futuro… é dilma 13

Responder

Robson

29 de setembro de 2014 às 19h19

A oposição, aebrio e burrarina, tão pegando pesado em, que desespero. Até no cafezinho tão querendo se impor kkkkkkkk
Saiam pra lá capetas kkkkkkkkkkkl

Responder

Tony

29 de setembro de 2014 às 04h11

O sr. Miguel Nicolelis vive graças à generosa doação provida pela Sra. LILY SAFRA (a maior na história da ciência brasileira) e às parcerias com instituições públicas e privadas que atingiram o objetivo de transformar o Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra em um centro de referência mundial de pesquisa biomédica, educação científica e um paradigma de desenvolvimento socioeconômico no Rio Grande do Norte.

Responder

Márcio amaral

28 de setembro de 2014 às 22h58

Pode o papa votar na Dilma, não me diz nada, não entendo aceitar tanto bandido no governo, não consigo entender o que motiva alguem a apoiar tanta roubalheira, pouco me importa se marina é boa ou não, não é a questão de quem é melhor, é a questão desse povo ignorante e esses intelectuais de M. Aceitar tanta corrupção, os fins justificam os meios? Que nojo desse pais

Responder

    Miguel do Rosário

    29 de setembro de 2014 às 00h59

    Você tem nojo do país. Eu tenho orgulho.

    Responder

    Tony

    29 de setembro de 2014 às 09h27

    Sugiro à eminente presidentA DILMA tentar o diálogo de paz com o pessoal do Califado do Estado do Islã ( EI ). E que viaje com aquele macacão laranja da PETROBRÁS, pois seria desnecessário trocar de roupa pelo camisolão laranja dos “hermanos” do EI.

    Responder

      Pedro Ribeiro

      29 de setembro de 2014 às 10h55

      Ei Tony!
      Vem logo tomar o teu remedinho. Já liguei a televisão na globo e deixei a inVEJA na mesa.

      Responder

    Francisco S. Alencar

    29 de setembro de 2014 às 16h44

    Marcio, é muito simples, a frase é antiga mas é perfeita:

    “Ame-o ou deixe-o”

    Faço votos que você deixe-o.

    Responder

    Anônimo

    29 de setembro de 2014 às 22h43

    Vc ter nojo de vc mesmo!

    Responder

    bruno

    30 de setembro de 2014 às 15h21

    cala sua boca seu merda,tu nao sabe de nada,se for pra falar merda é melhor fica calado,taxa de desemprego,inflaçaosao as mais baixas desde o plano real

    Responder

    gilberto

    15 de outubro de 2014 às 08h26

    O PT não inventou a roubalheira e a bandidagem no governo. Estas precedem ao PT em, pelo menos 500 anos aqui no Brasil.Esta é a causa histórica de nosso subdesenvolvimento e ignorância que persiste até hoje na forma do complexo de vira-latas latente nos setores mais conservadores da sociedade.
    O PT simplesmente demonstrou à nação que corruptos podem ir para a cadeia e que processos contra poderosos não precisam ser necessariamente engavetados como era hábito nas décadas de 80 e 90. Certos comentários me levam a concluir que o que assusta a direita não é a corrupção. O que os deixa assustados é a possibilidade real de um corrupto vir a ser preso. Entendo o seu nojo. Pode vazar.

    Responder

    Anônimo

    18 de outubro de 2014 às 08h20

    e o cara que quebrou Minas, construiu aeroportos em terras públicas, bate em mulher, dirige bEbado, recebe helicóptero com 450kls de cocaína não é bandido???

    Responder

Almerindo

28 de setembro de 2014 às 20h41

GRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANDE MIGUEL NICOLÉLIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SOU SEU FÃ NÃO É À TOA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

fulaninho da copa

28 de setembro de 2014 às 17h57

Peço desculpas pois ao digitar escrevi coppe quando queria escrever copa.
Abraço para todos. Dilma no primeiro turno.

Fulaninho da copa

Responder

Tales

28 de setembro de 2014 às 17h56

Temos um matemático que ganhou a medalha fields esse ano e continuam com forcando a barra com esse rótulo sensacionalista de “maior cientista do brasil”?!?! Nada contra o Nicolelis ou sobre a sua declaração de voto. Só com esse exagero.

Responder

    Miguel do Rosário

    28 de setembro de 2014 às 17h57

    o matemático é um garoto, que ganhou uma prova! nicolelis é cientista experiente!

    Responder

      Ana

      28 de setembro de 2014 às 19h22

      O “garoto matemático” não ganhou uma prova. A Medalha Fields é um prêmio de grande reconhecimento pela contribuição científica de um pesquisador em Matemática. É um prêmio “equivalente” ao prêmio Nobel das outras áreas da ciência.

      Responder

        Miguel do Rosário

        29 de setembro de 2014 às 01h01

        É um garoto. Não tem comparação com um pesquisador do porte do Nicolelis.

        Responder

          Vitor

          29 de setembro de 2014 às 08h06

          Acho que você tá confundindo a medalha Fields com uma olimpíada de matemática.. Não é prova Miguel… E não desmereça o Artur pela sua idade (35, nem é tão garoto assim). Não vou compará-lo com o Nicolelis, pois não conheço o trabalho completo de ambos e nem sei se são comparáveis, mas o feito conquistado pelo Artur é notável e deveria ser motivo de orgulho para qualquer brasileiro…
          Vou ignorar que você o chamou de garoto para menosprezá-lo como sintoma de eleição (que acabe logo)…

      Tales

      30 de setembro de 2014 às 12h51

      Nossa, é triste ler essa sua resposta. Quando os bocós do Reinaldo Azevedo e o Mainard tentaram detonar o Nicolelis todo mundo com o mínimo de sensatez viu como esses dois são imbecis e desconhecedores do que é ciência ou pesquisa. Esse fato foi inclusive bem destacado aqui neste blog. Infelizmente eu percebo essa mesma atitude e desconhecimento sobre ciência na sua resposta ao comparar a medalha Fields a uma prova ou chamar o Artur de garoto. Eu gosto do Cafézinho principalmente pela luta pela democratização da mídia, mas sinto que o calor eleitoral tem enebriado as discussões presentes aqui. Eu acho que isso conta bastante quanto a credibilidade que passas ao leitor (eu no caso). Mais uma vez, não tenho nada contra o Nicolelis. O trabalho ele é sem dúvida muito interessante. Agora esse tipo de rótulo como o de “maior pesquisador do Brasil” além de nítidamente exagerados e sensacionalista é, sem dúvida nenhuma, desmerecedor para o restante da comunidade científica e centenas de excelentes pesquisadores cujo o financiamento ou destaque foram menores por algum motivo. Espero que entendas que a minha crítica é no intúito de contribuir com o blog discutido dando a minha opinião. Abraço, Tales.

      Responder

fulaninho da coppe

28 de setembro de 2014 às 17h45

Prezado Luiz Rosa,

É importante lembrar que o Nicolelis não faz como muitos docentes das universidades federais que recebem salário por décadas sem orientar alunos de pós graduação e sem levar o nome do Brasil para frente. Olhar lattes, é importante mas acho que você está pegando pesado com um grande brasileiro que trabalha, tem resultados expressivos e divulga o nome do nosso país. você já conversou com o Nicolelis? Já visitou o instituto dele? Já trabalhou com ele ou com a equipe dele? Vamos dar o parabéns ao Nicolelis pela escolha acertada da candidata e podemos já lançar o nome dele para ministro da ciência e tecnologia ou talvez das minas e energia.

Responder

    Campus no Interior

    28 de setembro de 2014 às 20h56

    Prezado Luiz Rosa,

    Pois eu sou professora no Brasil em um campus avançado criado durante o Governo do PT, eu ensino, oriento alunos de ensino medio, graduação e pos graduação, faço pesquisa, extensão e atuo em cargos administrativos, creio que conheço muito bem a situação do ensino superior no Brasil. E vou de 13 a 13 também como Nicolelis, pois os avanços feitos pelos governo do PT devem continuar, hoje temos fomento para a pesquisa e também (!!) para a extensão, além da expansão do ensino superior ter descentralizado o ensino antes restrito as capitais!!! Hoje sou feliz por ver alunos se formando em medicina, biologia, engenharia etc em um lugar que antes era dominado por instituções particulares!! E tenho fé que esses mesmos alunos irão mudar ainda mais o nosso Brasil. Erros? Sim, existem! Agora votar em Marina ou Aécio é assassinar todos esses avanços!

    Responder

Luiz Rosa

28 de setembro de 2014 às 19h45

Cafezinho, fiz uma pesquisa rápida no CV Lattes dele: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4757934A4
Ele possui publicações de alto impacto (revistas internacionais com fator de impacto acima de 5), mas com tantos pós-docs e dinheiro ao alcance se não tivesse seria estranho.
Outro detalhe bem interessante para você ver no CVLattes dele: a maioria esmagadora dos cientistas formados por ele são pela Duke University – ou seja, zero em formação de cientistas no Brasil. Pelo Lattes ele não é orientador de programas de pós-graduação no Brasil.
Outra coisa, Natal é pertinho dos EUA, use o raciocínio e descubra por que.
Como disse anteriormente, estude mais sobre pesquisa e educação superior no Brasil antes de publicar sobre o tema.

Responder

    Ana

    28 de setembro de 2014 às 19h27

    Não há nada de errado na matéria. O citado é sim um dos maiores cientistas brasileiros, não necessariamente desenvolvendo suas pesquisas em território nacional. A Ciência permite isso e é ótimo que seja assim, pois muitos cientistas de outras nacionalidades desenvolvem suas pesquisas e fazem muitas contribuições no Brasil.

    Responder

Luiz Rosa

28 de setembro de 2014 às 19h45

Cafezinho, fiz uma pesquisa rápida no CV Lattes dele: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4757934A4
Ele possui publicações de alto impacto (revistas internacionais com fator de impacto acima de 5), mas com tantos pós-docs e dinheiro ao alcance se não tivesse seria estranho.
Outro detalhe bem interessante para você ver no CVLattes dele: a maioria esmagadora dos cientistas formados por ele são pela Duke University – ou seja, zero em formação de cientistas no Brasil. Pelo Lattes ele não é orientador de programas de pós-graduação no Brasil.
Outra coisa, Natal é pertinho dos EUA, use o raciocínio e descubra por que.
Como disse anteriormente, estude mais sobre pesquisa e educação superior no Brasil antes de publicar sobre o tema.

Responder

Alessandri Adriano

28 de setembro de 2014 às 19h41

Luiz, tenho uma conhecida no Canadá, estudando na área de Engenharia de Produção, e a história é outra: está a todo vapor! Como no Brasil, qualquer estudo depende bastante dos esforços do aluno. Esse aspecto é previsto. Não há ilusões.

Responder

Alessandri Adriano

28 de setembro de 2014 às 19h41

Luiz, tenho uma conhecida no Canadá, estudando na área de Engenharia de Produção, e a história é outra: está a todo vapor! Como no Brasil, qualquer estudo depende bastante dos esforços do aluno. Esse aspecto é previsto. Não há ilusões.

Responder

Renato Santos

28 de setembro de 2014 às 19h39

Dilma tu é mais do que 10 tu é 13, não tem pra ninguém é Dilma na cabeça.

Responder

Renato Santos

28 de setembro de 2014 às 19h39

Dilma tu é mais do que 10 tu é 13, não tem pra ninguém é Dilma na cabeça.

Responder

Luiz Rosa

28 de setembro de 2014 às 19h32

Não cafezinho, ele vem de vez enquanto ao Brasil para caracterizar que ele esta aqui e assim receber dinheiro via Universidade.
Como disse anteriormente, você deveria estudar mais sobre o assunto antes de publicar. Ele não esta entre os que carregam o piano da pesquisa brasileira, duvido que oriente muitos alunos e contribua para formação de cientistas e por ai vai. Ciências sem fronteiras foi mal planeja (interesse político) e esta retirando dinheiro de outras áreas da ciência. Além disso, a maioria esmagadora dos graduandos que estão no exterior não tem condição alguma de aprender e trazer conhecimento para o Brasil – a não ser indicações de onde passear.

Responder

Luiz Rosa

28 de setembro de 2014 às 19h32

Não cafezinho, ele vem de vez enquanto ao Brasil para caracterizar que ele esta aqui e assim receber dinheiro via Universidade.
Como disse anteriormente, você deveria estudar mais sobre o assunto antes de publicar. Ele não esta entre os que carregam o piano da pesquisa brasileira, duvido que oriente muitos alunos e contribua para formação de cientistas e por ai vai. Ciências sem fronteiras foi mal planeja (interesse político) e esta retirando dinheiro de outras áreas da ciência. Além disso, a maioria esmagadora dos graduandos que estão no exterior não tem condição alguma de aprender e trazer conhecimento para o Brasil – a não ser indicações de onde passear.

Responder

Rogerio Vieira

28 de setembro de 2014 às 19h32

Quero ver chama-lo de burro

Responder

Rogerio Vieira

28 de setembro de 2014 às 19h32

Quero ver chama-lo de burro

Responder

O Cafezinho

28 de setembro de 2014 às 19h27

Ele mora no Brasil agora, mas morou por muitos anos no exterior, nos EUA.

Responder

    Ana Suzuki

    17 de dezembro de 2014 às 19h58

    Coitado! Acho que não sabe do Petrolão nem espera o gigante – o escândalo do BNDS. Mensalão vai virar troco pra pinga.

    Responder

      Miguel do Rosário

      17 de dezembro de 2014 às 20h03

      Graças a deus, estamos limpando o pais, coisa que a direita não fez em 500 anos!

      Responder

O Cafezinho

28 de setembro de 2014 às 19h27

Ele mora no Brasil agora, mas morou por muitos anos no exterior, nos EUA.

Responder

cleusa

28 de setembro de 2014 às 16h18

Estamos juntos, caro Miguel !!!

NEM QUE A VACA TUSSA EU DEIXARIA DE VOTAR NA DILMA !!!

Obrigada pela sua contribuição, pois os coxinhas vivem dizendo que só os ignorantes votam no PT.

Responder

    Ana Suzuki

    17 de dezembro de 2014 às 19h55

    Juntos em quê? No Mensalão, no Petrolão e no gigante que vem por aí, o do BNDS? Lamento pelo Dr. Nicolelis, pois eu também queria a democracia.

    Responder

      Miguel do Rosário

      17 de dezembro de 2014 às 20h04

      Sim, Dilma vai limpar o país.

      Responder

sergio m pinto

28 de setembro de 2014 às 16h13

Olá, Miguel! Esta semana vai ser dura! Até no seu blog estão aparecendo as viúvas da udn. Coitados.

Responder

Dulce Cabral

28 de setembro de 2014 às 18h55

Celso Luiz Garcia faltou acrescentar a essa lista que o Brasil saíu do mapa da fome!

Responder

Fabio Topolski

28 de setembro de 2014 às 18h55

Ele mora em que país mesmo?

Responder

Rita Sidmar Alencar Gil

28 de setembro de 2014 às 18h53

E Dilma

Responder

Alessandri Adriano

28 de setembro de 2014 às 18h49

Precisamos de votos. Quaisquer. Pode ser de um seminarista, estagiário… Tds são cidadãos. #dilmadenovo

Responder

Stanley

28 de setembro de 2014 às 15h48

Agora o oportunista do tal de Sidarta Ribeiro, um cara obscuro que faz tudo para se contrapor ao Nicolelis vai declarar voto na Dilma também. Oportunista.

Responder

Luiz Rosa

28 de setembro de 2014 às 18h44

Aí Carlos Rosa, esse é o blog que você segue agora falando de ciência e educação. Não vou nem comentar.

Responder

Pedro Telles

28 de setembro de 2014 às 18h36

Luciana Telles Peres

Responder

Dionizio Cintra

28 de setembro de 2014 às 18h34

o nazismo tinha o apoio de praticamente toda comunidade cientifica, artistica, intelectual da alemanha de 1930

Responder

Luciano De Carvalho Furoni

28 de setembro de 2014 às 18h32

Schopenhauer era misógino, Mengele, um dos maiores médicos alemães, era nazista e fazia experimentos em humanos. Openheimer, físico nuclear, um dos perpetradores da bomba atômica. Martin Lutero, criador do protestantismo, era anti-semita e fundou até base para nazismo. Se se está procurando perfeição em grandes mentes, prepare-se para encontrar grandes defeitos. Não estou dizendo que ele comete um erro votando em Dilma, é sua escolha, só estou atentando ao fato de alguns acharem que a mente alheia é muleta para carregar os votos dos outros.

Responder

    Tiago

    28 de setembro de 2014 às 21h39

    Bem lembrado! De que adianta ciência sem ética, conhecimento sem compaixão? Só pq ele é cientista, não significa que é admirável. Ele faz experimentos em animais. Se acham louvável, doem seus cachorros e gatos pra ele e contribuam com suas pesquisas.

    Responder

      Miguel do Rosário

      29 de setembro de 2014 às 01h00

      É um grande cientista. Não fala besteira.

      Responder

Renato Paulino

28 de setembro de 2014 às 18h32

Pessoas que não sabe diferenciar “MAIOR DE MELHOR”…

Responder

Thiago Magagnin

28 de setembro de 2014 às 18h26

Perdeu meu respeito. É fácil falar do Brasil quando não mora aqui.

Responder

Luiz Rosa

28 de setembro de 2014 às 18h25

Cafezinho, ele nao e o melhor cientista. Estude mais sobre o ciencias sem fronteiras para nao falar besteira, pois o programa e um erro

Responder

Kátia Regina Assis

28 de setembro de 2014 às 18h18

Que mensalão ? o originário do psdb que nunca foi julgado e de onde partiu tudo ?

Responder

Wany Polveiro

28 de setembro de 2014 às 18h12

Muito o admiro. Só espero que não exista aí um novo mensalão.

Responder

Jones Melo

28 de setembro de 2014 às 18h03

As melhores cabeça!!! Votam em Dilma!!!

Responder

Osmani Falchi

28 de setembro de 2014 às 18h02

Grande Nicolelis!

Responder

André Pais

28 de setembro de 2014 às 17h56

Esse povinho inculto, mal informado e ignorante que vota no PT viu, rrrrrrssssss, é 13 e ponto.

Responder

Mau Ríciio

28 de setembro de 2014 às 17h54

Thiago Alvim – sinal que o governo investe em ciência.

Responder

Eliana Rocha Oliveira Lana

28 de setembro de 2014 às 17h52

Muito obrigada pelo apoio. #Dilma13neles ?

Responder

janio ieso

28 de setembro de 2014 às 14h49

Enquanto os BURROS do PIG, tentam de todas as maneiras DESTRUIR o BRASIL.Este cientista mostra o seu valor declarando seu vota a DILMA.O PIG é CIENTIFICAMENTE BURRO.

Responder

Fabiano Baniski Franco

28 de setembro de 2014 às 17h48

“confere quanto o instituto dele recebeu do gov federal ano passado.” Dinheiro pra ciência agora é coisa ruim.

Responder

Alberto Dias

28 de setembro de 2014 às 17h48

13

Responder

Thiago Alvim

28 de setembro de 2014 às 17h45

confere quanto o instituto dele recebeu do gov federal ano passado. Não é muito difícil declarar voto assim.

Responder

Agdo Souza de Carvalho

28 de setembro de 2014 às 17h43

Responder

Ivaneide Souza

28 de setembro de 2014 às 17h41

Responder

Hirto Gervásio

28 de setembro de 2014 às 17h28

13

Responder

Mariliz TNery

28 de setembro de 2014 às 17h28

É ISTO AÍ, DOUTOR!!! QUEREMOS DILMA 13 PRESIDENTE DO BRASIL

Responder

Hirto Gervásio

28 de setembro de 2014 às 17h28

13

Responder

Silvia B R De Luca

28 de setembro de 2014 às 17h27

Por isso a globo não deu ênfase para ele na copa! Explicado! Rsrs

Responder

Cláudio Grigo

28 de setembro de 2014 às 17h25

Diferença Abissal, enquanto isso Aecio consegue Ronaldo Fofomeno kkkk

Responder

Luciano Caldas

28 de setembro de 2014 às 17h24

Parabéns…sempre certeiro!

Responder

Bia Lucena

28 de setembro de 2014 às 17h22

Luciana Garbayo, olhe isso! :-)

Responder

Iuri L Machado

28 de setembro de 2014 às 17h21

Dilma nessa tucanada nojenta.

Responder

Paulo Schmidt

28 de setembro de 2014 às 17h12

Ah, tá explicado porque a Globo boicotou a aparição de seu invento na copa do mundo. Lembram do esoesqueleto?

Responder

Maria Jose Panassolo

28 de setembro de 2014 às 17h11

Cientista mais que brilhante.Seus defeitos sao ser Palmeirense doente,e agora votar na Dilma.Ainda tem tempo de se redimir.

Responder

Celso Luiz Garcia

28 de setembro de 2014 às 17h11

Quem será que é burro?

PIB em trilhões de reais
Ano 2002 – 1.320
Ano 2013 – 4.840
Fonte: IPEA
.
FALÊNCIAS REQUERIDAS em números
Ano 2002 – 19.891
Ano 2013 – 1.758
Fonte: Serasa
.
INFLAÇÃO
Ano 2002 – 12,53%
Ano 2013 – 5,91%
Fonte IPEA.
.
TAXA DE DESEMPREGO % MÊS DEZEMBRO
Ano 2002 – 10,5
Ano 2013 – 4,3
Fonte IPEA.
.
TAXA DE JUROS Selic Copom
Ano 2002 – 25 %
Ano 2013 – 10 %
Fonte: Ipea
.
DIVIDA PÚBLICA em % do PIB
Ano 2002 – 60,4%
Ano 2013 – 33,8%
Fonte: Ipea
.
UNIVERSITÁRIOS no país em números
Ano 2002 – 3,5 milhões
Ano 2012 – 7,0 milhões
fonte: ANDIFES
.
SALARIO MÍNIMO EM DÓLARES
Melhor cotação do governo do PSDB – maio de 1998 – 1 salário mínimo equivalia a U$ 113,05 (cento e treze dólares e cinco centavos)
Em 2014, 1 salario mínimo equivale a U$ 318,00 (trezentos e dezoito dólares)
.
TAXA DE POBREZA (% de pobres)
Ano 2002 – 34 %
Ano 2012 – 15 %
Dados IPEA
.
IDH
Ano 2000 – 0,669
Ano 2005 – 0,699
Ano 2012 – 0,730
Fonte: Estadão
.
RESERVAS CAMBIAIS em bilhões de dólares
Ano 2002 – 38
Ano 2013 – 375
Fonte: Ipea e Banco Mundial
.
EXPORTAÇÕES INDUSTRIAS
manufaturados + semi em bilhões de dólares
Ano 2002 – 42
Ano 2013 – 124
Fonte: IPEA (FUNCEX)
.
BOLSA DE VALORES DE SP em pontos
Ano 2002 – 11.268
Ano 2013 – 51.507
Fonte; IBOVESPA
.
EXPORTAÇÕES em bilhões de dólares
Ano 2002 – 60
Ano 2013 – 242
Fonte: IPEA
.
EXPECTATIVA DE VIDA em anos
Ano 2002 – 71,0 anos
Ano 2011 – 73,4 anos
Fonte Banco Mundial
.
SAÚDE em bilhões de reais
Ano 2002 – 28 bi
Ano 2014 – 106 bi
Fonte: Orçamento federal
.
EDUCAÇÃO em bilhões de reais
Ano 2002 – 17 bi
Ano 20124 – 94 bi
Fonte: Orçamento Federal
.
POLICIA FEDERAL em bilhões de reais
Ano 2002 – 1,5 bi
Ano 2014 – 4,8 bi
Fonte: Orçamento Federal
.
INVESTIMENTOS EXTERNOS em bilhões de dólares
Ano 2002 – 16 bi
Ano 2013 – 64 bi
Fonte: Ipea
.
ENERGIA ELÉTRICA (Capacidade em GigaWatt)
Ano 2002 – 80 GW
Ano 2012 – 120 GW
Fonte: IPEA
.
SAFRA AGRÍCOLA em milhões de tonelada
Ano 2002 – 96
Ano 2012 – 187
Fonte: IPEA
.
RISCO-BRASIL (INDICE EMBI)
31/12/2002 – 1.446
31/12/2013 – 224
Fonte: IPEA
.
ECONOMIA MUNDIAL
Ano 2002 – 14ª. economia mundial
Ano 2013 – 6ª. economia mundial
Fonte: Banco Mundial

PASSAGEIROS BRASILEIROS INDO AOS ESTADOS UNIDOS – números por ano
2003 – 325 mil
2013 – 2,06 milhões

Lucro do BNDES em 2002 – 550 milhões
Lucro do BNDES em 2013 – 8,15 bilhões

Lucro do Banco do Brasil em 2002 – 2 bilhões
Lucro do Banco do Brasil em 2013 – 15,8 bilhões

Lucro da Caixa em 2002 – 1,1 bilhões
Lucro da Caixa em 2013 – 6,7 bilhões

Produção de veículos em 2002 – 1,8 milhões
Produção de veículos em 2013 – 3,7 milhões

Investimento estrangeiro direto em 2002 – 16,6 bilhões de dólares
Investimento estrangeiro direto em 2013 – 64 bilhões de dólares

Petrobras Valor de mercado em 2002 – 15,5 bilhões
Petrobras Valor de mercado em 2014 – 104,9 bilhões

Dívida externa em relação às reservas em 2002 – 557%
Dívida externa em relação às reservas em 2014 – 81%

Passagens Aéreas vendidas em 2002 – 33 milhões
Passagens Aéreas vendidas em 2013 – 100 milhões

Exportações em 2002 – 60,3 bilhões
Exportações em 2013 – 242 bilhões

Criação de Universidades Federais pelos Governos do FHC – zero
Criação de Universidades Federais pelos Governos do PT – 18

PRONATEC – 6 Milhões de pessoas

FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário

MINHA CASA MINHA VIDA – 1,5 milhões de Famílias beneficiadas

LUZ PARA TODOS – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS – 100 mil beneficiados

BRASIL SEM MISÉRIA – Retirou 22 milhões da extrema pobreza

Responder

    Luiz

    28 de setembro de 2014 às 20h52

    Poxa, nao precisava humilhar os tucanos!

    Responder

    Vitor

    29 de setembro de 2014 às 08h12

    Olha, vou votar em Dilma, mas comparar PIB nominal é burrice…

    Responder

Cleide Portella

28 de setembro de 2014 às 17h10

Gente inteligente é assim!!

Responder

Guto Colaneri

28 de setembro de 2014 às 17h10

E Palmeirense dos bons kkkkkk não resisiti. E gênio. Abs.

Responder

Leticia Reis

28 de setembro de 2014 às 17h09

Aí é fácil, ele deve ter financiamentos e investimentos das pesquisas dele em andamento.. Por mais foda que ele seja (e ele é), não é motivo para jogar meu voto assim fora

Responder

Francisco Vinicius Morais de Oliveira

28 de setembro de 2014 às 17h08

Mas que burro.

Responder

Loloano C. Silva

28 de setembro de 2014 às 17h06

E?

Responder

Sandra Mara Bombicino

28 de setembro de 2014 às 17h04

Maravilha!!! Um apoio e tanto!!!

Responder

Marcia Rangel Candido

28 de setembro de 2014 às 17h02

Rosane Miranda Candido

Responder

Fabrício Cerradero DuBrasil

28 de setembro de 2014 às 17h00

Eeesse cabra é bom… cabra inteligente

Responder

Deixe uma resposta