Menu

Empregos gerados já somam 5,8 milhões desde 2011

  Vejam só. O Brasil gerou 912 mil vagas no ano. Este é o saldo de emprego acumulado de Jan/Out 2014. No acumulado desde janeiro de 2011, quando inicia o primeiro mandato do governo Dilma, até outubro deste ano, a elevação do estoque de emprego foi de 13%, ou 5,79 milhões de postos de trabalho, […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

emprego2


 

Vejam só. O Brasil gerou 912 mil vagas no ano. Este é o saldo de emprego acumulado de Jan/Out 2014.

No acumulado desde janeiro de 2011, quando inicia o primeiro mandato do governo Dilma, até outubro deste ano, a elevação do estoque de emprego foi de 13%, ou 5,79 milhões de postos de trabalho, informou há pouco o Ministério do Trabalho.

Em outubro, o saldo de empregos fica negativo em 30 mil vagas, correspondendo a uma variação negativa de 0,07% em relação ao estoque do mês anterior.

Olhem bem: 0,07%!

A mídia dá manchete, naturalmente, para o saldo negativo, mesmo que insignificante em relação ao estoque total de emprego.

Tanto mídia quanto governo, a primeira por má-fé, o segundo por burrice, ignoram que os saldos de emprego tendem a diminuir conforme declina da taxa de desemprego.

As pessoas saltam de um emprego para outro, mas não há geração de emprego novo, porque não há menos mão-de-obra ociosa.

ScreenHunter_5368 Nov. 14 16.00


Na segmentação por grupo, vê-se que o setor de construção civil foi o principal responsável pela queda no nível de geração de emprego em outubro, na variação mensal. No acumulado do ano, porém, o setor mantém um saldo positivo de 71,8 mil postos, ou alta de 2,3% sobre o ano anterior.

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

janete

28/03/2017 - 10h22

muito bom o seu artigo

Almir

16/11/2014 - 17h54

2/3 desses empregos ficam no Nordeste. E os burraldões manipulados falando (sem saber o que estão dizendo) que a votação maciça obtida por Dilma na região foi graças ao Bolsa Família.

tielo

16/11/2014 - 15h56

Corrigindo, em recente entrevista do ministro do trabalho,ouvi ele dizer:

tielo

16/11/2014 - 15h45

Cafezinho, apesar de acreditar que o pais vai bem no assunto emprego,tenho uma certa preocupação com os números oficiais. Talvez eles não reflitam bem a realidade,devido a a alguma magicas que foram feitas nas fórmulas de cauculo.O DIEESE,apresenta um numero que é quase o dobro do anunciado pelo governo. Em respeito recente entrevista do ministro de trabalho,me dele dizer que precisava corrigir uma equação perversa,disse ele” dizemos que estamos a pleno emprego, mas nunca gastamos tanto com seguro desemprego como agora”. So pra complementar,nos cauculos oficiais,quem esta recebendo seguro desemprego,não é considerado desempregado.

Deborah Teixeira

15/11/2014 - 10h01

Dados positivos da economia não interessam ao PIG.

Fabricio Azevedo

14/11/2014 - 19h15

Caro Sr. Marcos Freire,

Como o senhor conhece o ramo industrial ? O senhor é dono de indústria ? Qual ? Quantos empregados o senhor têm ? Quantos o senhor demitiu recentemente ? Ou o senhor é pesquisador ? Qual universidade e/ou instituto ? Por favor, me esclareça sobre o seu conhecimento da cadeia produtiva brasileira.

Marcos Freire

14/11/2014 - 18h58

Certamente vc nao conhece o ramo industrial…lamentavel.


Leia mais

Recentes

Recentes