Santos: A democracia está curando a corrupção da ditadura


A entrevista de Fabiano Santos, renomado cientista político do IESP, para a nossa querida MegaTV, tocada pelo amigo Alexandre Teixeira, nos oferece uma brilhante análise política da conjuntura.

Santos considera que a democracia brasileira tem se mostrado bem mais forte do que temem alguns analistas, inclusive da esquerda.

E, na sua opinião, o que estamos assistindo, com a investigação da Petrobrás, é o início de uma revolução na maneira como as grandes empreiteiras lidam com a classe política.

Santos diz que o regime autoritário, impedindo qualquer investigação, censurando a imprensa, criou-se uma cultura de corrupção que perdura até hoje.

“A democracia brasileira está curando esses vícios”, analisa o cientista.

Santos também acha um erro primário, por parte da esquerda, demonizar o legislativo ou achar que existe algum problema insolúvel no próprio sistema democrático brasileiro.

Ele lembra que é o mesmo erro que a esquerda cometeu em 64, quando demonizava o PSD. Demonizar o PMDB, um partido de centro, por exemplo, é um preconceito antidemocrático, diz Santos.

Na primeira vez que votou, conta Fabiano, no início da década de 80, havia um país destruído, com dezenas de milhões de excluídos.

Hoje é a sétima economia do mundo, e uma das democracias mais pujantes.

Ele elogia o sistema de eleição proporcional do Brasil, que é um dos melhores do mundo, apesar de algumas imperfeições pontuais.

A eleição proporcional permite o empoderamento das minorias, lembra Santos. “Sem a proporcional, não haveria PSOL, não haveria PT”.

Santos é contra a marca “reforma política”. Para ele, as forças progressistas deveriam negociar aprimoramentos pontuais do sistema.

Para assistir, clique na imagem acima, ou neste link.

Pule os primeiros cinco minutos, que são apenas teste de gravação.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.