Menu

Datafolha foi ducha fria na mídia e na direita?

    Sim. A última pesquisa Datafolha foi uma tremenda ducha fria para a direita golpista e a mídia tucana. Depois de semanas martelando petrolão, petrolão, petrolão, eis que a aprovação da presidenta se mantém sólida. Pior, o PT recuperou os pontos perdidos nos últimos meses. Fiz um comparativo entre a pesquisa realizada no dia […]

43 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

dilma_pet12 (1)


 

 

Sim.

A última pesquisa Datafolha foi uma tremenda ducha fria para a direita golpista e a mídia tucana.

Depois de semanas martelando petrolão, petrolão, petrolão, eis que a aprovação da presidenta se mantém sólida.

Pior, o PT recuperou os pontos perdidos nos últimos meses.

Fiz um comparativo entre a pesquisa realizada no dia 1 de setembro, um mês antes do primeiro turno das eleições, e a mais recente, feita no dia 8 de dezembro.

O PT, que tinha, pela primeira vez em muitos anos, marcado menos de 20 pontos na preferência dos entrevistados, com 16 pontos, em setembro, recuperou 6 pontos e fechará o ano com 22%.

A alta mais espetacular se deu entre mulheres e os mais jovens (até 24 anos): subiu de 13 para 21 entre as primeiras, e de 12 para 21 entre os segundos.

É impressionante a resiliência do PT aos ataques da mídia.

Ele permanece como partido preferido mesmo entre os segmentos onde a oposição tem mais força: os mais ricos e escolarizados.

Entre os entrevistados com ensino superior, o PT marcou 16 pontos, contra 14 do PSDB.

Entre aqueles que ganham mais de 10 salários, o PT marcou 17 pontos, contra 13 do PSDB.

No Sudeste, onde o PSDB vem obtendo seus melhores resultados, a preferência pelo PT, na última pesquisa Datafolha, foi de 22%, após ter caído para 14% em setembro. Os tucanos têm 9% no Sudeste.

O PSDB tem desempenho incrivelmente pífio entre mais pobres e no Nordeste: entre 4 e 5%.

Confira o gráfico. Mais abaixo, a íntegra do Datafolha.  Faço outras análises em seguida, abaixo.

 

datafolha_PT


 

*

Fiz mais algumas anotações sobre a pesquisa.

Houve uma recuperação extraordinária da aprovação do governo Dilma junto aos mais jovens, de até 24 anos.

Em junho de 2013, a avaliação Ótimo/Bom nessa faixa havia caído para 24 pontos, contra 28% de ruim. Um ano depois, a coisa degringola de novo: 23% de Ótimo/Bom e 34% de ruim.

No início de dezembro, 36% dos jovens de até 24 anos acham que o governo Dilma é ótimo/bom, contra apenas 24% que o consideram ruim.

A aprovação entre os mais velhos também disparou nas últimas semanas, atingindo 48% de Ótimo/Bom, melhor índice desde junho de 2013.

O escândalo da Petrobrás, contudo, desgastou Dilma junto ao eleitorado com ensino superior, onde ela perdeu 4 pontos e tem 27% de Ótimo/Bom e 39% de Ruim/Péssimo.

A aprovação (Ótimo/Bom) do governo Dilma no sudeste, onde vive a gente “bem informada”, segundo FHC, se manteve sólida, em 41 pontos.

No Nordeste, a administração petista tem 53% de Ótimo/Bom.

Entretanto, uma outra tabela nos mostra que a tese do “estelionato eleitoral”, que a oposição e a mídia tentam vender, procurando desgastar Dilma, não colou em seu eleitorado.

Entre os eleitores da Dilma, 66% deram nota Ótimo/Bom para seu governo; apenas 4% lhe deram nota ruim/péssimo.

Entre os eleitores do Aécio, a petista teve apenas 9% de bom e 55% de péssimo.

O Datafolha também mostrou que a maioria esmagadora dos eleitores de Dilma permanecem otimistas em relação ao segundo mandato da presidenta: 74% disseram ter expectativa ótima/boa para os próximos 4 anos de Dilma.

Entre os eleitores do Aécio, 16% tem expectativas ótimas/boas para a gestão atual.

Outra informação relevante captada pela pesquisa Datafolha está na pergunta sobre quem foi o melhor presidente que o Brasil já teve.

A pergunta confunde um pouco o entrevistado, porque o tempo dos verbos dá a entender que ela corresponde apenas a presidentes passados, ou seja, excluindo Dilma.

As respostas humilham as pretensões midiático-tucanas de vender a excelência de FHC. Não adianta, as lembranças amargas do pesadelo neoliberal permanecem feridas abertas.

64% dos entrevistados pelo Datafolha disseram que Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve, contra apenas 7% de FHC.

FHC só obtém um desempenho razoável entre os que ganham mais de 10 salários de renda familiar: nesta faixa, 32% dizem que ele foi o melhor presidente, mas ainda atrás de Lula, que tem 36%.

*

Enfim, falemos da pergunta que trouxe mais polêmica à pesquisa, sobre quem tem a responsabilidade sobre os escândalos da Petrobrás.

A pergunta, e a interpretação que se fez das respostas, embute várias camadas de manipulação da informação.

Em primeiro lugar, a pergunta é dúbia.

“Responsabilidade”, na acepção comum, não significa culpa, necessariamente. Um pai é responsável pelo filho de dezoito anos consumir cocaína e roubar. Mas seria absurdo responsabilizar “criminalmente” o pai.

Como presidenta da república, Dilma tem algum grau de responsabilidade por tudo que acontece na administração pública, mas isso não corresponde a dizer que ela seja cúmplice, ou responsável direta, por tudo: sejam coisas boas, sejam coisas ruins.

Além do mais, como já foi denunciado, a Folha juntou as respostas dos que disseram que Dilma tem “pouca responsabilidade” com aqueles que responderam “muita responsabilidade”.

É evidente que a resposta “pouca responsabilidade” implica numa avaliação positiva do papel da presidenta no escândalo da Petrobrás.

*

O Datafolha pergunta, por fim, em que governo a corrupção foi mais investigada: 46% disseram Dilma. Apenas 4% disseram FHC.

Perguntados sobre qual o governo houve mais punição a corruptos: 40% Dilma, contra 3% FHC.

Quando perguntados sobre em qual governo existiu mais corrupção, o placar ficou apertado. O governo Dilma ficou com 20%, o que é compreensível devido ao noticiário mais quente na memória das pessoas. Mas FHC ficou logo atrás, com 14%, na frente de Lula, com 12%.

Esses dados não deixam dúvida de que a mídia não conseguiu evitar que Dilma lhes desse um xeque-mate, embora eu ache que a própria presidenta não tenha pensado nisso. Ela está emergindo das crises políticas produzidas pelos escândalos, como alguém interessado em investigar e punir, e, portanto, com uma imagem positiva.

*

Independente dos resultados do Datafolha, todavia, é importante ressaltar que a falta de política e comunicação por parte do governo está deixando o país ingovernável. A PF ganhou vida própria, o que tem um lado bom, mas não é bom quando ela se torna uma ferramenta de oposição. A mídia agora não é apenas uma mídia de oposição. É uma mídia ameaçadora, sabotadora.

A falta de política fez até o Procurador Geral, Rodrigo Janot, que vinha adotando uma postura um pouco mais independente do status quo, a correr para debaixo da saia da mídia, em busca de abrigo. E isso é um perigo, porque os dois últimos procuradores se tornaram verdadeiros pistoleiros a serviço da mídia contra o PT e o governo. Sem política por parte do governo, a mídia transforma quem ela quiser em pistoleiro ou zumbi a seu serviço.

A Lava Jato, se for conduzida sem responsabilidade, pode acarretar na paralisação de milhares de obras públicas no país, produzindo desemprego e retrocesso econômico. Isso também envolve política.

Popularidade de instituto de pesquisa não vale grande coisa se o grupo político não constrói uma base social para si mesmo, não através do peleguismo, mas atendendo às suas demandas. E o governo Dilma não está construindo nenhuma estratégia política neste sentido. Está repetindo exatamente os mesmos erros que cometeu em 2010. Abandonando a militância, abandonando a política e tentando jogar apenas com a grande mídia, que é seu inimigo mais feroz, mais traiçoeiro e mais perigoso.

Nem Petrobrás nem o governo têm porta-vozes, o que é um absurdo.

Para onde vamos?

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sérgio Carvalho

14/12/2014 - 09h21

Bom Dilma para todos

benigno ferreira dos santos neto

13/12/2014 - 23h36

e isso ai ! tem que ser dilma!

tielo

13/12/2014 - 17h39

Pesquisa do Datafolha agora é seria? Mas esse não era aquele instituto chapa branca a serviço da ” direita”,da Globo do PSDB,dos pessimistas e etc. Miguelito tô vendo que o remedinho começou a fazer efeito

    Miguel do Rosário

    13/12/2014 - 17h50

    Eu nunca falei isso. Sempre analisei o Datafolha e o levei a sério. No blog, há centenas de análises do Datafolha. Mas tenho minhas críticas, ao tipo de pergunta que fazem, sempre voltadas contra Dilma, nunca contra a oposição.

Vera Lucia Alves Milanez

13/12/2014 - 16h18

kkkkk vai ser bom pra la

venina veneno

13/12/2014 - 12h34

E-mail piada que ganha viralidade no hilário mundo livre da internet:

Che Guevara estuprou sua empregada na frente de quatro amigos em sua casa durante uma reunião…
(Silêncio da esquerda)

Assessor de Gleise Hoffman foi acusado por estupro e pedofilia…
(Silêncio da esquerda)

Cid Benjamin denunciou que Lula falou que tentou estuprar um colega de prisão na cadeia
(Silêncio da esquerda)

Paulo Ghiraldelli falou que Rachel Sheherazad deveria ser estuprada
(Silêncio da esquerda)

Maria do Rosário defendeu penas mais brandas pra estupradores
(Silêncio da esquerda)

Bolsonaro é acusado de estuprador e se defende com ironia dizendo para Maria do Rosário:

“Não te estupro por que você não merece”

(O Brasil todo em alvoroço)

Deixa Dilma continuar mamando…

    Miguel do Rosário

    13/12/2014 - 13h05

    Olha só, os defensores de Bolsonaro estão tentando ser criativos! Parabéns!

Mauricio Gomes

13/12/2014 - 12h15

Isso foi uma verdadeira pedrada de gelo na cabeça do PIG, do lobobão e do aético que sonhavam com golpes e outras artimanhas. São perdedores e patéticos.

renato

13/12/2014 - 11h42

Seleção de Volei sem dinheiro do Governo, devido desvios da Comissão de Volei.
Isto é verdade?? 30 milhôes? e que o governo dá 70 milhoes por ano só para esta seleção??

    Reginaldo Santos

    13/12/2014 - 11h49

    É o bolsa atleta do petê. Ô partido generoso, sô! Enquanto ao Miguel do Rosário e aos blogueiros amestrados ( com as exceções de praxe, é claro) sobram migalhas para fazer a defesa incondicional dos corruptos petistas, para a seleção de vôlei são destinados 70 milhões anuais(descontadas as comissões petistas, como de costume)!

      Miguel do Rosário

      13/12/2014 - 11h59

      Ué, mesmo comentário, com outro nome?

    Renato

    13/12/2014 - 11h50

    É o bolsa atleta do petê. Ô partido generoso, sô! Enquanto ao Miguel do Rosário e aos blogueiros amestrados ( com as exceções de prache, é claro) sobram migalhas para fazer a defesa incondicional dos corruptos petistas, para a seleção de volei são destinados 70 milhões (descontadas as comissões petistas, como de costume)!

      Miguel do Rosário

      13/12/2014 - 11h59

      Isso é piada?

Pedrão

13/12/2014 - 11h09

Aqui no Paraná, Alvaro Dias, o gargantão, foi dar uma palestra, acreditem, sobre ética na universidade estadual de Guarapuava. Adivinhem o que aconteceu? Teve que sair correndo dos estudantes, que o enxotaram de lá. realmente essas aves de rapina estão com seus Dias contados, com trocadilho mesmo.

Marcello Eduardo Campos

13/12/2014 - 12h52

Olá! O que mais precisa de reforma neste país, depois da mídia, é a “justiça”. É preciso reduzir o número de recursos, acelerar os processos
judiciais, eliminar as manobras jurídicas, confinar os juízes a seus
papéis, restringir sua ação aos autos. Juízes, promotores e procuradores
devem ser punidos severamente se atuarem de forma seletiva, atrasarem ou impedirem investigações. Toda essa sensação de impunidade, discriminação e seletividade que emanam da “justiça” brasileira atinge em cheio a Classe C e mudar isso é um dos passos que mais vai garantir a reconquista dessa parcela da população pelo governo. É sobre isso a nossa reflexão desta semana no link abaixo.

http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR6.html

Vera Lúcia Piesanti Molinar

13/12/2014 - 10h48

eles ainda não sabe que o povo não assiste mais a esse lixo, eu sou uma delas, larguei há muitos anos.

Meire Souza

13/12/2014 - 04h39

Vamos travar o debate político! Acorda PT, acorda Dilma, a luta é grande! Boca no trombone!

Celso Junqueira

12/12/2014 - 23h10

A Pres. Dilma precisa entender que às vezes um bom porta-voz é mais importante que o Min. da Fazenda. No site da SECOM, a função de porta-voz está vago!!

Breno Maribondo

13/12/2014 - 01h05

O que vocês consideram como esquerda?

J. Alberto

12/12/2014 - 22h59

Caro Miguel,

este DataFolha foi mero ensaio para analisar a viabilidade do golpe paraguaio. Estes números em conjunto com o recuo de Gilmar Toffoli explicam tudo.

Apesar das estranhas movimentações à direta executadas nos últmos tempos, vamos aguardar os frutos do segundo mandato, que serão muitos, pois os grandiosos investimentos do governo poderão entrar em campo.

Tonio Kröger

13/12/2014 - 00h34

Nossa Presidenta Dilma está precisando frequentar mais o Cafezinho.

João Só

12/12/2014 - 22h15

A Globo quer destruir a Petrobrás. No Jornal Nacional de hoje ficou quase meia hora a repetir seus mantras

    R. Júnior

    13/12/2014 - 12h23

    Ué, em pensei que fossem os petistas com essa mania de roubar! Foi bom você ter alertado o pessoal por aqui de que é a Globo que está tentando destruir a estatal. Petista perspicaz, você !

      Miguel do Rosário

      13/12/2014 - 13h07

      Inteligente você. A Globo é boazinha e não faz corrupção, né? Só sonega bilhões e apoia ditadura, roubar não.

Claudinei Matos

13/12/2014 - 00h06

Datafolha será mais uma na lista dos comprados?

Edmilsa Marques

13/12/2014 - 00h06

E viva o PT.

Vera Sovinski

12/12/2014 - 23h38

E ainda teve de quebra um Lobobão que realmente acreditou que o Aécio estaria presente numa das manifestações.

Michele Madeira

12/12/2014 - 23h00

hihihihi é 13 no pior sentido

Maria Da Conceição Alves Teixeira

12/12/2014 - 22h31

Datafolha zero. Dilma dez por uma atitude espartana em relação à tantas sandices de uma mídia que nós não aguentamos mais. Muitas saudades de jornalistas do passado.

Marcelo Rossi

12/12/2014 - 22h16

P – I – G !

Roberto de Paulor

12/12/2014 - 19h16

se esta mídia não fosse sacana e vendida,o PT,LULA e DILMA,teriam 100% de APROVAÇÃO,pois mostrariam,todos os feitos nestes 12 anos de governo petista,infelizmente,é uma mídia canalha que age contra o povão,pois ganham dinheiro de governos da elite.

Nilda

12/12/2014 - 18h59

Com certeza foi uma ducha geladissima! Eles estavam testando a possibilidade de impedir a nossa Presidenta. Canalhas! Sou paulista. Voto PT. Vou a Brasília para participar do Grande Dia.

Walter Cesar Mercadante

12/12/2014 - 20h48

Agora vamos FAXINAR TUDO. Tudinho. vamos fazer “Cabelo, barba e bigode.”

André Pais

12/12/2014 - 20h32

Mas a comunicação continua inerte.

Kenneth Camargo

12/12/2014 - 20h08

Como já dizia o Ibrahim, os cão ladra…

Eduardo Lima

12/12/2014 - 17h40

O que mais precisa de reforma neste país, depois da mídia, é a “justiça”. É preciso reduzir o número de recursos, acelerar os processos judiciais, eliminar as manobras jurídicas, confinar os juízes a seus papéis, restringir sua ação aos autos. Juízes, promotores e procuradores devem ser punidos severamente se atuarem de forma seletiva, atrasarem ou impedirem investigações. Toda essa sensação de impunidade, discriminação e seletividade que emanam da “justiça” brasileira atinge em cheio a Classe C e mudar isso é um dos passos que mais vai garantir a reconquista dessa parcela da população pelo governo. É sobre isso a nossa reflexão desta semana no link abaixo.

http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR6.html

ricardo de antonio bittencourt

12/12/2014 - 17h29

CHUPA TUCANALHAS……..

Maria Goumaz

12/12/2014 - 19h20

É Brasil é Dilmaravilha é Lulinha
.

É P T.

Otalice Cavalcante

12/12/2014 - 19h13

Eh PT! Eh 13!

Valdeci Borges

12/12/2014 - 19h12

É 13 !!!

Laura

12/12/2014 - 17h10

TODo dia e essa grita geral. A republiqueta do PR? Ah, tenha dó, aqueles deputados mais sujos que pau de galinheiro? Não adianta ficar nessa paralização. Hoje é contra Graça Foster. NÂo DÀ. To com vc cafezinho. Tem que mostrar os interesses que estão atras dessas acusações contra a Petrobras .ESCANCARAR para o povo brasileiro. A unica coisa boa hoje saiu no PHA= Submarino nuclear com a França para defender o Pre-Sal. Mas tem que ser mais enfatico. CHEGA.

Rafael Obin

12/12/2014 - 18h23

Aquele instituto que errou o primeiro turno em 3 milhões de votos e que virou piada?


Leia mais

Recentes

Recentes