Menu

Considerações de guerra

Falarei sobre dois assuntos: do golpe de misericórdia que a mídia prepara para o PT, e do “relatório Thomas Traumann”, sobre a comunicação do governo. Em seguida, teço algumas considerações políticas gerais. O PT e o governo parecem alegres cordeirinhos saltitando na direção do matadouro. A Operação Laja Jato, tanto pela maneira como vem sendo conduzida […]

41 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

ScreenHunter_5582 Mar. 18 11.21


Falarei sobre dois assuntos: do golpe de misericórdia que a mídia prepara para o PT, e do “relatório Thomas Traumann”, sobre a comunicação do governo. Em seguida, teço algumas considerações políticas gerais.

O PT e o governo parecem alegres cordeirinhos saltitando na direção do matadouro.

A Operação Laja Jato, tanto pela maneira como vem sendo conduzida pelos promotores, como por sua repercussão na mídia, já mostrou a que veio.

O objetivo é garrotear qualquer financiamento privado para o PT em 2016 e 2018.

Doar para o PSDB, PP, PMDB, pode.

Para o PT, não pode.

Essa é a razão pela qual Gilmar Mendes, numa atitude incrivelmente autoritária, segura há quase um ano a votação no STF que proibiria doações empresariais para campanhas políticas.

Com a criminalização inclusive das doações legais para o PT, a oposição tentará ainda um golpe de misericórdia, que é tolher até mesmo o fundo partidário.

Nem PT nem governo reagem politicamente.

O PT apenas consegue lutar através de iniciativas burocráticas e institucionais.

“PT entra na Justiça contra delator”.

“PT vai ao CNJ contra Gilmar Mendes”.

São medidas necessárias, mas sem iniciativas propriamente políticas, ou seja, sem a produção de conteúdo intelectual, sem convencimento da opinião pública, elas não dão resultado, ou tem sua força comprometida, por depender da opinião de juízes que, em sua maioria, se posicionam ideologicamente contra o PT (até porque formam o “nicho” social mais visado pela mídia de opinião).

*

Sobre o relatório “Thomas Traumann”, juro que pensei se tratar de um documento apócrifo e mentiroso.

Se for verdadeiro, trata-se de mais um tiro no pé.

O governo não faz nada em matéria de comunicação ou política, e ainda vaza para a imprensa o único documento em que propõe, em linguagem vulgar, uma reação?

O documento fala o óbvio ululante, embora em termos esquemáticos, traduzindo esse vício medíocre de analisar a comunicação, um universo profundamente subjetivo, em termos puramente contábeis.

É uma confissão chorosa de erros.

O pior, no entanto, não é isso.

O objetivo principal do vazamento parece ser o de expor, desqualificar e difamar os blogs, o único espaço de debate político que foge ao controle da grande mídia.

Ou seja, o documento acusa o governo (com razão) de praticar uma comunicação péssima, mas o próprio documento, e sobretudo a maneira como foi vazado, é uma comunicação ainda desastrosa.

O governo, além de não se comunicar, além de não estabelecer políticas públicas em prol da diversidade da informação, ainda vaza documentos que prejudicam os blogs independentes?

Trechos:

“A campanha digital Dilma/2010 foi mais de resistência e de combate a boatos do que de convencimento. Os blogues não geraram conteúdo, mas foram fundamentais na propagação de reportagens da grande imprensa como caso Paulo Preto e da bolinha de papel.”

Não é verdade.

As remontagens das cenas da bolinha de papel que chegaram à TV sobre a bolinha de papel foram produzidas nas redes sociais e blogs.

Além disso, no debate político, a veiculação de argumentos e opiniões diferentes, o contraponto, também deve ser incluído na categoria de “conteúdo”.

Mas até aí tudo bem. Essa coisa de “conteúdo” é uma questão polêmica.

A blogosfera se autocritica muito por essa característica de apenas “rebater a mídia”, e produzir pouco conteúdo próprio, uma deficiência que nasce de uma causa óbvia: é muito caro produzir reportagem.

Mas é uma deficiência que ela já superou. Hoje a produção de conteúdo próprio pela blogosfera cresce muito rapidamente, e financiada pelos próprios leitores.

É preciso publicidade, e o mercado publicitário brasileiro, público e privado, está amarrado a status quo da Globo e seus tentáculos.

Outro trecho:

“O início do primeiro governo Dilma, no entanto, foi de rompimento com a militância digital. A defesa ferrenha dos direitos autorais pelo Ministério da Cultura e o fim do diálogo com os blogues pela Secom geraram um isolamento do governo federal com as redes que só foi plenamente reestabelecido durante a campanha eleitoral de 2014.”

A expressão “diálogo” está sendo usada pelo pistoleiro-mor da Veja para sugerir venalidade.

Claro, o pistoleiro pensa a partir de seus próprios parâmetros…

Na verdade, voltamos à velha tática da mídia. O governo entrega 99,9% das verbas para a grande mídia e 0,01% para meia dúzia de revistas e sites não alinhados à mídia hegemônica.

O escândalo, segundo a mídia, é os 0,01%.

Devia, segundo ela, ser zero absoluto.

Os blogs, por sua vez, são acusados “preventivamente”.

Ou seja, antes mesmo que haja qualquer democratização dos recursos institucionais, os blogs são acusados de recebê-los.

Com isso, eles aterrorizaram o próprio governo, cujos servidores não quererão se expor, não quererão jamais ser tratados como os bandidos que incluíram blogs de esquerda na carteira de veículos de mídia que podem receber recursos públicos.

Só quem pode receber, claro, é o Fernando Rodrigues, do UOL, que faz um “excelente trabalho” selecionando os nomes que podem ou não ser divulgados na lista do Suiçalão.

Há séculos, a grande mídia brasileira mama nas tetas do Estado, e os blogs, antes mesmo de receberem qualquer publicidade oficial, são tratados como criminosos pelo simples risco de que também possam recebê-la, no futuro.

Eu mesmo, e alguns leitores, já pedimos ao governo que não desse nada a ninguém.

Todo mundo no zero.

O governo podia usar toda a verba oficial de publicidade em programas de educação.

Não seria a medida mais justa do mundo, porque a mídia recebe recursos do Estado há muito tempo. Por que parar de anunciar exatamente no momento em que aparecem novas mídias?

Mas tudo bem. Corte-se a verba para todos. Invista-se, ao invés disso, em políticas para formação de públicos e fomento a uma diversidade autossustentável.

Seria uma revolução!

Como está é que não pode continuar: a mídia recebe 99,9% e ainda consegue criminalizar as mídias não-alinhadas por receberem 0,01%…

Ou mesmo, como é o caso da grande maioria, não recebendo nada.

E aí, quando recebe, é “bandido”, “pistoleiro”, “blog sujo bancado com verba pública”.

Há um trecho que menciona mais diretamente o papel da blogosfera no debate político, e que, portanto, foi logo destacado pelo pistoleiro da Veja:

“As responsabilidades da comunicação oficial do governo federal e as do PT/Instituto Lula/bancada/blogueiros são distintas. As ações das páginas do governo e das forças políticas que apoiam Dilma precisam ser muito melhor coordenadas e com missões claras. É natural que o governo (este ou qualquer outro) tenha uma comunicação mais conservadora, centrada na divulgação de conteúdos e dados oficiais. A guerrilha política precisa ter munição vinda de dentro do governo, mas ser disparada por soldados fora dele.”

Sou obrigado a me repetir.

O governo, além de não ajudar em nada nessa encarniçada guerra política que travamos contra as mentiras diárias da mídia, ainda atrapalha.

Não democratiza a mídia, dá dinheiro para a Globo, e ainda vaza um documento em que associa a blogosfera a uma “guerrilha política com munição vinda de dentro do governo, mas disparada por soldados fora dele”.

Valha-me Deus!

O uso do termos “soldados” expressa bem a ignorância abissal de governo, partidos e quase todas as organizações de esquerda, mesmo de seus quadros mais progressistas, sobre a importância da diversidade para a saúde democrática e, portanto, para a sobrevivência de ideias não alinhadas ao hegemonismo ideológico da grande mídia.

Sindicatos, partidos e governos, mesmo os supostamente progressistas, têm medo da diversidade, porque não podem controlá-la.

Mesmo apanhando da mídia, preferem-na, porque a conhecem, porque a mídia comercial tem uma boa imagem (criada por ela mesmo) junto à opinião pública.

Por outro lado, é sintomático que, quando a blogosfera começa a ganhar prestígio real enquanto produtora de conteúdo, enquanto investigadora, enquanto crítica do próprio governo, apareça um documento da Secom associando os blogs a “guerrilha política” do governo…

Com isso, eles fecham o círculo.

O governo não fala nada.

O governo só apanha.

E agora os blogs, além de serem processados judicialmente por Ali Kamel, são criminalizados politicamente – com ajuda do próprio governo.

Segundo essa interpretação preconceituosa, as investigações dos blogs sobre a sonegação dos barões da mídia, sobre a falta de água, as entrevistas com Thomas Piketty, etc, não são jornalismo.

São “guerrilha”.

Outro dia saiu notícia sobre uma propina de R$ 50 mil a um blogueiro da Veja, paga por uma empreiteira envolvida na Lava Jato.

Veja e da Globo ganham milhões de governos. Os governos de SP compram, sem licitação, dezenas de milhares de assinaturas da Veja e São Paulo.

O blogueiro oficial da mídia ganha propina de empreiteira.

Seus proprietários e colunistas tem contas secretas no Suiçalão.

As contas secretas dos franceses no HSBC eram quase todas fruto de evasão fiscal. Não acho, portanto, que o caso dos brasileiros seja diferente.

Ah, mas os criminosos, os guerrilheiros políticos, os soldados, são os blogueiros…

A situação revela ainda uma triste condição da blogosfera.

Com a reeleição da presidenta Dilma, eu tive uma esperança.

Tive esperança que o governo se afirmasse politicamente, gerando um espaço de liberdade onde os blogs pudessem, enfim, sair um pouco desse universo asfixiante que é a guerra entre PIG X PIG: partido da mídia versus partido do governo.

Por ocasião do ataque terrorista ao jornal francês Charlie Hebdo, o Le Monde entrevistou um jornal da esquerda síria, para apurar como os diferentes espectros ideológicos do islamismo se posicionavam na polêmica que se criou.

O Le Monde conta que a publicação tinha uma postura crítica, ou mesmo de oposição, ao governo Bashar al-Assad, por razões óbvias: é um ditador, sem grandes compromissos com o bem estar social e sem nenhum respeito pela opinião divergente.

Entretanto, quando começaram os ataques imperialistas ao governo sírio, a esquerda do país imediatamente se uniu em defesa de Bashar al-Assad. Por razões também óbvias: a desestabilização do governo, ou sua derrubada, não visavam cumprir nenhuma agenda social em prol da classe trabalhadora síria, mas apenas substituí-lo por um governo corrupto aliado aos setores mais cínicos do Ocidente. Como fizeram na Líbia, no Egito, na Ucrânia, como fizeram durante décadas no mundo inteiro.

A mesma coisa vale para os governos petistas.

Quando o segundo governo Dilma começou, achei que, finalmente, teríamos uma conjuntura de estabilidade política que nos permitiria, aos blogs e redes progressistas, fazer críticas contundentes ao governo, pressionando-o a adotar iniciativas mais ousadas em prol da classe trabalhadora, incluindo aí os setores médios. Afinal, queremos pressionar o governo a apertar o cerco contra a sonegação, a instituir um sistema tributário mais progressivo, onde os ricos paguem mais, a democratizar a mídia, etc.

Com isso, nos libertaríamos, enfim, da pecha de “chapa-branca”, com que a mídia corporativa, que se consolidou, em termos financeiros, sociais e políticos, como a grande chapa-branca oficial do regime militar, tentava (e ainda tenta) desqualificar nosso trabalho.

Fazer uma crítica ao governo que possa influenciá-lo é um capital politico que a mídia quer exclusivamente para si.

Mas o governo capitulou e a ofensiva midiática se tornou ainda mais asfixiante.

Agora somos forçados, novamente, a defender o governo, mesmo sendo um governo fraco, que não se defende, um governo que nunca propôs um debate sobre a importância da pluralidade e diversidade da informação, e que, para cúmulo, ainda vaza documentos que servem como munição para que nos ataquem.

Um governo que elogia aqueles que os xingam, e age com indiferença em relação àqueles que tentam defendê-lo.

Por que somos forçados, pelas circunstâncias, a defender esse governo?

Porque, conforme vimos no dia 15 de março, os que pretendem derrubá-lo, não querem fazê-lo em prol do bem estar da classe trabalhadora.

Eles querem reimplantar o neoliberalismo e vender barato nossa soberania aos Estados Unidos.

A presença, não importa se pontuais, de faixas pedindo intervenção militar, ainda por cima em inglês, mostra claramente o perigo que voltamos a correr.

Os golpistas procuraram, explicitamente, atrair os abutres imperialistas internacionais.

Pode parecer simplório, mas infelizmente é a pura verdade.

O discurso contra a corrupção, por sua vez, é infinitamente hipócrita.

Todas as instituições do Estado brasileiro são corruptas: Ministério Público, Judiciário, políticas estaduais, estatais.

As instituições privadas também são corruptas, pois o Brasil é o país com maior sonegação do mundo.

A imprensa é corrupta. Seus repórteres mentem descaradamente.

Mas a nossa mídia conseguiu vender à opinião pública a narrativa de que a corrupção está centrada no PT.

Para isso, articulou e patrocinou nova patranha judicial.

Empreiteiros e servidores são presos por tempo indeterminado, até que delatem o PT, e assim constróem um novo mensalão.

O Globo não esconde a estratégia, como mostra o editorial de hoje: “Chegou a hora do lulopetismo no petrolão”.

Foi muito esperto, da parte deles, publicarem o suiçalão dos barões da mídia na véspera do 15 de março. Agora abafam completamente, como fizeram com a compra da reeleição, o Banestado, a privataria, o mensalão tucano, o helicóptero com 500 quilos de pó, o aecioporto, etc.

A mídia consegue produzir uma realidade paralela.

Veja o caso do PT.

Imagine um partido de esquerda que começou do zero, sem dinheiro, sem ajuda estatal, sem mídia, contra tudo e contra todos.

Imagine que após somente 30 anos, esse partido tenha se tornado o partido com maior número de deputados na Câmara, um dos maiores no Senado, um dos maiores em número de prefeitos (incluindo a maior cidade do país) e governadores.

Um partido que ganha há quatro eleições seguidas, a presidência da república.

Um partido que recebe a maior quantidade de recursos partidários, que tem o maior tempo de TV.

Um partido que tem o maior número de militantes no país.

Um partido que acumula uma dolorosa e longa experiência de crise política, em virtude dos ataques que sofre, desde que chegou ao poder, por parte dos estamentos aristocráticos, plutocráticos e midiáticos.

Essa experiência de crise política também é um patrimônio, porque permitirá a este partido, no futuro, a construir estratégias de defesa.

Imagine um partido assim.

Pois é esse partido que a mídia conseguiu transformar num “trapo”?

Esse é um partido “morto”?

Sim, o PT pode diminuir em 2016 e perder a presidência em 2018, se não perder ainda antes.

O PT é um partido que cometeu grandes erros políticos, como aliás todos os partidos, na história do mundo, já cometeram.

O PT foi acossado pela corrupção, como todos os partidos do mundo, incluindo os de esquerda, foram acossados.

Mas seria uma leviandade afirmar que o PT morreu.

O PT se tornou grande demais, orgânico demais, brasileiro demais, para morrer assim.

Ele se consolidou como um patrimônio da nossa democracia, assim como o PMDB, o PCdoB, o PSOL e o PSB.

O DEM é que tem flertado com a morte desde o início do governo Lula, por sua incapacidade de entrar no jogo político como oposição.

Mesmo assim, o DEM sobrevive.

Ninguém morreu, ninguém foi derrubado. Ainda temos muito jogo pela frente.

Mas o governo precisa jogar. E parar de fazer gol contra!

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

zé gonçalves

20/03/2015 - 09h19

Miguel, parabéns pelo trabalho, mas acho que vc errou a mão.

Messias Franca de Macedo

19/03/2015 - 18h46

Ministro Cid Gomes explica a internação dele, e acusa o Dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de praticar ‘achaque’

https://www.youtube.com/watch?v=9JXc1Osdn1s

Fabio

19/03/2015 - 09h48

Por isso repeito, a Dilma e o PT ja eram.
Entregaram o Brasil nas mãos da direita suja novamente.
Dilma afundou o Brasil para que a direita golpista volte ao poder.

    Pharaô

    19/03/2015 - 12h26

    Quem manda no Brasil é Eduardo Cunha & Renan Calheiros!!!
    Então pode ter zilhões! de zumbis nas ruas!gritar como auto-falantes não Adianta!eles são Amigos do PT…ENTÃO só lamentos losers…Se Dilma não tem medo! dos Teletubis. Esse deve ser o motivo!ela tem o Poder e não ta nem ai pra GLOBO,VEJA,ZUMBIS!OPINIÃO PUBLICA & Eticètera.Acho que ela deve aproveitar esses “seguranças”e investir em organização!para o povo!ter Orgulho DELA.
    Parece a INGLATERRA!SÓ QUE AQUI Tony Blair manda!!!

    Pharaô

    19/03/2015 - 13h20

    Depóis dizem que eu sou louco!melhor ser louco do que cego ou Burro IriRIriRIhttps://www.youtube.com/watch?v=st6USzUQU30

jose

19/03/2015 - 08h08

Uma amiga fez uma consulta particular num renomado hospital de goiania, na área da neurologia, sendo que as notas fiscais foram emitidas em nome da prefeitura de goiania e não da paciente que pagou do próprio bolso os exames. “Impolutos” médicos estão roubando os cofres publicos.

Renato

18/03/2015 - 23h36

Mais um vez me vejo obrigado a repetir o comentário já feito em outros post do Miguel que insiste em polarizar as análises políticas a guerra entre mídia golpista pig e etc. Até entendo a relação tumultuada do admirável Miguel com a globo e seus tentáculos porém o blog defende cegamente o lamentável governo do PT atribuindo a culpa da crise quase sempre a imprensa golpista. O velho cliche se repete quando a realidade não é de fato discutida/exposta: O governo se esfarela junto com um partido que já não tem credibilidade alguma perante a nação. A mídia golpista recebe o banquete pronto e só trabalha o tempero ao seu gosto. O governo Dilma conseguiu um índice de rejeição jamais visto na história da nova República e as causas disso são os seus próprios tropeços políticos que o blog insiste em diminuir como faz com os protestos de 15 de março. Por fim o blog recebe do próprio governo um duro e ingrato golpe que deixa os blogueiros tão revoltados quanto os milhares de brasileiros que protestam e vão às ruas. Sem mais.

    Miguel do Rosário

    19/03/2015 - 11h40

    tudo errado. primeiro que eu defendo soluçoes democraticas, e as marchas do dia 15 não o foram. nao as diminuí. elas foram positivamente ridiculas. nao houve esse golpe do giv contra blogueiros, só uma trapalhada. a aprovacao do gov fhc em seu final era igual a de dilma, mesmo com apoio da midia e sem escandalos ou patranhas judiciais. dilma ainda tem uma gestao inteira, em tese, para se recuperar

Mauricio Gomes

18/03/2015 - 23h28

Espero que a Dilma tenha acordado para as intenções da turba fascista que saiu em peso nas ruas no dia 15. Essa turma só considera 3 “hipóteses”: golpe, renúncia ou impeachment. Eles não vão aceitar a continuidade do governo e farão de tudo para sabotá-lo, a ver pelo tresloucado Aécio. Acordaram a besta fascista e agora vai ser difícil nos livrarmos dela. Infelizmente prevejo dias, meses e anos difíceis….

Nilda

18/03/2015 - 23h12

Sugiro centralizarmos nossas forças na lista do HSBC! Urgente!

Euler

18/03/2015 - 23h11

Miguel, por que será que essa revelação – veja link ao final – não foi apresentada no Jornal Nacional, com destaque, durante a campanha eleitoral, como fizeram contra o PT?

A confissão do doleiro retrata o verdadeiro mensalão, entre 100 e 120 mil dólares mensais divididos entre PP (Janene) e PSDB (Aécio), arrancado de Furnas via empresa Baurense. E quem leva a fama de mensaleiro é o José Dirceu, sem prova alguma? Pois sim!

http://oglobo.globo.com/brasil/youssef-afirma-ter-ouvido-de-janene-empresario-suposto-envolvimento-de-aecio-em-desvios-em-furnas-15625772

Messias Franca de Macedo

18/03/2015 - 23h06

Bob Fernandes: Cid Gomes chuta o balde. Ruim para o Governo? Sim. Mas bom para a política

18 de março de 2015 | 22:49 Autor: Fernando Brito

(…)

FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p=25586

https://www.youtube.com/watch?v=azMOz-XLj4o&t=10

Messias Franca de Macedo

18/03/2015 - 21h59

FORA DE PAUTA!

BOMBA! SENSACIONAL!

VÍDEO APRESENTA O [mega]DOLEIRO ALBERTO YOUSSEFF “VAZANDO” O DEMoTUCANO ‘Aécio Furnas Forever’!

Viu, estropício?

FONTE, pasme: http://oglobo.globo.com/brasil/youssef-afirma-ter-ouvido-de-janene-empresario-suposto-envolvimento-de-aecio-em-desvios-em-furnas-15625772

Paulo Silva

18/03/2015 - 21h55

Já que a comunicação do governo está se intrubmbicando, comecei hoje a enviar pequenas doses de desintoxicação PIGAL aos meus contatos.
Acredito que essa pode ser uma boa idéia, se for feita profissionalmente, com maior poder de concisão e com textos leves, rápidos e com links que provem que as informações são verdadeiras.

Uma pílula diária para desintoxicação – 18/03/2015

Evolução (COM AS PROVAS) do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil segundo o Banco Mundial (World Bank)

(http://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.CD) – para consultar, basta selecionar o país e depois o período (2000-2004), por exemplo.

O PIB do Brasil, que era de 534 bilhões de dólares em 1994, caiu para 504 bilhões de dólares quando Fernando Henrique Cardoso deixou o governo, oito anos depois.

E isso, apesar de o Presidente Fernando Henrique Cardoso ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do próprio BNDES e com o uso de “moedas podres”, com o pretexto de sanear as finanças e aumentar o crescimento do país.

Depois de 2002, o PIB subiu para 2 trilhões e 300 bilhões de dólares, em 2013, último dado oficial levantado pelo Banco Mundial, crescendo mais de 400% em dólares, em apenas 11 anos.

Ou seja, o Brasil era a 14ª economia e hoje é a 7ª.

E dizem os “grandes meios de comunicação” que o País está quebrado.

“El poder para moldear el futuro de una República estará en manos del periodismo de las generaciones futuras.” Pulitzer

Messias Franca de Macedo

18/03/2015 - 21h35

FORA DE PAUTA(?!)

Aparecem na Lava Jato provas do cartel do Metrô

[Mas, calma!

Explico: “as investigações” dos CORRUPTOS Tucanos ficarão a cargo do ‘miniStÉRIO’ Público de São Paulo “do PSDB”!…]

###########################

Aparecem na Lava Jato provas do cartel do Metrô, mas ficam com MP estadual

Pedido do MP paulista foi aceito pelo juiz da Lava Jato, que defendeu a atuação conjunta dos órgãos de investigação

QUA, 18/03/2015 – 12:11

ATUALIZADO EM 18/03/2015 – 12:17

Jornal GGN – O juiz Sérgio Moro autorizou que as provas da atuação do doleiro Alberto Youssef nas obras do monotrilho de São Paulo sejam compartilhadas com o Ministério Público paulista, nesta terça-feira (17).
(…)

FONTE: http://jornalggn.com.br/noticia/aparecem-na-lava-jato-provas-do-cartel-do-metro-mas-ficam-com-mp-estadual

#############

… “Toca fogo, logo, nessa joça de país!”…

Messias Franca de Macedo

18/03/2015 - 21h05

Cid Gomes, e [ex] ministro da Educação do governo ‘Pátria Educadora’, ao ser demitido [ou ao demitir-se, pouco importa], em seu gesto, provou que de educadora a nossa pátria tem muito pouco!
E o atual governo deixado levar pelo pragmatismo da tal governança!
Está difícil, quase impossível, desfazer o cinto de explosivos que amarra o governo da presidente Dilma Rousseff!
E tem tudo para explodir no colo do povo!
Quiçá, um ‘Brasília Centro’ que poderá tornar exitosa a intentona fascigolpista ainda ora em curso!
(…)
Quem diria, um Gomes para lavar a alma dos militantes petistas!
A vida nos educando(!):
Cid Gomes ‘Político Educador’!
Prêmio Pedagogia da década!
Talvez, do século!

marco

18/03/2015 - 20h57

Pois eu aho que a fragilidade HISTÓRICA DO PT,é do caráter de classe dos seus quadros.Não são mais fortes,que Kerenski!Agem sempre,como se estivessem num governo provisório.Falta corágem DE CLASSE.Propõe transformar o Brasil,num país de CLASSE MÉDIA.Com esse norte,o máximo que vão chegar,após alguns séculos,onde chegaram os da América do Norte,excluindo-se o México,que é o sanitário deles.Imagine-se um país de CLASSE MÉDIA!Aja testículos pra eles colocarem as mãos!

    marco

    18/03/2015 - 20h59

    Verbo HAVER,seu burro.Mas não de CLASSE MÉDIA.

S Rod

18/03/2015 - 19h17

Estou achando que os blogueiros estao sento midiotizados, o Globo virus esta chegando nos blogs “sujos”, espero que haja tempo para se salvarem. Ficar batendo no governo e’ tiro no pe’, a nao ser que os blogueiros querem ser tao independentes e afinal aceitar que nao tem ideologia. Nao e’ hora de ficar batendo no Governo, abandonem o barco e se juntes aos conxinhas dos jardins ou ajudem a esquerda com solucoes e menos critica. Parece oposicao, e’ contra e nao tem projeto alternativo. Criatividade e’ o que esta faltando a vcs que passam a maior parte do tempo ecoando as mentiras de Merval e outros calunistas. Se juntem e sejam menos imediatistas esperando o governo resolver tudo em 3 meses de governo ou mesno um ano.

    Pharaô

    18/03/2015 - 19h59

    É tanta burrice e traição…que ja joguei pra cima!
    dá Desgosto!é uma LUTA nossa!sozinhos…desde o começo NÓS DEFENDENDO ELA…A CARA DE DILMA É ESSA FRASE de INDIFERENÇA.
    Que se foda, deixa acontecer, não há mais nada a fazer!!!

    Pharaô

    18/03/2015 - 20h20

    Cheguei a conclusão!!!
    Dilma tem MEDO dos Teletubies!
    são Mafiosos!bandidos organizados!
    que mata! e parece suicidio…sabota Avião e veiculos!
    Pensei, que por ela, ter sido guerrilheira; tinha Atitude!!! e nenhum medo da Morte!a Morte tem medo de pessoas ASSIM HAHAHA
    más nem todos,são assim!
    https://www.youtube.com/watch?v=aHGd_kgfOQA

    Vitor

    18/03/2015 - 23h14

    Nem todo mundo quer ajoelhar e dizer amém para qualquer coisa que o Governo fizer! Críticas construtivas são necessárias…
    Se quiser só ler puxa saquismo, sem senso crítico nenhum, dá uma volta no PHA…

      S Rod

      19/03/2015 - 07h36

      Não foi isso que eu disse, criticar é preciso, mas acho que criticam demais a Presidenta que ainda ão completou 3 meses de um NOVO mandato. É preciso cautela, o congresso é ultra conservador, ir para as ruas para defender o programa, é isso.

        Vitor

        19/03/2015 - 14h46

        Entendi seu ponto S Rod… O que enxergo do Miguel, é que ele ajuda com soluções sim, mas normalmente isso é contextualizado com alguns problemas do Governo, por isso ele os expõe…
        Em relação ao pouco tempo de mandato, eu até concordo, mas caramba, 99% das decisões até agora foram contra o programa! E muitas não envolvem em nada o congresso… Espero que isso mude…

sergio m pinto

18/03/2015 - 18h59

Acho meio estranho esse vazamento do documento do Traumman. Será que não foi proposital, uma vez que foi elaborado para apreciação da presidenta e que “alguém” tomou um atalho?

Nelia Maria B Nascimento

18/03/2015 - 17h58

Miguel, penso que nós, os eleitores da Dilma, poderíamos elaborar um texto contendo os questionamentos que temos visto nos fóruns de discussão da esquerda (blogs, facebook, etc) e, também, demonstrando apoio. Esse texto poderia estar num abaixo assinado da change.org, por exemplo. Ao mesmo tempo enviaríamos, cada um de nós, o mesmo texto para e-mail do planalto.
Faço essa proposta porque só batemos cabeça discutindo entre nós, isso não chega à Presidenta porque, pelo jeito, nem ela nem ninguém da sua equipe ausculta o que rola na internet. Creio que se informam sobre os sentimentos do povo pelas manchetes do PIG.

eu vejo pessoas mortas

18/03/2015 - 17h07

“Existe um poder em algum lugar tão organizado, tão sutil, tão atento, tão entrelaçado, tão completo, tão disseminado e abrangente, que é melhor sempre abaixar muito bem a voz ao dizer qualquer coisa em condenação a ele.” (presidente Woodrow Wilson, 1913, citado no livro do Dr. Dennis Cuddy, “Secret Records Revealed” (Registros Secretos Revelados), pág. 24).

“Debaixo das amplas ondas da história humana fluem as ocultas correntes subterrâneas das sociedades secretas, que frequentemente determinam das profundezas as mudanças que ocorrerão na superfície.” — (Autor Arthur Edward Waite, em The Real History of the Rosicrucian Steiner Books (A Verdadeira História dos Livros Rosa-cruzes de Steiner), 1977).

alex

18/03/2015 - 16h29

“POR FAVOR, CHAMEM O ALTO COMANDO. PRECISAMOS DA AJUDA DE VCS”

Carlinhos Metralha”, o Carteira Preta, foi torturador na década de 70. “Não metralhei esses comunistas pq não tive oportunidade”, disse na cara dura discursando para milhares de pessoas na Paulista. Incrível como ele é requisitado para fotos com gente bonita! Diz com orgulho: “fiz até agora mais de 800 selfies”. Tropa de choque dando continências para “Carlinhos”. Éhhh. Poucos ali presente (vejam no vídeo) se revoltam com o discurso militarista. Mas fica a pergunta: por que os organizadores do encontro deixaram? Se era um movimento apolítico, não deveriam deixar os “prós intervenção militar” pegarem carona no evento!
(Vejam esse vídeo da Revista TRIP e por favor, repassem.. É o que podemos fazer pela democracia)

https://www.youtube.com/watch?v=ebzEbjflXkM&t=272

Laura

18/03/2015 - 16h08

Tem uma proposta ai no Congresso se não me engano do PMDB de reforma politica que autoriza as empresas a doarem a UM só partido politico. Entenderam né? Só para a direita.

    Fábio Lima

    18/03/2015 - 16h26

    Ué, mas o PT foi o maior arrecadador de todos os partidos, tanto nas doações registradas e nas destinadas ao Caixa II !

josé eduardo franzon

18/03/2015 - 15h58

AGORA É DE CARÁTER DE URGÊNCIA URGENTÍSSIMA, POR FIM À CONCESSÃO À REDE GOLPISTA DE TV !!!!!!!!!!!!!!!!!

josé eduardo franzon

18/03/2015 - 15h44

MIGUEL,(CREIO)!! O GOVERNO E O PT, TEM EM SUA RETAGUARDA, ESPERANDO A VOS DE COMANDO E O MOMENTO OPORTUNO, AS CENTRAIS SINDICAIS, CUT, CGT, ETC., O MST, A MIDIA NINJA, A OAB, A CNBB, PENSO TAMBEM QUE ATE AS FORÇAS ARMADAS ESTÃO DE PRONTIDÃO, PARA POR ESTES COXINHAS, GOLPISTA/ENTREGUISTAS, (A MANDO DOS ESTADOS UNIDAS), PARA CORRER!!!!!!!

Pereira

18/03/2015 - 15h29

Foi exatamente essa a decepção de muitos que lutaram e lutam como você blogueiro. A imagem da decapitação de Dilma e Lula, foi um ato criminoso, incitativo e perigoso. No outro dia, ver a presidente falar em tom emocionado que lutou a vida inteira para isso acontecesse foi um ato de pura covardia. A verdade, é que os próprios dirigentes desse partido estão o jogando na lama. Eles brigam entre si, o que demonstra que são orgulhosos e rancorosos. A sua militância já teve que engolir o partido se aliar e se misturar com partidos suspeitos e contaminados. O governo precisa assumir que tem medo do PIG, que rebaixa sim, aceita suas imposições. Ao invés de buscar um diálogo e tentar unificar a esquerda, ficam de guerrinhas internas. O objetivo do PIG não é mudança, é simplesmente, linchar o partido e seus seguidores. Eles querem que outros segmentos da sociedade aderem a “Revolução Leite em Pó”, o que poderá acontecer se a presidenta continuar fingindo de moça ingênua.

manoel

18/03/2015 - 15h28

Miguel, você é um analista esplêndido. Não acho que isto faça alguma diferença, mas eu compartilho da mesma dor que você sente.
Fico imaginando a Dilma e seu conselho político e seu assessor Traumático. O que eles pensam? O que eles planejam? Como pensam em enfrentar esta guerra.
Fico as vezes desanimado, mas volto logo, precisamos vencer ou continuar vencendo estes vendilhões.

diceu

18/03/2015 - 15h20

recordar é viver “Condenar Dirceu é a consumação de um golpe”. Depois de ter o nome de Dirceu no lava-jato eu me lembrei desse artigo escrito aqui.

    Miguel do Rosário

    18/03/2015 - 18h04

    E foi mesmo. Ou o fascismo judicial chegou a tal ponto que a condenação de Dirceu foi certa porque há outra farsa em andamento?

Henrique Dasilva

18/03/2015 - 15h15

Existe um argumento fortissimo que é pouco usado, “Emissoras de Tv, com programaçao 100% local, em todos os estados”, isso tiraria a força da Globo!

Vitor

18/03/2015 - 14h21

“Todo mundo no zero” – Eu apoio essa ideia!
Acho que o dinheiro público tem mais utilidade que fazer promoção dos governantes!

Giovani Blumenau SC

18/03/2015 - 13h59

Prezado Miguel,
Não podemos se entregar pros hômis de jeito nenhum, amigo e companheiro…
Temos de tentar e esperar reação do governo até o último minuto da prorrogaçã, não podemos desistir, vamos a proposição…
Aproveitando a sinergia entre os vários associados ao Barão do Itararé, (meu conterrâneo de Rio Grande RS)
e seu canal de contato privilegiado com entes do governo e baseado nos problemas levantados por Thomas Traumann:
Porque não abre-se nos diversos fóruns um dispositivo para superação desta crise com a colaboração no campo técnico, contábil, comercial, jurídico, comunicação e etc… de sugestões da massa crítica de membros do blog em conexão com a secretaria da presidência.
1)Aproveito este já para a Presidência colocar em prática com financiamento BNDS ou Banco do Brasil o sistema testado pela Mercedes Benz para utilização em conjunto de Diesel/GNV, com isso já debelaria parte da crise de transporte, estabilize o praço do GNV para aumentar a demanda dos demais carros?
2) Porque não pactuar com a sociedade financiamento parcial e sazonal da conta de luz até passar a estiagem, cobrando a posterior e incentivando consumo mais racional?
Com a palavra, os demais…


Leia mais

Recentes

Recentes