Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

O ataque de blogueiro reaça a Josué de Castro

Por Miguel do Rosário

20 de março de 2015 : 07h47

(Perdoai os idiotas do nosso tempo, Josué).

(Perdoai os idiotas do nosso tempo, Josué).


Como vocês sabem, aos finais de semana, escrevo também no Tijolaço, blog tocado por Fernando Brito, e do qual tenho uma participação societária de 20%.

Hoje publiquei lá artigo que reproduzo abaixo.

*

O indigente mental que atacou Josué de Castro

Por Miguel do Rosário, no Tijolaço.

Agora já sabemos a fonte ideológica dos dementes que marcham nas ruas com faixas pedindo “militar intervention”.

Essa idiotia coletiva nasce do chorume industrial produzido por gente como Claudio Tognolli, que hoje escreveu um post com tantas mentiras contra os blogs que me recuso a respondê-las.

Me recuso sobretudo porque alguém que escreve o que ele escreveu, no mesmo post, sobre Josué de Castro, autor de um dos maiores clássicos internacionais sobre a fome, merece apenas indiferença e pena.

Mas escrevo alguma coisa porque entendo que o post de Tognolli tem uma função política. Ou mais de uma:

1) Aproveitar o milésimo tiro no pé do governo Dilma. Além de nunca ter feito políticas públicas em prol da diversidade na informação, vaza um texto em que expõe os blogs.

2) Intimidar o governo, para este continuar inerte e aterrorizado e concentrando os recursos institucionais exclusivamente na grande mídia, que patrocina idiotas metidos a serem os donos da língua portuguesa e da verdade.

3) Puxar o saco dos barões da mídia, que se sentem ameaçados, por incrível que pareça, por alguns blogs produzidos quase artesanalmente.

Trecho do post do Tognolli:

“Não vejo problema em se ganhar dinheiro no capitalismo. Não vejo problema em que blogueiros sujos mamem nas tetas do PT, para poder terem o nivel de vida pequeno burguês com o qual sempre sonharam. Esquerda caviar é isso aí. Josué de Castro, recifense, escreveu o seu “Geografia da Fome” e se cevava nos melhores restaurantes de Paris…”

Tem como ser mais previsível e medíocre?

Parece um comentarista do G1 que ganhou vida e passou a escrever num blog.

“Vida pequeno burguesa com que sempre sonharam”…

Não dá nem para acreditar que li uma coisa assim.

A frase sobre Josué de Castro, porém, merece ser condecorada como a estupidez do milênio.

Geografia da Fome, a obra-prima de Josué de Castro, foi traduzida para 25 idiomas. É considerada uma das obras mais importantes sobre o tema da história da ciência!

É incrível que alguém possa imaginar que para se escrever um livro científico e antropológico sobre a fome, seja necessário fazer jejum.

Josué de Castro estava em Paris porque, entre outras razões, estudava obras e documentos que só existiam nas bibliotecas europeias.

Castro foi condecorado por grandes universidades do mundo inteiro, por sua contribuição à ciência e à luta contra a fome.

Foi presidente do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e embaixador brasileiro junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Esse é o “esquerdista caviar” que, segundo Tognolli, “se cevava nos melhores restaurantes de Paris”…

É incrível que alguém, em pleno 2015, tenha um preconceito ideológico tão imbecil.

Agora entendo o que quis dizer Chico Science quando escreveu: “Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça. Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça”.

Talvez Tognolli ache que Hemingway, outro esquerdista inveterado, devesse ter escrito seus livros em abrigos de indigentes, ou que Gabriel Garcia Marques seja um hipócrita por não ter escrito Cem Anos de Solidão num acampamento de sem-terra…

Drummond, que foi editor do jornal do Partido Comunista, deveria ter escrito seus poemas morando numa palafita…

Graciliano Ramos, Lima Barreto, Jorge Amado, Glauber Rocha, Oscar Niemeyer, e a imensa lista de honrados e célebres intelectuais e artistas esquerdistas ou comunistas da nossa história, deveriam ter produzido suas obras sem beber um vinho, sem entrar num restaurante…

O preconceito antiesquerda no Brasil tornou-se uma doença.

Ora, eu admiro inúmeros autores e intelectuais apesar de terem sido “de direita” ou conservadores: Gustavo Corção, por exemplo.

Houve um tempo em que havia conservadores dignos, que respeitavam seus antípodas ideológicos. Hoje se tornaram essas bestas feras militaristas, fedendo a nazismo.

Mas eu agradeço a Tognolli.

Diante de manifestação tão grotesca de intolerância, preconceito e idiotia por parte de um blogueiro “limpo”, abrigado numa corporação norte-americana (yahoo), fico ainda mais orgulhoso de ser um blogueiro “sujo”.

Só espero que o governo não seja tão covarde (o que também é uma espécie de idiotia) a ponto de se deixar influenciar por esses indigentes mentais.

Eles não escrevem melhor que ninguém. Além de preconceituosos, truculentos, antidemocráticos, a tentativa de difamar Josué de Castro provou que são também monstruosamente burros.

E covardes, sobretudo. Tognolli não tem coragem de criticar a grande mídia. Sua valentia se exercita desafiando blogueiros “sujos”.

O governo tem de criar coragem e fazer exatamente o que eles estão tentando, desesperadamente, evitar, com essas ameaças toscas repletas de calúnias e mentiras: desmamar a grande mídia e disseminar os recursos institucionais pela internet.

Incluindo blogs, sites, portais e revistas de esquerda, por que não? Somos leprosos, por acaso?

Ou a verba institucional do Estado é um direito divino de grandes grupos de mídia que se consolidaram durante o período de “militar intervention”?

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

35 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Jorge Borges

13 de maio de 2015 às 22h12

Essa cara toda de brabo , jeitão de paladino e no fundo , no fundo é tudo tipo . Tudo por interesse , por vaidade , por politica. Nada nobre .
#FachinSim

Responder

Ermeneghildo Ghil

13 de maio de 2015 às 18h48

Deixa a máscara cair, deixa.

Responder

Juca Coelho Barbosa

13 de maio de 2015 às 17h17

amigos geógrafos, não é que o picareta tem a coragem de atacar Josué de Castro? Claudio Tognolli Lixo… https://youtu.be/35FNubkuxwg

Responder

Juca Coelho Barbosa

13 de maio de 2015 às 17h17

amigos geógrafos, não é que o picareta tem a coragem de atacar Josué de Castro? Claudio Tognolli Lixo… https://youtu.be/35FNubkuxwg

Responder

Juca Coelho Barbosa

13 de maio de 2015 às 17h17

amigos geógrafos, não é que o picareta tem a coragem de atacar Josué de Castro? Claudio Tognolli Lixo… https://youtu.be/35FNubkuxwg

Responder

O Cafezinho

13 de maio de 2015 às 17h10

E no prefácio, Moro defende “justiça com as próprias mãos”, dizendo que é “metáfora da irresignação” http://www.diariodocentrodomundo.com.br/moro-fala-em-justica-com-as-proprias-maos-no-novo-livro-do-biografo-de-lobao-e-tuma-jr-por-kiko-nogueira/

Responder

    Carmem Witt

    14 de maio de 2015 às 00h56

    hitler também falava assim, o cabo aquele lá, da Alemanha…

    Responder

ricardo

24 de março de 2015 às 10h52

“Houve um tempo em que havia conservadores dignos, que respeitavam seus antípodas ideológicos.” O mesmo não se pode dizer dos “progressistas”, que sempre trataram seus antípodas ideológicos sem qualquer respeito. Vocês plantaram o que se anuncia. Agora colham. Mas esforcem-se pelo menos para cair com dignidade. Esse mimimi, esse “por favor bate mais fraco” só faz acrescentar desonra à derrota.

Responder

José Antonio Meira da Rocha

24 de março de 2015 às 08h47

Este repórter não é um dos sócios do ConJur, aquela assessoria de imprensa de advogados travestida de site de notícias?

Responder

Sergio Caldieri

23 de março de 2015 às 23h57

Lacaio amestrado das midiotas.

Responder

italo

23 de março de 2015 às 15h25

20 anos de ditadura mais 30 anos de democracia, são 50 anos mamando dinheiro público, a grande mídia brasileira nasceu do apoio aos torturadores e criou raízes em governos ‘democráticos’. A liberdade de empresa da globo é conhecida por todos como: liberdade de Imprensa, que a sociedade sequer experimentou até hoje. Porque ‘poucos blogs sujos’ acusados falsamente de receber dinheiro público podem ameaçar uma potência das comunicações que passou 30 anos de democracia monopolizando verbas públicas? R. Quem mama sem informar quanto, também é aquele ‘informa’ a sociedade. Fala sério, essa é uma senhora idosa que não poupa ninguém.

Responder

João Renato

23 de março de 2015 às 13h20

Putz, esse tipo de gente que se acha “jornalista”? meu Deus a que ponto chegamos.

Responder

Octavio

22 de março de 2015 às 21h22

ô, Gilson Marques Evangelista, ele vai direto para a produção da CONEXÃO MANHATAN!!!

Responder

Juliana Silveira

22 de março de 2015 às 18h38

Ricardo Souza

Responder

Henrique Dasilva

22 de março de 2015 às 13h58

O Tognolli escreve tambem no Yahoo(ou reproduz)atacando sempre a Dilma com textos confusos e sem criterios, ele agora se voltou contra os chamados “blogs sujos”, num claro sinal que os blogs sujos estão incomodando os Barões da Midia!

Responder

Fernando Andrade

22 de março de 2015 às 12h37

O Tognolli ainda é um dos donos do Brasil 247? Confira: “Co-fundou o site Brasil 247.” https://uspdigital.usp.br/tycho/CurriculoLattesMostrar?codpub=17A1288FC5B1

Responder

Fernando Andrade

22 de março de 2015 às 12h37

O Tognolli ainda é um dos donos do Brasil 247? Confira: “Co-fundou o site Brasil 247.” https://uspdigital.usp.br/tycho/CurriculoLattesMostrar?codpub=17A1288FC5B1

Responder

Vera Elisa De Carvalho Ponchio

22 de março de 2015 às 02h31

Quem é este fulano?

Responder

Petrus Castro

22 de março de 2015 às 00h51

Esse moço aí de cima é meu primo, Josué de Castro, morro de orgulho

Responder

Renata Noiar

22 de março de 2015 às 00h34

Prof Josué não… Definitivamente, a ignorância perdeu a vergonha :(

Responder

Dulce Medeiros

21 de março de 2015 às 23h31

Realmente: Indigente intelectual.

Responder

Dulce Medeiros

21 de março de 2015 às 23h31

Realmente: Indigente intelectual.

Responder

Anônimo

21 de março de 2015 às 18h46

Esse serl merece ser ignorado

Responder

Hilson Mergulhão Breckenfeld Filho

21 de março de 2015 às 19h41

josué continuará como uma referência já o reaça ……

Responder

Rosane Cavalcante de Souza

21 de março de 2015 às 19h32

Deplorável!!!

Responder

Mauricio Gomes

21 de março de 2015 às 16h23

Esse escroque do yahoo já escreveu sobre uma suposta luta armada no Brasil sendo preparada pelo MST e pelas FARCs, com apoio da Venezuela. Ou que os EUA podem interferir no resultado da nossa eleição, pois segundo ele o governo yankee descobriu que as urnas não são seguras. É deprimente de tão reaça…..

Responder

Silvia la Camera

21 de março de 2015 às 19h22

e inacreditavelmente ignorantes e vira-latas! mamma mia!

Responder

Vandenberg Cardoni

21 de março de 2015 às 19h06

O premiadíssimo Josué de Castro eu conheço… agora esse “jornalista”… como é mesmo o nome dele…?

Responder

Luciano Pedrosa

21 de março de 2015 às 18h39

“Existem os que não comem e os que não dormem de medo dos que não comem” J.Castro
Este pseudo jornalista está em qual classe?

Responder

Sandra Pacheco Costa

21 de março de 2015 às 18h18

os ignorantes da direita brasileira…

Responder

Umberto Alves

21 de março de 2015 às 17h27

É uma pena que um pessoa tem espaço para falar merda!

Responder

Silvia

21 de março de 2015 às 14h25

Bravo Miguel! O lugar desse Tognolli é junto dos comentaristas do @RevoltadosOnline.

Responder

Erivan Raposo

21 de março de 2015 às 17h15

Realmente, a idiotia que tem tomado conta de certos porta-vozes da direita (e nossa mídia é 100%), assusta. Quando não são de uma ignorância patente, são doentes, hidrofóbicos

Responder

Roberto Otrebor

21 de março de 2015 às 17h03

Esse Tognolli defeca lixo fascista e manipulação de ódio toda semana no lixo norte-americano Yahoo!. A escrita do cara é coisa de psicopata, doente mesmo, mas pode ser um oportunista querendo uma vaga na grande mídia. Ódio natural é mais próximo do que o Mainardi defeca (esse não consegue esconder o ódio natural à esquerda).

Responder

Deixe um comentário