Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Procuradores na capa da Folha violam código de ética do MP

Por Miguel do Rosário

05 de abril de 2015 : 11h00

mp


 

O que existe de mais nojento, egoísta, cafajeste, no pensamento da nossa elite, está expresso na verdadeira campanha política e midiática que os procuradores da Lava Jato estão fazendo para que os executivos das empreiteiras não tenham seus direitos de defesa assegurados, e para que o governo não celebre acordos de leniência com vistas a preservar empregos e tecnologia acumulada.

Além disso, os procuradores violam diversas leis e códigos de ética ao posarem desta maneira para a capa de um jornal.

Para início de conversa, violam o Código de Ética do Ministério Público, que exige zelar pela impessoalidade na relação com a imprensa.

Esse código, como toda a lei, obedece a um espírito de justiça e a um princípio democrático.

O procurador representa o lado da acusação. É o Estado acusador. Para haver equilíbrio, dever-se-ia mostrar também o lado da defesa.

Um dos procuradores sintetiza, maravilhosamente, o egoísmo psicótico que parece ter dominado setores do Ministério Público:

“A CGU foi feita para controlar corrupção de funcionários públicos, não para ser a salvadora do emprego”, afirmou Carlos Fernando Lima, em entrevista à Folha.

Ora, a preocupação com o emprego de quase meio milhão de trabalhadores é mais que um dever do servidor público; é uma obrigação moral.

O senso ético não se revela apenas combatendo a corrupção; ele é antes de tudo um sentimento de humanismo em relação a outros seres humanos; no caso, em relação a meio milhão de trabalhadores que não podem pagar com sua vida para que uma dúzia de procuradores tenham seu ego satisfeito.

Se o Brasil conseguir sobreviver a esse odioso golpe, em que a necessária luta pela corrupção se transforma em arma política para provocar uma profunda crise econômica e social, com vistas puramente a desgastar o governo, teremos dado um grande passo em direção a nosso futuro.

A comparação com “Os Intocáveis”, além do mais, não poderia ser mais ridícula e equivocada. Eliot Ness combatia Al Capone, que vivia sobretudo da venda ilegal de bebidas.

As empreiteiras e empresas agregadas, alvo da sanha destruidora desses procuradores, são responsáveis pela construção de todas nossas hidrelétricas, estradas, pontes, aeroportos, portos, ferrovias, estações elétricas, plataformas de petróleo, etc.

Sem contar que a comparação esquece o ponto principal.

Al Capone foi preso por sonegação de impostos…

Quem deveria aparecer na capa do jornal, portanto, como herois, são os procuradores da Operação Zelotes, que investiga um esquema de evasão fiscal que pode ter desviado quase R$ 20 bilhões dos cofres públicos.

A Operação Zelotes lida com valores muito maiores do que a Lava Jato, e não está promovendo nenhum desemprego em massa no país.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

21 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

JURIDICO

07 de abril de 2015 às 10h42

Pessoal é só ler sobre o DIREITO PENAL DO INIMIGO (JAKOBS) aplicação na íntegra na Guantánamo do Paraná… Minha hipótese é que essa armação começou quando Moro descobriu YOUssef no Banestado e por isso não Inestigou Janene naquela época ele precisava de um instrumento para o seu “Mãos Limpas”

Responder

elisa

07 de abril de 2015 às 09h17

Finalmente os teletubbies sem as roupas coloridas… rs porque isso aí só pode ser brincadeira.

Responder

Sylvio Jose Faria

06 de abril de 2015 às 23h01

Esse ataque travestido de anticorrupção paralisa obras óbvio desemprega .A delação e um.artifício.que com proteção e benesses da ao delator o tempo e condições de falar o que quer ,por e tirar os de interesse dos chefes da operação ,políticos etc ..enquanto isso o Brasil aumenta o desemprego ..e assim que querem minguar a Petrobras e entregar a preço pífio a nossa riqueza .

Responder

Marcelo Rossi

06 de abril de 2015 às 21h47

Vem das elites ora pois pois….

Responder

Joao Santos

06 de abril de 2015 às 14h32

imoral!!

Responder

Sergio Campos

06 de abril de 2015 às 14h22

Sem vergonha

Responder

Walker Gadelha

06 de abril de 2015 às 13h10

Acima do Bem e do Mal..

Responder

Rick Pereira

06 de abril de 2015 às 12h15

Esta foto é emblematica e a comparaçao é cabivel, porque o Elliot Ness tb se considerava acima do bem e do mal. Só que no caso, ele nao tinha tanto poder como estes ahi. E infelizmente, neste pais, poder nao significa necessariamente responsabilidade. Estes dias estava assistindo um epsodio de Game of Thrones onde o Rob Stark citava seu pai Ned, que dizia que um rei tem que se preocupar com todos os seus suditos. Assim, em qualquer setor publico, o funcionario(e os procuradores sao empregados do povo) deve pensar antes no povo, o que fica evidente que nao acontece com estes ahi.

Responder

Rick Pereira

06 de abril de 2015 às 12h15

Esta foto é emblematica e a comparaçao é cabivel, porque o Elliot Ness tb se considerava acima do bem e do mal. Só que no caso, ele nao tinha tanto poder como estes ahi. E infelizmente, neste pais, poder nao significa necessariamente responsabilidade. Estes dias estava assistindo um epsodio de Game of Thrones onde o Rob Stark citava seu pai Ned, que dizia que um rei tem que se preocupar com todos os seus suditos. Assim, em qualquer setor publico, o funcionario(e os procuradores sao empregados do povo) deve pensar antes no povo, o que fica evidente que nao acontece com estes ahi.

Responder

Vladimir Oliveira

06 de abril de 2015 às 11h40

Querem consertar algo que está quebrado desde que o Brasil é Brasil, as custas do sacrifício do povo, será que vão de fato consertar

Responder

Ricardo Costa

06 de abril de 2015 às 10h03

O os últimos parágrafos da matéria são mais interessantes que o começo.

Responder

Messias Franca de Macedo

05 de abril de 2015 às 23h47

O jornalista Luis Nassif e mais uma lapidar e pedagógica análise!

E a fotografia que desmoralizou o ‘miniSTÉRIO’ Público!

#############

[VÍDEO]

Hangout: A rebelião das massas

DOM, 05/04/2015 – 22:09

FONTE: http://jornalggn.com.br/noticia/hangout-a-rebeliao-das-massas

Responder

marco

05 de abril de 2015 às 22h59

Pois eu não acho na literatura em geral,ADJETIVOS para estes CANALHAS.Por isso,sou favorável a extinção do MINISTÉRIO PÚBLICO,pois virou um antro de FILHINHOS DE PAPAI,que mercê suas riquezas,conseguem passar nos concursos.Temos que extinguir o MINISTÉRIO PÚBLICO.Que se contratem advogados de acusação,que para nossa surpresa,são menos desonestos que esta canalha,representantes das ELITES DO PAÍS.Apelar para qualquer senso de DESCÊNCIA dessa corja,e pura ilusão!

Responder

Almir

05 de abril de 2015 às 21h20

Se a economia do país quebrar, todo mundo afunda junto. E daí de nada adianta arranjar culpados.

Responder

Leonardo Santos

05 de abril de 2015 às 23h30

O processo corre em segredo de injustiça.

Responder

Carlos Alberto Curioso

05 de abril de 2015 às 22h48

viro bandido

Responder

surreal

05 de abril de 2015 às 19h39

EXISTE UMA GUERRA COMERCIAL CONTRA O BRASIL, COM AJUDA DE POLÍTICOS TRAIDORES E ENTREGUISTAS, O BRASIL POSSUI MUITOS RECURSOS NATURAIS E ESTRATÉGICOS, COMO POR EX. ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO E ESSE MANIFESTO VEM SE REPETINDO A MAIS DE UM ANO:
O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF MP E STF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, POLÍTICOS, O POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS? E ATÉ QUANDO A MÍDIA CRIADORA DE CAOS E SONEGADORA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/

http://www.juniorpentecoste.com.br/2014/07/quem-e-o-lider-da-corrupcao.html

Responder

Ricardo Edmundo Ceconello

05 de abril de 2015 às 18h50

COMO OS ANTI PETISTAS FERRENHOS (esses retardados online e protestantes do 15 de março) SÃO FASCISTAS PAUS MANDADOS PELA QUADRILHA DE POLÍTICOS DA DIREITA ROUBALHEIRA
Ricardo Edmundo Cecconello

Vejam como é fácil desmascarar movimentos que nada possuem de “luta anti corrupção”. Basta ver quais os “partidos políticos” que assumiram responsabilidade e seus membros assinaram para um real investigação no caso HSBC e ZELOTES, MENSALÃO TUCANO e TRENSALÃO PAULISTA.

Por que será que alguns eméritos lárápios assentados no Senado, e outros cangaceiros assentados no comando da Câmara Federal, sempre do bloco “oposicionista” para que TUDO SEJA ESCLARECIDO, doa em quem doer?

Como para derrubar LULA 2018 vale tudo na política suja dos demotucanalhas.

http://www.plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=88773

Responder

Maria Vilma Leão

05 de abril de 2015 às 18h39

Sebosos!!

Responder

Veridiana Carvalho

05 de abril de 2015 às 18h31

é doentio….

Responder

Deixe um comentário